Um grupo de umas 20 mulheres compostas por mães e esposas de pessoas presas no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, compareceram ao Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais, mais conhecido como Conselho Penal. O objetivo foi a entrega de uma carta reivindicando a permanência do dia de visita do domingo, o qual foi transferido para as sextas, vésperas de natal e réveillon. A ação aconteceu na última semana. Muito solícitos em relação a petição das mulheres, os conselheiros Gilvan, Maria Helena e Ronaldo receberam a carta. Ronaldo Novais, que atua também como psicólogo da instituição, fez questão de ressaltar: "Os Conselheiros Penais que também são membros da Pastoral Carcerária precisam motivar a instituição para juntar forças a essa lida", diz.
Na última sexta-feira(16), foi protocolada a carta encaminhada ao Conselho, Para Dr.Leonardo Juiz substituto da Execução Penal.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Tentativa de assalto: Morte trágica de empresário em Conquista
Na madrugada desta quinta-feira (15), por volta das 02h30 da madrugada, o empresário Domício Silveira Amaral, de 57 anos, foi assassinado no posto de gasolina Fim da Banguela, localizado as margens da BR-116, próximo ao bairro Lagoa da Flores, em Vitória da Conquista. A vítima era proprietária do estabelecimento.
Segundo relatos de testemunhas, um homem armado teria entrado no local e anunciado assalto. Domício reagiu e o assaltante disparou duas vezes contra ele. As câmeras de segurança registraram a ação do bandido que fugiu com mais dois comparsas que lhe davam cobertura em um veículo. Seguiram em direção a cidade de Planalto.
As polícias Civil e Militar estiveram no local para fazer a perícia e o corpo de Domício foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio e, caso seja confirmado, o crime será investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos.
Segundo relatos de testemunhas, um homem armado teria entrado no local e anunciado assalto. Domício reagiu e o assaltante disparou duas vezes contra ele. As câmeras de segurança registraram a ação do bandido que fugiu com mais dois comparsas que lhe davam cobertura em um veículo. Seguiram em direção a cidade de Planalto.
As polícias Civil e Militar estiveram no local para fazer a perícia e o corpo de Domício foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio e, caso seja confirmado, o crime será investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos.
Vitória da Conquista enfrenta o Coritiba na primeira fase da Copa do Brasil
Na manhã desta quinta feira (15), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2017, que começa no dia 8 de fevereiro. O time do Vitória da Conquista enfrenta o Coritiba em jogo único no Estádio Municipal Lomanto Júnior, em data ainda não divulgada pela CBF. E essa é grande a novidade do novo regulamento da Copa do Brasil para próxima temporada da disputa: os confrontos das duas primeiras fases serão realizados em jogo único.
Essa é a primeira vez que o Vitória da Conquista joga contra o Coritiba, e só poderá ser classificado se vencer. Em caso de empate o visitante se classifica. O time ganhar esse jogo, encara o vencedor de Ferroviária-SP x Asa de Arapiraca na segunda fase da competição.
Essa é a primeira vez que o Vitória da Conquista joga contra o Coritiba, e só poderá ser classificado se vencer. Em caso de empate o visitante se classifica. O time ganhar esse jogo, encara o vencedor de Ferroviária-SP x Asa de Arapiraca na segunda fase da competição.
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
Reviravolta: Segue interdição parcial de novo conjunto penal
Essa é uma decisão da Comissão Geral da Justiça, publicado no Diário da Justiça da Bahia,
na data de 06 de Dezembro de 2016.
O Desembargador suspende a recepção de pessoas presas oriundas das demais
comarcas contidas no provimento n. 03/2016 que o próprio tribunal determinou,
até que se complete a guarda, em número suficiente. No fim do mês de novembro, o juiz da Vara do Juri e Execuções Penais da Comarca de Vitória da Conquista, dr. Reno Viana Soares, expediu uma portaria determinando a interdição parcial do Conjunto Penal desta cidade. A portaria de número 05/2016 determinava que, até o dia 31 de dezembro deste ano, o conjunto recebesse apenas presos oriundos do Presídio Nilton Gonçalves.
Mas na última segunda-feira(05), o juiz Leonardo Leonardo Coelho Bonfim expediu uma nova portaria, a 06/2016, revogando a portaria anterior. Agora, com a decisão da Comissão Geral de Justiça, a interdição parcial do novo conjunto penal, continua.
na data de 06 de Dezembro de 2016.
O Desembargador suspende a recepção de pessoas presas oriundas das demais
comarcas contidas no provimento n. 03/2016 que o próprio tribunal determinou,
até que se complete a guarda, em número suficiente. No fim do mês de novembro, o juiz da Vara do Juri e Execuções Penais da Comarca de Vitória da Conquista, dr. Reno Viana Soares, expediu uma portaria determinando a interdição parcial do Conjunto Penal desta cidade. A portaria de número 05/2016 determinava que, até o dia 31 de dezembro deste ano, o conjunto recebesse apenas presos oriundos do Presídio Nilton Gonçalves.
Mas na última segunda-feira(05), o juiz Leonardo Leonardo Coelho Bonfim expediu uma nova portaria, a 06/2016, revogando a portaria anterior. Agora, com a decisão da Comissão Geral de Justiça, a interdição parcial do novo conjunto penal, continua.
Escolas estaduais realizam renovação de matrícula
Os estudantes que estudam na rede estadual e com frequência regular nas escolas têm até o dia 30 deste mês para realizar a renovação da matrícula via internet. Para isso, os pais, mães, responsáveis ou alunos maiores de 16 anos, devem digitar o código da carta de renovação, que foi entregue na unidade escola, no Portal da Educação, e devolvê-la na secretaria escolar para efetivar o ato.
Além da internet, quem preferir pode fazer a renovação presencialmente na secretaria da escola, observando se há alguma pendência de documentação para a atualização dos dados do estudante. É preciso também deve levar comprovante de residência, independentemente de ter mudado de endereço. De acordo com o cronograma da Secretaria da Educação do Estado, a matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos.
A diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação, Eliana Carvalho, chama a atenção dos estudantes, pais e responsáveis para a observância deste prazo. “Quem não renovar a matrícula no período indicado perderá a vaga em sua escola atual. Se ele perder o prazo, vai ter que mudar de escola e fazer nova matrícula no dia 24 de janeiro de 2017, em uma das unidades escolares da rede estadual com vagas disponíveis”. Mais informações estão disponíveis na site da secretaria.
Além da internet, quem preferir pode fazer a renovação presencialmente na secretaria da escola, observando se há alguma pendência de documentação para a atualização dos dados do estudante. É preciso também deve levar comprovante de residência, independentemente de ter mudado de endereço. De acordo com o cronograma da Secretaria da Educação do Estado, a matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos.
A diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação, Eliana Carvalho, chama a atenção dos estudantes, pais e responsáveis para a observância deste prazo. “Quem não renovar a matrícula no período indicado perderá a vaga em sua escola atual. Se ele perder o prazo, vai ter que mudar de escola e fazer nova matrícula no dia 24 de janeiro de 2017, em uma das unidades escolares da rede estadual com vagas disponíveis”. Mais informações estão disponíveis na site da secretaria.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Remição pela Leitura é destaque na TV Aratu:
O ‘Programa de Incentivo à Prática da Leitura e à Produção de Conteúdo Crítico pelos Internos’, implantado pela Vara de Execuções Penais da Comarca de Vitória da Conquista, ganhou destaque no estado. O projeto lançado no último mês de novembro é pioneiro na Bahia e visa remição da pena através da leitura, além de contribuir na ressocialização. Na última quarta-feira (7), a Câmara Municipal homenageou o Juiz Titular da Vara de Execuções Penais, Dr. Reno Viana Soares, com uma Moção de Aplauso. A TV Aratu também deu destaque a ação, mostrando em seus telejornais a importância do projeto.
Confira a reportagem de Daniel Silva e Maurício Amaral:
Confira a reportagem de Daniel Silva e Maurício Amaral:
CNJ fará censo carcerário
Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen LúciaPresidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen LúciaO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prepara um censo e um cadastro da população carcerária brasileira. O foco principal será fornecer informações que permitam julgar quem atualmente se encontra preso sem ter sido julgado.
As iniciativas, divulgadas pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, no encerramento do 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário (dia 6), reforça a importância do pedido do Tribunal de Justiça da Bahia para que magistrados enviem a relação de processos com réus presos, que estejam prontos para julgamento.
A quantidade excessiva de presos provisórios (41%, de acordo com as estatísticas mais recentes) é indicativo da morosidade da Justiça e, segundo a ministra Cármen Lúcia, é necessário reverter esse quadro para se obter a paz social.
Até o momento, conforme o CNJ, a elaboração do censo e cadastro carcerários está em estudos. No entanto, durante o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, a ministra estabeleceu uma parceria com os presidentes dos Tribunais de Justiça do país, que aderiram à iniciativa. A ministra também recorreu à cúpula da Justiça Estadual para constituir um grupo de magistrados com a atribuição de dar mais celeridade ao julgamento de pessoas que aguardam decisão judicial atrás das grades.
Fonte: Ascom TJBA, com informações da Agência CNJ de Notícias
As iniciativas, divulgadas pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, no encerramento do 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário (dia 6), reforça a importância do pedido do Tribunal de Justiça da Bahia para que magistrados enviem a relação de processos com réus presos, que estejam prontos para julgamento.
A quantidade excessiva de presos provisórios (41%, de acordo com as estatísticas mais recentes) é indicativo da morosidade da Justiça e, segundo a ministra Cármen Lúcia, é necessário reverter esse quadro para se obter a paz social.
Até o momento, conforme o CNJ, a elaboração do censo e cadastro carcerários está em estudos. No entanto, durante o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, a ministra estabeleceu uma parceria com os presidentes dos Tribunais de Justiça do país, que aderiram à iniciativa. A ministra também recorreu à cúpula da Justiça Estadual para constituir um grupo de magistrados com a atribuição de dar mais celeridade ao julgamento de pessoas que aguardam decisão judicial atrás das grades.
Fonte: Ascom TJBA, com informações da Agência CNJ de Notícias
Identificado jovem morto a tiros dentro de bar
A cidade de Vitória da Conquista chega a marca de 200 homicídios no ano de 2016. O último assassinato aconteceu na noite de hoje (domingo) no Simão.
A vítima, identificada como Flávio, foi abordado por dois homens armados dentro de um bar, que iniciaram os disparos. A vítima não resistiu e morreu na hora.
Os autores do crime fugiram.
A vítima, identificada como Flávio, foi abordado por dois homens armados dentro de um bar, que iniciaram os disparos. A vítima não resistiu e morreu na hora.
Os autores do crime fugiram.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Nova resolução trata dos indicadores para fixação de lotação máxima nas unidades penais:
De ordem do Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), DR. ALAMIRO VELLUDO SALVADOR NETTO, encaminhamos a Resolução CNPCP n. 5, de 25 de novembro de 2016, que dispõe sobre os indicadores para fixação de lotação máxima nos estabelecimentos penais, numerus clausus. Entre outras questões, a partir de agora, fica vedado estabelecimento de limite máximo, que exceda o número de camas individuais na unidade penal. Ainda está determinado que qualquer extrapolação da capacidade penal o diretor executivo de unidade, deve informar ao juiz da Vara de Execuções Penais, OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho Penal. Além das unidades penais que não tiverem registro de lotação, está proibida a entrada de internos que excedam a capacidade. Você pode conferir um pouco mais das informações neste resumo da resolução abaixo:
Suspensa greve na Viação Vitória
Na noite desta quinta feira (9), a Viação Vitória, garantiu ao Sindicato dos Rodoviários que a 2ª parcela do 13º salário será pago na próxima terça-feira (13). A greve que seria deflagada nesta sexta-feira (9), foi abortada.
O acordo foi feito por Álvaro Souza representando a categoria e o gerente da empresa, Sr. Claudio. Segundo a direção da Viação Vitória, a empresa vem perdendo mensalmente R$ 210 mil com a decisão da Prefeitura de ter retirado a linha D 38 do trecho Alto Maron/Urbis VI, sendo a terceira linha de maior faturamento na cidade.
No passado a Prefeitura puniu também a Viação Passaredo, retirando a linha P 50, o que foi suficiente para a empresa paulista deixasse de operar em Vitória da Conquista. Em 20 anos as administrações petistas em Conquista conseguiu quebrar várias empresas do transporte coletivo.
O acordo foi feito por Álvaro Souza representando a categoria e o gerente da empresa, Sr. Claudio. Segundo a direção da Viação Vitória, a empresa vem perdendo mensalmente R$ 210 mil com a decisão da Prefeitura de ter retirado a linha D 38 do trecho Alto Maron/Urbis VI, sendo a terceira linha de maior faturamento na cidade.
No passado a Prefeitura puniu também a Viação Passaredo, retirando a linha P 50, o que foi suficiente para a empresa paulista deixasse de operar em Vitória da Conquista. Em 20 anos as administrações petistas em Conquista conseguiu quebrar várias empresas do transporte coletivo.
Leninha pede exoneração da direção do Hospital de Base, diz radialista
Em seu comentário diário no programa Redação Brasil, da Rádio Brasil FM, o comunicador Deusdete Dias falou sobre a saída da enfermeira Marilene Ferraz, a popular Leninha, da direção do Hospital de Base de Vitória da Conquista, após 3 anos e meio a frente da unidade.
“Ela sofreu um desgaste enorme, tirando leite de pedra, em um hospital sem investimento do Governo do Estado”, desabafa Deusdete.
Ainda segundo Deusdete, e também o comunicador Jânio Freitas, alguns nomes já aparecem como possíveis substitutos, a exemplo de Tiago Miller, Doutora Teresa e Geovane Moreno.
O comunicador informou, também, que Leninha entregou uma carta ao Governador Rui Costa comunicando sua saída.*Via Blog do Rodrigo Ferraz.
“Ela sofreu um desgaste enorme, tirando leite de pedra, em um hospital sem investimento do Governo do Estado”, desabafa Deusdete.
Ainda segundo Deusdete, e também o comunicador Jânio Freitas, alguns nomes já aparecem como possíveis substitutos, a exemplo de Tiago Miller, Doutora Teresa e Geovane Moreno.
O comunicador informou, também, que Leninha entregou uma carta ao Governador Rui Costa comunicando sua saída.*Via Blog do Rodrigo Ferraz.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
PREJUIZOS CAUSADOS PELA CHUVA EM CONQUISTA
O jornalista Frarlei Nascimento, do Blitz Conquista, ouviu uma mulher que morava em um prédio, o qual desabou por conta da chuva que caiu nesta quarta-feira(08):
Candidatos que fariam vestibular do IFBA terão de mudar de local por causa da ocupação no campus
Candidatos que fariam as provas do processo seletivo do IFBA de Vitória da Conquista na própria instituição no dia 20 de novembro, tiveram que se adaptar a nova data da prova, marcada para o próximo dia 11. O motivo foi a ocupação do IFBA por estudantes que protestam contra a PEC 55 do Governo Federal que congela gastos públicos e ainda a reforma do Ensino Médio.
Mas as mudanças provocadas não param por aí, os candidatos que tinham como local de prova o próprio IFBA, foram realocados para outros quatro lugares: Instituto de Educação Euclides Dantas (Escola Normal); Colégio Estadual Rafael Spínola; Escola Municipal Frei Serafim do Amparo e Colégio Estadual Padre Palmeira.
Ao todo quase dois mil candidatos se inscreveram para o processo seletivo que acontece neste fim de semana. Já são mais de 50 dias de ocupação e sem aulas no IFBA.
Mas as mudanças provocadas não param por aí, os candidatos que tinham como local de prova o próprio IFBA, foram realocados para outros quatro lugares: Instituto de Educação Euclides Dantas (Escola Normal); Colégio Estadual Rafael Spínola; Escola Municipal Frei Serafim do Amparo e Colégio Estadual Padre Palmeira.
Ao todo quase dois mil candidatos se inscreveram para o processo seletivo que acontece neste fim de semana. Já são mais de 50 dias de ocupação e sem aulas no IFBA.
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Revogada portaria que interditava parcialmente o novo conjunto penal
No fim do mês de novembro, o juiz da Vara do Juri e Execuções Penais da Comarca de Vitória da Conquista, dr. Reno Viana Soares, expediu uma portaria determinando a interdição parcial do Conjunto Penal desta cidade. A portaria de número 05/2016 determinava que, até o dia 31 de dezembro deste ano, o conjunto recebesse apenas presos oriundos do Presídio Nilton Gonçalves.
Mas na última segunda-feira(05), o juiz Leonardo Leonardo Coelho Bonfim expediu uma nova portaria, a 06/2016, revogando a portaria anterior. Com isso, fica suspensa a interdição parcial do novo conjunto penal de Vitória da Conquista. Veja a portaria completa:
Mas na última segunda-feira(05), o juiz Leonardo Leonardo Coelho Bonfim expediu uma nova portaria, a 06/2016, revogando a portaria anterior. Com isso, fica suspensa a interdição parcial do novo conjunto penal de Vitória da Conquista. Veja a portaria completa:
domingo, 4 de dezembro de 2016
Vagas ociosas na nova Unidade Penal:Conselho Penal luta por solução para situação
Antes mesmo da inauguração, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista tem vivenciado e sofrido com situações de ajustes. O conselho Penal, tem, por exemplo, cobrado uma solução para o não recebimento de presos provisórios e condenados desta cidade, que não mais deveriam se encontrar no Nilton Gonçalves. Diante dessa realidade, o conselho em parceria com a pastoral carcerária, no dia 02 de Dezembro do corrente ano, emitiu ofício ao Juiz substituto, ao Promotor e ao Defensor da Vara de Execuções Penais e ao Presidente da OAB cobrando providências sobre a questão. Veja um trecho do documento:
O desabafo de um conselheiro:
Lamento informar que a inauguração do Conjunto Penal, que tanto lutamos para que existisse, tem me entristecido.
Fiquei sabendo que o contrato do Estado com a empresa de co-participação privada foi assinado por 36 meses, quer dizer três anos de prestação de serviços. Isso por uma quantia de 60 milhões de reais, 20 milhões por ano.
É mais de 1 milhão e 600 mil reais por mês .
Isso para custodiar os presos condenados em regime fechado e provisórios.
Só que temos mais de 290 pessoas presas nessa condição que já deveriam estar no conjunto novo, porém, continuam dando despesa ao Estado.
Com as contas pagas no conjunto novo, todavia permanecendo em situação precária no Nilton Gonçalves.
Vagas ociosas no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, em contrapartida Nilton Gonçalves insalubre e superpopulado, bem como, por falta de vagadas, transferindo presas para Jequié. Queremos saber se já não basta justificar altíssimos recursos para a população presa sabendo que quase nunca chegam ao destino. Saber que a conta já está paga no novo e pagar novamente no Nilton não é aceitável!
*Ronaldo Novais, psicólogo e Conselheiro Penal.
O desabafo de um conselheiro:
Lamento informar que a inauguração do Conjunto Penal, que tanto lutamos para que existisse, tem me entristecido.
Fiquei sabendo que o contrato do Estado com a empresa de co-participação privada foi assinado por 36 meses, quer dizer três anos de prestação de serviços. Isso por uma quantia de 60 milhões de reais, 20 milhões por ano.
É mais de 1 milhão e 600 mil reais por mês .
Isso para custodiar os presos condenados em regime fechado e provisórios.
Só que temos mais de 290 pessoas presas nessa condição que já deveriam estar no conjunto novo, porém, continuam dando despesa ao Estado.
Com as contas pagas no conjunto novo, todavia permanecendo em situação precária no Nilton Gonçalves.
Vagas ociosas no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, em contrapartida Nilton Gonçalves insalubre e superpopulado, bem como, por falta de vagadas, transferindo presas para Jequié. Queremos saber se já não basta justificar altíssimos recursos para a população presa sabendo que quase nunca chegam ao destino. Saber que a conta já está paga no novo e pagar novamente no Nilton não é aceitável!
*Ronaldo Novais, psicólogo e Conselheiro Penal.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Professores da UESB fazem campanha de doação de sangue na sexta (2)
Professoras e professores da UESB farão campanha de doação de sangue nessa sexta-feira (2). “Eu dou o sangue pela educação pública” faz parte da agenda de mobilização da greve docente, iniciada na segunda-feira (28). O objetivo é ajudar a reabastecer os estoques dos Hemoba da região. A atividade acontecerá a partir das 8h no Hospital de Base (Vitória da Conquista), Hospital Prado Valadares (Jequié) e Hospital Cristo Redentor (Itapetinga). O nome da campanha é uma forma de fortalecer a luta em defesa das Universidades Estaduais, ameaçadas pela PEC 55, reforma do ensino médio e congelamento de salários.
Orientações para doação de sangue
– Ter entre 18 e 79 anos;
– Peso acima dos 50 kg;
– Alimentar-se bem antes do procedimento;
– Evitar consumo de frituras;
– Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior;
– Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 48h.
Orientações para doação de sangue
– Ter entre 18 e 79 anos;
– Peso acima dos 50 kg;
– Alimentar-se bem antes do procedimento;
– Evitar consumo de frituras;
– Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior;
– Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 48h.
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
Defensoria Pública levará atendimento jurídico gratuito ao Nova Cidade
A Base Comunitária de Segurança 77ª CIPM, em Vitória da Conquista, receberá as ações do projeto Defensoria Cidadã Itinerante. A comunidade bairro Nova Cidade e entorno terá acesso a orientações e assistência jurídica gratuita oferecida pela instituição. A ação acontecerá neste sábado (3 de dezembro), das 8h30 às 12 horas.
Demandas como investigação de paternidade, pensão alimentícia, realização de exame de DNA, retificação de registro de nascimento, conciliação e mediação são alguns dos serviços que o cidadão poderá acessar por meio da ação promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). “Trata-se de uma parceria entre a DPE-BA e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia que visa fortalecer a cidadania e promover o desenvolvimento social em áreas que apresentam altos índices de violência”, explica a assessoria da Defensoria Pública.
Após passar por cidades do interior do Estado, a ação retorna pela segunda vez ao Nova Cidade. Em novembro de 2015, defensores públicos e servidores da DPE-BA prestaram atendimentos por duas sextas-feiras à população no mesmo local.
Demandas como investigação de paternidade, pensão alimentícia, realização de exame de DNA, retificação de registro de nascimento, conciliação e mediação são alguns dos serviços que o cidadão poderá acessar por meio da ação promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). “Trata-se de uma parceria entre a DPE-BA e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia que visa fortalecer a cidadania e promover o desenvolvimento social em áreas que apresentam altos índices de violência”, explica a assessoria da Defensoria Pública.
Após passar por cidades do interior do Estado, a ação retorna pela segunda vez ao Nova Cidade. Em novembro de 2015, defensores públicos e servidores da DPE-BA prestaram atendimentos por duas sextas-feiras à população no mesmo local.
Após pane, Atuv suspende atendimento temporariamente
A Associação dos Operadores do Transporte Coletivo Urbano (ATUV) de Vitória da Conquista divulgou comunicado informando que, de forma temporária, o serviço estará suspenso até a próxima quinta-feira (01).
O serviço estará a disposição da população a partir das 09h.
Leia o comunicado na íntegra:
“Mantendo o nosso constante compromisso de transparência na relação com os nossos usuários, informamos que devido à uma pane operacional no servidor responsável pelo sistema de vendas de bilhetes eletrônicos (Estudantil e Comum) que começou a ocorrer hoje, 30 de Novembro, às 13:30h, o serviço de recarga dos cartões BEM se encontra temporariamente suspenso até às 9h de amanhã do dia 1 de Dezembro.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno causado até o momento e garantimos que estamos trabalhando juntamente com toda a nossa equipe e fornecedores responsáveis para que as recargas possam voltar a ser realizadas até mesmo antes do prazo supracitado, sempre com o objetivo de atender ao nosso usuário com o máximo de excelência e agilidade”.
O serviço estará a disposição da população a partir das 09h.
Leia o comunicado na íntegra:
“Mantendo o nosso constante compromisso de transparência na relação com os nossos usuários, informamos que devido à uma pane operacional no servidor responsável pelo sistema de vendas de bilhetes eletrônicos (Estudantil e Comum) que começou a ocorrer hoje, 30 de Novembro, às 13:30h, o serviço de recarga dos cartões BEM se encontra temporariamente suspenso até às 9h de amanhã do dia 1 de Dezembro.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno causado até o momento e garantimos que estamos trabalhando juntamente com toda a nossa equipe e fornecedores responsáveis para que as recargas possam voltar a ser realizadas até mesmo antes do prazo supracitado, sempre com o objetivo de atender ao nosso usuário com o máximo de excelência e agilidade”.
terça-feira, 29 de novembro de 2016
Portaria determina interdição parcial do Conjunto Penal de Vit. Da Conquista
Nesta terça-feira(28) o juiz da Vara do Juri e Execuções Penais da Comarca de Vitória da Conquista, dr. Reno Viana Soares, expediu uma portaria determinando a interdição parcial do Conjunto Penal desta cidade. A portaria de número 05/2016, tem como objetivo determinar que, até o dia 31 de dezembro deste ano, o conjunto receba apenas presos oriundos do Presídio Nilton Gonçalves. De acordo com o integrante do Conselho Penal, Marcos Rocha, é preciso que a unidade esteja funcionando com capacidade para atender as outras comarcas para, enfim, receber apenados que não sejam de Conquista: “Como receber presos de 34 cidades se a casa ainda não está arrumada?”, questiona Marcos Rocha. O integrante do Conselho Penal ainda informa que nesta quarta-feira estará em reunião com o diretor do presídio Nilton Gonçalves, para discutir sobre as questões das 30 internas que foram transferidas para Jequié, depois de um motim na unidade de Conquista. “As internas apresentaram algumas demandas e precisamos encontrar uma solução, junto à direção do Nilton Gonçalves”, diz.
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Detentas de Jequié apresentam demandas do sistema carcerário. Confira na íntegra:
O Conselho Penal de Vitória da Conquista teve acesso a uma carta escrita por internas que foram transferidas desta cidade para Jequié. Na carta, que representa o sentimento das detentas transferidas, elas agradecem a recepção na unidade prisional daquela cidade, mas apresentam algumas demandas. Confira a carta:
Confira as mudanças nas inscrições do Colégio Militar:
Fique ligado(a)! Esse ano os pais precisam estar atentos para uma mudança nas inscrições dos filhos para o sorteio de vagas do Colégio da Polícia Militar ou para a Creche Nossa Senhora das Graças na capital e interior.
Será necessário informar o CPF da mãe e do candidato de qualquer idade que pretende participar do processo seletivo para qualquer série oferecida no momento do cadastro online. A exigência visa o aprimoramento do sistema de sorteio. A inscrição só poderá ser efetivada com a informação de CPF de ambos.
A data do tão esperando sorteio ainda não foi divulgada.
Será necessário informar o CPF da mãe e do candidato de qualquer idade que pretende participar do processo seletivo para qualquer série oferecida no momento do cadastro online. A exigência visa o aprimoramento do sistema de sorteio. A inscrição só poderá ser efetivada com a informação de CPF de ambos.
A data do tão esperando sorteio ainda não foi divulgada.
Governo Municipal se prepara para transção
*Secom/PMVC
Até o fim de 2016, uma equipe do Governo Municipal prestará informações detalhadas sobre a administração de Vitória da Conquista aos futuros gestores da cidade. É a chamada transição de governo, procedimento regulamentado pela resolução do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia nº 1311/2012 e o artigo 77 da Lei Orgânica do Município.
Um encontro preparatório da comissão aconteceu na tarde desta segunda, 28, no salão do Gabinete Civil. A equipe instituída para repassar informações e documentos aos representantes da nova administração é formada pela procuradora-geral Luana Andrade, a contadora geral Idalina Karla Correia, o assessor especial Fabrício Alves, e pelos secretários municipais da Transparência e do Controle, Nailton Prates, de Finanças e Execução Orçamentária, Mércia Andrade, e de Governo, Edwaldo Alves.
Até o fim de 2016, uma equipe do Governo Municipal prestará informações detalhadas sobre a administração de Vitória da Conquista aos futuros gestores da cidade. É a chamada transição de governo, procedimento regulamentado pela resolução do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia nº 1311/2012 e o artigo 77 da Lei Orgânica do Município.
Um encontro preparatório da comissão aconteceu na tarde desta segunda, 28, no salão do Gabinete Civil. A equipe instituída para repassar informações e documentos aos representantes da nova administração é formada pela procuradora-geral Luana Andrade, a contadora geral Idalina Karla Correia, o assessor especial Fabrício Alves, e pelos secretários municipais da Transparência e do Controle, Nailton Prates, de Finanças e Execução Orçamentária, Mércia Andrade, e de Governo, Edwaldo Alves.
quinta-feira, 24 de novembro de 2016
Prorrogado o prazo para pagamento do IPTU em cota única
Se você ainda não quitou o IPTU 2016, terá mais tempo para realizar esse pagamento. A Prefeitura Municipal prorrogou o prazo para o dia 20 de dezembro, permitindo o pagamento em parcela única.
Para efetuar o pagamento, o contribuinte pode emitir o boleto através do site da Prefeitura (http://servicos.pmvc.ba.gov.br/) ou na própria Secretaria Municipal de Finanças. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, caixas eletrônicos ou casas lotéricas.
O pagamento dentro do prazo evita que o nome do cidadão caia na inadimplência, o que pode levá-lo a ser inscrito na Dívida Ativa, protesto de título em cartório e, posteriormente, cobrança judicial; e, em casos mais graves, até à penhora de seu imóvel.
Quem tiver em débito com a receita municipal, referente ao IPTU de anos anteriores, deve buscar a regularização na Secretaria Municipal de Finanças, podendo optar pelo parcelamento da dívida. *Secom/PMVC.
Para efetuar o pagamento, o contribuinte pode emitir o boleto através do site da Prefeitura (http://servicos.pmvc.ba.gov.br/) ou na própria Secretaria Municipal de Finanças. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, caixas eletrônicos ou casas lotéricas.
O pagamento dentro do prazo evita que o nome do cidadão caia na inadimplência, o que pode levá-lo a ser inscrito na Dívida Ativa, protesto de título em cartório e, posteriormente, cobrança judicial; e, em casos mais graves, até à penhora de seu imóvel.
Quem tiver em débito com a receita municipal, referente ao IPTU de anos anteriores, deve buscar a regularização na Secretaria Municipal de Finanças, podendo optar pelo parcelamento da dívida. *Secom/PMVC.
Iluminação Natalina na Pça. Tancredo Neves sofre atos de vandalismo
Há 15 dias, a Prefeitura de Vitória da Conquista deu início à instalação da já tradicional iluminação natalina da Praça Tancredo Neves. Entretanto, as estruturas estão sofrendo atos de vandalismo. Mangueiras, microlâmpadas e cortinas luminosas têm sido quebradas e cortadas no dia posterior a sua instalação.
Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos já trabalha nos reparos para que a mesma possa ser apreciada a partir da primeira quinzena de dezembro por conquistenses e turistas.
A iluminação da Praça Tancredo Neves não só embeleza o município durante o período natalino, como também significa o resgate do tradicional Natal para o centro da cidade. Por isso, a Prefeitura pede a colaboração da população para que nos ajude a coibir esses atos.
Se você testemunhar um ato de vandalismo contra a iluminação, entre em contato, imediatamente, com a Secretaria de Serviços Públicos pelo telefone (77) 3420-7005.
Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos já trabalha nos reparos para que a mesma possa ser apreciada a partir da primeira quinzena de dezembro por conquistenses e turistas.
A iluminação da Praça Tancredo Neves não só embeleza o município durante o período natalino, como também significa o resgate do tradicional Natal para o centro da cidade. Por isso, a Prefeitura pede a colaboração da população para que nos ajude a coibir esses atos.
Se você testemunhar um ato de vandalismo contra a iluminação, entre em contato, imediatamente, com a Secretaria de Serviços Públicos pelo telefone (77) 3420-7005.
Mais de 4 mil candidatos farão as provas do Enem em quatro locais diferentes nos dias 03 e 04 de dezembro
Pouco mais de 277 mil candidatos ficaram para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio nos dias 03 e 04 de dezembro em todo o Brasil. É que esses candidatos não puderam fazer as provas nos dias 05 e 06 de novembro devido às ocupações por manifestantes que protestam contra a PEC que congela gastos públicos federais pelos próximos 20 anos, nos locais onde fariam as provas.
Aqui em Vitória da Conquista, pouco mais de 4 mil candidatos se encontram nesta situação. Eles fariam as provas na UESB, CETEP, UFBA e IFBA, que estão ocupados desde meados de outubro.
Esses quatro mil candidatos foram distribuídos em quatro locais de provas: Fainor, Colégio Opção, Colégio Oficina e Escola Cardoso e Albuquerque. Mais informações podem ser conferidas no site do INEP
Aqui em Vitória da Conquista, pouco mais de 4 mil candidatos se encontram nesta situação. Eles fariam as provas na UESB, CETEP, UFBA e IFBA, que estão ocupados desde meados de outubro.
Esses quatro mil candidatos foram distribuídos em quatro locais de provas: Fainor, Colégio Opção, Colégio Oficina e Escola Cardoso e Albuquerque. Mais informações podem ser conferidas no site do INEP
Racionamento: Gerente local da Embasa avalia a situação em Conquista
A barragem de Água Fria II, responsável pelo abastecimento de água em Vitória da Conquista, tem recuperado aos poucos o nível de água, que no início do racionamento, no mês de maio, chegou a estar com apenas 34% do total da capacidade, atualmente conta com 51%.
O principal motivo são as chuvas das últimas semanas, que somente na localidade da barragem, atingiu a boa marca de 181 milímetros, com previsão de mais chuvas nas próximas semanas. Ainda assim, a principal responsável pelo abastecimento de Vitória da Conquista nos últimos meses tem sido a adutora do Catolé, com 80% do total do abastecimento no município.
O gerente local da Embasa, André Ribeiro, disse em entrevista à TV Sudoeste, que caso a barragem volta a atingir o nível máximo operacional, o racionamento pode chegar ao fim. Apesar de não ter previsão, em outros momentos o fim do racionamento era previsto somente com a construção na nova barragem.
O principal motivo são as chuvas das últimas semanas, que somente na localidade da barragem, atingiu a boa marca de 181 milímetros, com previsão de mais chuvas nas próximas semanas. Ainda assim, a principal responsável pelo abastecimento de Vitória da Conquista nos últimos meses tem sido a adutora do Catolé, com 80% do total do abastecimento no município.
O gerente local da Embasa, André Ribeiro, disse em entrevista à TV Sudoeste, que caso a barragem volta a atingir o nível máximo operacional, o racionamento pode chegar ao fim. Apesar de não ter previsão, em outros momentos o fim do racionamento era previsto somente com a construção na nova barragem.
terça-feira, 22 de novembro de 2016
Conselheiros e instituições discutem a "Remição pela Leitura"
A terça-feira(22), na Sala do Júri do Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista, foi marcada por uma reunião entre Conselheiros e diversas instituições, na intenção de discutir a aplicabilidade do projeto "Remição pela Leitura". Estiveram presentes representantes do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais; Pastoral Carcerária; Colegiados de Letras da UESB, e Vara de Execuções Penais. O projeto tem como objetivo contribuir e incentivar apenados do sistema carcerário de Vitória da Conquista a prática da leitura e a produção de conteúdo crítico sobre a mesma, tendo como benefício a remição de pena. O ato consiste no abatimento dos dias de leitura do preso que cumpre pena em regime fechado ou semi-aberto, diminuindo, dessa forma, a condenação que o mesmo foi sentenciado. Esse tempo remido contará para seu livramento condicional.
Apresentação das demandas e problemáticas locais
Foi lida durante a reunião uma carta redigida pelas presas conquistenses que foram transferidas do Conjunto Penal Nilton Gonçalves para o Conjunto Penal da cidade de Jequié,
reivindicando tratamento humanitário. Elas elogiaram a recepção em Jequié e queixam do tratamento em nossa cidade.
Experiências compartilhadas
As professoras universitárias presentes a reunião ouviram experiências do Conselho Penal e Pastoral Carcerária na lida com a Execução Penal em nossa cidade.
E apresentaram o saber técnico do curso de Letras e as diversas possibilidades de contribuir no projeto. E mais uma vez, o Conselho Penal cumpre o seu papel sempre em parceria com a comunidade, quando busca apoio de instituições importantes por um sistema carcerário mais humano
Apresentação das demandas e problemáticas locais
Foi lida durante a reunião uma carta redigida pelas presas conquistenses que foram transferidas do Conjunto Penal Nilton Gonçalves para o Conjunto Penal da cidade de Jequié,
reivindicando tratamento humanitário. Elas elogiaram a recepção em Jequié e queixam do tratamento em nossa cidade.
Experiências compartilhadas
As professoras universitárias presentes a reunião ouviram experiências do Conselho Penal e Pastoral Carcerária na lida com a Execução Penal em nossa cidade.
E apresentaram o saber técnico do curso de Letras e as diversas possibilidades de contribuir no projeto. E mais uma vez, o Conselho Penal cumpre o seu papel sempre em parceria com a comunidade, quando busca apoio de instituições importantes por um sistema carcerário mais humano
MEC divulga novos locais de provas do Enem de dezembro
O Ministério da Educação divulgou na manhã desta terça-feira (22) os novos locais de prova para os 277.624 mil alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 4 de dezembro. Os nobos locais de provas da segunda aplicação do Enem podem ser conferidos na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet.
A aplicação do Exame em outra data para muitos estudantes acontece em decorrência das ocupações de escolas que seriam locais de provas do Enem, que ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro. Além disso, também realizarão a nova prova candidatos que fariam o Exame em locais que tiveram contingências relacionadas, principalmente, a problemas de infraestrutura como interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica.
Para evitar atrasos no dia do Enem, é recomendado que os estudantes conheçam antes o local da prova. O esquema da segunda aplicação será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12 e fecham às 13 horas, no horário de Brasília. Na Bahia, por ser um dos estados que não aderiu ao Horário de Verão, os portões abrem às 11 e fecham às 12 horas.
A aplicação do Exame em outra data para muitos estudantes acontece em decorrência das ocupações de escolas que seriam locais de provas do Enem, que ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro. Além disso, também realizarão a nova prova candidatos que fariam o Exame em locais que tiveram contingências relacionadas, principalmente, a problemas de infraestrutura como interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica.
Para evitar atrasos no dia do Enem, é recomendado que os estudantes conheçam antes o local da prova. O esquema da segunda aplicação será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12 e fecham às 13 horas, no horário de Brasília. Na Bahia, por ser um dos estados que não aderiu ao Horário de Verão, os portões abrem às 11 e fecham às 12 horas.
Banco do Brasil confirma fechamento de agências em Conquista
O Banco do Brasil anunciou esta semana que 402 agências serão fechadas, 379 serão transformadas em postos de atendimento e 31 superintendências em diversos municípios serão encerradas. Na base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região a agência da Regis Pacheco será fechada e as agências Barão do Rio Branco e Iguaí passarão a ser Postos Avançado de Atendimento – PAA.
Somente aqui na Bahia pelo menos 12 agências serão fechadas: 10 em Salvador, 01 em Feira de Santana e 01 em Vitória da Conquista. Há ainda a possibilidade de uma das agências locais ser transformada em posto de atendimento.
Na última segunda-feira(21), bancários, diretores sindicais e o superintendente do Banco do Brasil de Vitória da Conquista, estiveram reunidos para discutir a reestruturação divulgada pelo banco. De acordo com as informações da superintendência, os funcionários da Régis Pacheco serão realocados preferencialmente para as agências de Vitória da Conquista.
Somente aqui na Bahia pelo menos 12 agências serão fechadas: 10 em Salvador, 01 em Feira de Santana e 01 em Vitória da Conquista. Há ainda a possibilidade de uma das agências locais ser transformada em posto de atendimento.
Na última segunda-feira(21), bancários, diretores sindicais e o superintendente do Banco do Brasil de Vitória da Conquista, estiveram reunidos para discutir a reestruturação divulgada pelo banco. De acordo com as informações da superintendência, os funcionários da Régis Pacheco serão realocados preferencialmente para as agências de Vitória da Conquista.
Aprovada greve dos professores da UESB
Docentes da UESB decidiram, na tarde dessa terça-feira (22), por entrar em greve por tempo indeterminado. A categoria é contra a PEC 55 (antiga 241), congelamento de salários e a MP 746 (reforma do ensino médio). Em respeito aos prazos legais, a suspensão de atividades começará no dia 28 de novembro.
O Comando de greve também foi aprovado em assembleia e será instalado no dia 24 de novembro, às 9h, no campus de Vitória da Conquista. Na oportunidade, serão discutidas as comissões e as atividades docentes que serão mantidas durante o movimento paredista.
O movimento faz parte da articulação nacional do Andes-SN, do qual a ADUSB é sessão sindical. As associações docentes que compõem os setores das instituições de ensino superior das federais, estaduais e municipais indicaram a deflagração da greve em todo país. *ASCOM/ADUSB.
O Comando de greve também foi aprovado em assembleia e será instalado no dia 24 de novembro, às 9h, no campus de Vitória da Conquista. Na oportunidade, serão discutidas as comissões e as atividades docentes que serão mantidas durante o movimento paredista.
O movimento faz parte da articulação nacional do Andes-SN, do qual a ADUSB é sessão sindical. As associações docentes que compõem os setores das instituições de ensino superior das federais, estaduais e municipais indicaram a deflagração da greve em todo país. *ASCOM/ADUSB.
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Campanha pelo fim da violência contra as mulheres
O mês de novembro é marcado, no calendário temático das Celebrações das Lutas das Mulheres, pelos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, um momento de mobilização global pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres.
Desde o ano passado, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) iniciou a programação global ‘Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres’ (OrangeurWorld), campanha realizada no Brasil e em outros 70 países, que tem o objetivo de estimular a utilização da cor laranja em roupas, monumentos, prédios e iluminações.
Desde o ano passado, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) iniciou a programação global ‘Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres’ (OrangeurWorld), campanha realizada no Brasil e em outros 70 países, que tem o objetivo de estimular a utilização da cor laranja em roupas, monumentos, prédios e iluminações.
Jovem conquistense morre em acidente quando voltava de Porto Seguro
A morte prematura da jovem Erica Costa enlutou amigos e familiares da conquistense. Ela estava em um ônibus que retornava de Porto Seguro para a capital do Sudoeste baiano.
O acidente aconteceu na região da Coréia, distrito de Potiraguá, na BA-680.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o ônibus se encontrava em uma ribanceira de cerca de 30 metros de profundidade e virado. Ao descer até o local, a polícia avistou uma idosa de 70 anos e mais três pessoas do lado de fora do veículo, todos conscientes, mas que necessitavam de macas para remoção.
Diversas ambulâncias foram até o local. A falta de estrutura nas cidades vizinhas dificultou o atendimento.
Até o momento o número de feridos não foi divulgado.
O acidente aconteceu na região da Coréia, distrito de Potiraguá, na BA-680.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o ônibus se encontrava em uma ribanceira de cerca de 30 metros de profundidade e virado. Ao descer até o local, a polícia avistou uma idosa de 70 anos e mais três pessoas do lado de fora do veículo, todos conscientes, mas que necessitavam de macas para remoção.
Diversas ambulâncias foram até o local. A falta de estrutura nas cidades vizinhas dificultou o atendimento.
Até o momento o número de feridos não foi divulgado.
*Informações e fotos: Blog do Rodrigo Ferraz.
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
Lançado projeto "Remiçao pela Leitura" em Vitória da Conquista
Vitória da Conquista sai à frente e lança o projeto que objetiva a recuperação de internos no sistema prisional, através da leitura. Este é o principal ponto do "Remição pela Leitura", que funciona da seguinte forma: A participação das pessoas encarceradas será de forma voluntária, através de livros disponibilizados nas bibliotecas do Presidio Regional Advogado Nilton Gonçalves e do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, abrangendo obras literárias, clássicas ou contemporâneas.
O apenado terá o prazo de 21 (vinte e um) a 30 (trinta) dias para leitura de uma obra literária, apresentando ao final deste tempo, no prazo de 10 (dez) dias, uma resenha a respeito do assunto. O trabalho será encaminhado pela Administração Prisional ao Juízo das Execuções Penais, que repassará a resenha a Comissão Avaliadora vinculada ao trabalho voluntário do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais desta Comarca de Vitória da Conquista – BA.
A Comissão Avaliadora, em prazo razoável, analisará as resenhas produzidas, conferindo apenas dois conceitos possíveis, "aprovada" ou "reprovada", a partir da observação de aspectos relacionados á compreensão e compatibilidade do texto com o livro trabalhado. Considerando, conforme o grau educacional do reeducando, a estética (sem rasuras e com letra legível), a originalidade (sem plágio ou cópia) e a clareza da resenha (limitação ao tema e assunto do livro lido). A decisão foi publicada no último dia 08 de novembro de 2016, pelo Juiz da Vara de Execuções Penais de Vitória da Conquista, Dr. Reno Viana, por meio da portaria Nº 04/2016.
Durante o lançamento, várias autoridades e membros do Conselho Penal acompanharam as atividades e puderam ver de perto como deve ser desenvolvido o projeto. Confira mais fotos do evento:
O apenado terá o prazo de 21 (vinte e um) a 30 (trinta) dias para leitura de uma obra literária, apresentando ao final deste tempo, no prazo de 10 (dez) dias, uma resenha a respeito do assunto. O trabalho será encaminhado pela Administração Prisional ao Juízo das Execuções Penais, que repassará a resenha a Comissão Avaliadora vinculada ao trabalho voluntário do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais desta Comarca de Vitória da Conquista – BA.
A Comissão Avaliadora, em prazo razoável, analisará as resenhas produzidas, conferindo apenas dois conceitos possíveis, "aprovada" ou "reprovada", a partir da observação de aspectos relacionados á compreensão e compatibilidade do texto com o livro trabalhado. Considerando, conforme o grau educacional do reeducando, a estética (sem rasuras e com letra legível), a originalidade (sem plágio ou cópia) e a clareza da resenha (limitação ao tema e assunto do livro lido). A decisão foi publicada no último dia 08 de novembro de 2016, pelo Juiz da Vara de Execuções Penais de Vitória da Conquista, Dr. Reno Viana, por meio da portaria Nº 04/2016.
Durante o lançamento, várias autoridades e membros do Conselho Penal acompanharam as atividades e puderam ver de perto como deve ser desenvolvido o projeto. Confira mais fotos do evento:
EMBASA esclarece informações sobre racionamento
*Ascom/EMBASA
Nota de esclarecimento da Embasa
Diante da informação equivocada que está circulando nas redes sociais, nesta sexta-feira (18), a Embasa esclarece que as chuvas ocorridas na região das barragens de Água Fria I e II são insuficientes para por fim ao regime preventivo de racionamento no sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Vitória da Conquista e Belo Campo.
Os rios que alimentam essas barragens estão situados no município de Barra do Choça, onde o índice de pluviosidade resultante das chuvas desta semana foi de apenas 60 milímetros contra os 150 milímetros registrados em Vitória da Conquista.
Nota de esclarecimento da Embasa
Diante da informação equivocada que está circulando nas redes sociais, nesta sexta-feira (18), a Embasa esclarece que as chuvas ocorridas na região das barragens de Água Fria I e II são insuficientes para por fim ao regime preventivo de racionamento no sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Vitória da Conquista e Belo Campo.
Os rios que alimentam essas barragens estão situados no município de Barra do Choça, onde o índice de pluviosidade resultante das chuvas desta semana foi de apenas 60 milímetros contra os 150 milímetros registrados em Vitória da Conquista.
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
9º Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares acontece em Conquista
Nestas quinta e sexta, respectivamente, 17 e 18 de novembro, será realizado em Vitória da Conquista o 9º Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros da Bahia. A Atividade, que está sendo realizada pela Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA), em parceria com o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA/UESB), comemora o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar (18 de novembro).
O encontro será marcado pela realização de palestras com especialistas na área da criança e do adolescente, bem como por momentos de integração dos Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros. Durante o Seminário, também será realizada a Cerimônia da Entrega do Certificado “Amigo do Conselho Tutelar” a personalidades que contribuem com o fortalecimento dos Conselhos Tutelares e da ACTEBA.
O evento acontecerá no Salão de Eventos da AABB, situado à Avenida Olivia Flores, no bairro Candeias, das 8 às 18 horas.
O encontro será marcado pela realização de palestras com especialistas na área da criança e do adolescente, bem como por momentos de integração dos Conselheiros Tutelares e Ex-conselheiros. Durante o Seminário, também será realizada a Cerimônia da Entrega do Certificado “Amigo do Conselho Tutelar” a personalidades que contribuem com o fortalecimento dos Conselhos Tutelares e da ACTEBA.
O evento acontecerá no Salão de Eventos da AABB, situado à Avenida Olivia Flores, no bairro Candeias, das 8 às 18 horas.
Chuva aumenta capacidade da barragem, mas uso consciente da água deve continuar
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) divulgou os novos dados relacionados à principal barragem que abastece o município de Vitória da Conquista, Barragem de Água Fria II.
A barragem, após as chuvas que atingiram a região nos últimos dias, conta, atualmente, com 51% do total da capacidade. Isso significa um aumento de 4% no índice em relação aos últimos dados divulgados.
Ainda assim continua o alerta e campanhas de conscientização para que a população em geral faça bom uso da água e utilize ela com economia. Mesmo com a melhora no índice ainda não há previsão do término do racionamento de água iniciado no fim do mês de maio.
A barragem, após as chuvas que atingiram a região nos últimos dias, conta, atualmente, com 51% do total da capacidade. Isso significa um aumento de 4% no índice em relação aos últimos dados divulgados.
Ainda assim continua o alerta e campanhas de conscientização para que a população em geral faça bom uso da água e utilize ela com economia. Mesmo com a melhora no índice ainda não há previsão do término do racionamento de água iniciado no fim do mês de maio.
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
Lançamento do "Remição pela Leitura", será na quinta-feira
Será lançada na próxima quinta-feira, as 14h, no complexo penitenciário de Vitória da Conquista, o projeto "Remição pela Leitura". O objetivo é contribuir e incentivar apenados do sistema carcerário de Vitória da Conquista a prática da leitura e a produção de conteúdo crítico sobre a mesma, tendo como benefício a remição de pena. O ato consiste no abatimento dos dias de leitura do preso que cumpre pena em regime fechado ou semi-aberto, diminuindo, dessa forma, a condenação que o mesmo foi sentenciado. Esse tempo remido contará para seu livramento condicional. Vários Conselheiros, autoridades e responsáveis pela execução do projeto estarão presentes ao lançamento.
Mudança no horário do transporte coletivo de Conquista nesta segunda(14)
A Coordenação Municipal de Transporte Público informa que na próxima segunda-feira, 14, algumas linhas vão sofrer alteração na quantidade e no horário dos ônibus. Na terça-feira, 15, os quadros de horário voltam para a programação normal (dia útil).
Veja quais as linhas e como elas funcionarão no dia 14 (segunda-feira):
D30 (VILA SERRANA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D31 (BAIRRO BRASIL/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D32 (NSA.APARECIDA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D34 (PATAGÔNIA/UESB) – vai operar sem o reforço;
D37 (VILA SERRANA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
R01 (VILA SERRANA/CENTRO) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
R09 (CENTRO/UESB)– vai operar somente com as tabelas 01-03, ou seja, com dois veículos;
P50 (Conquista VI/ Vila Serrana)- vai operar com os 4 veículos, mas com o quadro de horário de domingo;
P52 (Conquista VI/ UESB (via Av. LEM) –vai operar com 1 veículo, mas com o quadro de horário de sábado.
Veja quais as linhas e como elas funcionarão no dia 14 (segunda-feira):
D30 (VILA SERRANA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D31 (BAIRRO BRASIL/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D32 (NSA.APARECIDA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D34 (PATAGÔNIA/UESB) – vai operar sem o reforço;
D37 (VILA SERRANA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
R01 (VILA SERRANA/CENTRO) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
R09 (CENTRO/UESB)– vai operar somente com as tabelas 01-03, ou seja, com dois veículos;
P50 (Conquista VI/ Vila Serrana)- vai operar com os 4 veículos, mas com o quadro de horário de domingo;
P52 (Conquista VI/ UESB (via Av. LEM) –vai operar com 1 veículo, mas com o quadro de horário de sábado.
Copa Governador: Vitória da Conquista coloca uma mão na Taça
O Vitória da Conquista não teve dificuldades para vencer, fora de casa, a equipe do Jacobina no primeiro jogo da final da Copa Governador do Estado, na tarde deste domingo(13) pelo placar de 2 a 0
Os gols do ‘bode’ foram marcados por Carlos Magno e Dionisio.
Com o placar, o Vitória da Conquista coloca uma mão na taça da competição, já que tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.
O alviverde pode até perder por dois gols de diferença que fatura mais um título da competição. O jogo de volta acontece no próximo domingo (20), às 16h, no estádio Lomanto Júnior.
Os gols do ‘bode’ foram marcados por Carlos Magno e Dionisio.
Com o placar, o Vitória da Conquista coloca uma mão na taça da competição, já que tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.
O alviverde pode até perder por dois gols de diferença que fatura mais um título da competição. O jogo de volta acontece no próximo domingo (20), às 16h, no estádio Lomanto Júnior.
terça-feira, 8 de novembro de 2016
Reinserção Social: Portaria determina remissão da pena pelo incentivo a leitura
Contribuir e incentivar apenados do sistema carcerário de Vitória da Conquista a prática da leitura e a produção de conteúdo crítico sobre a mesma, tendo como benefício a remição de pena. O ato consiste no abatimento dos dias de leitura do preso que cumpre pena em regime fechado ou semi-aberto, diminuindo, dessa forma, a condenação que o mesmo foi sentenciado. Esse tempo remido contará para seu livramento condicional. A decisão foi publicada nesta terça-feira(08) pelo Juiz da Vara de Execuções Penais de Vitória da Conquista, Dr. Reno Viana, por meio da portaria Nº 04/2016. Marcos Rocha, do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais, aproveita para parabenizar o Dr. Reno pela iniciativa da portaria: "É uma atitude muito sábia do Dr. Reno. Uma bonita forma de reinserir estes apenados na sociedade", diz.
Como funciona?
Como funciona?
Herzem divulga os nomes da equipe de transição;
O prefeito eleito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão encaminhou nesta terça-feira (8) ofício ao atual prefeito Guilherme Menezes indicando os nomes que vão compor a Comissão de Transição de Mandato. No mesmo documento, Herzem solicita ainda que a comissão seja instalada até o próximo dia 16 de novembro.
“Insisto na antecipação da instalação da Equipe de Transição para evitar qualquer tipo de descontinuidade dos serviços essenciais no início do governo. Como tivemos segundo turno, o tempo será curto para os trabalhos”, disse Herzem.
“Da mesma forma que o atual prefeito age democraticamente, respeitando a decisão do povo conquistense e garantindo sua presença na transmissão de cargo, destaco como democrático e benéfico para os conquistenses a antecipação do trabalho da comissão de transição, que evitará qualquer tipo de prejuízo para nossa população. Espero do atual prefeito uma postura compatível com a dimensão e a importância da cidade de Vitória da Conquista, que merece essa atenção e respeito”, concluiu Herzem.
O prefeito eleito Herzem Gusmão ressalta ainda que os membros da equipe não serão remunerados e trabalharão em caráter voluntário.
Formação dos indicados
Ademir Ismerim – Advogado;
Ana Maria Gonçalves Correia Ribeiro – Arquiteta;
Diêgo Gomes Rocha – Advogado;
Esmeraldino Correia Santos – Coronel da PM RR;
Gildásio Dantas do Rosário Junior – Administrador;
Gildásio Oliveira de Carvalho – Ex-Secretário de Saúde de Condeúba;
José Antônio de Jesus Vieira – Engenheiro Civil;
Lucas de Jesus Batista – Administrador;
Marcelo Marques de Góes Guerra – Teólogo;
Marcos Antônio de Miranda Ferreira – Administrador;
Paulo Williams Rocha da Silva – Administrador;
Pedro Eduardo Pinheiro Silva – Advogado Tributarista.
Conquista completa 176 anos: confira a programação oficial
Nesta quarta-feira, 9, Vitória da Conquista completa 176 anos de emancipação política. Para comemorar este momento, mais uma vez a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista promove uma programação especial durante a manhã, aberta a toda a comunidade.
Às 8 horas, será realizada a tradicional missa em homenagem ao aniversário da cidade, na Catedral Metropolitana. A partir das 9 horas, terão início as atividades do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Nesse momento, haverá o ato cívico com o hasteamento das bandeiras, ao som do Hino à Conquista.
Às 8 horas, será realizada a tradicional missa em homenagem ao aniversário da cidade, na Catedral Metropolitana. A partir das 9 horas, terão início as atividades do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Nesse momento, haverá o ato cívico com o hasteamento das bandeiras, ao som do Hino à Conquista.
Marcha contra PEC 55, Reformas do Ensino Médio, da Previdência e Trabalhista acontece na sexta-feira (11) em Conquista
*Ascom/Adusb
Na sexta-feira (11), sindicatos, estudantes e movimentos sociais de Vitória da Conquista voltarão a ocupar as ruas contra a PEC 55 (PEC 241), PLC 54 (PLP 257), projetos do Escola Sem Partido, reformas do ensino médio, da previdência e trabalhista. A atividade é um chamado nacional das centrais sindicais rumo à greve geral no Brasil. A concentração para o ato público acontece a partir das 9h na Praça Barão do Rio Branco e seguirá em marcha até o Bairro Brasil.
Na sexta-feira (11), sindicatos, estudantes e movimentos sociais de Vitória da Conquista voltarão a ocupar as ruas contra a PEC 55 (PEC 241), PLC 54 (PLP 257), projetos do Escola Sem Partido, reformas do ensino médio, da previdência e trabalhista. A atividade é um chamado nacional das centrais sindicais rumo à greve geral no Brasil. A concentração para o ato público acontece a partir das 9h na Praça Barão do Rio Branco e seguirá em marcha até o Bairro Brasil.
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Bode vence e está em mais uma final da Copa Governador
O Vitória da Conquista derrotou na tarde deste domingo (06) a Jacuipense, pelo placar de 3×2, a partida aconteceu no estádio Lomanto Junior.
Os gols foram marcados por Dionísio duas vezes e Carlos Magno. Ebinho e Popó descontaram.
Com o resultado o Alviverde vai disputar o título da Copa Governador contra a equipe da Jacobina que empatou com o Fluminense de Feira, pelo placar de 3×3.
Como fez melhor campanha, o Vitória da Conquista jogará por dois resultados iguais e fará o segundo jogo no estádio Lomanto Junior.
Os gols foram marcados por Dionísio duas vezes e Carlos Magno. Ebinho e Popó descontaram.
Com o resultado o Alviverde vai disputar o título da Copa Governador contra a equipe da Jacobina que empatou com o Fluminense de Feira, pelo placar de 3×3.
Como fez melhor campanha, o Vitória da Conquista jogará por dois resultados iguais e fará o segundo jogo no estádio Lomanto Junior.
Outubro Rosa teve avaliação positiva como ação de prevenção do câncer de mama
* Secom-Ba
Mais de 15 mil mulheres entre 50 e 69 anos realizaram exames de mamografia durante o mês de outubro na capital e no interior, nas unidades de saúde itinerantes e fixas do estado. O número expressivo é fruto das ações das secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Políticas para as Mulheres (SPM), que estimularam a realização de exames, apostando na detecção precoce como a melhor forma de tratar e curar o câncer de mama. Além de ofertar exames para o público-alvo, a agenda do Outubro Rosa, na Bahia, contou com uma campanha educativa que envolveu palestras e outras mobilizações.
Na avaliação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a estratégia itinerante em nove municípios foi um diferencial do Outubro Rosa. “Apenas em Salvador fizemos mais de 5,4 mil mamografias para o rastreamento do câncer de mama”, pontua Vilas-Boas, que ressaltou também o trabalho do Centro Estadual de Oncologia (Cican), ao realizar 1.075 exames na capital baiana.
Mais de 15 mil mulheres entre 50 e 69 anos realizaram exames de mamografia durante o mês de outubro na capital e no interior, nas unidades de saúde itinerantes e fixas do estado. O número expressivo é fruto das ações das secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Políticas para as Mulheres (SPM), que estimularam a realização de exames, apostando na detecção precoce como a melhor forma de tratar e curar o câncer de mama. Além de ofertar exames para o público-alvo, a agenda do Outubro Rosa, na Bahia, contou com uma campanha educativa que envolveu palestras e outras mobilizações.
Na avaliação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a estratégia itinerante em nove municípios foi um diferencial do Outubro Rosa. “Apenas em Salvador fizemos mais de 5,4 mil mamografias para o rastreamento do câncer de mama”, pontua Vilas-Boas, que ressaltou também o trabalho do Centro Estadual de Oncologia (Cican), ao realizar 1.075 exames na capital baiana.
Gabarito das provas do ENEM será divulgado na quarta (09)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o garito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quarta-feira (9). O gabarito oficial será divulgado na página do próprio Instituto.
Após a divulgação do gabarito, os candidatos devem esperar a divulgação das notas, que será feita em 19 de janeiro.
O Enem 2016 foi aplicado neste sábado (5) e domingo (6) em todo o país, no entanto, os estudantes que fariam a prova nas escolas que estão ocupadas em protesto contra a proposta de reforma do ensino médio e a emenda à Constituição (PEC), que institui um teto de gastos para a União, não realizaram as provas. Para esses candidatos, o Enem será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro.
Após a divulgação do gabarito, os candidatos devem esperar a divulgação das notas, que será feita em 19 de janeiro.
O Enem 2016 foi aplicado neste sábado (5) e domingo (6) em todo o país, no entanto, os estudantes que fariam a prova nas escolas que estão ocupadas em protesto contra a proposta de reforma do ensino médio e a emenda à Constituição (PEC), que institui um teto de gastos para a União, não realizaram as provas. Para esses candidatos, o Enem será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro.
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Divulgados os nomes dos assaltantes do "Bonde do Corsa"
Após várias denúncias de indivíduos a bordo de um corsa de cor cinza cometendo assaltos em vários pontos da cidade, uma guarnição do 4º pelotão, em rondas pela Av. Bartolomeu de Gusmão, na altura da Eletec, abordou 3 elementos em um veiculo com as mesmas características passada pelas vitimas.
Com informações também de um assalto cometido pelo trio por volta das 16:00 hrs de hoje (02), na av. Jonas Hortélio, no bairro Recreio, onde um dos indivíduos teria tomado de assalto uma mochila, além de um aparelho de celular.
Já na delegacia, os infratores foram reconhecidos por mais 4 vitimas, inclusive, no último sábado uma vitima teria sido assaltada na Rua Maneca da Prata, no bairro Brasil, e foi agredida por um dos indivíduos com um soco no rosto. Foram conduzidos para o DISEP, Jarles Azevedo Santos de 24 anos, Adson Alves Tamborim de 21 anos, e um terceiro individuo que não teve o nome revelado, além de 5 celulares, uma chave de fenda e uma faca. *Informações do Blog do Léo Santos.
Com informações também de um assalto cometido pelo trio por volta das 16:00 hrs de hoje (02), na av. Jonas Hortélio, no bairro Recreio, onde um dos indivíduos teria tomado de assalto uma mochila, além de um aparelho de celular.
Já na delegacia, os infratores foram reconhecidos por mais 4 vitimas, inclusive, no último sábado uma vitima teria sido assaltada na Rua Maneca da Prata, no bairro Brasil, e foi agredida por um dos indivíduos com um soco no rosto. Foram conduzidos para o DISEP, Jarles Azevedo Santos de 24 anos, Adson Alves Tamborim de 21 anos, e um terceiro individuo que não teve o nome revelado, além de 5 celulares, uma chave de fenda e uma faca. *Informações do Blog do Léo Santos.
Procurador pede cancelamento do Enem 2016; provas diferentes ferem ‘isonomia’
*Bahia Notícias
O procurador da República Oscar Costa Filho pediu nesta quarta-feira (2) o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste sábado (5) e domingo (6). A medida ocorre após o adiamento da prova para os mais de 190 mil candidatos que terão a prova adiada, devido à ocupação nos locais onde fariam a prova.
O procurador, que atua no Ministério Público Federal no Ceará argumenta que, com provas em datas diferentes e temas de redação distintos, não há isonomia na seleção. “O MEC aplica a teoria da resposta ao item na prova objetiva, o que equilibra o nível de dificuldade da prova para todos os candidatos, mesmo os que fazem uma segunda prova, mas eles mesmos dizem que essa teoria não se aplica à redação”, afirma Costa Filho na ação.
O adiamento foi anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (1º). Os 191 mil candidatos que terão a avaliação adiada fariam prova em 304 escolas ou universidades que estão ocupadas por estudantes ou ainda estavam ocupadas na manhã de terça, em protesto contra a PEC 241 (que após ser aprovada na Câmara, se transformou, no Senado, na PEC 55). Costa Filho já havia pedido o cancelamento da prova na edição de 2011, quando ocorreu um vazamento de um pré-teste com mais de 20 questões da prova.
O procurador da República Oscar Costa Filho pediu nesta quarta-feira (2) o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste sábado (5) e domingo (6). A medida ocorre após o adiamento da prova para os mais de 190 mil candidatos que terão a prova adiada, devido à ocupação nos locais onde fariam a prova.
O procurador, que atua no Ministério Público Federal no Ceará argumenta que, com provas em datas diferentes e temas de redação distintos, não há isonomia na seleção. “O MEC aplica a teoria da resposta ao item na prova objetiva, o que equilibra o nível de dificuldade da prova para todos os candidatos, mesmo os que fazem uma segunda prova, mas eles mesmos dizem que essa teoria não se aplica à redação”, afirma Costa Filho na ação.
O adiamento foi anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (1º). Os 191 mil candidatos que terão a avaliação adiada fariam prova em 304 escolas ou universidades que estão ocupadas por estudantes ou ainda estavam ocupadas na manhã de terça, em protesto contra a PEC 241 (que após ser aprovada na Câmara, se transformou, no Senado, na PEC 55). Costa Filho já havia pedido o cancelamento da prova na edição de 2011, quando ocorreu um vazamento de um pré-teste com mais de 20 questões da prova.
Polícia prende assaltantes do "Corsa Prata"
Nos últimos dias, alguns assaltos foram registrados na Vila Serrana. Dois homens em um Corsa Prata abordavam as vítimas nas ruas do bairro, subtraindo celulares e outros pertences pessoais. A partir da publicação de um vídeo com a ação dos bandidos, a polícia intensificou as buscas e os acusados foram presos. Os nomes deles não foram divulgados, mas a polícia pede que as vítimas apareçam na delegacia e façam denúncias, a fim de possibilitar a permanência na prisão do assaltantes. Veja o vídeo da ação deles abaixo:
Assinar:
Postagens (Atom)














































