sexta-feira, 10 de outubro de 2014

UESB: dia das crianças no Presídio Nilton Gonçalves

Proporcionar um dia especial em família e o acolhimento através de serviços de sáude e assistencia social foi um dos objetivos da ação em comemoração ao Dia das Crianças, desenvolvida pela Uesb na manhã desta sexta, 10, no Presídio Nilton Gonçalves, em parceria com outras instituições de Vitória da Conquista.

As atividades fazem parte do projeto em direitos humanos "Lições de Cidadania", elaborado por uma servidora do Centro de Extensão da Universidade, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). “A gente está percebendo a importância de realizar um trabalho aqui dentro, de estar diluindo barreiras e saber que a potencialidade da Uesb vai além do que a gente imagina”, destacou a coordenadora do Ceuas, Maria da Paixão Luz, que também representou a Uesb na coordenação das ações.

O diretor do Presídio Alexandro Silva, ressaltou o êxito das parcerias com a sociedade. “A gente tem visto que aqui no Nilton Gonçalves tem dado certo e a gente espera que várias ações venham acontecer, principalmente na área de saúde, de ação social. A gente agradece muito a Uesb porque é uma unidade que necessita muito. Os internos vivem ociosos e ansiosos também pela privação da liberdade, e as famílias pela falta do gestor da sua casa”.
O contato com os dententos e a prestação de serviços foram salientados pela professora da área de Urgência e Emergência da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Aline dias. “Temos predisposição para fazer a ponte da Faculdade com a sociedade, e as pessoas do presídio fazem parte dessa sociedade, que é um pouco excluida, mas nós estamos aqui predispostos a prestar informações e serviços, trazendo a Faculdade em contato com a comunidade”.
Atendimento clínico geral e atividades como brincadeiras, apresentação de judô, contação de história, música, brinquedos e doces fizeram parte da festa. Os agentes do Balcão de Justiça e Cidadania e do Programa de Educação em Direitos Humanos também participaram. Já o Janela Indiscreta montou um espaço para exibição de curtas metragens infantis. *Informações e fotos da Ascom/UESB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário