quarta-feira, 6 de maio de 2015

Presídio Nilton Gonçalves recebe Ação de Saúde da UESB

*ASCOM/UESB


O Centro Universirtário de Atenção à Saúde (Ceuas), realizou nessa quarta, 6, mais uma etapa do projeto Ações de Saúde, que são realizados há mais de um ano no Presídio Dr. Nilton Gonçalves, com o objetivo de trabalhar a humanização e levar serviços que melhorem as condições físicas e psicológicas dos detentos. 

A coordenadora do Ceuas, Maria da Paixão Luz, organizadora do projeto, explicou que essas ações extensionistas são sempre pensadas para levar o bem-estar para os residentes no presídio e fazer diagnósticos preventivos, neste caso, com o serviço de psicologia, enfermagem, e o serviço de genecologia da Uesb. “Sempre enfatizamos que a Universidade é uma instituição baseada nos tripés de ensino, pesquisa e extensão, então aqui podemos fazer tanto o trabalho de pesquisa, desenvolver as ações de extensão e também contribuir para o aprimoramento dos alunos de Medicina”, reforçou Luz.


O Diretor Adjunto do Presídio, Joir Sala, falou sobre a importância da realização de projetos como esse que a Uesb vem fazendo, segundo ele, um trabalho capaz de ajudar na resocialização dos internos. “É de suma importância essas iniciativas na área de saúde. Essa é uma oportunidade de agregar mais serviços aos que nós já temos, e isso facilita para nós na questão de condução de internos para a área externa do Presídio, então nós agradecemos e contamos com a Uesb na realização dessas ações ao longo do ano”, destacou Sala.

“Essa promoção de Saúde que a Uesb vem fazendo é importande demais. Sempre nos ajuda no conhecimento, principalmente nesta ação que estamos fazendo exames preventivos voltados para o combate do câncer de cólo do útero que é uma doença recorrente na população feminina, além da abordagem multidiciplinar que acontece hoje aqui”, relatou estudante do oitavo semestre de Medicina, campus de Vitória da Conquista, Moabe Silva, quando perguntado sobre o benefício social que atividades como essa proporcionam.

As outras ações realizadas no presídio acontecem no mês de outubro, com o dia das crianças, através do cadastramento de filhos de presidiários para atendimento pediátrico no Centro de Saúde da Uesb, e ainda os projetos Outubro Rosa e Novembro azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário