terça-feira, 27 de setembro de 2016

Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado nesta terça-feira (27)

FAINOR e Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) realizam nesta terça-feira, 27, ação para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Na entrada e saída de estudantes da faculdade, serão distribuídos panfletos e o Laço Verde, símbolo da campanha.

A ação visa conscientizar as pessoas para a importância da doação, já que é a família quem autoriza a retirada de órgãos e tecidos, em casos confirmados de morte cerebral. Cada doador pode salvar até sete vidas.

“Para ser doador, precisa apenas declarar para a família esse desejo. Isso faz grande diferença na hora em que a família precisa decidir e dar a autorização à equipe médica”, explica a psicóloga e professora das áreas da Saúde e do Direito da FAINOR, Karine Barbosa.

“Vitória da Conquista é o município com maior captação de órgãos e tecidos do interior do estado. Já fazemos transplante de córneas na cidade e os outros procedimentos atendem as filas nacional e regional de pacientes”, explica a assistente social Eloneide Caracas, da Comissão Intra-Hospitalar da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e da Organização de Procura de Orgãos (OPO).

Entre as atividades de conscientização, na parceria entre FAINOR e Hospital de Base, também está prevista uma palestra, no dia 04 de outubro, às 14h, no auditório da faculdade. Estudantes dos diversos cursos estão convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário