quarta-feira, 4 de maio de 2016

Sessão especial sobre transporte alternativo lota câmara de vereadores

audiencia-transporte-irregular1Nesta quarta-feira(04), uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, lotou o plenário Vereadora Carmem Lúcia. O motivo foi o assunto abordado: a regularização do transporte alternativo. Participaram do encontro, membros do Executivo e Legislativo municipais e representantes de órgãos voltados ao transporte, além da sociedade civil.
Na ocasião, foram levantados pontos favoráveis e contrários à regulamentação. No Brasil, o transporte público deve ser de responsabilidade do poder público, diretamente, ou por concessão, através de licitação.Os parlamentares divergiram durante as discussões, alguns discursando favorável a regulamentação, outros apresentando pontos de vista contrários a questão.
audiencia-transporte-irregular2

Entre os convidados para a discussão, esteve o presidente do Conselho Penal, Marcos Rocha, que se mostra bastante solícito a causa dos "vanzeiros", como são conhecidos os trabalhadores do transporte alternativo: "Sabemos que eles querem continuar trabalhando e de uma forma regulamentar. Ainda é preciso prestar atenção no que diz a população", enfatiza Rocha.
“Por isso, temos que lembrar que, antes da regulamentação, é necessário que sejam realizados estudos de viabilidade sobre esse tipo de transporte no município”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.
Representantes do Sindicato dos Taxistas também estiveram presentes na discussão: “Somos contra a legalização do transporte alternativo porque sabemos e temos estudos de outras cidades que legalizaram o transporte alternativo e, agora, arcam com as consequências”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Taxistas de Vitória da Conquista (Sincavir), Nilson Pinheiro.
Para os vanzeiros e alguns parlamentares, na cidade há espaço para ônibus e vans, pois, os dois juntos dariam melhores condições ao transporte coletivo em Vitória da Conquista, que é uma das reclamações da população. Isso porque, segundo, Paulo Sérgio Rodrigues,  diretor secretário da Cooperativa de Passageiros e turismo  Expresso, “em Vitória da Conquista tem localidades que não dá para ter ônibus”. Além disso, ainda de acordo com ele, “tem horários de pico que os ônibus andam cheios, mas tem momentos que a população fica horas esperando o ônibus que não passa porque tem que esperar o ônibus encher”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário