terça-feira, 29 de março de 2016

Policiamento de Vitória da Conquista é reforçado com 51 novos soldados


IMG_0681Nesta segunda-feira (28), a Polícia Militar fez a distribuição dos novos soldados formados no 9º Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação da Polícia Militar, no último mês de março. Dos 75 novos policiais, Vitória da Conquista ficou com 51 novos policiais.
Estes soldados foram distribuídos entre as três companhias independentes do município (77ª CIPM, 78ª CIPM e 92ª CIPM – Companhia Rural) e o presídio. Em abril o 9º Batalhão irá formar uma nova turma, com mais 86 soldados que irão reforçar a segurança na região Sudoeste.
Veja a baixo como ficou a distribuição:
20 para a 77ª CIPM – Vitória da Conquista
20 para a 78ª CIPM – Vitória da Conquista
11 para a 92ª CIPM – Companhia Rural e Presídio de Vitória da Conquista
17 para o 17º BPM – Guanambi
02 para a 34ª CIPM – Brumado
02 para a 46ª CIPM – Livramento de Nossa Senhora
03 para a 80ª CIPM – Candido Sales

*Com Informações do Blog da Resenha Geral.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Confira os principais concursos previstos para este ano

Pelo menos 155 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (28) e reúnem 27.010 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 27.500,17 no Tribunal de Justiça Militar de São Paulo. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Os órgãos que abrem inscrições para 1.076 vagas nesta segunda são os seguintes: Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Eletrobras Distribuição Rondônia, Prefeitura de Arantina (MG), Prefeitura de Borba (AM), Prefeitura de Cotriguaçu (MT), Prefeitura de Leopoldina (MG), Prefeitura de Oliveira (MG), Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras (SP), Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha (RS), Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapira (SP), Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Lourenço (MG) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). *Informações do G1.

Apostolado realiza Festa da Misericórdia de Vitória da Conquista

A programação conta com a Noite de Louvor, com o Ministério de Música Adoração e Vida, liderada pelo cantor católico Valmir Alencar, conhecido nacionalmente
A programação conta com a Noite de Louvor, com o Ministério de Música Adoração e Vida, liderada pelo cantor católico Valmir Alencar, conhecido nacionalmente
O Apostolado da Divina Misericórdia de Vitória da Conquista realiza, nos dias 1, 2 e 3 abril, a Festa da Misericórdia 2016. Com o tema “Sede Misericordiosos” (Lc 6, 36), o evento acontece na área de eventos do Parque de Exposições Teopompo de Almeida, este ano, com participação do Vicariato São Lucas, Arquidiocese local.

3ª edição da Feira Gastronômica já tem data marcada

1917579_939029576151277_2078973762954284013_n
Realizada nos meses de janeiro e março, na famosa ‘Praça do Cai 1’ ou ‘Praça do BNH’, no Bairro Candeias, e Bairro Brasil, respectivamente, em Vitória da Conquista, a 1ª e 2º edições da Feira Gastronômica foi um sucesso.

O que se via, nos dias de evento, foram famílias felizes, jovens, estudantes, idosos, enfim, uma mistura de pessoas que voltaram a se encontrar na praça.

A terceira edição da feira já tem data marcada. Segundo os organizadores do evento, a feira vai acontecer nos dias 16 e 17 de abril. O novo local ainda é tido como ‘segredo’, mas em breve deverá ser divulgado. *Blog do Rodrigo Ferraz.

Campanha de vacinação contra gripe inicia dia 30 de abril


Entre os dias 30 de abril e 20 de maio, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Em Vitória da Conquista, todas as unidades de saúde disponibilizarão a vacina neste período para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

A vacina protege contra a gripe e contra os três tipos de vírus em circulação, incluindo o H1N1. “Como os vírus da gripe estão em constante modificação, se faz necessária a vacinação todos os anos, de forma a garantir que a população prioritária pelo Ministério da Saúde não sofra complicações decorrentes da doença, que pode levar ao óbito”, informou a coordenadora de imunização, Elba Sampaio.

H1N1 – Mais conhecida como gripe suína, o H1N1 é uma doença de notificação compulsória, ou seja, todos os serviços de saúde devem informar os casos suspeitos à Secretaria Municipal de Saúde. Em 2016, até dia 23 de março, foram notificados 5 casos suspeitos da doença em Vitória da Conquista, sendo 2 negativos, 1 inconclusivo (por falta de exame laboratorial) e 2 aguardam resultado. *Secom/PMVC.

Vitória da Conquista derrota Colo Colo e garante permanencia na elite do Baianão

jogo colocoloO Vitória da Conquista venceu o Colo Colo pelo placar de 2X1 na tarde deste domingo (27), no estádio Lomanto Junior, pelo Campeonato Baiano.
Aos 15 minutos da primeira etapa, Tiaguinho acertou um belo chute de fora da área, abrindo o placar para o Bode. Aos 26, Kleber fez bela jogada e tocou para Tatu ampliar. No segundo tempo, aos 10 minutos, Darlan descontou para o Tigre. Aos vinte oito minutos, o goleiro Otavio derrubou o atacante Todinho próximo a grande área e foi expulso. Com o resultado o Alviverde garantiu presença no Baianão de 2017.
O Vitória da Conquista atuou com a seguinte formação: Carlos, Artur, Leandro Cardoso, Silvio e Tiaguinho, Edimar, Maicon Costa (Gaúcho), Dimas (Carlinhos), Kleber, Rafael da Granja (Todinho) e Tatu.
1.067 pagaram ingressos proporcionando uma renda de R$16.172,00.
O Bode só volta a campo no próxino dia 7 de abril, contra o Náutico, às 21h30, na Arena Pernambuco, pela Copa do Brasil.
*Foto: Site ECVC.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Bilhetes escolares não recadastrados serão bloqueados no fim deste mês

A Associação dos Operadores do Transporte Coletivo Urbano (ATUV) alerta os estudantes para o término do período de atualização e cadastramento do Bilhete Eletrônico Municipal Escolar, para o período letivo de 2016. Aproximadamente 15 mil estudantes utilizam o bilhete, que assegura o direito à meia passagem no transporte coletivo urbano.
Segundo a ATUV, os estudantes das redes Estadual, Municipal e Particular de ensino devem atualizar o bilhete até o dia 31 deste mês. Caso não o faça, o cartão terá seu uso suspenso.
Os estudantes podem consultar a situação do cartão pelo validador, presente em todos os ônibus ou em qualquer agência da ATUV. O atendimento nas agências ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 11h50, apenas no Centro e Uesb. Para o serviço, deve ser apresentada a seguinte documentação:
– RG (original e cópia);
– CPF (original e cópia);
– Atestado de matrícula devidamente carimbado e assinado pelo responsável da escola (original e cópia);
– Comprovante de residência recente em nome do aluno, dos seus pais ou de um representante habilitado (original e cópia); e
– Bilhete Eletrônico Municipal Escolar (BEM) para os alunos que já o possuem.

Coleta de lixo será suspensa nessa sexta-feira, 26

Atenção! A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informa à comunidade que não haverá coleta de lixo domiciliar nessa sexta-feira, 26 de março. A suspensão é por conta do feriado da sexta-feira da Paixão. A coleta estará normalizada no sábado, 27.

Rede SAC tem atendimento alterado durante o feriado da Semana Santa

Durante o feriado da Semana Santa, o atendimento da Rede SAC terá horário especial. Na Quinta-Feira Santa (24), o atendimento será normal nas unidades de atendimento ao cidadão. A exceção fica por conta dos Pontos Cidadão nos municípios de Caetité e Inhambupe, onde as prefeituras decretaram ponto facultativo desde a quinta-feira.

Na Sexta-Feira Santa (25), todas as unidades do SAC estarão fechadas. Já no Sábado de Aleluia (26), os Postos SAC nos shoppings Barra, Bela Vista, Paralela e Salvador atendem normalmente. Mais informações sobre os horários de atendimento em todo o estado estão disponíveis no site da Rede SAC.

OAB Conquista realiza festa de posse da nova diretoria

Nesta quarta-feira (23), a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Vitória da Conquista promove uma festa de posse da nova diretoria para o triênio 2016-2018. A solenidade acontecerá no Clube D’Waller, com a presença do Presidente da OAB-BA, Luiz Viana, advogados e demais autoridades da região.
A transmissão de cargo entre o ex-presidente Gutemberg Macedo e o novo presidente Ubirajara Gondim de Brito Ávila (Birinha) ocorreu no dia 30 de dezembro, durante o recesso de fim de ano do Judiciário.

Curso Administração da Uesb comemora 35 anos


 O curso de Administração da Uesb, que iniciou suas atividades em março de 1981, completa 35 anos neste ano de 2016. Para abrir as comemorações de aniversário do curso, o colegiado de Administração promoverá um evento no dia 31 de março, às 19 horas, no auditório 1, do Módulo Luisão.
O evento contará com duas atividades; a palestra “35 anos do Curso de Administração: entrelaçando vidas e tecendo carreiras”, que será ministrada pelo professor Emilson Piau; e o lançamento do livro “Estudos Organizacionais: Temas Emergentes”, que teve como organizadores, a professora Almiralva Ferraz Gomes e o professor Weslei Piau, e contou com os comentários do professor Jovino Moreira e a professora Deise Piau.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (77) 3424 – 8668. *Ascom/UESB.

terça-feira, 22 de março de 2016

Seminário aborda cogestão do novo Presídio de Conquista

Estudantes da turma de Criminologia, do curso de Direito da Uesb, realizam no dia 6 de abril, o “1º Seminário de política criminal da Uesb: A Implantação do Sistema de Cogestão no Novo Presídio de Vitória da Conquista”. A atividade tem como base o modelo de cogestão, administração conjunta entre o poder público e a iniciativa privada no município, proposto pelo Governo do Estado para a gestão do novo presídio.
O Seminário acontecerá de 18h30 às 22 horas, no Auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), campus de Vitória da Conquista, e tem por objetivo discutir as perspectivas para esse novo modelo de administração.
Coordenado pela professora Luciana Santos, o evento terá a participação do professor e diretor do Presídio Advogado Nilton Gonçalves, Alexsandro de Oliveira, e do delegado de Polícia Civil, Rafael Oliveira Santos Araújo. Apoia a iniciativa o Núcleo de Assessoria Jurídica Alternativa da Uesb (Naja).
Os interessados poderão fazer inscrição clicando aqui. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Para mais informações, entre em contato com o Colegiado de Direito pelo telefone (77) 3424-8628.
*Ascom/UESB

IPTU com desconto até o dia 31 de março


Termina no dia 31 de março o prazo para donos de imóveis em Vitória da Conquista efetuarem o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), em cota única e com 10% de desconto. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, caixas eletrônicos ou casas lotéricas.
Caso não pague até a data limite, o cidadão ainda pode fazê-lo de forma parcelada, até dezembro, mas sem direito ao desconto. Além disso, pagando dentro do prazo, o cidadão protege a si mesmo. Essa atitude evita, por exemplo, que seu nome caia na inadimplência, o que pode levá-lo a ser inscrito na dívida ativa, protesto de título em cartório e, posteriormente, cobrança judicial e, em casos mais graves, até à penhora de seu imóvel.

Colisão entre carro e moto no Cidade Maravilhosa

*Blog do Nildo Freitas


carro e motoUma leitora do Blog do Nildo Freitas registou na tarde deste domingo (20) , por volta das 17:30h mais um grave acidente no cruzamento da Corcovado com a Ipanema, no bairro Cidade Maravilhosa.
Desta vez a colisão envolveu uma moto e um carro de passeio. O motociclista ficou ferido e foi socorrido por uma equipe do SAMU 192 e encaminhado ao hospital.
Segundo os moradores os acidentes nesse local acontecem com frequência, por falta de sinalização.

Vitória da Conquista luta por vaga inédita na Copa do Nordeste

O time do Vitória da Conquista está muito perto de realizar um fato inédito. Pela primeira vez, o Bode pode conquistar uma vaga para a 2ª fase da Copa do Nordeste e em 1ª lugar. Mas para isso, será necessário vencer o atual Campeão, o Ceará, dentro de casa e diante da sua torcida. Na primeira partida, o Bode venceu o Ceará por 2×1.
Se empatar, o Vitória da Conquista aos 11 pontos, e entraria na briga com possibilidades reais por uma das vagas de “segundo lugar”. Até se perder, há esperanças para o Alviverde. Mas nesta hipótese, precisaria torcer por uma combinação de resultados dos outros jogos para poder se classificar.
A partida decisiva contra o Ceará acontece nesta quarta (23), às 21h45, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O jogo será apitado por Nielson Nogueira Dias, que será auxiliado por Ricardo Bezerra Chiança e Fernando Antônio da Sila Júnior.

segunda-feira, 21 de março de 2016

30 anos de bons serviços


Desejo a Você
Um aniversário cheio de paz...
Que os sentimentos mais puros
se concretizem em gestos de bondade, 
e o amor encontre abertas as portas
do seu coração.
Que você possa guardar deste aniversário
as melhores lembranças.
E que tudo contribua para sua felicidade.

Abraços e Feliz Aniversário!

São os mais sinceros votos do Conselho Penal de Vitória da Conquista, a esta empresa que tem sido exemplo de responsabilidade social.

Vigilância Sanitária orienta população quanto a compra de pescados

*Secom/PMVC

Durante a Semana Santa, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Vigilância Sanitária, intensifica o trabalho de fiscalização dos locais de venda de peixes da cidade devido ao grande aumento no consumo desse tipo de produto nesse período. Por se tratar de um produto de origem animal altamente perecível que exige condições adequadas para a sua comercialização, conservação e manipulação, a equipe de fiscalização também realiza uma ação educativa com o objetivo de orientar o consumidor na escolha dos produtos nos pontos de venda.

Confira algumas orientações feitas pela Vigilância Sanitária:

Observe se o local de venda do produto mantém boas condições de limpeza e organização do ambiente, assim como a higiene dos atendentes.
Verifique as condições das embalagens e não compre alimentos com embalagens violadas, amassadas, rasgadas, molhadas, furadas ou com outros sinais de alteração.
Confira se os produtos congelados estão firmes e sem sinais de descongelamento, como acúmulo de líquidos.
No momento da compra, deixe para pegar no final os alimentos refrigerados e congelados.
Atenção! Sempre verifique o prazo de validade e se os alimentos estão armazenados conforme recomendações do fabricante.

Observe abaixo mais dicas para você realizar uma compra de qualidade!

Mais-dicas

sexta-feira, 18 de março de 2016

Verão deve se despedir com tempo quente e chuva passageira


As condições do tempo previstas para o final de semana na Bahia, que marcam o término do verão e o início da estação do outono, neste domingo (20), permanecem sem grande mudança. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), a massa de ar quente e seco continua na maioria das regiões do estado.


Na faixa centro-oeste e norte, que inclui o oeste, São Francisco, norte e setor oeste da Chapada Diamantina, além do sudoeste, a massa de ar atua de forma mais intensa, com previsão de céu ensolarado na maior parte do período. Ainda assim, em algumas localidades do extremo oeste - próximo à divisa com os estados de Tocantins e Goiás - não está descartada a ocorrência de chuva isolada devido aos altos índices de umidade e temperatura.

Já no centro-leste, que abrange o Recôncavo Baiano, sul, nordeste e parte do sudoeste e Chapada Diamantina, mesmo com a influenciada da massa de ar, a umidade vinda do Oceano Atlântico pode contribuir para a ocorrência de chuva fraca e de curta duração, com mais frequência durante a noite e inicio da manhã.

A previsão também vale para Salvador e região metropolitana, onde predomina céu parcialmente nublado e possibilidade de chuva passageira. A temperatura permanece elevada na capital baiana, oscilando entre mínima de 24°C e máxima de 33°C. Nas regiões nordeste, norte, São Francisco e oeste devem ocorrer os maiores índices, variando de 33°C a 36°C. Já a temperatura mais amena está prevista para as áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, com a mínima podendo chegar aos 16°C. *Com informações da Agecom-Ba.

Novo Código Civil entra em vigor com a promessa de agilizar ações na Justiça


*Com informações da Agência Brasil

São Paulo - Primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação. Tenda montada no parque da Água Branca realiza audiências pré-processuais (casos que não têm ação judicial em andamento) da Capital (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Semana Nacional da Conciliação em São PauloRovena Rosa/Arquivo Agência Brasil



















São Paulo - Primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação. Tenda montada no parque da Água Branca realiza audiências pré-processuais (casos que não têm ação judicial em andamento) da Capital (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Semana Nacional da Conciliação em São PauloRovena Rosa/Arquivo Agência Brasil
Entra em vigor nesta sexta-feira (18) o novo Código de Processo Civil (CPC),  Lei 13.105/15. Primeiro CPC adotado no país em plena vigência da democracia, o texto que passou por quase cinco anos de debates no Congresso Nacional, busca garantir maior efetividade aos princípios constitucionais e nasce com a promessa de assegurar processos judiciais mais simples e rápidos.

UESB e Coopmac promovem 2ª Semana de Atualização de caprinos e ovinos

*Ascom/UESB


Desde 2015, a Caprino-Ovinocultura tem ganhado espaço na Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista. Neste ano, as ações sobre a criação de cabras e ovelhas já podem ser consideradas como um dos destaques do evento. A iniciativa de promover essa culutura dentro da Exposição Conquista se deu por meio do projeto de extensão Procriar da Uesb, cooordedado pelo professor Jurandir Ferreira da Cruz, em parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac).
"Nós queríamos trazer para o foco de discussão a criação de cabra e ovelha aqui na região, que tem sido a pauta do nosso projeto Procriar. Então, nós acabamos fechando uma parceria com a Coopmac e resolvemos de mãos juntas fazer esse evento, que é um misto de feira e transferência de informação", explica o professor Jurandir Ferreira da Cruz sobre a Semana de Atualização de caprino-ovinocultura, que está em sua segunda edição.

Vitória da Conquista empata em 0x0 com o Náutico na estreia da Copa do Brasil

Foto: Júnior PatenteNa noite desta quinta-feira (17), o time do Vitória da Conquista recebeu no estádio Lomanto Júnior o Náutico (PE), em partida válida pela primeira rodada da Copa do Brasil. O jogo terminou empatado em 0x0.
Apesar de não ter havido gols, os dois times buscaram a vitória. No primeiro tempo, o Náutico teve mais oportunidades de abrir o placar, mas o Bode soube se defender. Aos 15 minutos, Renan Oliveira quase marcou para o time pernambucano. Ele aproveitou a sobra de bola e, de fora da área, emendou de primeira, sem deixar a bola cair do chão. O chute passou perto do gol defendido pelo goleiro Carlos. Aos 17 minutos, uma nova chance do Náutico e mais uma defesa do goleiro alviverde.

quinta-feira, 17 de março de 2016

“Nem Bomba” é absolvido de acusação de assassinato no júri da última quarta-feira(16)

Durou todo o dia de quarta-feira(16) o júri de Willians Alves de Souza Filho, conhecido como “Nem Bomba”, apontado como um dos maiores líderes do tráfico no Sudoeste da Bahia. Ele foi acusado de ter assassinado Kaíque Reis da Silva, com 12 tiros e ainda ter tentado matar Alan Silva Santos e Fábio de Tal, em um bar no bairro Nova Cidade em Vitória da Conquista, em julho de 2011. No julgamento de hoje, ocorrido no Fórum João Mangabeira em Vitória da Conquista, a promotoria, através do Dr. José Junseira, não sustentou a acusação, afirmando que não existiam nos autos provas o suficiente para condenar “Nem Bomba”. O advogado de defesa, Benedito Mamédio Martins, desde o início alegou inocência do réu. Por fim, “Nem Bomba” foi absolvido dos crimes que foi acusado no júri de hoje. Uma grande quantidade de estudantes de direito acompanharam a sessão de julgamento, que foi presida pelo Juiz Reno
Viana Soares.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Brumadense acusado de injúria racial nega ter cometido crime, diz delegado



O BLOG DA RESENHA GERAL conversou com o coordenador da 20ª Coorpin de Brumado, responsável pela operação que prendeu um dos integrantes do grupo que praticava injúrias raciais contra atrizes e repórteres da Rede Globo de Televisão. Segundo o delegado Leonardo Rabelo , o brumadense Tiago Zanfolin Santos da Silva, de 26 anos, negou participação nos crimes.
delegado-leonardo-rabelo

O delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coorpin de Brumado, disse que Zanfolin negou a participação nos crimes. “Ele negou, disse que chegou a participar desse grupo [que, pela Internet, fez vários ataques racistas a atrizes, jornalistas e apresentadoras], mas que saiu há algum tempo e não praticou o crime de injúria. Mas a polícia tem elementos que comprovam a participação dele nesses crimes”, relatou o delegado.
Ao blog Brumado Notícias, a mãe de Tiago Zanfolim, Kátia Cilene Zanfolin da Silva, negou o envolvimento do filho. “Meu filho é inocente. Alguém invadiu o computador dele e as redes sociais e postou essas coisas”, disse. Cilene afirmou ainda que a namorada de seu filho é negra e por isso descarta qualquer crime de injúria e racismo. “Meu filho não vai ficar preso porque ele é vítima disso tudo”, disse a auxiliar de serviços gerais. A polícia apreendeu o celular e o notebook do acusado.
De acordo com o coordenador da 20ª Coorpin, o mandado de prisão é temporário, válido por cinco dias, mas que pode ser renovado por mais cinco dias a pedido da Justiça. A princípio, Thiago ficará detido em Brumado e deve responder criminalmente pela prática dos crimes de injúria racial, racismo e associação criminosa.
O material apreendido será enviado para perícia ainda nesta quarta-feira (16), no Rio de Janeiro. A investigação foi realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), do Rio, e, em Brumado, contou com o apoio das unidades policiais da Polícia Civil de Brumado.
*Informações do Blog da Resenha Geral

PMVC promove cursos para pequenos agricultores na Exposição Conquista

*Secom/PMVC

SC2_6868
A Exposição Agropecuária Nacional de Conquista, além de ser um evento voltado para o agronegócio, também é um excelente espaço para a troca de conhecimento e experiências, principalmente para os pequenos produtores rurais. Por isso, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizou nesta quarta-feira, 15, cursos voltados para os agricultores que são acompanhados pela secretaria.

“Momentos como esse são muito importantes, é um compromisso do governo passar adiante informações acerca da terra, todo esse conhecimento que será adquirido será utilizado para melhorar ainda mais a produtividade”, avaliou o prefeito Guilherme Menezes.

Lula é novo ministro da Casa Civil: Wagner vai ocupar a chefia de Gabinete

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi confirmado na manhã desta quarta-feira (16) como novo chefe da Casa Civil da Presidência da República. Lula esteve reunido na noite desta terça e ainda durante as primeiras horas desta quarta para detalhar seu desembarque na Esplanada dos Ministérios. O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, até então ministro da Casa Civil, passa a ocupar a chefia de gabinete da pasta.

terça-feira, 15 de março de 2016

Júri de Willians Alves o "Nem Bomba" é nesta quarta-feira


Nesta quarta-feira, dia 16 de março de 2016, a partir das 9 horas, será julgado pelo Tribunal do Júri, no Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista – BA, o acusado WILLIANS ALVES DE SOUZA FILHO, mais conhecido pelo apelido “NEM BOMBA”. O acusado é apontado como sendo um dos principais líderes do tráfico de drogas no sudoeste da Bahia, estando atualmente preso no Presídio Regional Nilton Gonçalves.
WILLIANS ALVES DE SOUZA FILHO será julgado por ter supostamente assassinado KAÍQUE REIS SILVA, com 12 (doze) disparos de arma de fogo, e na mesma ocasião ter tentado matar ALAN SILVA SANTOS e FÁBIO DE TAL. Segundo o MINISTÉRIO PÚBLICO, os crimes teriam acontecido no dia 16 de julho de 2011, por volta das 23 horas, em um bar localizado no Bairro Cidade Nova, em Vitória da Conquista – BA.

Zika: Comissão Europeia dá 10 milhões de euros para financiar investigação

*Agência Lusa
A Comissão Europeia financiou hoje (15) com 10 milhões de euros, do programa Horizonte 2020, a investigação sobre o vírus Zika, que afeta regiões da América Latina, principalmente o Brasil, com suspeita de que cause malformações em recém-nascidos.

A verba é destinada ao financiamento de projetos que investigam a presumível ligação entre o vírus e os casos notificados de malformações cerebrais graves, como a microcefalia, em recém-nascidos.

Os investigadores poderão passar, em seguida, à luta contra o vírus Zika, incluindo o desenvolvimento de instrumentos de diagnóstico e o ensaio de possíveis tratamentos e vacinas.

Desemprego cresce e fecha 4º trimestre de 2015 em 9%

*Agência Brasil
A taxa de desemprego fechou o quarto trimestre do ano passado em 9% em todo o país, a maior da série histórica iniciada em 2012, mas mostrando estabilidade em relação aos 8,9% da taxa de desocupação do terceiro trimestre de 2015.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e tem abrangência nacional. Divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa indica que, quando a comparação se dá com o quarto trimestre de 2014 (6,5%), a taxa de desocupação cresceu no último trimestre do ano passado 2,5 pontos percentuais.

Agência Móvel da Coelba atende no bairro da Urbis VI

A Coelba informa que até a próxima sexta feira (18), a Agência Móvel realizará atendimento no bairro Urbis VI, em Vitória da Conquista. O veículo está estacionado na avenida principal, próximo à lotérica. O atendimento acontece das 08h30 às 16h30.

Na Agência Móvel, os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz.

Também estarão disponíveis na unidade móvel serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros.

Profissionais da educação iniciam paralisação nesta terça (15)

Durante esta terça, quarta e quinta, 15, 16 e 17 de março, respectivamente, escolas e creches da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista estarão fechadas. A ação faz parte do movimento nacional em defesa da educação, que está sendo organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
O movimento tem com principal pauta a perda de direitos dos trabalhadores da educação. Em Vitória da Conquista, os profissionais também reivindicam o cumprimento integral da lei do piso e o plano de carreira – no caso do professor, a reformulação do plano, e do monitor, a elaboração. Além disso, durante a paralisação, a categoria reivindicará ações em prol da segurança dos jovens e crianças, tendo em vista o alto índice de violência que tem vitimado essa parte da população conquistense.
O Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp) elaborou uma agenda de mobilização para os três dias de paralisação. A primeira atividade, que acontece na manhã desta terça, será uma assembleia para discutir a pauta da campanha salarial. O movimento também será marcado pela realização de uma manifestação em frente à prefeitura a partir das 14 horas desta quarta-feira (16). *Blog da Resenha Geral.

Câmara realiza Sessão Solene Medalha Glauber Rocha


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza nessa quarta (16), às 08h30, Sessão Solene com o tema Dia da Cultura – Medalha Glauber Rocha, conforme a Lei 1367/2006.
De acordo com o artigo 2º da referida Lei, serão entregues as Medalhas Mérito Cultural Glauber Rocha, para uma personalidade e outra para uma entidade, que tenham contribuído, relevantemente, para o desenvolvimento, a difusão e a valorização da cultura em Vitória da Conquista. Os homenageados nesse ano são o produtor cultural Esmon Primo e Companhia Operakata de Teatro.
Convite Glauber Rocha
A Sessão Solene realizada pela CMVC será realizada no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, que fica na Rua Coronel Gugé, 150 – 1º andar, no centro de Vitória da Conquista.*Ascom/CV

segunda-feira, 14 de março de 2016

Marcos Rocha se solidariza com familiares e amigos de Maria Emília



Vitória da Conquista perdeu uma grande mulher. O Conselho Penal de Vitória da Conquista na pessoa do presidente Marcos Rocha, manifesta pesar pelo falecimento de dona Maria Emília Caminha de Castro, aos 64 anos, nesta segunda-feira, 14 de março. Economista e empresária da área comunicação, Maria Emília ocupou cargos importantes na Prefeitura e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e atualmente era diretora da Rádio Clube de Conquista. "Era minha amiga pessoal", afirmou Marcos Rocha. "Manifesto o meu profundo sentimento para com os familiares. A gente sabe que um dia a vida termina, mas nunca estamos preparados para perder alguém", concluiu o presidente.

Morre neto de vereador Álvaro Pithon

pablo pithonFaleceu na noite deste domingo (13), o jovem Pablo Pithon, neto do vereador Álvaro Pithon (DEM). Segundo informações a morte prematura ocorreu às 22 horas.
o velório do jovem Pablo Pithon começa na manhã desta segunda-feira na Capelinha do São Vicente, no Bairro São Vicente. O sepultamento também será realizado no fim da tarde, em horário e local que a família deverá divulgar nas próximas horas.

Fuga teimosa: Acusado de estupro foge duas vezes em menos de 24 horas

Chega a ser inacreditável, mas é a pura verdade. Em menos de 24 horas, o Marcos Suel Teixeira Brito, que fugiu após pular o muro do presídio Nilton Gonçalves no fim da manhã de ontem (sábado), e ser recuperado pela Polícia Civil na tarde deste domingo (13), tentou fugir mais uma vez, só que, desta vez, no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep)

Segundo relatos de pessoas que procuraram o Blog do Rodrigo Ferraz, o ‘estuprador fedorento’, como ficou conhecido pelas vítimas, chegou a quebrar algemas, ‘entortou’ as grades, já que estava em uma cela isolada, fugiu e foi encontrado rapidamente no Bairro São Vicente. “Ele estava em uma cela isolada porque foi espancado por outros presos, logo depois que ele saiu, no horário de almoço, foi recapturado cerca de duas quadras do Disep. A fuga durou 20 minutos”, explica o delegado Marcus Vinícius.
Logo depois, foi encaminhado ao presídio Nilton Gonçalves, onde permanece preso.
*Via Blog do Rodrigo Ferraz.

Morre dona Maria Emília. Funcionários da Rádio Clube Fm prestam homenagem

A Rádio Clube FM (95,9), fundada em 1980, teve decisiva participação de Maria Emilia Caminha de Castro, que foi a maior incentivadora da sua mãe, Dona Maria Ozanira, que deu sequência ao pioneirismo radiofônico implantado em Vitória da Conquista em 1952 – pelo saudoso empresário Aurelino Ribeiro Novaes.
Dona de voz firme e forte conquistou muitos ouvintes com os seus embasados comentários nas manhãs conquistenses através da Rádio Clube FM (95,9). A música de Ray Conniff – La Mer – era a trilha que ecoava na cidade. Uma homenagem dos funcionários da Rádio Clube. Ouça:

quinta-feira, 10 de março de 2016

Defesa do ‘Pastor’ Edimar alega inocência nos crimes de assassinato e acusa Adriano dos delitos

A defesa do réu Edimar da Silva Brito, alega inocência nos crimes de assassinato da pastora Marcilene Oliveira Sampaio e Ana Cristina Santos Sampaio, ocorridos no início do ano. O caso teve grande comoção social. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 23h do dia 19 de janeiro na estrada de acesso ao município de Barra do Choça. Edimar foi apontado como mandante e executor do crime, pelos comparsas Fabio de Jesus Santos e Adriano Silva dos Santos. Ele foi reconhecido tanto pelo marido da vítima, Carlos Eduardo, quanto pelos dois outros acusados de participar do crime.
A defesa de Edimar alega que “terá meios de provar durante a instrução que o cliente não praticou o delito, pois não estava com as vítimas e sim com o pastor Carlos Eduardo no veículo Nissan Versa.”
O advogado Antônio Rosa dos Santos diz ainda que o envolvido Adriano estava na caminhonete com as duas vítimas e assim, teria desferido os golpes que provocou a morte da professora Marcilene e de sua sobrinha Ana Cristina. Ainda pelas argumentações prestadas, a defesa solicita alvará de soltura em favor de Edimar.

A audiência de instrução está marcada para o dia 23

O Juiz de Direito da Vara do Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista, Reno Viana Soares, recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público e designou audiência de instrução para o dia 23 de março. Nesta data deverão ser ouvidas as testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa. Se todas as testemunhas forem ouvidas na ocasião, nesta mesma data serão interrogados os acusados Edimar da Silva Brito, Fábio de Jesus Santos e Adriano Silva dos Santos.

Policiais Civis realizam nova paralisação


A partir desta quinta-feira (10), policiais civis da Bahia fazem uma paralisação de 48 horas. As atividades da categoria só voltarão ao normal a partir de 0 horas do dia 12 de março. A paralisação atinge diversas cidades do Estado, inclusive Vitória da Conquista. Esta é a segunda paralisação da categoria este ano. A primeira aconteceu em janeiro.
Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia, (Sindpoc), a mobilização levanta a bandeira de cinco itens reivindicados pela categoria: reestruturação salarial com patamar de nível superior da Polícia Civil aliada ao enquadramento da investigação criminal para coibir o desvio de atividades; nomeação de concursados de 2013/2014 e remanascentes de 1997 (pessoas que entraram na Justiça à época para exigir nomeação); decreto de promoções; reconhecimento do laudo de papiloscopia do perito técnico no curso do inquérito policial; instalação de um grupo de estudo para discussão de um projeto de lei que regulamente a a atividade de investigação criminal.
A paralisação, abrange em torno de cinco mil servidores no estado, de um total de 7.500 servidores, afeta o andamento das investigações criminais e o registro de ocorrências. Mas, de acordo com o Sindicato da categoria, ficam garantidos os trabalhos de levantamento cadavérico, auto de prisão em flagrante e atendimento a idosos e crianças. *Blog da Resenha Geral.

Confira as vagas de estágio do CIEE

Tem oportunidades de estágio para estudantes graduandos e que cursam o ensino médio nesta quinta-feira (10). As vagas são oferecidas pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Confira:

– 1 vaga para estudante de pedagogia;

– 1 vaga para estudante de administração ou ciências contábeis;

– 1 vaga para estudante de licenciatura em letras;

– 1 vaga para estudante de licenciatura em matemática;

– 1 vaga para estudante do ensino médio;

– 1 vaga para aprendiz legal.

Quem estiver interessado em uma das vagas deve comparecer na Avenida Vivaldo Mendes, nº 908, bairro Recreio, em Vitória da Conquista.

segunda-feira, 7 de março de 2016

"Conquista precisa de uma resposta imediata contra o aumento da violência", diz Marcos Rocha pres. Conselho Penal

Recentemente o Secretário de Segurança Pública esteve em Vitória da Conquista. A reunião da Região Integrada de Segurança Pública, entre Governo do Estado, polícias Civil e Militar, além do Judiciário e Ministério Público tentaram acertar as arestas. O encontro foi realizado a portas fechadas e contou com a presença da cúpula da Segurança Pública Estadual.
No entanto, antes da reunião, o secretário Maurício Teles Barbosa, conversou com a imprensa e comentou o aumento de quase 170% no número de homicídios em Vitória da Conquista. “Sabemos que este mês de janeiro foi um mês atípico em detrimento ao mês de janeiro do ano passado, mas é bom que se diga que Vitória da Conquista foi um dos municípios que mais reduziram a criminalidade no ano de 2015 e temos alguns problemas relacionados a disputas entre traficantes”.
O problema é que o mês de março também tem assustado por conta da onda de homicídios na cidade. Não há dúvida de que a maioria das mortes têm relação com o tráfico de drogas. "Vitória da Conquista merece uma resposta imediata contra o aumento da violência. É claro que políticas públicas que enfrentem problemática do tráfico de drogas são necessárias, mas o que fazer com a onda de crimes que acontece na cidade?" Questiona Marcos Rocha, pres. do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais de Vitória da Conquista. Para ele, os órgãos competentes precisam tomar decisões mais enérgicas: "Não adianta apenas fazer reuniões, apresentar questionamentos ou fazer promessas. A sociedade clama por uma solução", diz. O presidente ainda lembra a respeito do novo presídio que está pronto desde o ano passado e ainda sem data concreta para inauguração: "Vitória da Conquista hoje conta com vários internos cumprindo pena em outras cidades do estado. Só em Jequié, pelo menos, são 320 presos. Não dá pra entender, quando aqui temos um presídio pronto, que ainda não funciona", lamenta Rocha.
Para o presidente outra questão fundamental é a pronta instalação da casa para adolescentes que cometem atos infracionais: "Infelizmente é de conhecimento geral que a maioria dos crimes praticados na cidade são por adolescentes. A construção dessa casa pode ajudar a 'frear' este problema", contesta o presidente Marcos Rocha.

Reunião do CPM de Conquista com pais de alunos, aborda as demandas da unidade

*Com informações do Blog do Nildo Freitas


FsFv5ewe

Na manhã do ultimo sábado (05) a direção do Colégio da Policia Militar (CPM) de Vitória da Conquista realizou uma reunião com pais de alunos no auditório do CEMAE.

No encontro foi dado alguns informes sobre as mudanças adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, entre elas a média que passou de 7 para 6 e o fim do provão.

O calendário de avaliações deste ano também foi entregue aos pais, que deverão estar recebendo nos próximos dias um conteúdo mais explicativo, quanto a questão do processo de avaliação dos alunos.

IR:120 mil contribuintes da região devem fazer a declaração

Começou desde o dia primeiro de março as declarações de imposto de renda em todo o Brasil. Em Vitória da Conquista e região são esperadas 120 mil declarações neste ano, número maior que na edição do ano passado.

Para evitar transtornos e correria, o delegado da receita federal de Vitória da Conquista, André Reis, orienta que os contribuintes se adiantem com a documentação e declaração posterior para não deixar tudo para última hora e evitar sobrecarga do sistema.

Neste ano são obrigados a fazer a declaração, pessoas que tiveram renda acima de R$ 28.123,91 no ano de 2015. O prazo para realizar a declaração vai até o dia 29 de abril. E quem não realizar o processo paga multa. Mais detalhes podem ser conferidos no site da Receita Federal.

Prefeitura e Sinserv concluem negociação salarial para 2016

*Secom/PMVC


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv) e o Governo Municipal concluíram, com sucesso, mais uma rodada de negociação. Em assembleia, realizada na tarde desta sexta-feira, 4, na sede do Sinserv, os servidores aprovaram por unanimidade o reajuste oferecido pela Prefeitura à categoria.

“Dentro do quadro que o país atravessa e vendo a situação de alguns municípios da região, o reajuste foi ótimo. Os servidores estão satisfeitos”, afirmou o presidente do Sinserv, José Marcos Amaral. O aumento, inclusive, foi acima da inflação registrada em 2015, que foi de 10,67%.

O sindicato também comemora a manutenção de uma mesa permanente de negociação dos servidores com o Governo. “Temos um bom diálogo com o Governo e estamos satisfeitos com essas conquistas. Inclusive a assembleia parabenizou a gestão da pasta pelo empenho e confiança”, comentou o presidente do Sinserv.

A partir de 1º de maio, os servidores municipais receberão reajuste salarial de 11,68% e aumento de cerca de 9% no valor do auxílio alimentação. Assim, os valores passarão a ser de R$ 200,00 para os servidores de 40 horas de trabalho semanais, R$ 108,00 para aqueles que fazem 30 horas e R$ 100,00 no caso de servidores com jornada de 20 horas.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Conquista: Suposto líder do tráfico de drogas será julgado este mês

No dia 16 de março de 2016, quarta-feira, às 9 horas, será julgado pelo Tribunal do Júri, no Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista – BA, o acusado WILLIANS ALVES DE SOUZA FILHO, mais conhecido pelo apelido “NEM BOMBA”. O acusado é apontado como sendo um dos principais líderes do tráfico de drogas no sudoeste da Bahia, estando atualmente preso no Presídio Regional Nilton Gonçalves.
WILLIANS ALVES DE SOUZA FILHO será julgado por ter supostamente assassinado KAÍQUE REIS SILVA, com 12 (doze) disparos de arma de fogo, e na mesma ocasião ter tentado matar ALAN SILVA SANTOS e FÁBIO DE TAL. Segundo o MINISTÉRIO PÚBLICO, os crimes teriam acontecido no dia 16 de julho de 2011, por volta das 23 horas, em um bar localizado no Bairro Cidade Nova, em Vitória da Conquista – BA.

Polícia investiga assassinato de jovem na Praça da Normal

10171778_232486413626191_6248450949069238956_nA Polícia Civil de Vitória da Conquista já está investigando o assassinato do jovem João Carlos Pereira Santos, 28 anos, natural da cidade de Caculé, na região Sudoeste, assassinado na noite de ontem (quarta-feira) na Praça Guadalajara (Praça da Normal), no Bairro Recreio.
João residia em Conquista há seis meses. A vítima foi morta a tiros na frente de seus amigos. Populares informaram que o autor do homicídio chegou de moto, desceu do veículo, iniciou os disparos e fugiu.

Prefeitura e Simmp realizam mais uma etapa da campanha salarial 2016

SC2_5581Na tarde dessa quarta-feira, 2, representantes do Governo Municipal se reuniram com representantes do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp) para a segunda rodada de negociações da campanha salarial de 2016. O encontro foi realizado na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente.

Durante a reunião, os representantes do Governo Municipal ouviram as novas propostas do Sindicato e apresentaram as contrapropostas da Administração, alinhadas à Lei de Responsabilidade Fiscal. Na próxima terça-feira, 8, o Simmp enviará à Administração a decisão da categoria sobre as propostas para reajuste do salário dos professores.

Em Vitória da Conquista, desde 2009, a Administração Municipal garante aos professores o pagamento do piso nacional, antes mesmo da obrigatoriedade. Além disso, o Governo demonstra a valorização desses profissionais com diversos incentivos, a exemplo dos de regência na zona rural, educação infantil e classe especial. *Secom/PMVC.

terça-feira, 1 de março de 2016

Todos contra o Aedes Aegypti!

Anowcsn9f4IKGzZvPGEPG6YtvpvT48pHXT5oxMfjUwqE

Receita recebe quase 250 mil declarações do Imposto de Renda no primeiro dia

*Agência Brasil*
A Receita Federal anunciou que recebeu 246.456 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 até as 17h de hoje (1º), primeiro dia do prazo para o envio dos dados. O prazo de entrega da declaração termina no dia 29 de abril.

O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. A Receita liberou para download um “perguntão” elaborado para esclarecer dúvidas quanto à apresentação da declaração do imposto referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015.

Conta de luz mais barata a partir de março

A partir desta terça-feira (1º), a bandeira tarifária, taxa encarece o valor das contas de energia elétrica, passa da cor vermelha para a amarela. Isso significa que  a cobrança extra aos consumidores será mais baixa.
Anteriormente, com a bandeira vermelha, os consumidores pagavam R$ 3 a mais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos. Agora, com a bandeira amarela, o valor cobrado será de R$ 1,50.
Em abril, já está programada a mudança da cor da bandeira de amarelo para verde, extinguindo a cobrança extra dos consumidores. O governo informou que vai desativar 21 usinas de energia termelétrica, mais caras que a hidrelétrica. O barateamento também foi possível por conta do consumo de energia e do nível dos reservatórios.

Sílvio Moura assume interinamente Secretaria Municipal de Agricultura

*Secom/PMVC

SC2_5544Em reunião conjunta com os servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e demais membros do Governo Municipal, o prefeito Guilherme Menezes comunicou-lhes a mais recente mudança feita na estrutura da Administração Municipal: o atual secretário de Agricultura, Odir Freire, vai responder apenas como chefe do Gabinete Civil, e o servidor, médico veterinário Silvio Antônio Almeida Moura assume interinamente a secretaria de Agricultura.

Servidor efetivo, Sílvio iniciou suas atividades no Serviço Público Municipal em 2008, na Secretaria de Agricultura, onde atuou nos programas de Assistência Técnica e Inspeção Rural, Vendas em Balcão e Garantia Safra. Além disso, ele tem trabalhado na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).