segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vacinação contra gripe é prorrogada até 31 de maio

gripeO Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 31 de maio. Devem ser vacinados idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos indivíduos que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
A vacina combate os vírus da influenza que circulam principalmente durante o inverno. Quem está na lista do público-alvo e ainda não se vacinou deve procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Em Vitória da Conquista, até o dia 13 de maio, foram vacinadas  70% das 56.897 pessoas que precisam ser vacinadas no município.

Câmara de Vereadores discute segurança dos taxistas em audiência pública

ASCOM/CV

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realiza na próxima segunda-feira (20), a partir das 19h30, no Plenário Carmem Lúcia, uma audiência pública que vai debater questões como mobilidade, segurança e condições de trabalho dos taxistas. A audiência foi proposta pelo vereador Gilzete Moreira (PSB) e contará com a presença do Sindicato do Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, taxistas em geral, membros do governo municipal, vereadores e comunidade em geral.
Foram convidados para compor a mesa dos trabalhos o coordenador da Polícia Civil, Odilson Pereira; O Major Souza Lima, comandante da 77º CIPM; o Major Ricardo Medeiros, comandante da 78º CIPM; Rodrigo Moreira , coordenador da Circunscrição Regional de Trânsito/Ciretran; Luis Alberto, secretário municipal de Mobilidade Urbana; o presidente do Sindicato dos Taxistas, Nilson Pinheiro, e o prefeito municipal Guilherme Menezes. Fonte: Ascom – Câmara de Vereadores

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Alunos de Medicina da UESB promovem ação de solidariedade


Pela

Pela primeira vez em Vitória da Conquista, acontece no próximo domingo, 19, a campanha  "International AIDS Candlelight Memorial" promovida pelo comitê Uesb da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina, (IFMSA-Brazil). A Federação é uma ONG ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU).

A campanha que está em sua 30ª edição tem como tema “Em solidariedade”, e é uma das maiores mobilizações para a sensibilização sobre o HIV no mundo. A ação solidária acontece das 8h30 às 21h30 na Praça do Gil.

Atividades como a distribuição de materiais educativos, informações sobre prevenção do vírus e apresentações musicais estão dentro da programação da campanha. Vale à pena comparecer!

ASCOM/UESB

UESB abre pós-graduação em Computação Aplicada

Assessoria de Comunicação Uesb
 
por Wellington Nery


 
por Wellington Nery

por Wellington Nery


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesb (PPG) publicará nos próximos dias o edital de abertura do curso de pós-graduação lato sensu em Computação Aplicada, do Departamento de Química e Exatas (DQE), campus de Jequié. A carga horária do curso será de 405 horas, sem contar com o tempo para elaboração do trabalho monográfico.
O curso ofertará 25 vagas e tem como público-alvo graduados na área de Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias. As áreas de pesquisa do curso são Inteligência Computacional; Engenharia e Desenvolvimento de Software; Comunicação e Redes de Computadores; Mineração de Dados e Gestão em Tecnologia da Informação. Mais informações sobre o curso podem ser encontradas aqui.

Câmara discute segurança dos taxistas em audiência pública

Ascom/Câmara
A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realiza na próxima segunda-feira (20), às 19:30, no Plenário Carmem Lúcia, uma audiência pública que vai debater questões como mobilidade, segurança e condições de trabalho dos taxistas. A audiência foi proposta pelo vereador Gilzete Moreira (PSB) e contará com a presença do Sindicato do Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, taxistas em geral, membros do governo municipal, vereadores e comunidade em geral.
Segundo o vereador Gilzete Moreira (PSB), “durante a audiência, haverá discussões sobre todos os aspectos que dificultam o trabalho dos taxistas e buscar alternativas que ajudem a garantir maior segurança e qualidade de vida à categoria, assim como aos usuários do sistema de táxi”.

Audiência pública vai discutir implantação de Centro de Internamento Provisório do Menor

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista na próxima segunda-feira (20), às 8:30h, uma audiência pública para discutir a implantação do Centro de Internação Provisório e Definitivo do Menor. O debate foi proposto pelo Bloco Parlamentar, composto pelos vereadores Hermínio Oliveira (PDT), Sidney Oliveira (PRB), Nelson de Vivi, Andreson Ribeiro e Joaquim Libarino, os três do PCdoB.

Prefeitura informa mudanças de horário em linhas de ônibus

SECOM/PMVC
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, informa que, a partir da próxima segunda, 20, as linhas de ônibus R02 – Cidade Maravilhosa/Centro,  D30 – Vilas Serranas/Uesb , e D42 – Lagoa das Flores / UESB (via Choça), passarão a atender os usuários em novos horários.
Confira as mudanças que entram em vigor na segunda:
R02 – Cidade Maravilhosa/Centro
D30 – Vilas Serranas/UesbD42 – Lagoa das Flores / UESB (via Choça)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Um encontro histórico nesta quarta-feira(15)



Nesta quarta-feira, dia 15 de maio de 2013, na Vara do Júri e Execuções Penais, aconteceu um encontro histórico entre o fundador do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais de Vitória da Conquista - BA, há quase 25 anos, doutor Ruy Medeiros, e o atual presidente da entidade, Antônio Marcos Rocha. Na oportunidade, tratou-se mais uma vez do "Projeto Conselhos da Comunidade".

Estiveram também presentes no encontro o juiz de direito Reno Viana, o doutor Osvaldo Camargo, conselheiro estadual da OAB-BA, e o advogado Naum Leite, integrante da Comissão de Direitos Humanos da subseção local da OAB.

Professor da UESB, advogado e historiador, o doutor Ruy Medeiros integra o Conselho Federal da OAB. No encontro de hoje, ele prometeu colaborar para o resgate da trajetória de quase 25 anos do Conselho da Comunidade de Vitória da Conquista - BA, fundado por ele, disponibilizando para tanto documentos e fotos do seu arquivo pessoal.

Flor rara ganhará segurança particular no Reino Unido


Flor rara ganhará segurança particular no Reino Unido
"Orquídeas sapatinho-de-dama / PA"
A flor mais rara do Reino Unido contará com a proteção de guarda-costas em tempo integral quando for exposta no Festival de Flores de Chelsea, na região metropolitana de Londres, na semana que vem.

As orquídeas sapatinho-de-dama ('Lady's Slipper', em inglês) foram salvas da extinção por cientistas e são protegidas por rígidas leis ambientais.

As flores vão fazer parte da exibição Le Jardin de Yorkshire, realizada pelo órgão de turismo Welcome to Yorkshire.

I Seminário de Direitos Humanos começa nesta quinta-feira, 16


Secom/PMCV



A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde, promove nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de maio, o I Seminário de Direitos Humanos do município. Em destaque, o 18 de maio data que marca o Dia da Luta Antimanicomial e o Dia Nacional de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente.
O evento será será promovido no auditório do Polo de Educação Permanente que fica localizado na Avenida Olívia Flores, nº 3000, Candeias. A abertura será às 18 horas.
Além do seminário, será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Desenvolvimento Social, em parceria com a Associação Usuários e Familiares da Saúde Mental de Vitória da Conquista, Fainor, Juvêncio Terra e FTC, Uesb e Ufba, no sábado, 18 de maio, na Praça 9 de Novembro, às 9 horas, um ato público.
Confira a programação:

VÍDEO MOSTRA AÇÃO DE ASSALTANTES EM SUPERMERCADO


Blitz Conquista

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Moradores do Vila América reivindicam asfalto para o bairro

Ascom/Câmara
O presidente da Associação de Moradores do Loteamento Vila América, Moisés da Silva, popular Dida, usou a Tribuna Livre na sessão desta quarta-feira (15) para apresentar as reivindicações da comunidade, especialmente o início das obras de pavimentação asfáltica de várias ruas, decorrentes de verba destinada por meio do PAC 2.
Segundo ele, o secretário Luiz Alberto teria informado que “logo retornariam fazendo as drenagens das ruas para execução das obras”. Segundo a liderança, os moradores estão indignados e já definiram que, caso as obras não sejam reiniciadas imediatamente, será realizada uma manifestação. “Por isso, pedimos dignamente mais um pouco de atenção ao nosso bairro por parte do Poder Executivo”.

Polícia Federal vai incinerar drogas em Conquista


Concurso-Polícia-FederalA Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista vai realizar nesta quinta feira (16) a incineração de entorpecentes. A droga foi apreendida em quatro inquéritos policiais totalizando 23,088 Kg de cocaína e 172,327 Kg de maconha. O local da incineração não foi divulgado pela PF.

Mais um acidente é registrado no anel viário da Urbis VI

foto0150Por volta das 10h de hoje (quarta-feira) foi registrado mais um acidente no anel viário da Urbis VI, em Vitória da Conquista, um dos trechos mais perigosos da terceira maior cidade da Bahia.
Dois veículos Corsa, um de cor verde e outro branco, colidiram no anel. Um dos veículos tinha a placa JMN-7283, de Brumado, e o outro veículo identificado com a placa JMM-2379, de Conquista.
A equipe do SAMU 192 tomou as devidas providências e duas pessoas foram encaminhadas para um hospital do município.
Fotos: Roberto Silva – Blog da Resenha Geral

Professores da Uesb e alunos vão promover debate sobre trote


Após a grande repercussão sobre o trote que uma aula sofreu no curso de agronomia da Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professores da instituição, através da associação de docentes, além de alunos da Universidade, estiveram reunidos na última segunda-feira (13), para a elaboração de uma ação conjunta contra este tipo de violência.
252289_4171824713489_549633444_nDurante o encontro, as entidades discutiram sobre o histórico dos trotes nas universidades e suas características na Uesb. A preocupação com a integridade física e moral do(a)s estudantes que sofrem esta violência foi explicitada pelo(a)s presentes. O DCE demonstrou preocupação com as discussões que estão sendo feitas que ao invés de debater a problemática do trote, são voltadas para o “peso” das tais “brincadeiras”.

“Estamos preocupados com o fato em si, mas é muito mais que isso. Na sociedade capitalista, o trote é mais um processo de subjugação”, afirmou o presidente da Adusb, Marcos Tavares.
Após as discussões, ficou acertado pelos presentes a realização de um debate a ser realizado na quarta (22). Os colegiados de cursos serão convidados a levarem as turmas, em especial as do primeiro semestre, para participar do evento.

Com informações e foto da Ascom – Adusb

terça-feira, 14 de maio de 2013

Casos de AIDS crescem 26 por cento entre idosos de São Paulo

A notificação de novos casos de aids cresceu na última década entre os idosos do Estado de São Paulo. Um levantamento feito pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo e divulgado nesta segunda-feira mostrou que a incidência de aids entre a população idosa de São Paulo cresceu 26% nos últimos dez anos. Entre os jovens, no entanto, a notificação de novos casos da doença caiu 35% no mesmo período. Segundo o levantamento, 253 novos casos de aids em pessoas acima de 60 anos foram registrados em 2001. Dez anos depois (em 2011), o número chegou a 318 casos.

*Via Blog do Fabio Sena

Prefeitura e Sinserv realizam 3ª rodada de negociação salarial

SECOM/PMVC
Na manhã desta segunda-feira,13, a equipe da administração Municipal se reuniu com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv) para dar continuidade à discussão da campanha salarial 2013. O encontro aconteceu no salão de reuniões do Gabinete Civil.
Na ocasião foram discutidos todos os 21 tópicos da pauta elaborada pelo sindicato. A prefeitura apresentou também a proposta para o reajuste salarial de 2013, que consiste no aumento de 6,2% para todos os servidores com remuneração superior ao salário mínimo. Além do reajuste salarial, a proposta prevê também reajustes de até 50% no vale-alimentação, que é oferecido pelo governo municipal desde 2011. Juntos, os reajustes terão impacto na folha mensal de pagamento de R$ 903 mil.
Na oportunidade, o secretário de governo, Edwaldo Alves, falou sobre a proposta. “ Nós fizemos o possível para elaborar uma proposta que garantisse um aumento digno para os servidores. Claro que temos que respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Devemos lembrar que já conquistamos muitos avanços para a categoria até aqui e queremos conquistar muito mais“, disse.
O presidente do Sinserv, José Marcos Amaral, disse que irá marcar uma assembleia com os servidores para apreciar a proposta. “Nós não podemos decidir nada agora. Vamos marcar uma assembleia para a próxima segunda, 20, para apresentar para todos os servidores a proposta e realizar a votação”, afirmou.
Também participaram do encontro os secretários municipal de Finanças, Mizael Bispo, de Administração, Valdemir Dias, e de saúde, Márcia Viviane.

Kombi pega fogo no Guarani

Foto: Roberto Silva – Blog da Resenha Geral
foto 1
Por volta das 19h30 de ontem (segunda-feira), na Rua Alto da Serra, no Bairro Guarani, uma Kombi de placa BXS-6809, de Vitória da Conquista pegou fogo, assustando moradores da localidade.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas. O veiculo ficou completamente destruído. A causa do incêndio ainda não foi revelada. Ninguém ficou ferido.

Assassinato de idoso no Bairro Brasil: Delegado diz que investigações apontam para ‘latrocínio’

*Por Rodrigo Ferraz do Blog da Resenha Geral
neuberto

Na noite do último sábado (11) um crime chamou a atenção de toda a população de Vitória da Conquista. Adolfo Vicente dos Santos, de 69 anos, foi baleado durante uma tentativa de assalto no Bairro Brasil.
A vítima estava em seu veículo, modelo Fiat Strada, quando teria sido abordado por duas pessoas numa motocicleta. Eles teriam anunciado o assalto, mas Adolfo tentou fugir no veículo, quando a dupla efetuou os disparos.
Adolfo, considerado um dos açougueiros mais conhecidos da cidade, ainda tentou conduzir o carro por alguns metros e bateu no fundo de outro veículo, que estava estacionando. O idoso acabou não suportando e morreu na hora.
vitima-idoso
Em entrevista a nossa reportagem o delegado de homicídios de Conquista, Neuberto Costa, revelou que as investigações já tiveram início e descartou possibilidade de homicídio.
“Na verdade a possibilidade grande é de que seja latrocínio, roubo seguido de morte. Nós já ouvimos algumas testemunhas e até o fim da semana devemos elucidar o caso”.
Já o repórter policial Vilson Marcílio revelou que um acusado já foi preso, de 19

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Itororó: ônibus com 30 passageiros tomba em estrada

*Blog do Fábio Sena

Foto: Léo Mota
Foto: Léo Mota

Itororó para os distritos de Itati e Rio do Meio tombou na manhã desta segunda-feira (13), na altura da entrada da Fazenda Cabana da Ponte na BR 415 em Itororó. Segundo informações de ocupantes do veículo, um outro carro identificado como uma Caminhonete Pampa tentou ultrapassar o ônibus e acabou batendo em sua lateral. Com o impacto o motorista perdeu o controle do veículo que transportava mais de 30 pessoas, tombando na pista.
O motorista Raliton Rocha de Aguiar (63), teve escoriações por todo o corpo e foi medicado. Os feridos foram encaminhados para o Hospital e Maternidade de Itororó e alguns deles para o Hospital Cristo Redentor de Itapetinga, como o caso de uma criança e um idoso que precisaram de atendimento mais urgente. Equipes do SAMU de Itororó e Itapetinga e todo corpo de saúde foram mobilizados para o atendimento.

Homem assassinado a tiros no Ibirapuera

*Blog do Nildo Freitas

A policia de Vitória da Conquista ainda não tem pistas dos homens que assassinaram á tiros na manhã do último sábado (11) no bairro Ibirapuera, Jonata Gonçalves Souza, de 26 anos.
Segundo informações repassadas a policia, a vitima tinha parado o carro onde estava para deixar uma jovem quando dois homens chegaram em uma motocicleta efetuando os disparos.
Jonata foi socorrido por populares e encaminhado ao pronto socorro do hospital São Vicente, mas não resistiu aos ferimento e morreu.

Inscrições do ENEM começam hoje(13)

*Agência Brasil

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (13), às 10h, e vão até o dia 27 de maio. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet . O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A estimativa do Ministério da Educação é de que mais de 6 milhões de estudantes se candidatem às provas.
O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Greve iminente na Uesb: "podemos deflagrar na próxima assembléia", diz presidente da ADUSB

*Blog da Resenha Geral

adusb
Os docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) dos três campi (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga) anunciaram, desde a semana passada, que rejeitaram a proposta do governo. Além disso, os professores mantém o indicativo de greve.
Em entrevista a repórter Mônica Cajaíba, o presidente da associação de professores da instituição, Marcos Tavares, revelou que, na próxima assembleia, os professores podem deflagrar a greve por tempo indeterminado.
“Tudo vai depender do governo, se irá realmente retomar as negociações, que estão paradas. Aguardamos um contato da secretaria de educação e a partir disso vamos definir os rumos da categoria. Hoje recebemos o segundo pior salário do Nordeste. Até o dia 24 de maio podemos iniciar a greve”, explica.

Acidente com a banda Rasta Chinela: quatro pessoas em estado grave

Acidente com a banda Rasta Chinela. (Foto: Reprodução)

Acidente com a banda Rasta Chinela. (Foto: Reprodução)

Uma batida entre um ônibus da banda Rasta Chinela, grupo de Vitória da Conquista, além uma carreta na BA-160, entre os municípios de Paratinga e Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia, na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, deixou 8 pessoas feridas.
Segundo informações do empresário Demetrius Rocho ao Jornal Folha do Vale, 8 pessoas ficaram feridas, sendo 4 em estado gravíssimo.“Estou no hospital de Lapa; quatro dessas vítimas serão transferidas para o hospital de Barreiras”, disse. O empresário informou também que o acidente aconteceu a 10 km de Bom Jesus da Lapa, quando o ônibus retornava de um show realizado na cidade de Paratinga.
Fonte: Resenha Geral / *Com informações do Blog do Glauber

quinta-feira, 9 de maio de 2013

PF encontra mais 5 quilos de pasta base de cocaína e uma pistola 9 mm em veículo apreendido.


*Informações DPF/Vitória da Conquista



Vitória da Conquista/BA – A Polícia Federal de Vitória da Conquista/BA, em continuidade aos procedimentos que resultaram na apreensão de 53 quilos de basta base de cocaína na noite do dia 06 de maio na cidade de Planalto/BA. Logrou encontrar mais 5,5 quilos de pasta base de cocaína e uma moderna pistola, calibre 9mm, modelo Glock gen 4.

ENEM 2013: inscrições começam na segunda-feira (13)


ENEM-2013-inscrições-datasSerão abertas na segunda-feira (13) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2013. O edital com todas as normas da prova está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (09).
As provas devem ser realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. E os portões estão previstos para serem abertos a partir das 12h, horário de Brasília. O período de inscrição segue até o dia 27 de maio, mas os candidatos terão até o dia 29 de maio para pagarem a inscrição.
A taxa de inscrição deve ser de R$ 35,00, mesmo valor da edição 2012. No entanto, alunos de escolas da rede pública ou que sejam de famílias com renda per capita de até um salário mínimo e meio não precisam pagar a taxa.

Caso Maicon: delegado irá indiciar responsáveis pelo sumiço da criança em tiroteio

Correio da Bahia
O delegado Neuberto Costa, da delegacia de homicídios de Vitória da Conquista, informou nesta quinta-feira (9) que o inquérito policial sobre o caso do menino Maicon será entregue ao Ministério Público (MP-Ba) no início da semana que vem. Ele também antecipa que os acusados pelo sumiço da criança também serão indiciados e presos.
Neuberto Costa resguardou o nome dos suspeitos, com receio de que a divulgação deles na mídia resulte na fuga dos mesmos. O delegado também esclarece que o inquérito sobre o caso de Maicon está aberto desde a data em que o desaparecimento ocorreu e já se encontrava concluído, aguardando apenas o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) com a reconstituição da cena da troca de tiros para ser relatado.
Questionado pela reportagem, o delegado Neuberto Costa revelou o resultado do exame de DNA realizado pelo DPT em uma mancha de sangue encontrada no local do crime. Segundo ele, a análise, entregue em fevereiro, revela que o sangue pertencia mesmo ao menino Maicon – o que comprova que ele foi ferido durante o tiroteio. Ainda não se pode precisar, contudo, se o ferimento foi causado pelos Policiais Militares.
Na época em que recebeu o resultado do exame, o delegado chegou a optar por não divulgar a informação até que o inquérito estivesse concluído. “Estamos aguardando a conclusão do laudo pericial para evitar qualquer tipo de pré-julgamento”, afirmou Neuberto Costa em fevereiro – um dia após a realização da reconstituição que contou com a presença de todos os PMs envolvidos no caso e de familiares de Maicon.

Dois de Julho pode virar feriado nacional

A Tarde
2 de julhoO feriado baiano do 2 de Julho, que é o dia em que se comemora a Independência da Bahia, pode virar feriado nacional. A incorporação da data histórica no calendário de todo o País, prevista no projeto de lei complementar (PLC 61/2008) da Câmara de Deputados, foi aprovada nesta quarta-feira, 8, no Senado. Para o 2 de Julho se tornar um feriado nacional, depende da sanção da presidente Dilma Rousseff.
O projeto da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) argumenta que o movimento de independência na Bahia, que começou em 1821 e terminou 2 de Julho de 1823, foi um precursor da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Na independência baiana, os índios e negros baianos lutaram contra tropas portuguesas, que ocupavam Salvador.

Uesb instaura Comissão de Sindicância para apurar trote

Por Rodrigo Ferraz
uesbA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio da assessoria de comunicação, informou que já foi instaurada uma  Comissão de Sindicância desde hoje (quinta-feira) pela manhã,  formada por três servidores dos quadros docente e administrativo da Instituição, com o objetivo de apurar  a responsabilidade dos atos praticados pelos discentes veteranos do curso de Agronomia contra os novos estudantes.
O prazo para a apresentação do relatório final, observando as normas estatuárias e regimentais da Universidade, é de 30 dias úteis.
Segundo denúncia do Ministério Público, uma das novatas do curso disse ter sido obrigada a por na boca testículos e pênis de boi durante trote feito por colegas da instituição.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Motociclista morre em acidente na avenida Fernando Spínola


Blitz Conquista
DSC_4047Um acidente envolvendo uma moto e um carro, no cruzamento da Av. Fernando Espínola com Av. Humberto de Campos, por volta das 12h30 desta terça-feira (07), resultou na morte do motociclista.
Rafael Correia Sakon, de 30 anos, mais conhecido como “Japão”, descia com sua moto pela Av. Fernando Spínola quando foi surpreendido por um Fiat Idéia que saía da Av. Humberto de Campos. Rafael foi arremessado, bateu com a cabeça no chão e morreu na hora. O Samu 192 foi acionado, porém não havia mais o que fazer.
DSC_4044
A área foi isolada até a chegada da equipe do DPT para realização da perícia que determinará como o acidente ocorreu e o principal responsável.
DSC_4039
Rafael trabalhava na Compeças, era evangélico e pai de três filhos. Sua esposa está grávida aguardando o quarto filho.

Homem tenta roubar carro na Avenida Ascendino Melo e é preso por policial à paisana


* Por Rodrigo Ferraz
DSC_0266

Por volta das 09h40 de hoje (quarta-feira) um fato causou espanto para a população que circulava na Avenida Ascendino Melo, nas proximidades do Shopping Itatiaia. Um homem tentou furtar um carro Voyage que estava estacionado na referida localidade.
Quando já estava tentando fazer a ligação e fugir com o veículo, um policial, que estava à paisana, estava transitando pela Avenida e abordou o ladrão.
O policial militar, lotado na 77ª Companhia Independente de Vitória da Conquista, imobilizou o homem e acionou uma viatura da PM que, minutos depois, chegou e levou o ladrão para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
O trânsito ficou lento na Avenida em virtude dos curiosos que passavam lentamente pela Ascendino Melo.

Desaparecimento de garoto: Delegado confirma que sangue coletado é de Maicon


*Blog da Resenha
sangue

Após completar praticamente cinco meses do seu desaparecimento, a Polícia Civil de Conquista, através da Delegacia de Homicídios, divulgou novidades sobre o caso de Maicon Batista, 10 anos.
Segundo o delegado Neuberto Costa, em entrevista concedida por telefone a repórter Mônica Cajaíba,  o sangue encontrado nas imediações dos condomínios residenciais Vila Bonita e Vila Sul, é do garoto.
Costa ainda disse que o laudo da reconstituição está pronto e já foi anexado ao inquérito instalado desde o início da investigação e encaminhado a Justiça. “A demora na conclusão aconteceu devido a complexidade do caso, já que ouvimos várias testemunhas A depender dos laudos e se houver elementos contundentes, o Ministério Público e a Delegacia de Homicídios poderão solicitar prisões”, explica.
Maicon está desaparecido desde o dia 4 de dezembro, após uma troca de tiros entre policiais militares e suspeitos de tráfico de drogas nas proximidades dos condomínios Vila Bonita e Vila Sul. Maicon estava brincando no bairro onde morava quando foi surpreendido pelo tiroteio e, até hoje, ninguém sabe se ele está vivo ou morto.

André Cairo protesta contra a corrupção

* Blog da Resenha Geral
IMG_9140


O presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo, realizou mais um protesto no centro comercial de Vitória da Conquista.
Incorporando o personagem ‘Zé Trouxinha’, o ambientalista manifestou contra os políticos corruptos e a favor da menoridade penal.
“Zé Trouxinha, que não é trouxa, só carrega roupa para lavar e não dinheiro sujo”,  e “Trouxa é receber sacos de dinheiro para derrubar a Lei da Menoridade Penal”, afirma Cairo.

terça-feira, 7 de maio de 2013

PF apreende quase 53 quilos de pasta base de cocaína em Planalto/BA

Vitória da Conquista/BA – A Polícia Federal de Vitória da Conquista/BA, com o apoio da Polícia Militar de Planalto/BA e da Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista/BA, realizou na noite de ontem na cidade de Planalto/BA a prisão de um brasileiro que transportava 52.700 gramas de pasta base de cocaína procedente de São Paulo com destino ao nordeste.
A droga estava escondida embaixo do assoalho junto ao tanque de combustível e foi encontrada quando o carro efetuou uma parada em um hotel da cidade de Planalto/BA.
O preso responderá pelo crime tipificado no artigo 33 da Lei 11.343/06, cuja pena varia de 05 a 15 anos de reclusão.

Brasileiro vence mexicano na disputa pela direção-geral da OMC


A Organização Mundial do Comércio (OMC) elegeu hoje (7) o diretor-geral da entidade. O escolhido é o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos. O brasileiro disputou com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos. O novo diretor-geral assume o cargo em 31 de agosto substituindo o francês Pascal Lamy. A eleição foi disputada até o último minuto. O número de votos obtido pelo brasileiro só deve ser revelado mais tarde.
Azevêdo teve apoio do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além dos países de língua portuguesa e de várias nações da América Latina, da Ásia e da África. Desde 2008, ele é representante permanente do Brasil na OMC. Azevêdo está diretamente envolvido em assuntos econômicos e comerciais há mais de 20 anos.

Caso de criança desaparecida em tiroteio entre PMs e traficantes completa 5 meses sem inquérito

Blog do Fábio Sena
A investigação sobre o desaparecimento do menino Maicon Batista Braga completou cinco meses neste último sábado (4) sem que a delegacia de homicídios de Vitória da Conquista conseguisse realizar um inquérito sobre o caso. De acordo com o delegado Neuberto Costa, responsável pela investigação, os policiais aguardam apenas o término do laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a formalização de um inquérito. A criança está desaparecida desde o dia 4 de dezembro, após uma troca de tiros entre policiais militares e suspeitos de tráfico de drogas. Maicon estava brincando no bairro onde morava quando foi surpreendido pela situação e, até hoje, ninguém sabe se ele está vivo ou morto. “Chegando em nossas mãos, o procedimento será concluído”, declara o delegado, “Mas sem o laudo não tem como terminar o inquérito”. Ele também disse que o DPT chegou a manter contato com a delegacia há 15 dias, afirmando que estava concluindo o laudo pericial. “Deste mês não passa”, garante o delegado.

Carros queimados empilhados no Disep estão sendo removidos

CARROS-DISEP
Atendendo a um pedido da justiça, começaram a ser transferidos hoje (07) em Vitória da Conquista vários veículos do Distrito Integrado de Segurança Pública. A notícia foi um alívio para os moradores do bairro Jurema, que sofrem com o aumento do número de casos de dengue e de insetos que invadem as casas por causa do abandono das carcaças dos carros.
Os veículos estão sendo colocados em um terreno, nos fundos do Complexo Policial da cidade.  Ainda não se sabe se todos os carros que estão empilhados no Disep, além dos que foram incendiados, serão removidos.
O transporte dos 100 veículos está sendo feito com guindastes. Seis carros são transportados por vez. A previsão é de que os veículos sejam todos transferidos até a próxima sexta-feira (10).
Fonte e foto: Site Blitz Conquista

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Conselho Penal leva atendimento médico aos internos do Presídio Nilton Gonçalves



Devido as necessidades de atendimento médico aos internos do Presídio Nilton Gonçalves, constatadas durante as visitas e acompanhamentos de rotina, que são realizados pelo Conselho Penal, o órgão decidiu providenciar atendimento médico para a unidade prisional. Em parceria com o Conselho, no próximo sábado(11), a médica clínico geral, Daniela Aquila Gobira Alves, vai prestar atendimento no presídio, a partir das 8h da manhã. O trabalho da médica deve contar, ainda, com o auxílio de técnicos de enfermagem, membros do Conselho Penal. Segundo Presidente do Conselho, Marcos Rocha, a saúde dos internos é uma preocupação da entidade, que deve desenvolver mais ações nessa área, em um futuro próximo.

Governo e Servidores Públicos chegam a acordo salarial


Correio da Bahia
O Governo Estadual e representantes dos Sindicatos de Servidores Públicos chegaram a um acordo nesta sexta-feira (3) sobre a reposição salarial da categoria em 2013. O aumento será dado em duas parcelas: 2% retroativos a 1º de janeiro e a partir de 1º de julho a complementação para chegar a 5,84%.
O aumento total acompanha o valor da inflação de 2012. Anteriormente, o valor oferecido pelo governo do estado era de apenas 2,5%,  enquanto os servidores pediam um ganho real de 3%, além do reajuste de 5,84%, marca registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano passado.

Última semana da campanha de vacinação contra gripe



vacina gripeTermina na sexta-feira (10) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A campanha que estava prevista para acontecer até o dia 24 de abril foi prorrogada por causa do baixo índice de pessoas que se vacinaram contra a gripe em todo o Brasil durante o tempo regular da campanha.
Em Vitória da Conquista, 40% do público alvo foi vacinado. Até o dia 24 de abril foram vacinadas 20.137 pessoas. A meta do município é vacinar 56.897 pessoas.
Devem ser vacinados idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e pessoas com doenças transplantados. As Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Terror no Bairro Vila América: duas mulheres morrem e outra fica ferida



Sem Título-1
Na madrugada de ontem (domingo) a população do Bairro Vila América viveu momentos de medo e tensão.
Tudo isso porque duas mulheres, que eram irmãs, sendo que uma estava grávida, foram assassinadas dentro da própria casa.
Identificadas como Raquel Morais e Renata Joaquim (19 e 13 anos), os bandidos alegaram que a dupla havia roubado R$200 e 20 gramas de pó, por isso os acusados do crime cometem os assassinatos.
Antes do crime, os homens procuraram outra vítima: Ana Maria Pereira, mas ela foi atingida na perna e só não morreu porque fingiu de morta. A polícia já está investigando o crime. Foto: Blitz Conquista

Página inicial // Desenvolvimento Social Prefeitura realiza Assembleia Extraordinária para formação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

*Secom/PMVC


Nessa terça-feira, 7, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizará a Assembleia Extraordinária que  vai debater sobre a formação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A reunião acontecerá  às 14h30, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, situada na Praça Tancredo Neves.
Todos os interessados em apoiar a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência poderão comparecer.
Confira aqui e confira o edital de convocação na íntegra.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Polícia Civil indicia autor do homicídio do idoso assassinado na zona rural de Conquista

FONTE/DH
policiaA Delegacia de Homicídios (DH) identificou o autor do homicídio que teve como vítima o idoso MANOEL FERREIRA, de 86 anos, assassinado a pauladas no dia 28.04.2013, na Fazenda Oiteiro, povoado Lagoa de Maria Clemência, em Vitória da Conquista.
Após investigações da equipe da Homicídios ficou comprovado que o autor do crime hediondo foi um morador da região de prenome MATEUS, de 25 anos, que se encontra foragido, cuja motivação do crime foi por vingança, pois dias antes o autor arrombou o estabelecimento comercial da vítima, localizado no referido povoado e furtou vários objetos, e logo depois colocou fogo no local, fato que levou a vítima a suspeitar do acusado, que acabou cometendo o crime dias depois como forma de ficar impune do furto praticado. 
MATEUS foi indiciado no inquérito policial instaurado na DH, pelos crimes de homicídio qualificado, e teve a prisão representada pela Polícia Civil à Justiça, o qual está sendo procurado pela polícia.

Policiais civis paralisam as atividades na próxima semana

*Blog da Resenha Geral
Policia-Civil-BahiaApós o governador Jaques Wagner anunciar um reajuste de 2,5% para o servidor estadual, os policiais civis baianos decidiram, em assembleia, anunciar duas paralisações que acontecem na próxima semana.
Os profissionais cruzam os braços  na segunda-feira (6) e na sexta (10). A categoria não descarta a possibilidade de entrar em greve.
Em Vitória da Conquista os policiais estão em sintonia com Salvador e também vão aderir ao movimento.
A categoria reivindica aumento salarial de 5,84%, para acompanhar o crescimento da inflação em 2012, contra 2,5% oferecido pelo governo, além das promoções para quem é da Classe 1, que segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc) deveria ter ido em abril para a classe especial; e a data-base, que seria para janeiro deste ano e ainda não foi cumprida.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dia do Desafio 2013 acontece no próximo dia 29

*Secom/PMVC


A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com a coordenação do Serviço Social do Comércio (SESC), vai realizar no dia 29 de maio o Dia do Desafio 2013. O evento acontece em todo o continente americano, com o apoio da Federação Pan-americana de Esporte para Todos (FEPADET) e difusão mundial pela The Association For International Sport for All (TAFISA) – instituição internacional de promoção de Esporte para Todos. A partir deste ano, ele integra a Campanha MOVE Brasil, iniciativa que busca ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

CDL de Conquista prevê aumento de 8% das vendas no dia das mães

*Blog da Resenha

imagesO dia das mães está chegando e com ele a
O dia das mães está chegando e com ele a expectativa de muitas vendas no comércio de Vitória da Conquista.
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) a data comemorativa só fica atrás do natal com relação as compras.
Ainda segundo a entidade, a expectativa é de que as vendas aumentem cerca de 8% com relação ao mesmo período do ano passado.
Por isso, o comércio de Conquista vai funcionar em horário especial visando o dia das mães. No dia 10, sexta-feira, as lojas abrem de 8h às 19h. Já no dia 11, sábado, o comércio abre às 8h e fecha às 18h.

Festival da Juventude divulga programação

SECOM/PMVC
Se você é um dos milhares de jovens que nos próximos dias 10, 11 e 12 de maio têm um encontro marcado com toda a efervescência cultural que o Festival da Juventude – Ano II promete, fique atento! A Prefeitura de Vitória da Conquista acaba de divulgar a programação completa do evento. A grade foi construída de forma democrática e colaborativa pelo Governo Municipal e os diversos movimentos sociais e juvenis da cidade.
A palestra de abertura do Festival, que acontece no dia 10 às 15 horas no Centro de Convenções Divaldo Franco, contará com a presença ilustre do ícone da cultura popular brasileira, Ariano Suassuna. A entrada será aberta ao público. Também estarão presentes na solenidade, a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo e a presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Ângela Guimarães.
Ainda no dia 10, o público poderá conferir a exposição fotográfica Re-Tratar, que estará aberta a visitação a partir das 19 horas na Casa Memorial Régis Pacheco. Em seguida, às 20 horas, na Praça Barão do Rio Branco, é a vez das apresentações musicais movimentarem o palco principal do evento. No primeiro dia, o show fica por conta de uma das revelações da nova geração, Tulipa Ruiz e de artistas locais

Policial da Caesg é transferido para Salvador

soldado borges 2O policial da CIPE/Sudoeste (CAESG), Marcelo Costa Borges de 33 anos foi transferido na manhã de quarta feira (01) para o hospital Santa Isabel, em Salvador.Caesg transferência
A transferência do soldado que estava internado no hospital Padre Valadares, em Jequié foi realizada por uma aeronave da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o estado de saúde dele é estável.
Borges foi baleado em uma pizzaria na cidade de Jequié, na madrugada da última segunda-feira, (29), após uma discussão com Jackson Lima Aragão, 18 anos. De posse de um revólver 38, o rapaz que já se encontra preso disparou dois tiros no abdômen do policial.

Homen é assassinado no Poço Escuro

Blitz Conquista
A policia ainda não tem pistas de quem teria assassinado Edilson Pereira de Souza, 37 anos, ele foi morto a punhaladas por volta das 9h de quarta-feira (01) no minadouro do Poço Escuro, bairro Guarani, em Vitória da Conquista.
A Delegacia de Homicídios já deu inicio as investigações, ouvindo inicialmente os amigos de Edilson que estavam com ele no momento do crime.
Segundo informações a vitima trabalhava como carregador na Central de Abastecimento – CEASA e também no Mercadão.