quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Índice de infestação da dengue cai para 2,2% em Vitória da Conquista

O último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado no final do mês de agosto e início de setembro, pelo Programa de Endemias de Vitória da Conquista, apresentou um índice de 2,2%. O índice de infestação predial no município é semelhante ao detectado no início do segundo semestre de 2014.
O levantamento, que é realizado a cada dois meses, apresentou uma queda de mais de 50% em relação ao último índice que foi de 4,9%. Apesar da queda, a cidade ainda encontra-se em estado de alerta para infestação do mosquito, já que a Organização Mundial de Saúde tolera no máximo 1%.
Em Vitória da Conquista, até o dia 8 de setembro, foram notificados 538 casos suspeitos. Destes, 320 positivos para a dengue, 170 negativos, 5 inconclusivos e 43 casos aguardando resultado. Não foram registrados nenhum caso de Chikungunya e Zica.
Segundo a Coordenação de Endemias do Município, o levantamento demonstrou que 100% dos focos das larvas do Aedes aegypti estão nas residências e não em terrenos baldios, como muitos acreditam. “É importante que a população esteja atenta para o cuidado no armazenamento de água nas residências. Estes locais devem estar sempre tampados”, alertou a coordenadora Polyana Gusmão. *Com informações da Secom/PMVC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário