segunda-feira, 24 de março de 2014

Funcionários da EBDA deflagram greve por tempo indeterminado

*Blog do Rodrigo Ferraz

DSC_0417
Nesta segunda-feira (24) os funcionários da Empresa Baiana de Desenvolvimento  Agrícola (EBDA) deflagraram greve por tempo indeterminado em Vitória da Conquista. Somente na área que abrange o órgão na região são cerca de 80 servidores.

Segundo o representante do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia (SINTAGRI) em Conquista, João Pereira Gomes, a categoria cobra, principalmente, a reestruturação do órgão não só na região, mas em todo o Estado.

“Temos também uma questão emergencial, que é a quitação do passivo trabalhista e a negociação de pagamento pendentes. Outra demanda é a implantação de plano de cargos e salários com realização de concurso público”.

Ainda de acordo com o sindicalista, a adesão na região de Conquista é de 100%. “Estamos cruzando os braços e cobrando uma resposta do Governo”, finaliza.

Homem é preso e adolescente é apreendido após capotarem carro roubado

FONTE/77ª CIPM
10003433_595029897247627_1238747201_nTrês assaltantes capotaram um carro de passeio tentando fugir de uma guarnição da 77ª CIPM na BR 116, região do Centro Industrial dos Imborés em Vitória da Conquista.
Os acusados tomaram o carro de assalto por volta das 9h30 no Centro Industrial e seguiram em direção a cidade. O CICOM – Centro Integrado de Comunicação foi avisado através do telefone 190 e várias guarnições foram deslocadas na tentativa de capturar o bando.
Quando eles avistaram uma viatura, o condutor do Fiat Tempra perdeu o controle da direção, o que provocou o capotamento do veículo. Um suspeito identificado como Luan dos Santos, 18 anos foi preso imediatamente quando tentava sair do carro. Outros dois conseguiram fugir pelo matagal, sendo o adolescente E. S., 17 anos, capturado posteriormente em sua residência.
Luan e o adolescente foram apresentados no DISEP. Os dois foram reconhecidos pela vítima.

Câmara vai discutir implantação da Guarda Municipal

convite guarda municipal

Vacina contra dengue pode ser disponibilizada até setembro deste ano

*Bahia Notícias
Vacina contra dengue pode ser disponibilizada até setembro deste ano
Uma nova vacina para evitar a dengue poderá ficar disponível no mundo a partir de setembro deste ano. A vacina poderá imunizar os quatro tipos do vírus que causam a dengue, inclusive, a mais grave: a hemorrágica. Para ser liberada, a vacina precisa de aprovação de uma comissão escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A avaliação será realizada pelo laboratório Sanofi Pasteur. A pesquisadora baiana Glória Teixeira, médica infectologista e membro do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba), participará da comissão. A pesquisadora diz que a doença atigne todos os países do mundo, inclusive os mais ricos.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dr. Marcus Vinícius assume a coordenação da Polícia Civil de Conquista

*Blog do Nildo Freitas

A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia oficializou nesta sexta feira (21), a nomeação do delegado Marcus Vinícius de Morais Oliveira como novo Coordenador Regional da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN), em Vitória da Conquista. Dr. Marcus Vinicius vai ocupar o lugar do Dr. Odilson Pereira, que foi transferido para  a 2ª Delegacia Territorial, responsável pela Zona Oeste de Conquista.

Sessão Especial discute Campanha da Fraternidade 2014

Ascom/Câmara
A Câmara de Vereadores realizou na manhã desta sexta-feira (21), sessão especial para discutir a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema Fraternidade e Tráfico Humano. Autor do requerimento da sessão prevista na Lei nº 1.909, o vereador Professor Cori (PT) propôs o debate do tema no âmbito do Legislativo.
Em 2014, a campanha tem como lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Desta forma, a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) tem o objetivo de debater o tráfico humano no Brasil, uma realidade constatada em uma pesquisa sobre Tráfico de Pessoas nas Áreas de Fronteira no Brasil, divulgada no ano passado pelo Governo Federal, onde o resultado apontou que as pessoas geralmente são traficadas para fins de exploração sexual e trabalho escravo, além de serviço doméstico.

Poder Público e sociedade civil se reúnem para debater Selo Unicef

*Ascom/CV

Representantes da Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e sociedade civil organizada de Vitória da Conquista se reúnem nesta segunda-feira (24), das 14h às 18h, no Plenário da Câmara Municipal, para debater a criação do Comitê Municipal do Selo Unicef – Município Aprovado, projeto de reconhecimento internacional que estimula os municípios a assegurar o direito à cidadania de crianças e adolescentes. Para ser contemplado com o Selo Unicef, o município precisa apresentar o resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, nas áreas de saúde, educação e assistência social. Nesse sentido, várias reuniões de articulação têm sido realizadas no município com o objetivo de fazer um diagnóstico das ações realizadas. Vitória da Conquista sai na frente em algumas iniciativas exigidas pelo Unicef para ter acesso ao Selo, como o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que já existe na cidade há vários anos. Outro passo importante é a construção do Plano Municipal Pela Primeira Infância, em fase de implantação no município. 

quinta-feira, 20 de março de 2014

CPI da Telefonia pedirá que Oi, Tim e Vivo suspendam vendas de internet móvel

*Bahia Notícias

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai pedir que as operadoras Oi, Tim e Vivo suspendam as vendas de pacote de internet móvel no estado. A solicitação, que será feita pelo relator da comissão, o deputado Joseildo Ramos (PT), e colocada em votação na próxima semana pelo presidente da CPI, Paulo Azi (DEM), se deve o descumprimento, por parte das três empresas, das determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de acordo com o informado pelo próprio órgão em oitiva realizada nesta quarta-feira (19).

Mercado Municipal do bairro Brasil funcionará em novo horário aos domingos

*Secom/PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informa que durante os domingos, o Mercado Municipal do Bairro Brasil vai passar a funcionar das 7h às 14h. A modificação no horário entrará em vigor a partir desse domingo, 23, e atende a solicitação dos próprios permissionários do Mercado. Anteriormente, o local funcionava das 6h às 14h nos domingos. Melhorias – Recentemente, o Mercado Municipal do bairro Brasil recebeu melhorias realizadas pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Foram construídos dois banheiros, um masculino e um feminino, buscando dar maior comodidade aos comerciantes dos quiosques de lanchonetes.

Homem infarta dentro do próprio carro e morre no centro de Conquista

Blog do Rodrigo Ferraz
DSC_0101
No início da manhã de hoje (quinta-feira), por volta das 07h20, um homem identificado como Nivaldo Pires da Silva, 58 anos, sofreu infarto enquanto dirigia um carro Fiesta, placa JCL-5753, de Cândido Sales, em pleno terminal de ônibus da Avenida Lauro de Freitas, em Vitória da Conquista.

Embasa reabre inscrições para programa de estágio

Correio da Bahia
embasaA Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) reabre nesta quarta-feira (19) as inscrições para o Programa de Estágio 2014, com oportunidades para cargos do nível técnico e superior, para Salvador, Alagoinhas, Camaçari, Candeias, Vitória da Conquista e Caetité. As inscrições serão encerradas no dia 31 de março.
O processo seletivo será realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) e contará com três etapas: recrutamento, triagem curricular e entrevista. Os editais com informações sobre as inscrições estão disponíveis no site do IEL/BA(http://www.ielestagio.org.br/).
Para participar do processo, os alunos deverão ter pelo menos 50% do curso concluído. Com carga horária de 4 horas diárias, os estudantes recebem auxílio transporte e bolsa auxílio que varia de R$ 280 a R$ 350.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Professores voltarão as aulas nesta quinta-feira(20)

Greve_professoresNesta quarta feira (19) é o último dia de paralisação dos professores das redes estadual e municipais de ensino. Eles programaram apenas para três dias um protesto, nacional, pedindo a votação do Plano Nacional de Educação, no Congresso Nacional, além da aplicação de recursos dos royalties do petróleo na educação, destinação de 10% do PIB para o setor e cumprimento do piso nacional.
Aqui em Vitória da Conquista os professores da rede municipal também apresentaram suas reivindicações ao poder público e esperam agora que elas sejam atendidas.
*Com informações do Blog do Nildo Freitas.

Caminhoneiro resgata mulher de acidente e a pede em casamento no hospital

Correio da Bahia
Um acidente de trânsito em uma rodovia deu origem a um casamento no estado de Mato Grosso. Magna Sousa Carrijo, 48 anos, capotou o carro na BR-364 e foi socorrida pelo caminhoneiro Nilton Natalino Neves, que a pediu em casamento ainda no hospital.
O caso aconteceu há cerca de quatro meses, segundo o Estadão, mas o noivado só foi oficializado recentemente. Magna perdeu o controle do veículo que conduzia e bateu em uma árvore antes de cair em uma ribanceira na BR-364. Ela ficou presa, mas consciente dentro do carro.
Ainda segundo o Estadão, Nilton presenciou o acidente e foi resgatar a mulher. Nilton segurou a mão de Magna até chegarem ao hospital, onde aconteceu o pedido de casamento do caminhoneiro. O casal se encontrou após o acidente e só então confirmou o noivado. A data do casamento ainda será marcada.

Comissão da Verdade se reúne para decidir calendário de atividades

*Ascom/CV


Com o objetivo de construir um calendário de atividades que relembrem os 50 anos da implantação ditadura militar no Brasil e seus efeitos em Vitória da Conquista, a Comissão Municipal da Verdade reuniu-se na tarde da última quinta-feira (13) para decidir quais ações serão desenvolvidas no período que vai de 31 de março até maio de 2014. Participaram da reunião o presidente da Comissão, vereador Florisvaldo Bittencourt, além dos também integrantes advogado Rui Medeiros (vítima da ditadura), Prof. Dr. José Alves Dias e o historiador e jornalista Fábio Sena. Convidados para a reunião, estiveram presentes o pró-reitor de extensão da UESB, professor Fábio Félix, e o advogado Alexandre Xandó.

terça-feira, 18 de março de 2014

Sessão Especial debate Campanha da Fraternidade 2014

Ascom/Câmara
A Câmara Municipal realiza, nesta sexta-feira (21), às 8h30, no plenário Vereadora Carmem Lúcia, sessão especial para discutir a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema Fraternidade e Tráfico Humano. Autor do requerimento da sessão prevista na Lei nº 1.909, o vereador Professor Cori (PT) quer trazer o debate do tema para o âmbito do Legislativo.

Vitória da Conquista contrata o goleiro Rafael de Córdova

*Blog do Nildo Freitas

20060319CJAcreditando na classificação para a semi-final do Campeonato Baiano, o Vitória da Conquista vem se reforçando para brigar pelo título de campeão. Quem acabou de chegar a toca do Bode foi o goleiro Rafael de Córdova, 35 anos, contratado oficialmente pelo  alviverde no último sábado.
Rafael que já atuou em grandes clubes do Brasil, onde coleciona diversos títulos chega com a grande responsabilidade de garantir mais segurança ao gol do Bode, um dos setores mais fragilizadas da equipe.

ONDA DE ASSALTOS: empresários pensam em fechar as portas

*Blitz Conquista

O alto índice de assaltos a estabelecimentos comerciais em Vitória da Conquista tem motivado vários empresários a pensar em fechar as portas dos seus estabelecimentos. Muitos funcionários estão pedindo demissão por não suportarem a pressão emocional de serem vítimas de roubo.

Funcionários terceirizados do Estado cruzam os braços e realizam manifestação na Praça Vitor Brito

*Blog do Rodrigo Ferraz

DSC_0982

Funcionários terceirizados da educação e saúde do Estado cruzaram os braços e realizaram uma manifestação na Praça Vitor Brito, em Vitória da Conquista, na manhã desta terça-feira (18).

Com faixas e cartazes, os manifestantes informaram que estão há cerca de três meses sem receber salários. São funcionários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Hospital de Base, escolas estaduais, dentre outros.

O problema é antigo e a categoria cobra uma posição do Governo do Estado sobre o assunto. Os representantes das universidades e escolas informaram que estão cobrando, junto ao Governo, o pagamento dos salários dos terceirizados.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Prefeitura realiza campanha municipal “Tuberculose tem Cura”

*Secom/PMVC


Com o tema “Tuberculose tem cura”, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, até o dia 28 de março, a Campanha Municipal de Combate à Tuberculose 2014. O objetivo é aproveitar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, para informar a população sobre a doença. Durante a campanha, será realizada uma programação diversificada com capacitações de profissionais da rede municipal de saúde e do Presídio Nilton Gonçalves; palestras na Secretaria de Desenvolvimento Social, no Abrigo Nosso Lar, no Centro de Referência em Assistência Social para a População em situação de rua (Creas Pop), nas unidades de saúde; e avaliação com pneumologista. Em Vitória da Conquista, o diagnóstico e o tratamento da doença são realizados no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária por uma equipe formada por médica pneumologista, enfermeira, farmacêutica e técnica de enfermagem. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser realizado durante seis meses.

Secretários se reúnem para discutir sobrecarga da Polícia em calendário de festas

*Bahia Noticias
A superabundância de festas previstas para 2014 – ano em que Salvador verá seu segundo Carnaval durante a Copa do Mundo e ganhará um aniversário de oito dias (sem falar no São João) – tem preocupado o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa. De acordo com informações divulgadas neste domingo (16), pela coluna Satélite, do Correio, ele marcou para a terça-feira (18) uma reunião com o líder da pasta municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, para discutir a sobrecarga das polícias Militar e Civil causada pelo calendário de eventos. Segundo a publicação, o dilema de Barbosa é o mês de junho, quando o governo precisará dar conta do reforço na segurança da capital, lotada de turistas por conta do Mundial de futebol, e de dezenas de cidades do interior, famosas pelas grandes festas juninas.

Comerciantes devem voltar a protestar nesta segunda-feira(17)

avenida-brumado-51Na tarde de hoje (17) comerciantes devem voltar a protestar contra o binário da Avenida Brumado. A manifestação está prevista para a partir das 17h e conta com o apoio do Movimento Contra a Morte Prematura.

Os lojistas alegam que os prejuízos causados após a mudança promovida pela prefeitura são muitos.
Proprietários de postos de combustíveis afirmam que as vendas caíram cerca de 50%. A principal reclamação são as ciclovias colocadas em frente a estabelecimentos comerciais na via.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Conquista: professores municipais paralisam as atividades por três dias

As atividades escolares da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista estarão suspensas de segunda-feira (17),  a quarta-feira (19), em função de uma paralisação dos profissionais da educação. No primeiro dia do movimento, a categoria realizará uma manifestação com panfletagem nas feiras da Patagônia, Ceasa e do bairro Brasil, a partir das 8:30h; no segundo, uma assembleia, também no período da manhã, para discutir o termo de repactuação da categoria, documento que contém as reivindicações dos profissionais para a campanha salarial 2014; e uma tarde de formação no dia 19.

Seminário Regional discute a Primeira Infância em Vitória da Conquista

*Secom/PMVC

Com o objetivo de contribuir para a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade do atendimento em creches em todo o país, foi realizado na tarde desta quinta-feira, 13, o I Seminário Regional do Sudoeste Baiano: Primeira Infância. O evento foi promovido pela Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) em parceria com a Fundação Abrinq –Save the Children.
O seminário contou com a presença do secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, de prefeitos de diversas cidades da região, além de pessoas que atuam na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Corpo de jovem é encontrado carbonizado e esquartejado em Conquista

Blitz Conquista
DSC_0538
O corpo de um jovem de 20 anos foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, 13, no meio de um matagal no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista.
Populares passavam próximo ao local, no vale junto à lagoa de tratamento de esgoto (pinicão), quando notaram o mau cheiro e ao verificarem encontraram o corpo esquartejado e parcialmente carbonizado.

quinta-feira, 13 de março de 2014

FAINOR anuncia engenharia civil, retorno do vestibular de Direito e possibilidade de implantar curso de medicina

*Do Blog do Rodrigo Ferraz
DSC_0611
A Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) está buscando ampliar o seu leque de graduações e trazer cada vez mais estudantes de todo o Estado e até mesmo do Norte de Minas Gerais.
Em entrevista concedida ao Blog do Rodrigo Ferraz na manhã de hoje (quinta-feira) o diretor geral da faculdade, Edgard Larry, revelou que até o fim do ano ou no início de 2015 será oferecido o primeiro vestibular do curso de engenharia civil.

Prefeitura realiza campanha de conscientização sobre o uso da água

No próximo dia 22 de março é celebrado mundialmente o Dia da Água. Em Vitória da Conquista, as comemorações referentes à esse dia já tiveram início. A Prefeitura, por meio do Módulo de Educação Ambiental vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando nas escolas da Rede Municipal de Educação uma campanha de conscientização sobre o uso da água, ressaltando a importância de as pessoas terem atitudes que colaborem para a preservação e a economia desse recurso natural. A primeira escola a receber a equipe do Módulo foi a Zulema Cotrim.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Adolescente mata ex-namorada, filma execução e põe imagens na internet

Correio da Bahia
Um dia antes de completar 18 anos, um jovem do Distrito Federal matou a ex-namorada, de 14 anos, com um tiro no rosto. O motivo seria uma desconfiança de que a menina estaria envolvida com pessoas de gangues rivais da região onde morava. De acordo com a Polícia Civil, que investiga o caso, o adolescente filmou a execução e divulgou o vídeo entre seus amigos pelo aplicativo de troca de mensagens Whatsapp.
O rapaz, que não pode ter sua identidade revelada por ser menor de idade no dia do crime, foi preso na terça-feira (11) pela manhã, duas horas antes do seu aniversário e por isso responderá pelo crime de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Ele cumprirá medidas socioeducativas.
Em outro vídeo também divulgado pelo Whatsapp, o rapaz confessa ter assassinado Yorrally Ferreira. Ele conta que não queria mais nada com a menina e por isso ela estaria “botando pressão” em jovens de gangues rivais. “Vários já vieram falar comigo de que ela estava falando que eu tava (sic) ameaçando eles, jogando conversa fora”, diz no vídeo.

Câmara Municipal realiza sessão especial para homenagear as mulheres conquistenses


Nesta quarta-feira, a Câmara de Vereadores de Conquista, realizou uma sessão especial nesta quarta-feira. O evento celebrou o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março. A sessão que integra o calendário oficial de atividades da Casa, é realizado há 20 anos e a cada edição torna-se mais participativo, atraindo mulheres de todos os segmentos sociais.

Portaria que autoriza mudança de AM para FM é assinada


A portaria que define regras para a migração das emissoras que atuam na faixa AM para a FM foi assinada nesta quarta-feira (12) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a troca de banda começará em agosto. Segundo a Agência Brasil, a expectativa é a de que algumas estações de rádio comecem a operar até o fim do ano. "Nós achamos que isso vai ser um avanço extraordinário. A rádio AM tem uma qualidade de sinal inferior e, migrando para FM, ela vai ter uma audiência melhor, um interesse maior da audiência, e com certeza vai fortalecer a rádio do ponto de vista comercial e financeiro", disse Bernardo. A autorização para a mudança de faixa foi sancionada em novembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, para que as emissoras possam continuar em funcionamento, já que o sinal AM tem piorado a qualidade com o crescimento das cidades, e também poderão ser acessadas por tablets e celulares. Sessões públicas serão organizadas para que os radiodifusores possam pedir a migração.

Mais de 1,4 milhão de declarações de Imposto de Renda já foram entregues


Desde a última semana, foi aberto o prazo para declaração do Importo de Renda (IR) 2014. A Receita Federal já contabilizou até as 17h desta quarta-feira (12) mais de 1,4 milhão de certificados. A declaração deve ser apresentada pela internet, através do programa gerador, disponível no site da Receita ou pelo m-IRPF, aplicativo para smartphones e tablets. A expectativa é de que 27 milhões de pessoas apresentem a declaração até o fim do prazo, um milhão a mais do que no último ano.

terça-feira, 11 de março de 2014

Caminhão cai em rua ao lado IFBA

*Blog do Nildo Freitas
caminhãoUm caminhão caiu em um buraco na segunda feira (10) na rua que fica na lateral do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Vitória da Conquista.
Segundo os moradores recentemente foi realizado um serviço de esgotamento sanitário no local, mas não concluíram a obra, deixando a rua sem pavimentação causando transtornos para quem passa por ela. O veículo só foi retirado do buraco com a ajuda de uma máquina retroscavadeira.

Unidades de Saúde de Vitória da Conquista já estão vacinando contra o HPV

*Secom/PMVC


Meninas de 11 a 13 anos têm até o dia 10 de abril para garantir a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV). A vacina começou a ser oferecida em todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista nesta segunda-feira, 10.
Em Vitória da Conquista, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, existem 8.288 adolescente entre o público-alvo da campanha. A meta para o município é a imunização de 80% deste público. Para tanto, a Secretaria de Saúde conta com 40 equipes de vacinação espalhadas em 40 unidades de saúde das zonas rural e urbana.

Moradores do Bairro Vila América protestam: ‘Queremos asfalto’

DSC_0424
Na manhã de hoje (terça-feira) dezenas de moradores do Bairro Vila América realizaram um protesto na localidade cobrando asfaltamento em várias ruas da localidade.
Os manifestantes utilizaram faixas e bloquearam várias vias do bairro. Os moradores cobram a aplicação de recursos no valor de mais de R$3 milhões através do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) do Governo Federal.
As mobilizações prometem continuar até que o asfalto chegue nas ruas.

*Informações e foto: Blog do Rodrigo Ferraz

segunda-feira, 10 de março de 2014

Servidores da Uesb cruzam os braços


DSC_0288Nesta segunda-feira, começariam as aulas do primeiro semestre da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mas a paralisação dos servidores marcou o dia de hoje. Os funcionários cruzaram os braços nos três campi da instituição. Eles fecharam os portões da instituição, exibindo panfletos e cartazes, a categoria reivindicando do Governo do Estado os seguintes pontos: Regulamentação do plano de carreira, o pagamento do reajuste linear anual retroativo à data-base de 1º de janeiro e aumento do valor do auxílio-alimentação. A expectativa é de que a paralisação seja realizada durante toda a semana, inviabilizando vários serviços da Uesb. Segundo os servidores, a adesão é de praticamente 100%.
*Foto: Blog do Rodrigo Ferraz



PM quer retirada de películas dos táxis de Conquista

*Blog do Nildo Freitas


Nos últimos tempos tem se tornado comum a utilização de táxis, por parte de assaltantes de Vitória da Conquista, pois este acaba se tornando um elemento facilitador durante a fuga, já que o bandido não precisa estar com um veículo próprio para cometer o crime, e em se tratando de um táxi não levanta suspeita.
Segundo o comandante da 77ª CIPM, Major Marcelo Souza Lima, outro agente facilitador tem sido as películas utilizadas nos vidros dos veículos, para isso ele vem desde o ano passado solicitando junto ao Sindicado dos Taxistas de Vitória da Conquista, a retirada dessas películas, pois o uso destas dificulta a visualização dos policiais ao interior dos táxis.  

Inscrições para 50 mil vagas remanescentes do ProUni começam nesta segunda


Cerca de 50 mil bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ainda estão disponíveis, segundo estimativa do Ministério da Educação. As inscrições para ocupar as vagas remanescentes começam, nesta segunda-feira (10), pela primeira vez, por meio do site do projeto. Até o ano passado, os postos eram ocupados a partir de processo seletivo organizado pela instituição de ensino que oferece a bolsa. Por enquanto, podem se candidatar os que se inscreveram em turmas que não foram formadas, além de professores da rede pública. A partir da quarta-feira (12), as vagas remanescentes serão colocadas à disposição para todos os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, sem ter zerado a redação. Além do preenchimento dos postos, os estudantes já matriculados nos cursos, que cumpram os requisitos do programa, mas ainda não possuam bolsa, poderão pleitear o benefício. Após a inscrição online, os postulantes terão dois dias úteis para comprovar as informações na instituição de ensino em que pretendem ingressar.
*Bahia Notícias

Governador empossa novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Governador empossa novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
O governador Jaques Wagner empossou nesta segunda-feira (10), na sede da Associação Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador, os 45 novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes). O objetivo do colegiado é promover a articulação entre o governo e representantes da sociedade civil, com a proposição de políticas públicas e ações para promoção do desenvolvimento sustentável da Bahia. De caráter consultivo, o órgão é formado por representantes dos segmentos empresarial, acadêmico, movimentos sociais, terceiro setor e juventude. Esteve presente à solenidade de posse o secretário estadual para Assuntos Estratégicos, Edvaldo Brito, cuja pasta gerencia o conselho.
*Informações do Bahia Notícias

sexta-feira, 7 de março de 2014

2º Campeonato Baiano de Futebol do Nilton Gonçalves recebe reconhecimento da Câmara Municipal

Na sessão desta sexta-feira (7), foram homenageados pela Câmara Municipal, com a entrega de Moções de Aplauso, os responsáveis pela realização do 2º Campeonato Baiano de Futebol no Presídio Nilton Gonçalves. A iniciativa foi do mandato da vereadora Irma Lemos (PTB). De acordo com os organizadores, o objetivo do Campeonato é incentivar cada vez mais práticas alternativas à reinserção social dos presos, através de atividades que os mantenham ocupados, melhorando sua autoestima e resgatando a sua dignidade, além de oferecer qualidade de vida através da prática de esporte.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Receita Federal começa a receber declarações

*Blog do Nildo Freitas

ReceitafederalA partir desta quinta feira (06), a Receita Federal estará recebendo, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 27 milhões de contribuintes em todo o país. No estado da Bahia são esperados 1,12 milhão de declarações.
O contribuinte deve ficar atento para não perder o prazo, que termina no dia 30 de abril. As declarações podem ser enviadas através do site da Receita:  http://www.receita.fazenda.gov.br/

Começam os preparativos para a Expoconquista 2014

*Blog do Rodrigo Ferraz
DSC_0008
Acontece de 21 a 30 de março mais uma edição da Expoconquista. O evento é considerado um dos mais importantes do interior da baiana. Segundo a organização, a expectativa é que esse ano a iniciativa movimente mais de R$100 milhões em negócios.
Na manhã de hoje (quinta-feira) o Blog do Rodrigo Ferraz esteve no Parque de Exposições Teopompo de Almeida e acompanhou a estrutura que já começa a ser montada.
Uma equipe da secretaria de serviços públicos deu início a limpeza dos stands e uma equipe de trabalhadores está viabilizando a estrutura da Feira Coopmac Sebrae.

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue


Manter você e sua família longe da dengue é objetivo das ações de combate à dengue realizadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Programa Municipal de Controle de Endemias. Nessa perspectiva, o Governo Municipal vem intensificando as visitas aos imóveis, por meio da realização de mutirões aos sábados, coleta de pneus e orientação à comunidade quanto à importância de evitar o acúmulo de água em reservatórios destampados.

Mais de 20 mil alunos retornam as aulas na próxima segunda (10)

*Blog da Resenha Geral

Instituto-de-Educação-Euclides-Dantas

Mais de um milhão de estudantes, das mais de 1.300 unidades escolares da rede estadual de ensino da Bahia voltam as aulas na próxima segunda-feira (10). Em Vitória da Conquista, mais de 20 mil alunos devem retornar para as mais de 30 escolas que fazem parte da rede em todo o município.
Em toda 20ª Diretoria Regional de Educação, cerca de 40 mil estudantes voltam às salas de aula.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Seis em cada dez pessoas traficadas no Brasil são mulheres, diz agência da ONU

*Agência Brasil
Mulher
Agências da ONU lançaram nesta quarta feira (5) uma campanha global para combater vários tipos de tráfico. O evento ocorreu durante uma feira do setor de turismo em Berlim, na Alemanha. Participam da iniciativa a Organização Mundial do Turismo (OMT), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Escritório sobre Drogas e Crime (Unodc). Segundo o Unodc, as mulheres representam 60% das vítimas de tráfico humano, 27% são crianças – na maioria, meninas.

Conquista: missa de cinzas marca o lançamento da Campanha da Fraternidade e início da Quaresma

*Blog do Rodrigo Ferraz
DSC_0452
Na manhã desta quarta feira (05) na Catedral de Vitória da Conquista foi realizada a tradicional missa da quarta-feira de cinzas, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luiz Gonzaga Pepeu.
A missa ainda foi marcada pelo início do período da Quaresma e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2014, que esse ano traz o tema ‘ Fraternidade e Tráfico Humano’ e o Lema ‘É para a liberdade que Cristo nos libertou’ (Gl 5,1).
Milhares de fiéis lotaram a catedral durante a celebração. Já no domingo (09), a partir das 07h acontecerá uma caminhada de louvor que irá marcar o pontapé inicial da campanha.
DSC_0435
A concentração da caminhada será realizada no Seminário dos Capuchinhos (Av.Brumado) em direção  a Paróquia Rainha da Paz (Av.Frei Benjamim ), onde às 9h haverá a Celebração Eucarística presidida por Dom Pepeu.

Adolescente morre afogado em Anagé

*Blog do Nildo Freitas

barragem de anagé
Um jovem de 19 anos morreu afogado na terça feira (04) na barragem do município de Anagé.
Segundo informações, Diego Nascimento Lima, estava tomando banho na localidade conhecida como Baixinha, na barragem do Rio Gavião, quando por volta das 16h se afogou.
O jovem morava na Rua Lícia Pedra, bairro Panorama.

Após o feriado de carnaval, Conquista começa a retomar a rotina

DSC_0109
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Após o feriadão de carnaval, o comércio de Vitória da Conquista voltou a funcionar normalmente nesta quarta-feira de cinzas (05).
Muitas pessoas estão retornando para a capital do Sudoeste e retomando a rotina durante o período da tarde.
As agências bancárias retornaram ao trabalho a partir do meio-dia, porém o movimento foi considerado ainda tímido nesse primeiro dia de expediente pós carnaval. As agências esperam um movimento maior nesta quinta-feira(06)

terça-feira, 4 de março de 2014

CECPM e MCMP querem agilidade na convocação do concurso PM-BA 2012

ASCOM/CECPM
Foto: Carlos Ferreira
19-20140302_122230A Comissão de Excedentes do Concurso da Policia Militar- CECPM e o Movimento Contra a Morte Prematura – MCMP, se reuniram domingo (02) para mais uma vez discutir sobre a convocação dos habilitados do concurso realizado em 2012, com 9.404 candidatos aprovados para toda a Bahia, sendo 10% para Vitória da Conquista e Região.
Durante o encontro ficou definido que será realizada na próxima quinta feira (06), uma manifestação pacífica na Praça 9 de Novembro, às 10h. Os manifestantes pretendem exibir faixas, cartazes, e distribuir folders e folhetos para a população, mostrando a necessidade do governo da Bahia chamar os excedentes para diminuir o déficit de policiais atualmente no estado.

Remédios ficarão mais caros a partir do dia 31 deste mês

Agora São Paulo
medicamentos1Os remédios poderão ficar 3,47% mais caros,  a partir do próximo dia 31 deste mês, segundo previsão do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos de São Paulo).
O governo publicou sábado (01), no “Diário Oficial da União”, a data em que o aumento nos preços estará liberado.
Na publicação oficial, a Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) também divulgou um dos índices usados para o cálculo do reajuste, que é o fator de produtividade dos fabricantes, fixado em 4,66%.
O Sindusfarma utilizou esse índice e a previsão da inflação acumulada em 12 meses para calcular o valor do reajuste.

Vacina contra o HPV começa na próxima semana


O Ministério da Saúde inicia na próxima segunda-feira (10) a vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. Meninas de 11 anos a 13 anos devem ser imunizadas em três momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada seis meses após a primeira. A terceira deve ocorrer cinco anos depois. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos.