sexta-feira, 24 de julho de 2015

Detran lança campanha educativa para motociclistas

*Agecom-BA
Em decorrência do alto índice de acidentes envolvendo motocicletas, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lança oficialmente, neste domingo (26), a campanha educativa ‘Leve a consciência na garupa’, com o objetivo de conscientizar dos condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito e do uso dos equipamentos de segurança, como capacete e luvas.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Agência Móvel da Coelba vai atender no Povoado de Baixão

coelba movelA Agência Móvel da Coelba estará na próxima sexta-feira (24) no Povoado de Baixão, zona rural de Vitória da Conquista. A unidade de atendimento ficará ao lado da Escola Municipal Orlando Spínola, atendendo das 8h30 às 15h30 aos moradores dos povoados de Baixão, Malhada, Umburana e Retiro.

No local, os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além do cadastramento na Tarifa Social, estarão disponíveis na unidade móvel serviços como pedidos de novas ligações, segunda via de conta de energia, religações, entre outros.

Prefeitura entrega segunda Academia da Saúde de Vitória da Conquista

*Secom/PMVC


Promover práticas corporais, atividades físicas, alimentação saudável, além de contribuir para incentivar modos de vida saudáveis entre a população. É com esses objetivos que o Governo Municipal entrega, nesse domingo, 26, a segunda Academia da Saúde de Vitória da Conquista, localizada no bairro Vila Serrana. A solenidade acontece a partir das 10h. O investimento na obra foi de R$ 173.897,06, provenientes de recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, com contrapartida do Município. A Academia de Saúde está localizada entre a Avenida Rafael Spínola e as ruas G, L e N do Parque Residencial Vila Serrana e conta com uma área externa de 450 m² e área construída de 112,55 m².

11 direitos que o consumidor pensa ter, mas não tem

*Estadão

1. A troca de produtos não vale para qualquer situação, mas apenas quando há defeito. Por isso, se vai presentear alguém, é sempre bom negociar com o lojista para garantir troca caso a cor não agrade ou o tamanho seja inadequado.

2. A troca não é imediata em caso de defeito. Depois que o produto saiu da loja, em caso de defeito, o Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reparo. Só depois disso, se o prazo de conserto não for cumprido ou o defeito persistir, é possível trocar por um novo produto ou pedir o dinheiro de volta. Algumas lojas, por liberalidade, fixam um prazo para troca no próprio estabelecimento, em caso de problemas.

3. O prazo de arrependimento da compra, de sete dias, não vale em qualquer situação. Só é válido para compra feita fora do estabelecimento, ou seja, pela internet, a domicílio ou pelo telefone, quando não é possível ver o produto de perto.

Alunos das universidades estaduais têm até 31 de julho para atualizar dados no CadÚnico


*Secom/Ba

Aproximadamente nove mil estudantes das universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) têm, até o próximo dia 31, para atualizar os dados e confirmar as informações, que irão subsidiar o Governo do Estado na implantação da Política Estadual de Permanência Estudantil. Para confirmar os dados é preciso acessar o Portal da Educação.

A Secretaria da Educação do Estado já enviou cartas para os nove mil estudantes, que têm pais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, solicitando as informações que subsidiem a consolidação da Política Estadual de Permanência Estudantil.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Criminosos matam um e deixam dois feridos nos bairros Vila América e Vila Eliza


homicídio_vilaelizaDois crimes ocorridos na tarde desta quarta-feira (22) deixaram um morto e dois feridos, nos bairros Vila América e Vila Eliza, em Vitória da Conquista. Apesar da distancia entre as localidades, a suspeita é que os crimes tenham sido praticados por um mesmo grupo criminoso, que conduziam um GM Vectra preto.
A primeira ocorrência foi registrada no bairro Vila América. Segundo testemunhas, o veículo se aproximou de Flávio Matos de Souza e um dos ocupantes começou a atirar. Flávio foi alvejado no braço e socorrido pelo Samu 192.
Cerca de uma hora após a tentativa de homicídio no Vila Amércia, a polícia foi acionada no Conjunto Habitacional do Vila Eliza. O mesmo veículo foi avistado na cena de um crime, onde duas pessoas foram alvejadas. Vinícius Santos, vulgo Vinicinho, morreu no local, já Messias Santos Brito, de 23 anos, conseguiu correr e pedir socorro na casa de um conhecido.
Messias foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital de Base em estado grave. Uma guarnição do Peto 77ª CIPM realizou buscas na região, porém não localizou o veículo e nem os atiradores. *Informações e foto: Blitz Conquista

Prefeitura divulga resultado preliminar da 2ª etapa da seleção e classificação

DSC_9866
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias municipais de Administração e de Educação, torna público o resultado preliminar da 2ª Etapa da Seleção – Títulos e Experiência – aberta pelo Edital n° 01/2015, bem como a classificação no certame, conforme o anexo. O candidato que se julgar prejudicado com o resultado preliminar da 2ª etapa – Títulos e Experiência – e com a classificação no certame terá o prazo de um dia útil, contado da data da divulgação deste Edital, para apresentar recurso, na Coordenação de Gestão de Pessoas (Recursos Humanos) da Secretaria Municipal da Educação, localizada na Avenida Siqueira Campos, n° 1842, bairro Vila Emurc, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O recurso deve ser dirigido à Presidente da Comissão, devidamente fundamentado e de forma objetiva e clara, observando as disposições contidas nas normas desta Seleção, utilizando-se, exclusivamente, do modelo contido no anexo V, do Edital de Abertura da Seleção. Não serão recebidos recursos fora do prazo estabelecido no item 10 do Edital de Abertura e deste edital. *Secom/PMVC.

3ª chamada do Vestibular e do SiSU 2015.2

Para quem participou do Vestibular 2015 ou do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2015.2, a Uesb divulga mais uma lista de convocados para ingressar no segundo semestre letivo, em seus três campi. O Edital 104/15 apresenta os candidatos chamados pelo SiSU e o Edital 105/15 lista os nomes aprovados pelo Vestibular.
Nos Editais citados encontra-se a lista de documentos necessários ao ingresso dos novos alunos. Estes deverão comparecer até a Secretaria de Cursos do campus em que foi aprovado, entre os dias 29 e 31 de julho, sempre nos horários das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (77) 3261-8612, em Itapetinga; (73) 3528-9654, em Jequié; e (77) 3424-8661, em Vitória da Conquista. *Ascom/UESB.

terça-feira, 21 de julho de 2015

TRE-BA realiza concurso com vagas para analista e técnico do Judiciário


TRE-BA realiza concurso com vagas para analista e técnico do JudiciárioA partir do mês de outubro, acontecerá a seleção pública para as vagas de analista e técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). A comissão do concurso público será definida até o fim deste mês, e irá estabelecer as diretrizes do processo de seleção e a empresa responsável pela organização. O número de vagas ainda não foi definido, mas o TRE já confirmou que serão ofertadas oportunidades nas carreiras de técnico e analista judiciário. Para o cargo de técnico, de nível médio, remuneração será de R$6.177,75. Já para analista, de nível superior, os salários são de R$9.645,80. Em ambos os casos, já incluídos o valor de auxílio- alimentação. O último concurso foi realizado em 2009.  *Informações do Bahia Notícias.

Tarado da Lagoa das Flores assusta estudantes

Estudantes e professores do povoado de Lagoa das Flores, município de Vitória da Conquista estão preocupados com a ação de um tarado. De acordo com jovens e adolescentes que moram na localidade, o homem aborda as jovens, tentam agarrá-las e ainda faz gestos obscenos. Muitos acreditam que algumas garotas possam ter sido violentadas, mas por medo e vergonha elas não tem registrado queixa na polícia. Fonte: Blitz Conquista  

Bahia ultrapassa meta de vacinação contra Aftosa


O índice da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante o mês de maio, em todo o estado da Bahia, alcançou 94,54%. A meta de 90%, exigida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), foi ultrapassada pelo segundo ano consecutivo. Os criadores vacinaram 9.885.252 dos 10.456.646 bovinos e bubalinos existentes no estado.
De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), as regiões de Entre Rios, Cocos, Brumado e Itaberaba alcançaram índices acima de 99%. Também se destacaram as regiões de Itapetinga (97,61%), Itaberaba (97,22%), Irecê (97,06%), seguidas por Teixeira de Freitas (96,89%) e Vitória da Conquista (96,61%). Dados do Sistema Informatizado da Adab mostram que 86% das 278.217 propriedades da Bahia declararam a vacinação no prazo estabelecido.
O diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, acredita na importância desse alto índice de vacinação do rebanho para o bom desempenho da agropecuária no Produto Interno Bruto (PIB). “A defesa é o suporte e passaporte para o sucesso da pecuária baiana. É preciso estar atento à sanidade animal para que nenhuma doença comprometa os rebanhos, com reflexos negativos na renda do produtor e para o agronegócio”.

Major Mucyo Vasconcelos assume o comando da Caesg

troca caesg
Foto: Roberto Silva/ Blog da Resenha Geral

Aconteceu na última segunda feira (20) na área cívica do 9º Batalhão da Policia Militar em Vitória da Conquista, solenidade de troca de comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste (CIPE/Sudoeste), antiga Caesg.

O comando da especializada está sob o comando agora do Major Mucyo Vasconcelos, que substitui o também Major Arthur Mascarenhas que foi transferido para Salvador.

*Ascom/UESB


Facilitar e melhorar a vida das pessoas por meio dos avanços da tecnologia móvel têm sido um dos grandes objetivos de quatro rapazes que desenvolveram o “TheLivery”, aplicativo para o sistema Android que permite aos usuários utilizar o serviço online de delivery de alguns restaurantes e lanchonetes de Vitória da Conquista.
A ideia de criar essa plataforma surgiu numa conversa entre dois amigos, Érico Rodrigues e Vitor Deodato, ambos estudantes do primeiro semestre do curso de Administração da Uesb, que viram a necessidade de desenvolver um recurso que permitisse a união entre o consumo e a prestação de serviço, de forma rápida e eficiente.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Prefeitura assina Ordem de Serviço para ampliação da Policlínica Admário Silva Santos

Nessa terça-feira, 21, às 16h, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista anuncia mais uma grande obra para  a comunidade da zona oeste do município: a ampliação da Policlínica de Atenção Básica Dr. Admário Silva Santos. A Ordem de Serviço para início das obras será assinada, nesta data e horário, no Salão Nobre do Gabinete Civil. Serão investidos mais de R$ 177 mil de recursos dos governos Municipal e Federal na ampliação. Inaugurada em 2000, a Policlínica é responsável pelo atendimento da população dos bairros Alegria, Santa Helena e parte do bairro Brasil. Com a ampliação, a unidade que, atualmente, conta com uma área construída de 158.25 m², passará a contar 250.61 m² e uma estrutura acrescida de mais dois consultórios, sendo um deste com sanitário, sala de reunião, sala de Raio-X, sanitário, escovódromo e ampliação das salas de vacina, curativo, espera, recepção e copa. Atualmente, a Policlínica atende a população, das 7h as 19h, nas especialidades: clínica geral, pediatria, ginecologia e odontologia. No espaço, também funciona o ambulatório regional de Anemia Falciforme. A unidade conta ainda com duas equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), onde atuam 32 agentes. A Policlínica de Atenção Básica Dr. Admário Silva Santos está localizada na  Av. Frei Benjamin, s/nº – Bairro Brasil. *Secom/PMVC.

Atendimento ao eleitor é suspenso na Bahia

Fórum-Eleitoral-Vitoria-da-ConquistaNesta segunda e terça feira ( 20 e 21), o atendimento ao eleitor na Justiça Eleitoral será interrompido. Cartórios e postos do TRE-BA nos Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac’s), tanto na capital, quanto no interior do Estado, não funcionarão. Estarão suspensos todos os serviços prestados aos eleitores, como cadastramento biométrico do eleitorado, restabelecimento de direitos políticos, fornecimento de certidão de quitação eleitoral (mesmo para emissão de CPF ou passaporte).

A paralisação se deve à mobilização nacional dos servidores do Judiciário Federal, pela aprovação do Projeto de Lei 28/15, que trata da recomposição salarial da categoria, sem reajuste desde 2006. A fim de reduzir perdas inflacionárias decorrentes de quase uma década de estagnação salarial, o PLC 28/15 propõe reajustes de forma escalonada aos servidores, com pagamentos ao longo de três anos, em parcelas semestrais. O PLC 28/15 foi aprovado, por unanimidade, pelo Senado e aguarda o posicionamento da Presidência da República. Com informações site TRE-BA.

Homem é conduzido à delegacia após mutilar orelha de cachorro em Aracatu


cachorroUm morador da cidade de Aracatu foi conduzido à delegacia após ter mutilado a orelha do cachorro de estimação durante uma cirurgia caseira. De acordo com a 20ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin), em Brumado, que recebeu o caso , a situação foi descoberta após denúncia feita à Polícia Militar.
Na delegacia, o suspeito justificou que o procedimento de reduzir orelha ou o rabo seria comum na zona rural. O animal, de raça não definida, foi medicado por um veterinário na delegacia, no entanto, o estado de saúde dele ainda é desconhecido.
O homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado, mas vai responder por maus-tratos. A polícia informou que ainda será decidido se o cachorro vai voltar para o dono ou se vai ficar com alguma entidade de proteção aos animais. Informações G1 Bahia

Jovens filmam o próprio acidente. Veja o vídeo:


sexta-feira, 17 de julho de 2015

Vestibular da FTC acontece neste domingo(19)

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) realiza o seu vestibular tradicional no próximo domingo (19), em Vitória da Conquista, Itabuna, Feira de Santana, Jequié e Salvador. Na capital, as provas acontecem pela manhã, das 9h às 12h e no interior, no período da tarde, das 14h às 17h. As inscrições seguem até esta sexta-feira (17).

Família procura jovem desaparecido

Foto: Arquivo PessoalEstá desaparecido há 21 dias o jovem conquistense Alison da Silva Santos, de 19 anos. os familiares informaram que Alison saiu para vender pirulitos na vizinha cidade de Itapetinga e depois não deu mais notícias.
Essa não é a primeira vez que o jovem desaparece. Na outra oportunidade ele ficou por três meses sem dar notícias e acabou sendo encontrado em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia.

Quem tiver alguma informação, entrar em contato pelo telefone (77)8854-2253.

Policial atingido por disparo acidental volta a falar e escrever


DSC_0521*Blog da Resenha Geral

O policial militar Rudson Souza, ferido em um acidente com arma de fogo, começou a apresentar uma melhora considerável em seu quadro de saúde. Vinte dias após o acidente, o policial já se comunica e interage com a família.
Segundo o comando da 77ª CIPM, a qual pertence o soldado, ele consegue falar, mesmo com a traqueostomia, e escreve mensagens em uma folha de papel.
O acidente aconteceu em 26 de junho. Rudson ficou internado na UTI por 17 dias e está há quatro no apartamento, concluindo sua recuperação. Ele apresenta grandes evoluções, mas a recuperação ainda requer um processo longo e gradativo.

Servidores da Saúde deflagram greve por tempo indeterminado

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Os servidores do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira, 17, em Vitória da Conquista, e deflagraram greve por tempo indeterminado. A ação aconteceu em frente ao órgão.

Em nota, os profissionais afirmam que a categoria vem ”enfrentando crescentes dificuldades para o desenvolvimento das suas atividades, acarretando sérios prejuízos à saúde da população” e que  a “extinção das 31 DIRES, substituídas por apenas 09 Núcleos Regionais de Saúde, gerou uma centralização dos serviços nessas Sedes, precariedade no funcionamento das Bases, bem como a sobrecarga de trabalho e desmotivação dos trabalhadores”.

Ainda segundo a categoria, a paralisação de hoje “se insere no contexto de mobilização de diversas entidades/órgãos baianos em defesa do SUS, contrária à proposta de terceirização e privatização da saúde”.

A greve dos trabalhadores do Núcleo Regional em Conquista, nesta sexta-feira, se insere na greve dos servidores da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, que teve início nesta sexta-feira, 17. Segundo o Sindsaúde (Sindicato da categoria), a decisão de greve foi provocada pela insatisfação devido à falta de valorização da categoria, às péssimas condições de trabalho e a falta de diálogo com o governo. Com informações da Mega Rádio

quinta-feira, 16 de julho de 2015

PRE localiza desmanche de veículos na zona rural de Conquista

veículos apreendidos no desmanche
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Vitória da Conquista localizou nesta quarta-feira (15), no povoado da Limeira, zona rural de Vitória da Conquista, um local que vinha sendo utilizado para desmanche de veículos. De acordo com informações da PRE, o local foi encontrado após uma denúncia anônima. No local os policiais encontraram quatro chassis e uma motocicleta Honda 125 sem placa, todos com sinais de adulteração. O responsável pelo local juntamente com o material apreendido foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). *Blog do Nildo Freitas.

Greve dos servidores da Saúde começam nesta sexta(17), em toda a Bahia


assembleia-13Os servidores estaduais da saúde iniciarão uma greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (17). A categoria promete paralisar as atividades em todos os Núcleos Regionais de Saúde (antigas Dires). Durante a greve, os serviços de saúde das unidades da capital e interior do Estado serão paralisados, com exceção do atendimento nas emergências e assistência a pacientes internados.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), a greve é motivada pela precariedade das condições de trabalho, redução da remuneração e extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), entre outros fatores.*Blog da Resenha Geral

Em greve, servidores do INSS realizam diversos protestos na cidade

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Na manhã desta quinta-feira, 16, os Servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) voltaram a protestar em Vitória da Conquista. Eles estão em greve desde o dia 07 de julho.

O grupo reivindica reajuste salarial de 27,5% imediato, com aumento gradual nos próximos quatro anos, além de melhores condições de trabalho.

O comando de greve diz que são 22 agências fechadas em 15 cidades do estado. Atualmente, segundo os grevistas, a cerca de 87% da categoria aderiu ao movimento.

Projeto UESB divulga valor da cesta básica em junho

Em junho, o valor da cesta básica de Vitória da Conquista apresentou aumento
de 0,36% em relação ao mês anterior, passando a custar R$ 275,32 a compra
dos 12 alimentos que compõem a cesta. Os dados divulgados são frutos da
parceria entre o projeto de extensão da Uesb “Indicadores Econômicos:
Cálculo da Cesta Básica Mensal de Vitória da Conquista” e a Superintendência
de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-BA).
Neste mês, dos 12 alimentos essenciais que compõem a cesta, oito
registraram variações positivas, sendo eles, o açúcar, o arroz, a banana prata,
a carne bovina, o leite, a manteiga, o óleo de soja e o pão francês. Já o café
moído, a farinha de mandioca, o feijão e o tomate registraram variações
O estudo verificou também que, durante este mês, para a compra desses
alimentos, é necessário 91 horas e 9 minutos de trabalho, além de
comprometer 37, 98% do salário mínimo. O estudo completo do mês de junho
pode ser conferido no site www.uesb.br

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Mais um jovem assassinado em Conquista:

Foto: Blitz Conquista
Foto: Blitz Conquista

Wiliam Barbosa Oliveira, também conhecido como “Mesaque”, 22 anos, foi executado a tiros por volta das 15h desta quarta-feira, 15, na Av. Pedro Alvares Cabral, no alto do bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista.
Testemunhas relataram que havia um grupo de dez pessoas, nas imediações da praça do bairro, quando dois homens a bordo de um Fiat Pálio Weekend de cor prata chegaram atirando. Todos correram e alguns foram seguidos pelos atiradores. Já na Av. Pedro Alvares Cabral, Wiliam foi alcançado e seguro pelos bandidos que concluíram a execução. Ainda, segundo duas testemunhas, um dos bandidos teria dito “só sobrou esse”. A dupla de atiradores teriam desferido cerca de 15 tiros. Eles estavam portando um revólver calibre 38 e uma pistola, afirmaram duas testemunhas.
Wiliam não resistiu e morreu no local, antes da chegada do Samu 192. A área foi isolada para realização da perícia técnica. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.

Conhecidos da vítima disseram que ele tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas. Fonte: Blitz Conquista

Jovens conquistenses criam aplicativo que deve mudar a forma de pedir comida em casa


Foto: DivulgaçãoFacilidade, essa é a palavra em voga hoje em qualquer estabelecimento comercial. Comprar com qualidade, mas tendo a rapidez e comodidade na hora de pedir um lanche ou pizza, por exemplo, é tendência nos principais restaurantes de todo país. Agora em Vitória da Conquista os donos desses restaurantes já perceberam que a ideia faz diferença e atrai mais clientes. Um dos responsáveis por esse novo tempo de facilidades sem dúvida são os aplicativos, que sempre à mão nos celulares, ou tablets viraram os queridinhos de quem quer se deliciar com uma boa comida, mas não tem tempo de ir ao restaurante, ou querem maior facilidade e praticidade na hora de pedir uma refeição. Em Vitória da Conquista, dois estudantes de Administração, outro de Ciências da Computação e outro de Sistemas de Informação, criaram um novo aplicativo que já é sucesso mesmo antes do lançamento.

A proposta de Érico Rodrigues, Victor Deodato, Marcelo Aires e Vinícius Guimarães, criadores do aplicativo TheLivery, é reunir os cardápios dos melhores restaurantes de Conquista no celular das pessoas, para que elas possam pedir de uma forma prática e rápida. “É uma forma inteligente e inovadora de pedir comida online sem precisar ficar procurando cardápio, número de telefone e ligando”, afirmaram os jovens criadores do aplicativo.

O aplicativo deve ser lançado em agosto, mas mesmo antes do lançamento, dezenas de restaurantes já aderiram ao TheLivery. Os aficionados por tecnologia, e claro, por comida, podem ter informações para estar entre os primeiros a experimentar o App, é só acessar www.thelivery.com.br e se cadastrar para receber todas as novidades. *Por Max Dayan Barbosa - Via Blog do Rodrigo Ferraz.

Prefeitura realiza décima nona convocação dos aprovados em concurso público


prefeitura2A Prefeitura de Vitória da Conquista realiza a décima nona convocação do Concurso Público Municipal (Edital nº 01/2013). Os convocados deverão se apresentar na Coordenação de Gestão de Pessoas, localizada na Praça Joaquim Correia, nº 21, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no período de:
20/07 a 23/07/2015 – para agendamento de exames admissionais. É facultado ao candidato convocado realizar os exames admissionais na rede particular ou na rede pública (neste caso, a Administração Municipal fará o encaminhamento);
20/07 a 29/07/2015 – realização dos exames;
20/07 a 07/08/2015 – recebimento do laudo médico e documentação exigida, consoante publicação no endereço eletrônico www.pmvc.ba.gov.br e no Diário Oficial Eletrônico do Município de Vitória da Conquista, nos termos do item 20 da norma editalícia.
Na data da posse, a ser divulgada posteriormente, o candidato deverá apresentar declaração de bens e valores do seu patrimônio, quanto à acumulação ou não de cargo, emprego ou função pública e de demais obrigações legais (anexo V). Aquele que não apresentar os documentos e exames até o prazo fixado ou não entregar no ato da posse a declaração exigida será considerado desistente e eliminado do certame (subitem 20.7 do Edital do Concurso), salvo se requerer o reposicionamento para o último lugar da lista dos aprovados e classificados (subitem 20.11 do Edital do Concurso).

Mais informações, acesse o site: www.pmvc.ba.gov.br

Poluição Sonora será tema de audiência pública na Câmara


IMG_1234Na manhã da última terça-feira (14), foi realizada uma reunião entre representantes da Câmara Municipal, Polícia Militar, Coordenação de Posturas da Prefeitura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Simtrans e membros da sociedade civil para discutir poluição sonora. A iniciativa tem como objetivo encontrar soluções para problemas gerados por este tipo de perturbação da ordem pública e que é recorrente na cidade.
Na reunião foi formado um Grupo de Trabalho que será responsável por traçar estratégias de controle da poluição sonora. Além do grupo, foi decidido também que será realizada uma audiência pública sobre o assunto no dia 20 de agosto, com o objetivo de apresentar à população a decisão tomada em conjunto pelos órgãos que estão discutindo o assunto.
A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição, ou seja, quando um som é superior a 50 decibéis. Trata-se de um problema que pode causar vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas, provocando efeitos negativos para o sistema auditivo além de provocar alterações comportamentais e orgânicas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Prefeitura e Judiciário em luto pela morte do Sério Lamêgo

Captura-de-tela-inteira-12072015-101141-420x281A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista decretou nesta segunda-feira, 13, luto oficial de três dias, em razão do falecimento do magistrado Sérgio Murilo Nápoli Lamêgo, ocorrido na manhã desse domingo, 12, em Salvador. Segundo a prefeitura, Sérgio prestou relevantes serviços à comunidade como Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, sendo considerado um dos juízes mais comprometidos que já passou pela comarca conquistense, bem como pela região.
As repartições públicas do Tribunal de Justiça da Bahia (Fórum João Mangabeira e Fórum de Vitória da Conquista), em Conquista, suspenderam as atividades desta segunda-feira (13) em decorrência da morte do juiz Sérgio Murilo Nápoli Lamêgo. O Blog do Conselho Penal também manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do magistrado

Policial atingido de forma acidental deixa a UTI do Hospital Samur

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Na manhã de hoje (13) o policial militar Rudson Souza saiu da UTI no Hospital SAMUR e seguiu para um apartamento no mesmo hospital.

Após 17 dias na UTI, Rudson teve melhoras significativas e após retomar a consciência nos últimos dias seguiu hoje para concluir sua recuperação em um apartamento.

Em alguns momentos o policial ainda respira com a ajuda de aparelhos e, por causa disto, os médicos restringiram a visita apenas a esposa e filhos.

Entenda:

O militar Rudson Souza, lotado na 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, na última sexta-feira, 26, foi vítima de um disparo acidental da própria arma. Rudson estava de serviço e entrou numa padaria no bairro Alto da Boa Vista. Quando ele fazia uso do banheiro do estabelecimento a arma caiu e disparou acidentalmente.

Amigos e familiares pedem que todos continuem unidos nesta corrente de oração. *Blog do Rodrigo Ferraz.

Sesab registra 42 casos confirmados de Guillain-Barré

Sesab registra 42 casos confirmados de Guillain-Barré; 26 são em SalvadorPor meio de boletim, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que, até 10h desta segunda-feira (13), foram notificados 76 casos da Síndrome de Guillain-Barré, com 42 confirmações. Destes, 26 são em Salvador, enquanto os outros foram registrados nos municípios de Valença, Itabuna, Camaçari, Ipiaú, Serrolândia, Tanquinho, Jequié, Santa Bárbara, Conceição de Feira, Lauro de Freitas, Castro Alves, Cândido Sales e ignorados. A Sesab informou que todos os casos anteriormente confirmados estão em processo de estudo para informação precisa. A pasta afirmou ainda que quatro casos foram descartados, 25 estão em investigação e cinco foram determinados como de outros eventos neurológicos. Ainda segundo o boletim, apenas 26 dos 42 casos confirmados têm registros anteriores de dengue, zika ou chikungunya.

Sicoob realiza Campanha do Agasalho até o dia 17

 Para amenizar o frio das pessoas que vivem em situação de rua ou vulnerabilidade social, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (Credcoop) e a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Sudoeste Baiano (CrediConquista), ligadas ao Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), estão realizando a Campanha do Agasalho. A doação pode ser feita até a próxima sexta-feira, 17, na Credcoop, que fica localizada no pátio da Prefeitura; na sede da CrediConquista – Rua Francisco Santos, nº 157, Centro – e no ponto de atendimento da cooperativa, localizado na Avenida Itabuna, nº 2730, bairro Brasil. O material arrecadado será doado, no dia 18, aos Vicentinos e a Casa do Andarilho que trabalha com o público em situação de risco social. *Secom/PMVC.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Trabalhadores da Cerb seguem com a greve

Trabalhadores da CERB – Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia em Vitória da Conquista entraram nesta sexta feira (10) no quinto dia de greve, que teve inicio na última segunda feira (06), mantendo paralisados todos os serviços, a exemplo do envio de materiais e equipamentos para a perfuração de poços artesianos e construção de sistemas de abastecimento de água em diversas regiões do estado.

A categoria está em plena campanha salarial, e de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (SINDAE), a greve acontece depois que várias negociações não obtiveram sucesso junto à empresa no sentido de fechamento do acordo coletivo de trabalho deste ano. A proposta da CERB é considerada ruim, prevendo reajuste salarial de 8,17%, abaixo da inflação medida pelo INPC-IBGE, que foi 8,34%, e ainda assim de forma parcelada. Além disso, a empresa quer manter “congelados” os valores de vários benefícios, como o tíquete refeição, diárias , entre outros.

UESB promove palestra “Voz cantada: Técnica e Fisiologia”

Neste sábado, 11, a Coordenação de Cultura irá promover a palestra “Voz cantada: Técnica e Fisiologia”, ministrada pela regente do Coral Uesb, Bruna Garofalo. A atividade será realizada das 15h30 às 18 horas no Auditório do Módulo 4, campus de Vitória da Conquista.
A programação do evento tratará sobre os temas: anatomia e produção vocal, saúde vocal, voz normal e disfonias, canto popular, canto erudito, mitos da voz cantada, características naturais da voz. Além das discussões, a ação propõe a prática de exercícios vocais que possam desenvolver também a expressão corporal/vocal. A atividade é gratuita e toda comunidade é convidada a participar. *Ascom/Uesb.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Coelba informa sobre interrupção no fornecimento de energia elétrica no próximo domingo

Coelba - Aviso de Desligamento

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo (12), das 07:45h às 13:45h No centro da cidade. Serão atingidos os seguintes locais: Avenidas Circular, Regis Pacheco, Crescêncio Silveira, Praças Arlindo Rodrigues,  Bandeira, Dino Correia, Praça do Ceasa,  Ruas Dante Menezes, Humberto Flores e Travessa Santa Rita.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba recomenda que os aparelhos sejam retirados da tomada durante a interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Servidores do INSS em Conquista cruzam os braços

Foto: Divulgação - Blog do Rodrigo FerrazOs servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Vitória da Conquista,
aderiram à greve nacional por tempo indeterminado, nesta quinta-feira (9). A decisão foi
tomada após um encontro da executiva regional com o comando de greve estadual.
Cerca de 40 funcionários da agência da Previdência Social na cidade cruzaram os braços.
Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho. O
Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (Sinsprev) estima
que o reajuste de 27,5% representa o cálculo da inflação acumulada desde 2010. Ainda segundo
o sindicato, os demais pleitos dos empregados, como concurso público e investimentos nas
agências, também não seriam contemplados pela proposta. *Foto: Blog do Rodrigo Ferraz.

Curso de formação para os aprovados da Polícia Civil começa em agosto


Os 827 aprovados no concurso público para delegados, investigadores e escrivães da Polícia
Civil, realizado em janeiro de 2013, já têm data para ingressar no curso de formação
promovido pela Academia da Polícia Civil (Acadepol). Com duração de quatro meses e aulas em
período integral, o curso começa no dia 10 de agosto e será realizado na nova sede da
Acadepol, instalada na Rua Cristiano Buys, nº 177, Barros Reis, em Salvador.
O curso de formação têm como objetivo geral favorecer a compreensão do exercício da
atividade de Segurança Pública como prática da cidadania, da participação profissional,
social e política. “O nosso objetivo também é estimular nos novos profissionais da segurança
pública a adotar atitudes de justiça, cooperação, respeito à lei, promoção humana e repúdio
a qualquer forma de intolerância”, explica a diretora da Acadepol, delegada Kátia Brasil.
Além das disciplinas que integram a grade curricular, os 180 novos delegados, 108 escrivães
e 539 investigadores vão participar de visitas técnicas e estágio supervisionado durante o
curso de formação. As aulas serão ministradas, das 7h50 às 18h, com a possibilidade de
ocorrerem também aos sábados, domingos e feriados.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Bingo clandestino é fechado pela Polícia Militar

DSC_2816

foto: Blitz ConquistaNo final da tarde dessa terça-feira (7), a Polícia Militar estourou um bingo clandestino em Vitória da Conquista. Os militares chegaram ao imóvel na Rua Catão Ferraz, próximo ao Ceasa, após uma denúncia anônima.
A informação obtida pelos soldados do Peto (77ª CIPM) dava conta de que no local existiam algumas máquinas caça-níqueis. Porém, ao adentrarem o imóvel, a polícia se deparou com computadores, cartelas, dinheiro, bolas e monitores, além de um grande número de apostadores.
De acordo com a polícia, o bingo pertence ao mesmo grupo que, meses atrás, teria sido desarticulado pela Caesg. O antigo bingo funcionava em um endereço a menos de 100 metros do local onde houve a batida dessa terça.
Todo o material foi apreendido e os funcionários do bingo foram apresentados na delegacia. Elas foram ouvidas e liberadas. Informações Blitz Conquista

Ministério Público do Trabalho abre seleção de estágio em Conquista e outras cidades da Bahia

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estudantes de nível superior em direito para estágio no Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia. São oferecidas sete vagas em Salvador, duas em Santo Antônio de Jesus e uma em Barreiras. Já nas unidades de Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista os candidatos aprovados vão integrar cadastro de reserva para possível chamada.

As inscrições para o concurso vão até o próximo domingo (12). Para se inscrever, basta entrar na página do MPT na Bahia na internet.

Para concluir a inscrição, é necessário também levar documento de identidade original e histórico escolar (comprovante de matrícula atualizado), além de uma lata de leite em pó integral de, no mínimo, 400g, que será doada a instituições filantrópicas.
A bolsa mensal é de R$ 800, além de auxílio-transporte de R$7 por dia de estágio e seguro de acidentes pessoais. A jornada semanal é de 20 horas e o período de contrato é de até dois anos, consecutivos ou alternados. Todos os classificados permanecem no cadastro de reserva para convocações futuras.

www.portal.mte.gov.br

Isenção da taxa do vestibular da Uesb/2016

uesb
Entre os dias 15 de julho e 6 de agosto, estarão abertas as inscrições para isenção total  do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular Uesb 2016. De acordo com o Edital 100/15, que delibera a seleção, os interessados em concorrer à isenção deverão se inscrever exclusivamente pela internet, através do link que será disponibilizado aqui na data de início da seleção.
Ainda segundo o referido Edital, podem participar da seleção alunos optantes pelo sistema de reserva de vagas ou cotas adicionais; alunos oriundos de cursos pré-vestibulares comunitários e populares, quilombolas e pessoas com deficiência; alunos oriundos da rede pública de ensino do Brasil não optantes pelo sistema de reserva de vagas ou cotas adicionais; servidores da Uesb ou de outra Universidade Estadual da Bahia e seus dependentes.
Os pedidos de isenção dos candidatos serão analisados pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) e a classificação observará os critérios listados no Edital 100/15. Nesse mesmo documento, é possível ter acesso a todas as informações sobre a concessão da isenção do Vestibular 2016. Mas, em caso de dúvida, os interessados podem entrar em contato com a Comissão pelo telefone (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3528-9665, em Jequié; ou ainda pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br. Com informações Ascom/UESB.

Entrega da Academia de Saúde do bairro Brasil será nesse domingo(12)

Com o objetivo de desenvolver ações voltadas para a promoção e prevenção da saúde e redução de mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu ao Programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde. Como resultado dessa adesão, o município foi contemplado com duas academias. Uma delas, localizada na Avenida Barreiras, bairro Brasil, (próximo à Escola Municipal Ita David de Castro), conta com área externa de 450 m² e área construída de 112,55 m². No local, a comunidade terá acesso a equipamentos de ginástica, sala de convivência, sanitários, sala de acolhimento, área de circulação e área verde. Cerca de R$ 174 mil, oriundos do Governo Federal, foram investidos na construção da Academia de Saúde, que atenderá aos moradores dos bairros Boa Esperança, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Cruz, Urbis II e III, Santa Helena e Brasil. A entrega da Academia de Saúde do bairro Brasil acontece nesse domingo, 12, às 9h e reunirá membros do Executivo e Legislativo municipais e de pessoas da comunidade local. *Secom/PMVC.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Servidora Pública morre com suspeita de síndrome provocada pelo mosquito da dengue

Foto: Arquivo PessoalA servidora pública da Prefeitura Municipal de Cândido Sales, Sílvia Betânia Lacerda de Araújo, veio a óbito hoje (sexta-feira) no Hospital de Base de Vitória da Conquista, com suspeita de ter a Síndrome de Guillain-Barré, provocada pelo mosquito da dengue.

Segundo informações de familiares, a servidora estava internada na UTI do Hospital há 22 dias.

O velório e sepultamento do corpo da vítima devem acontecer no distrito de Quaraçu, zona rural de Cândido Sales.

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular.*Blog do Rodrigo Ferraz.

OAB e magistrados dizem que emenda que reduz maioridade penal é inconstitucional

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticaram hoje (2) a aprovação da emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Segundo as entidades, a mudança é inconstitucional. A emenda foi aprovada na noite desta quarta-feira (2), em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados.

O presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, informou que pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso a emenda seja aprovada pelo Senado, para questionar a validade da norma. Além de discordar da alteração da maioridade, o presidente entende que a matéria não poderia ser votada, por ter sido rejeitada na sessão anterior.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Câmara aprova nova proposta que reduz maioridade penal para crimes hediondos

Sob o comando do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em menos de 24 horas a Câmara dos Deputados derrubou a rejeição à redução da maioridade penal e aprovou, em primeiro turno, por 323 votos a 155 e 2 abstenções, no começo da madrugada desta quinta feira (02) uma emenda substitutiva, praticamente idêntica ao texto derrubado ontem (1º), e que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Contrariamente ao que ocorreu na sessão de terça-feira (30), quando o substitutivo do deputado Laerte Bessa (PR-DF) foi derrotado por 5 votos (eram necessários 308 votos para a aprovação, mas a proposta recebeu 303 favoráveis), as galerias estavam vazias. Estudantes e integrantes de movimentos sociais tentaram chegar ao local, mas foram impedidos pela segurança da Casa. O PT, PCdoB, PDT, PSB, PPS, PV, PROS se colocaram contrários à aprovação. O PSOL entrou em obstrução.

A emenda aprovada propõe a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos (estupro, sequestro, latrocínio, homicídio qualificado e outros), homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto também prevê a construção de estabelecimentos específicos para que os adolescentes cumpram a pena.

Grave acidente vitima duas pessoas em Conquista


Foto: Leitor - Blog do Rodrigo FerrazUm trágico acidente aconteceu na tarde de hoje (quinta-feira) em Vitória da Conquista, nas proximidades da rodoviária. Um casal, que estava na moto, acabou colidindo com um ônibus da empresa Novo Horizonte.

A colisão aconteceu no momento em que o veículo iria fazer uma conversão e acabou atingindo a moto e passando por cima do casal.

Duas equipes do Samu 192 estiveram no local, mas nada puderam fazer. O nome do casal não foi revelado.
*Imagens e informações: Blog do Rodrigo Ferraz.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

7 mil desempregados no primeiro trimestre na Bahia

carteira*Correio da Bahia

Os números indicam que a crise está fazendo com que mais jovens na Bahia saiam da zona de conforto e ofereçam sua força de trabalho e um dos resultados disso é que o número de desocupados com idade entre 14 e 24 anos cresceu.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, revelou entre janeiro e março deste ano tinham 7 mil pessoas a mais nesta condição em relação ao mesmo período do ano passado. Esse número saltou de 360 mil para 367 mil, respectivamente.

Redução da maioridade penal é rejeitada no Senado


Após mais de quatro horas de discussão, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 303 votos favor, 184 contra e 3 abstenções. Para ser aprovado o texto da PEC precisava de, no mínimo, o voto de 308 deputados.

A votação, considerada histórica por sua repercussão, começou pouco depois da meia-noite. A PEC reduz a maioridade penal para a prática de crimes hediondos, como estupro, latrocínio; homicídio qualificado e lesão corporal grave, lesão corporal grave seguida de morte e roubo agravado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias).

Como o texto rejeitado era um substitutivo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que o plenário deverá fazer nova votação para deliberar sobre a proposta original que diminui a maioridade penal para todos os crimes. “Iremos deliberar no colégio de líderes a deliberação”, disse.

MEC prorroga até 20 de julho prazo para renovar contratos do Fies

FIES
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o dia 20 de julho. O prazo, que já foi prorrogado mais de uma vez, terminaria nesta terça feira (30).

A portaria com a ampliação do prazo foi publicada no Diário Oficial da União. As renovações devem ser feitas por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), também disponível nas páginas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O Fies oferece financiamento das mensalidades de cursos em instituições privadas de ensino superior, com juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso.

Inscrições para a seleção de professor terminam nesta quarta-feira

professorAs inscrições para a seleção dos professores na rede estadual, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), terminam às 17h desta quarta-feira (1º). São oferecidas 6.145 vagas, das quais 4.616 para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena.
As inscrições devem ser feitas no site da Consultec.