segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Inaugurada em Vitória da Conquista maior UPA do interior

*Com informações e foto: Secom-Ba
Uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a maior do interior da Bahia até então, foi inaugurada nesta segunda-feira (22), pelo governador Rui Costa, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Com funcionamento em tempo integral e capacidade de até 450 atendimentos diários, a unidade de saúde fez parte de uma série de ações realizada pelo Governo do Estado no município, como a autorização de convênio para produção de medicamento para tipos de câncer, a entrega de viaturas para a polícia e a liberação de funcionamento para o conjunto penal da cidade.

Somadas a obra e os equipamentos, a UPA teve um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões e deve contribuir significativamente para descentralizar a assistência de baixa complexidade e descongestionar o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que está em reforma, concentrando os atendimentos de urgência e emergência. As instalações no bairro Jardim Alvorada, ao lado do HGVC, foram visitadas pelo governador do Estado.



Com aproximadamente 150 funcionários, a unidade dispõe de 24 leitos de observação, sendo quatro para atendimento de pacientes críticos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos para auxiliar o diagnóstico, tais como, raio-x, oftalmoscópio, laringoscópio e eletrocardiografia por telemedicina. Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional, formada por médicos nas especialidades de clínica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, além de enfermeiros, farmacêutico, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

Os atendimentos são realizados de acordo com os protocolos de Acolhimento com Classificação de Risco. Este é um instrumento internacional de ordenação e orientação da assistência, sendo um sistema de regulação da demanda dos serviços de urgência e emergência. Como se trata de uma unidade de emergência, os pacientes classificados como verde ou azul são considerados não urgentes e são atendidos em tempo superior aos classificados como laranja e vermelho, cujo atendimento é imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário