quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Cerimônia premia vencedores do Concurso de Minipresépios e homenageia ternos de reis

*Secom/PMVC

????????????????????????????????????
O Natal da Cidade é uma festa democrática que se preocupa em colocar em cena a arte produzida em nossa terra. Além da apresentação de dezenas de músicos regionais, inclusive no palco principal da festa, o evento resgata a tradição natalina e valoriza a cultura popular com ações paralelas, como o Concurso de Minipresépios Natalinos e as apresentações dos grupos de ternos de reis. Por isso, na noite dessa quarta-feira, 13, o Governo Municipal realizou uma cerimônia reconhecendo e homenageando os participantes dessas iniciativas, além de revelar os vencedores do concurso.

Para o prefeito Guilherme Menezes, o Natal da Cidade se consolida a cada ano como uma festa sem discriminações, onde a tradição popular e a cultura erudita caminham lado a lado. “É um encontro de manifestações culturais e artísticas, com total civilidade. O Natal da Cidade mostrou que Vitória da Conquista é preparada pra isso. Está de parabéns Conquista e o seu povo, e todos os nossos produtores de arte e cultura”, afirmou.

A cerimônia premiou os vencedores do Concurso de Minipresépios Natalinos. Foram três colocações indicadas pela comissão julgadora, que, considerando critérios de originalidade, criatividade e execução técnica, escolheu o de Gilvandro de Oliveira (presépio de nº 4) como primeiro lugar. “Estou muito feliz pela vitória. É importante a Prefeitura abrir espaço para o artesão e o artista, que têm seu trabalho e sua tradição e vêm de uma cronologia de mestres populares. Ser reconhecido e fazer parte da memória dessa cidade é muito significante”, revelou o artista.

Além dos escolhidos pela comissão técnica (o segundo lugar ficou com Divaneide Amaral – presépio de nº 5; e o terceiro, com Iara Chaves – presépio de nº 1), o concurso também elegeu vencedor José Hamilton Fróes (presépio de nº 2), por meio do júri popular. Este é o quinto ano consecutivo que ele obtém esse título.



Em reconhecimento aos atos encenados e cantorias em comemoração do nascimento de Cristo e a visita dos três reis magos ao menino Jesus, também foram homenageados com troféus de participação e agradecimento os 17 grupos de ternos de reis que integraram o Natal da Cidade 2015. “Eu sou folião de reis desde os sete anos de idade, e geralmente os ternos de reis vêm sendo esquecidos. Em 97, a primeira coisa que ele fez foi olhar para os ternos de reis. Fico muito contente e honrado”, contou o seu Gerson de Oliveira, que recebeu a homenagem em nome do grupo Ceú, Mar e Terra.

À frente da cerimônia, também estiveram o secretário municipal de Cultura, Nagib Barroso; o músico Walter Lajes; e o tenente-coronel Moreno, do 7º Grupamento de Bombeiros. Este, juntamente com a 78ª Companhia Independente da Polícia Militar, foram homenageados em agradecimento ao apoio constante aos eventos municipais. Marcaram presença ainda no evento o secretário municipal de Comunicação, Ernesto Marques; a secretária municipal de Finanças, Mércia Andrade; o chefe do Gabinete Civil, Odir Freire; e o assessor especial do Gabinete, Ricardo Marques; entre outros membros da administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário