sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Homem oferece propina polícia para se livrar de flagrante


Blitz Conquista
Policiais da 78ª CIPM após receberem inúmeras denúncias sobre o comércio de entorpecentes numa casa na Avenida Frei Benjamim, bairro Brasil, foram até o local e após observação constataram a entrada e saída de pessoas do imóvel em atitude suspeita. Ao abordarem Eliomar Rocha Santos, que saia da residência, os militares encontraram uma cocada de maconha. Com a informação do suspeito de que a droga foi vendida por Gilberto, os policiais entraram na residência e encontraram na lixeira do banheiro cerca de 100g de maconha.Segundo a polícia, Gilberto no intuito de escapar da prisão ofereceu aos policiais R$ 1 mil e por conta disso também foi preso por tentativa de suborno.
Durante a conversa com os policiais, Gilberto se defendeu argumentando que era usuário e citou que pessoas de alto poder aquisitivo, inclusive alguns políticos, faziam uso do entorpecente em sua residência.

Chuva causa transtorno em Vitória da Conquista

TV Aratu

Comissão avança na discussão sobre criação de novos conselhos tutelares


Ascom/Câmara de Vereadores
Na manhã desta quarta-feira (14) a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, composta pelos vereadores Arlindo Rebouças (PMN), Ademir Abreu (PT) e Alexandre Pereira (PT), recebeu representantes de várias entidades e instituições ligadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente para tratar sobre a tramitação dos Projetos de Lei no 6 e 7/2012 que destinam a criação de mais dois novos conselhos tutelares.
Na reunião foram debatidos pontos importantes como o período de eleição dos conselheiros tutelares e a supressão da exigência de nível superior para o exercício da função. Ficam ainda na pauta de discussão as questões financeiras e orçamentárias, que envolvem a necessidade de revisão do salário do conselheiro tutelar e a criação da estrutura para o funcionamento dos novos conselhos.
Marcos Coelho, Promotor da Infância e Juventude afirmou que a reunião tratou de um “assunto da maior importância, que deve ser olhado como prioridade pela administração pública e pela Câmara de Vereadores”. Para o Promotor o Conselho Tutelar é um órgão central na proteção da infância e juventude. “Percebemos por parte da Câmara e da Comissão uma sensibilidade de estar pautando esta questão e esperamos agora do Poder Municipal, a vontade política de que toda esta discussão do projeto de lei possa vir à realidade”, destacou.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA NOVO HORIZONTE MATA CRIANÇA E DEIXA 4 FERIDOS EM MG


Globo.com
Um acidente com um ônibus de passageiros matou uma criança de 6 anos e deixou 4 feridos na manhã desta quinta-feira (15) na Rodovia Fernão Dias, próximo a Perdões (MG). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus da Viação Novo Horizonte bateu na traseira de um caminhão por volta de 9h. Ainda conforme a polícia, o ônibus saiu de Ibipitanga (BA) com destino a São Paulo levando 34 passageiros. A criança que morreu era filho do motorista do veículo.
Segundo a concessionária Autopista Fernão Dias, a criança viajava com a mãe na frente do ônibus, ao lado do motorista. Ela morreu prensada entre o caminhão e o ônibus. Os feridos são o motorista, a esposa dele que estava ao lado e dois passageiros. Nenhum deles corre risco de morte.
Os feridos foram levados para a Santa Casa de Lavras e a Unidade Regional de Pronto-atendimento na cidade. Eles tiveram alta no final da tarde.

PRF desarticula esquema de distribuição criminosa de combustíveis


FONTE/PRF 
Por volta das 15h de ontem, 14/11/2012, a PRF desarticulou um esquema de distribuição criminosa de combustíveis, ao prender em flagrante uma quadrilha que agia de forma criminosa no município de Candeias, estendendo-se por toda a região metropolitana de Salvador.
Toda a Operação foi desencadeada quando durante abordagem os PRFs suspeitaram do veículo Voyage de placa policial NTW 7417 que transportava 400 litros de combustível (gasolina) acondicionados em vasilhames e galões plásticos no interior do veículo de forma irregular.

Comissão avança nas discussões sobre criação de novos conselhos tutelares

* Ascom/CV



Na manhã desta quarta-feira (14) a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, composta pelos vereadores Arlindo Rebouças (PMN), Ademir Abreu (PT) e Alexandre Pereira (PT), recebeu representantes de várias entidades e instituições ligadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente para tratar sobre a tramitação dos Projetos de Lei no 6 e 7/2012 que destinam a criação de mais dois novos conselhos tutelares.
 
Na reunião foram debatidos pontos importantes como o período de eleição dos conselheiros tutelares e a supressão da exigência de nível superior para o exercício da função. Ficam ainda na pauta de discussão as questões financeiras e orçamentárias, que envolvem a necessidade de revisão do salário do conselheiro tutelar e a criação da estrutura para o funcionamento dos novos conselhos.
 
Marcos Coelho, Promotor da Infância e Juventude afirmou que a reunião tratou de um “assunto da maior importância, que deve ser olhado como prioridade pela administração pública e pela Câmara de Vereadores”. Para o Promotor o Conselho Tutelar é um órgão central na proteção da infância e juventude. “Percebemos por parte da Câmara e da Comissão uma sensibilidade de estar pautando esta questão e esperamos agora do Poder Municipal, a vontade política de que toda esta discussão do projeto de lei possa vir à realidade”, destacou. 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vereadores serão diplomados dia 13 de dezembro

*Blog do Fabio Sena

O prefeito Guilherme Menezes e os vereadores eleitos para a Legislatura 2013-2016 serão diplomados no dia 13 de dezembro, às 14 horas, no Salão do Júri do Fórum João Mangabeira. O vereador não pode, desde a diplomação, firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e empresas concessionária de serviço público, salvo se o contrato obedecer a cláusulas uniformes; também não pode aceitar cargo de confiança nessas mesmas entidades municipais e continuar no exercício do mandato.

Acusado de assassinar professora em Itapetinga se entrega à polícia

* Blog da Resenha Geral



Marcos da Silva Gonçalves, acusado de ter matado com um tiro na cabeça a professora de Itapetinga, Alexandra Pereira da Silva, e que estava foragido desde segunda-feira (12) se entregou agora a pouco na delegacia da cidade acompanhado por um advogado. O delegado responsável pelo caso, Roberto Júnior, está interrogando neste momento o acusado. De acordo com informações do delegado, a polícia permaneceu em diligencia durante toda a madrugada, na tentativa de localizar Marcos Gonçalves, ele ainda disse que será solicitada a prisão preventiva do acusado.

O assassinato aconteceu por volta das 21h30 desta segunda-feira (12) no bairro Nova Itapetinga.

Diabetes atinge pelo menos 346 milhões de pessoas no mundo


Agência Brasil
Pelo menos 346 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem algum tipo de diabetes, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão alerta, entretanto, que o número pode dobrar até 2030, caso não haja intervenção no cenário global. Atualmente, quase 80% das mortes provocadas pela doença são registradas em países de média e baixa rendas.
No Dia Mundial contra o Diabetes, lembrado hoje (14), a OMS pede maior atenção para um problema cujas taxas de incidência estão aumentando em todo o planeta e também cobra dos governos ações para prevenir novos casos.
O diabetes é uma doença crônica provocada pelo mau funcionamento do pâncreas, que deixa de produzir insulina em quantidade suficiente ou quando o corpo não consegue efetivamente absorver  a insulina que produz, o que aumenta a concentração de glicose no sangue (hiperglicemia).

José Eduardo Cardozo diz que prefere a morte a cumprir pena no sistema prisional do Brasil


Agência Brasil
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na tarde de ontem (13), na capital paulista, que prefere a morte a uma longa pena no sistema prisional brasileiro, porque as condições nos presídios nacionais são medievais. “Se fosse para cumprir muitos anos em uma prisão nossa, eu preferiria morrer”, disse Cardozo durante um encontro com empresários paulistas.
Cardozo salientou que o sistema prisional do país precisa melhorar muito. “Não é porque eu tenho um sistema [prisional] debilitado, que não oferece condições de reinserção, que eu vou negar o princípio que eu tenho que seguir. Eu tenho é que melhorar o meu sistema, cumprir o meu papel”, disse.
O ministro respondia a perguntas feitas pelos empresários na reunião do Grupo de Líderes Empresarias (Lide). Ele foi questionado a respeito de prisão perpétua, pena de morte e castração química a estupradores e pedófilos. Cardozo mostrou-se contrário à aplicação desses tipos de penas no país.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Anel Rodoviário: mais um acidente no cruzamento da Urbis 6


Blitz Conquista
Desta vez um caminhão e um Ford KA se chocaram no cruzamento entre as Avenida Juracy Magalhães e o anel viário. O fato ocorreu por volta das 4h desta segunda-feira (12), nas proximidades do bairro Urbis 6. Testemunhas disseram que o Ford KA atravessou a pista inadvertidamente e acabaçou sendo atingido pelo caminhão e arremessado para a lateral da rodovia.
Os danos foram apenas materiais. Segundo a PRF, a condutora do carro estava com a habilitação vencida desde 2006.

PRF apreende drogas em Encruzilhada


Blog da Resenha Geral
O Grupo de Policiamento Tático da Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista apreendeu na tarde de hoje (12)mais de 2kg de cocaína, 2,5 kg de maconha e 1.300 pinos de cocaína prontos para o consumo.
A droga foi encontrada durante uma operação de combate ao tráfico de drogas da PRF, dentro de um ônibus no Km 932 da BR 116,cidade de Encruzilhada.
Durante a fiscalização em um ônibus que seguia para a cidade de São Paulo, a PRF encontrou a droga dentro de uma mochila no bagageiro superior do ônibus. O dono da droga não foi identificado. Todos os passageiros e a droga apreendida foram encaminhados para a Polícia Civil da cidade de Cândido Sales.

Apesar das chuvas, embasa ainda não suspende racionamento de água


Ascom/Embasa
As chuvas registradas em toda a região desde o início deste mês ainda não foram suficientes para normalizar a situação das barragens de Água Fria I e II e garantir a suspensão integral do racionamento em Vitória da Conquista. Na manhã desta segunda, 12, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) registrou o volume de 5.228 milhões/m³ de água, o que representa 81% da capacidade total de armazenamento dos mananciais. Apesar do aumento em 5% – comparando-se ao percentual da semana passada – as barragens estão com um déficit de 1.230 milhões/m³.
Como o momento ainda requer atenção especial, a Embasa continua ofertando um volume abaixo da demanda de consumo da cidade e, por isso, a população deve continuar economizando água. Com a expectativa de mais chuvas durante o mês de novembro, a tendência é que os lagos continuem recebendo um volume maior de água oriundo do aumento da vazão dos rios Monos e Água Fria.
Mais esclarecimentos sobre o fornecimento de água na cidade podem ser obtidos pelo 0800 0555 195.

OAB abre inscrições para o próximo exame da ordem


Correio da Bahia
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abriu nesta segunda-feira (12), as inscrições para o IX Exame de Ordem Unificado. Os candidatos podem se inscrever até o dia 26 nos sites oab.fgv.br e oab.org.br, com taxa de inscrição de R$ 200. A prova da primeira fase será no dia 16 de dezembro, e a da segunda fase acontecerá em 24 de fevereiro de 2013.
A primeira fase será composta de 80 questões, e terá cinco horas de duração. As questões da etapa objetiva do exame abrangerão as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito e, no mínimo, 15% de questões versando sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e Direitos Humanos.

Projeto Criança Para Cristo precisa de ajuda


Em março de 2011 o projeto “Criança para Cristo” deu inicio a um importante trabalho de evangelização no bairro Vivendas da Serra, mas conhecido como Veloso, atendendo mais de 300 pessoas, na sua maioria crianças.
De acordo com a coordenadora do projeto, Nátylla Bittencourt os trabalhos tiveram inicio no meio da rua, mas em junho de 2011 foi alugado um salão simples, mas que abrigava as crianças da chuva e sol, nesse local o projeto ficou até este mês novembro/2012, porque o dono do imóvel solicitou a desocupação do mesmo.
Sendo assim Nátylla informa que até conseguir um novo espaço para abrigar as crianças e suas famílias, as atividades voltarão a ser realizadas na rua.
“Mesmo com esse problema que surgiu, nós não vamos para com o projeto”, afirma Nátylla.
Ainda segundo Nátylla uma família que mora no mesmo bairro cedeu um terreno para que o projeto construa uma casa, o problema agora esbarra na falta de recursos para a compra do material.
Você pode colaborar entrando em contato através dos telefones: (77) 3081-3881 ou 8816-1159

Hospital Geral abre vaga por contrato para médico

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Três mortos e três feridos em dois acidentes na BR 116


Blitz Conquista
DSCF4547
Os acidentes ocorreram na BR-116, região do povoado de Lagoa das Flores, município de Vitória da Conquista.
O primeiro acidente ocorreu por volta das 19h deste domingo (11). Um carro de passeio, um caminhão e uma carreta se envolveram no acidente. Uma ultrapassagem indevida pode ter causado a tragédia.
Segundo testemunhas, o veículo Vectra seguia sentido norte e durante uma ultrapassagem bateu numa carreta, que seguia em sentido oposto. O Vectra capotou várias vezes, a carreta quebrou a barra de direção entrou na via oposta e colidiu de frente com o caminhão carregado de papelão. O condutor do caminhão, Ezequiel Paulino de Freitas, 32 anos, morreu na hora.

Tumulto e polícia na CEF Centro

* Informações do Sindicato dos Bancários




Ao contrário dos boatos que circularam na cidade na manhã desta segunda-feira (12), não houve assalto na agência Centro da Caixa Econômica Federal de Vitória da Conquista.
O Sindicato dos Bancários entrou em contato com o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e também com uma bancária da agência para apurar o ocorrido.

Foi relatado que um cliente, ao tentar “furar” a fila para ser atendido, acabou contido por um policial militar. Exaltado, o cidadão não quis deixar o local e mais PMs foram chamados para retirá-lo. O que justificou a quantidade de policiais em frente à agência. O cliente foi encaminhado para o Disep.

Vitória da Conquista vai a final da Copa Governador do Estado

Cidade Esportes


Em uma partida em que o torcedor vibrou e apoiou o time do inicio ao fim, o Vitória da Conquista chegou a sua quarta final na Copa Governador do Estado ao vencer o Atlético pelo placar de 2 a 0, na tarde deste domingo (11), no estádio Lomanto Junior.
Aos quarenta e dois minutos do primeiro tempo, Cacá arrancou pelo meio driblou o zagueiro Roni e chutou no canto do goleiro Alan abrindo o placar para o Bode. Na segunda etapa aos dezessete minutos Márcio Panda fez boa jogada driblando três adversários e foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Zé Leandro cobrou bem e marcou o gol que deu números finais a partida.
O Vitória da Conquista atuou com: Rodolfo, Zé Leandro, Sílvio, Emílio e Márcio Panda, Edimar, Renilton (Thales), Mica, Carlinhos (Felipe), Cacá (Paulo Roberto)e Roni.
800 torcedores pagaram ingressos proporcionando uma renda de R$4,072,00.
No próximo domingo (18), o Vitória da Conquista enfrenta a Jacuipense, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuipe, na partida de ida da final.

Caesg apreende adolescente acusado de roubar motocicleta


FONTE/CAESG
Na noite desta quinta-feira (8), policiais da CIPE/Sudoeste (CAESG) apreenderam um adolescente, autor do roubo de uma motocicleta Honda CG 125 vermelha, ocorrido no dia anterior (7), em Vitória da Conquista. O adolescente foi encontrado num transporte coletivo da cidade e confessou o roubo, informando aos policiais o local em que a moto roubada estava escondida. Com base nessas informações, os policiais se dirigiram até o bairro Vila América, onde fora localizada a referida motocicleta, além também de apreenderem um revólver Taurus, calibre 38, usado no assalto. O adolescente, a arma e a motocicleta recuperada foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil do Distrito Integrado de Segurança Pública da cidade, para as providências penais cabíveis.

PRE apreende carro transportando carne clandestina


Blitz Conquista
DSCF4482
A picape carregada com carne clandestina foi apreendida pela PRE – Polícia Rodoviária Estadual, por volta das 16h desta sexta-feira (09), próximo a BA 263.
Os mais de 150 Kg de carne de suíno abatidos clandestinamente na região do Povoado da Limeira eram transportados para o município de Barra do Choça, onde seriam comercializados.
Segundo a PRE, a carne não tinha nenhum tipo de registro e estava sendo transportada de forma irregular. A carne e o veículo foram apreendidos e fiscais da Adab – Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, foram acionados para que as medidas legais fossem tomadas.

Morre o ator e diretor Marcos Paulo


G1
O ator e diretor Marcos Paulo (Foto: Divulgação/TV Globo/João Miguel Júnior)Morreu na noite deste domingo (11), de embolia pulmonar, o ator e diretor Marcos Paulo. Ele tinha 61 anos. Nesta sexta-feira (9), Marcos Paulo compareceu ao 9º Amazonas Film Festival, que aconteceu em Manaus.
Em agosto do ano passado, ator e diretor passou por cirurgia para remover um tumor no esôfago. Ele havia sido diagnosticado com câncer em maio de 2011.
Segundo comunicado da Central Globo de Comunicação divulgado na época, Marcos Paulo havia descoberto o tumor precocemente em exames de rotina e tinha dado início ao tratamento em seguida.
De acordo com o portal Memória Globo, Marcos Paulo Simões nasceu em São Paulo, em 1º de março de 1951, e foi criado no bairro do Bixiga. Ele era filho adotivo do ator e diretor Vicente Sesso, o que lhe garantiu contato precoce com a TV.
Sua primeira novela foi “O morro dos ventos uivantes”, da TV Exclesior, em 1967 – ele tinha 16 anos. Passou ainda pela Record e pela Bandeirantes antes de ir para a TV Globo, em 1970. Na Globo, atuou em dezenas de novelas, com destaque para a primeira versão de “Gabriela”, “Tieta” e “Páginas da vida”.
Seu primeiro trabalho como diretor foi na novela “Dancin’ days”, de 1978. Seu principal trabalho como diretor de novelas foi em “Roque Santeiro”, de 1985. No cinema, seu único trabalho como diretor foi em “Assalto ao Banco Central”, de 2010.

Fluminense é tetracampeão brasileiro


iBahia
O Fluminense é o campeão brasileiro de 2012. O time carioca bateu o Palmeiras na tarde deste domingo (11), por 3 a 2, chegou aos 76 pontos e garantiu o caneco por antecipação, restando ainda três jogos para cumprir a tabela do campeonato.
O título veio graças ao tropeço do Atlético-MG diante do Vasco. O empate em 1 a 1 no estádio São Januário permitiu que os tricolores fizessem a festa no Prudentão. Depois de abrir 2 a 0 sobre o desesperado Palmeiras, antepenúltimo colocado com 33 pontos, o Flu permitiu o empate.
Fred e Maurício Ramos, contra, haviam marcado para o tricolor do Rio, mas Barcos e Patrick Vieira colocaram o Verdão no jogo. Mas o artilheiro Fred voltou a balançar as redes para definir a partida e garantir o título. Agora é só festa para os torcedores do Fluminense.

Acidente com mortes marca noite de domingona BR 116.


Duas pessoas morreram na noite deste domingo, 11, após um acidente envolvendo três veículos no KM 803 da BR-116, em Vitória da Conquista.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), houve uma colisão seguida por um capotamento. A PRF ainda tenta identificar as vítimas e investigar as causas do acidente.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Governo Municipal presta assistência aos desabrigados pela chuva

Secom/PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, nesta semana, uma reunião para definir as próximas etapas na assistência das famílias que tiveram suas casas danificadas pelas fortes chuvas ocorridas no município nos últimos dias. Representantes das secretarias municipais de Obras, Governo, Desenvolvimento Social, Defesa Civil e Gabinete Civil discutiram questões como acolhimento, atendimento e alimentação das 55 pessoas, um total de 14 famílias, abrigadas no Colégio Estadual Dirlene Mendonça. Até o momento, foram mais de 100 moradores socorridos em cinco loteamentos da cidade.

Adolescentes acusados de tráfico são apreendidos no Vila América


Blitz Conquista
DSCF4469
Os adolescentes foram surpreendidos pelos policiais da 77ª CIPM por volta das 20h desta quarta-feira (07), durante a Operação Talismã. Segundo a polícia, a dupla foi abordada na Rua principal do bairro. Com eles foram encontradas 9 pedras de crack. No dia anterior os mesmos policiais tinham apreendido a dupla, após surpreender os menores vendendo drogas no mesmo local. Um dos adolescentes contou aos policiais que nesta terça-feira (06), venderam aproximadamente 2kg de droga. Os menores foram apresentados no Disep e liberados horas depois. A falta de uma unidade de internação na cidade impossibilita que adolescentes fiquem custodiados.

Carros amontoados: Administrador do Disep diz que terreno está sendo construído para colocar os veículos



Em entrevista concedida ao programa Resenha Geral desta quarta-feira (07) o administrador do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), André Paulo Martins, revelou que está sendo construído um terreno ao lado do Complexo Policial para que os veículos amontoados no Disep sejam transferidos para o local, que fica às margens da Avenida Brumado.

O problema é antigo e tem causado sérios transtornos a comunidade. Nos dias de chuva, por exemplo, o local é considerado foco para proliferação do mosquito da dengue.

“A competência não é da administração do Disep, mas da Justiça, pois são veículos atrelados a inquéritos. Não podemos remover os carros de forma aleatória. Já solicitamos ao governo do estado, através da secretaria de segurança pública, e com esse terreno acreditamos que esse problema será solucionado”, disse o administrador.

*Com informações do Blitz Conquista

Presidente da ACIDE cobra acessibilidade


Ascom/Câmara
O presidente da Associação Conquistense de Integração do Deficiente (ACIDE), José Arcanjo Dias Rocha, cobrou, na tribuna livre da sessão desta quarta-feira (7), políticas públicas voltadas para acessibilidade de pessoas com deficiências em Vitória da Conquista. Dentre outras coisas, Rocha solicitou a ampliação do número de ônibus coletivos adaptados para cadeirantes, bem como a capacitação de funcionários para atender aos deficientes.
A possibilidade da utilização do DPS nos ônibus coletivos também foi comentada pelo presidente da ACIDE. Segundo o mesmo, trata-se de um sistema de radio frequência  que conecta o deficiente visual ao motorista de ônibus. O dispositivo, que fica com o usuário (emissor) e com o motorista (receptor), chama o ônibus para o ponto e emite um aviso sonoro quando o veículo estaciona.  

Kombi com passageiros pega fogo no centro de Itambé


Por Rodrigo Ferraz
Foto: Itapetinga Agora
Passageiros que viajavam em um veículo Kombi entraram em pânico no inicio da tarde desta quarta-feira (07), no centro da cidade de Itambé, no sudoeste do estado. O veículo teria pegado fogo e deixando todos assustados. Por sorte, populares munidos com extintores conseguiram debelar as chamas. A principal suspeita é que tenha ocorrido um super aquecimento no moto do veículo. Com informações do Itapetinga Repórter.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Policial Rodoviário é baleado em assalto na Avenida Artur Seixas, no Bairro Recreio




O Policial Rodoviário Federal andava pela Avenida Artur Seixas no bairro Recreio quando avistou uma dupla armada roubando um casal de idosos em um carro. O Agente teria dado voz de prisão aos bandidos que não obedeceram e atiraram. Um deles acertou o abdômen do policial. Os bandidos conseguiram fugir, porém uma testemunha contou a polícia que viu um dos homens baleado na perna fugir.
Uma das vítimas do assalto contou na delegacia que parou o veículo para atender o celular quando foi abordado pelos bandidos. O condutor, ferido no rosto após levar uma coronhada, disse que os assaltantes foram extremamente agressivos. Eles tomaram uma carteira e no momento que pegaram a chave do carro ocorreu à troca de tiros.
O Samu 192 foi chamado e socorreu o policial. Ele foi levado para o hospital com uma bala alojada no abdômen. A Polícia Militar realizou buscas na região, com o intuito de localizar os criminosos, mas sem êxito. Fonte: Blitz Conquista.

Prefeitura de Vitória da Conquista decreta situação de emergência em zona urbana

SECOM/PMVC

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista decretou a existência de situação anormal provocada por vendaval acompanhado de forte chuva ocorrida no dia 01 de novembro de 2012, caracterizada como situação de emergência na zona urbana do município. Tal medida levou em consideração, entre outros aspectos, que diversas famílias foram desabrigadas em decorrência dos estragos ocorridos em suas residências, por conta das ações dos ventos e da chuva, bem como a necessidade do Município de atuar no acolhimento e atendimento às pessoas atingidas por este fenômeno climático.

Confira na íntegra o decreto nº 14.770, clicando aqui.

Interrupção do fornecimento de energia elétrica anunciado pela Coelba

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido, nesta quinta-feira dia 08/11 das 7h às 12h, na estrada da Barra do Choça. Também ocorrerá a interrupção no fornecimento de energia elétrica nas ruas: I l, A, B, C E Alfa na Urbis 4.

Juízes Federais confirmam paralisação de 2 dias


Bahia Noticias
Juízes federais confirmam paralisação de dois dias
Juízes federais e da Justiça do Trabalho irão paralisar as atividades por dois dias a partir desta quarta-feira (7) para protestar contra a desvalorização das carreiras. Os magistrados irão comparecer aos fóruns mas só vão atender casos considerados urgentes. De acordo com o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Oliveira Toldo, as carreiras acumulam perdas de 28,86% na remuneração de 2005, quando foi implantado o subsídio em parcela única.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Nota de Pesar

É com muito pesar que o Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais, de Vitória da Conquista, informa o falecimento de dona Francisca Rocha Paixão. Dona Francisca faleceu nas primeiras horas de hoje(06), e era avó do presidente do Conselho Penal, Marcos Rocha. O corpo está sendo velado no Caminho 36, casa 02, Urbis II. O sepultamento será nesta quarta-feira(07), as 9h no cemitério do Kadja.

Polícia apreende 11 animais na BA 262, trecho Vitória da Conquista - Anagé

http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/wp-content/uploads/DSCN328198.jpg.

* Do Blog da Resenha Geral


Na tarde de ontem (segunda-feira) a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu 11 animais que se encontravam soltos nas margens da rodovia BA-262, trecho que liga Vitória da Conquista ao município de Anagé.

Após a apreensão, os animais foram transportados e recolhidos ao curral anexo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os mesmos estão à disposição dos proprietários, que deverão pagar uma multa no valor de R$ 26,00 e diária no valor de R$ 12,80 para retirá-los






Prorrogadas inscrições para concurso da PM/BA

* Blog do Nildo Freitas As inscrições para o concurso da Polícia Militar realizado pela Secretaria da Administração (Saeb) foram prorrogadas, e poderão ser feitas até as 14h da próxima sexta-feira (9), horário de Brasília.
Para se candidatar a uma das 2 mil vagas para Soldado e Bombeiro da PM, é necessário acessar o site da Fundação Carlos Chagas – FCC (www.concursosfcc.com.br) e preencher o formulário de inscrição. O valor da taxa é de R$ 70. As ocupações têm remuneração inicial de R$ 1.878,59. As provas objetiva e discursiva estão previstas para ocorrer ainda este ano, no mês de dezembro. As informações são do Correio da Bahia.



Vitória da Conquista comemora 172 anos de emancipação com programação especial

Vitória da Conquista celebrará no dia 09 de novembro seu 172º aniversário de emancipação política. Para comemorar a data, durante todo este mês de novembro, a cidade será contemplada com uma programação diversificada através de atividades que agregam apresentações culturais, celebrações religiosas, feiras, exposição, eventos esportivos, além de shows na Praça Barão do Rio Branco.

Para envolver toda a população, as comemorações acontecerão em diversos pontos de Vitória da Conquista, incluindo áreas da zona rural. Na zona urbana, além da Praça Barão do Rio Branco, os eventos também serão promovidos na Praça Orlando Leite (Praça do Gil), Lagoa das Bateias, Teatro Carlos Jehovah, Memorial Régis Pacheco, Conservatório de Música, Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Praça 9 de Novembro – cujo nome é uma homenagem à data de emancipação da cidade.

Confira a programação do 172º aniversário de Vitória da Conquista

Sequestro de menina em Conquista faz parte de esquema de tráfico para adoção, diz delegado

Correio da Bahia
O delegado Odilson Pereira, da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), informou nesta segunda-feira (5) que as investigações para localizar a menina Laila Dias Santos, de 9 meses, acabaram levando a polícia a descobrir um sistema de tráfico de crianças para adoção.
“Investigando o sequestro a gente descobriu esse outro caso, também de uma menina, que aconteceu recentemente. É um caso de adoção irregular, na maioria das vezes eles não sequestram, eles compram”, contou o delegado ao Correio24horas.
O delegado prefere não divulgar o nome ou idade da criança, que foi doada pela família recentemente para um grupo que trafica bebês e já foi localizada na cidade de São Paulo. “Às vezes a família não tem condição, a família mesmo entrega. São os casos de extrema pobreza”, diz. “Estamos muito perto de recuperar a criança, já falamos com a polícia de São Paulo”, adianta.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Uesb divulga concorrência do Vestibular 2013 da instituição

Ascom/Uesb


A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) divulgou na manhã desta quinta-feira, 1º de novembro, a concorrência para o Vestibular 2013 da Uesb.
Os cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Fisioterapia e Administração estão entre os cursos mais concorridos, além de Psicologia, novo curso da Uesb, que tem cerca de 40 candidatos por vaga.
Medicina aparece no topo da lista com mais de 135 pessoas por vaga para o campus de Vitória da Conquista e mais 77 para Jequié. Em seguida, aparece o curso de Direito com 39,43 candidatos/vaga concorrendo para o primeiro semestre e 41,61 candidatos/vaga para o segundo semestre.

Clique aqui para acessar a lista completa.

Choveu forte em Conquista


*Nildo Freitas
Após o calor intenso registrado nos últimos dias em Vitória da Conquista, os conquistenses foram surpreendidos com uma forte chuva que caiu na cidade no inicio da tarde desta quinta feira (01) e que durou cerca de 40 minutos.
E como sempre acontece algumas ruas da cidade ficaram alagadas. Na Ascendino Melo, a chuva forte arrastou um carro nas proximidades do Shopping Itatiaia. As informações são do Blog da Resenha Geral
Confira como será o tempo para esta sexta feira feriado em Conquista na previsão da Agência Clima Tempo.

Estudantes sofreram com a falta de ônibus coletivo no primeiro dia do ENEM

*Blog do Nildo Freitas

O primeiro dia de provas do Enem em Vitória da Conquista foi de muito transtorno para os estudantes, em Vitória da Conquista por causa do pequeno número de ônibus coletivo disponibilizados pelo Simtrans para atender a grande demanda de passageiros.
O que se viu foram pontos lotados, e os estudantes tendo que recorrer às vans que fizeram o transporte alternativo para chegar aos locais das provas e também para retornar para suas casas, alguns contaram com a solidariedade de outros estudantes que ofereceram carona. Mais nem todos deram sorte e ficaram se realizar as provas.Share on orkut

Ciclista morre atropelado próximo ao Kartódromo da Urbis 6

*Blitz Conquista


Um grave acidente ocorrido por volta das 21h30 da ultima sexta-feira, no Anel viário, nas proximidades do Kartódromo municipal teve como vitima fatal, Cosme de Jesus.
A vítima trafegava de bicicleta pela rodovia quando teria sido atropelado. Cosme não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um homem que estava com Cosme também foi atropelado, mas teve apenas ferimentos leves. Ele não soube informar como ocorreu o acidente. Com informações do Blitz Conquista.

Bahia é o terceiro estado com o maio número de abstenções do ENEM


A Tarde
A Bahia foi o terceiro estado brasileiro com o maior número de abstenções nas provas do Enem deste ano.  O índice de faltosos foi de 30,7%, o equivalente a 114 mil inscritos. O Estado teve um total de 421 mil candidatos.
Roraima foi o estado com maior número de faltas (33,57%), seguido do Amazonas (32,82%). A média nacional de abstenção foi de 27,9%.
Em dois dias de exame, 65 candidatos foram desclassificados pelo MEC por postarem fotos das provas em redes sociais. Na próxima quarta-feira (7) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deve divulgar o gabarito das provas objetivas.

Alunos da Uesb são finalistas do Desafio Sebrae

*Ascom/Uesb



Pela primeira vez, Vitória da Conquista tem seu nome representado entre os finalistas nacionais do Desafio Sebrae. Os alunos do oitavo semestre do curso de Administração da Uesb - Rafael Ribeiro, Caio Vinicios Miranda, Jader Carneiro e Thiago Alcantara - estão entre os 132 estudantes selecionados que disputarão a fase final do Desafio.

O jogo virtual simula a rotina de uma empresa, testando a capacidade dos concorrentes de administrar e as aptidões para tomar decisões e trabalhar em conjunto. A cada ano é divulgado um segmento para que as equipes montem suas empresas, que terão que se manter em um mesmo mercado. Em 2012, o tema do Desafio é Frutas, e a cada uma das cinco etapas os negócios buscam se destacar entre os concorrentes, até que apenas 32 equipes cheguem às etapas presenciais, que são realizadas em regime de imersão.

Os quatro alunos da Uesb concorreram com a equipe “POLPAye” entre mais de 153 mil estudantes de todo o país e garantiram sua classificação entre as duas selecionadas baianas que competem na semifinal e final nacionais em Salvador, entre os dias 9 e 14 de novembro. O grupo conquistense participa do Desafio desde 2009, quando conheceu a iniciativa por meio de uma palestra realizada na Universidade.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Caso Laila: há suspeita de que o bebê tenha sido trocado na maternidade

TV Aratu

Inscrições do “Por isso é que eu canto” e do 2º Festival de Cenas Curtas são prorrogadas

Secom/PMVC


Foram prorrogadas até o dia 08 de novembro as inscrições para a edição 2012 do concurso “Por isso é que eu canto” e do 2º Festival de Cenas Curtas de Teatro de Vitória da Conquista. A seleção é promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

As inscrições são realizadas gratuitamente na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, situada na Rua Cel. Gugé, nº. 395, Centro, no período de 24 a 31 de outubro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas. 

Bahia é o segundo estado com o maior número de policiais mortos em 2012


*Do Blog do Nildo Freitas
Com dezesseis policiais assassinados este ano, a Bahia é o segundo estado com maior número de mortes na categoria em 2012, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (31) pelo jornal Folha de S. Paulo com base em dados das secretarias estaduais de Segurança Pública.
Dos 16 policiais assassinados no estado em 2012, 14 estavam de folga e 2 estavam a serviço.
O último policial morto na Bahia foi o sargento da Polícia Militar Juraci Brito Góes, 51 anos, baleado em um assalto a ônibus no último dia 27. O PM entrou pela frente do ônibus no momento em que dois assaltantes entraram pelo fundo. Juracir teria feito menção de levantar os braços e foi baleado. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, ele foi socorrido para o Hospital do Aeroporto, mas não resistiu.
O estado com maior número de policiais assassinados é São Paulo, que tem quase metade das ocorrências – 98 policiais mortos, 88 deles PMs.

Polícia Civil elucida homicídios dos bairros Santa Cruz e Brasil


FONTE: DH/Vitória da Conquista
A Delegacia de Homicídios (DH) identificou os suspeitos de terem participado do homicídio ocorrido na ultima sexta feira (26), no Bairro Santa Cruz, que teve como vítima IAGO DE JESUS SANTOS, vulgo PIRICA, assassinado a tiros no interior da própria residência, e do homicídio tentado, fato delituoso ocorrido no domingo da eleição, dia 28.10.2012, no Bairro Brasil, que teve como vítima o adolescente de iniciais E.R.Q de 13 anos, atingindo com vários tiros, inclusive na cabeça, o qual ainda encontra-se internado no Hospital de Base de Conquista.

Museu Regional realiza programação especial para o aniversário da cidade

Secom/PMVC

Como parte da programação da comemoração do aniversário da cidade, o Museu Regional de Vitória da Conquista realiza diversas atividades no dia 7 de novembro às 19h. A primeira delas é a exposição fotográfica Vitória da Conquista: imagens que contam sua história.  A proposta é aproximar a sociedade conquistense com as ações museais, mostrando imagens que apresentam um interessante painel sobre as transformações do espaço urbano de Vitória da Conquista no decorrer de boa parte do século XX.

A origem de Vitória da Conquista também será contada pelo professor de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Belermino de J. Souza. Além disso, acontecerá uma apresentação do jornalista Luis Fernandes relatando sobre histórias da cidade e a origem de “Meletes e Peduros”. Ao final, será apresentado um DVD que registra Vitória da Conquista, suas praças, e ruas. O encerramento será feito pela artista conquistense Mariana Assis, com uma apresentação com voz e violão.