quinta-feira, 12 de maio de 2016

Fórum debate políticas públicas para a população em situação de rua

*Secom/PMVC

IMG_0680Aconteceu durante esta quarta-feira, 11, em Vitória da Conquista, o 1º Fórum sobre Políticas Públicas para a população em Situação de Rua. O evento, organizado pela Administração Municipal, reuniu profissionais dos serviços governamentais e não governamentais, representantes da sociedade civil e pessoas em situação de vulnerabilidade social, no Cemae.

“O Fórum teve como objetivo maior elaborar um Plano de Ação Estratégico a partir das experiências e contribuições nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública. Tudo para aprimorar o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o enfrentamento da situação de vulnerabilidade que marca essa população”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas.


A iniciativa mereceu o reconhecimento da representante do Governo do Estado. “Parabenizo o município pela iniciativa. O Fórum é de extrema importância por fortalecer a articulação das políticas para que venham a trabalhar conjuntamente e tenhamos mais resultados e resolutividade nas ações”, ressaltou a assistente social e técnica de referência nos serviços especializados voltados para esse público, Márcia Santos.

Ainda de acordo com Márcia, que falou sobre o co-financiamento, assessoramento técnico, orientação e apoio na execução direta dos serviços voltados para a população em situação de rua, o município já está um passo a frente por conta da articulação existente com as estruturas do Judiciário. “São elas que nos dão apoio”, explicou.

Discussão ampliada – Como parte das atividades, foram formados Grupos de Trabalho para discutir as experiências e contribuições nas áreas envolvidas no Fórum.

A discussão contou inclusive com pessoas que já viveram em situação de rua, como Jaqueline Marinho. “Não conheço os termos técnicos, mas tenho a vivência. Vim contribuir”, assegurou Jaqueline, demonstrando que o exercício de cidadania começa com essa consciência de direitos e deveres.

Também participaram do evento, o psicólogo Wagner Lemos, especialista em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química, e demais gerentes e coordenadores da Rede de Proteção do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário