quarta-feira, 15 de junho de 2016

Abastecimento alternativo é garantido pela Embasa em Vitória da Conquista

*Ascom/EMBASA



O longo período sem chuvas e a consequente redução do volume de água armazenado nas barragens de Água Fria I e II, assim como no rio Catolé, levaram a Embasa a implementar o regime preventivo de racionamento no Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista, que também atende à cidade de Belo Campo. A medida garante a continuidade do abastecimento de água na cidade, diante dos efeitos da estiagem prolongada e atípica que atinge a região.


Com o rodízio no fornecimento, a cidade está dividia em dois grandes grupos que são abastecidos, alternadamente, a cada três dias. Desde então, a Embasa vem monitorando toda a cidade para que o fornecimento de água aconteça no período previsto, entretanto, há fatores externos que interferem na continuidade da programação em alguns pontos da rede distribuidora.  De acordo com o gerente do Escritório Local, Álvaro Aguiar, “as manobras são realizadas pelos técnicos da empresa a partir das oito horas da manhã do primeiro dia de fornecimento de cada grupo estabelecido no calendário. O início, a pressão e a quantidade de horas de abastecimento variam de acordo a localização no setor em que cada imóvel se encontra”.

Para garantir o fornecimento de água a todos os usuários e complementar o abastecimento para hospitais, creches, escolas, universidades, a Embasa conta com auxílio de carros-pipa para situações em que os imóveis não forem contemplados em nenhum dos três dias estabelecidos pelo cronograma. Todas as solicitações, que deverão ser feitas nas lojas de atendimento, pelo site da Embasa ou pelo telefone 0800 0555 195, são monitoradas por uma equipe responsável e atendidas, em regra, no dia seguinte ao requerimento.
É importante que a população esteja atenta a alguns pontos:

- Durante o racionamento, o abastecimento da Embasa é garantido apenas em pavimento térreo, tanto no abastecimento via carros-pipa quanto pela rede de distribuição;
- para que haja o fornecimento via carros-pipa, é preciso que o reservatório térreo seja de fácil acesso. As mangueiras dos caminhões têm limites de comprimento;
- a distribuição alternativa é feita diariamente entre 8h e 17h30, sem possibilidade de agendamento prévio de horário;
- para que haja garantia de qualidade, a Lei 11.445/07, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, proíbe a combinação entre outras fontes de abastecimento à instalação que recebe água do sistema público;
- apenas os carros-pipa a serviço da Embasa estão identificados com a marca da empresa nas laterais e garantem a boa procedência da água fornecida.

Os canais de atendimento estão à disposição para esclarecimentos de dúvidas sobre o abastecimento alternativo feito por carros-pipa. Neste momento de redução no fornecimento, é preciso que Embasa e população estejam trabalhando juntas pela preservação e uso racional da água. Denuncie vazamentos na rua, verifique redes internas, adeque os seus hábitos a formas conscientes de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário