O Dia da Consciência Negra é uma data de significação para os quilombolas do território de Vitória da
Conquista, não só para celebrar as conquistas do povo quilombola ao longo da história, mas também mostrar para a população que muita luta ainda é necessária para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Conselho Penal promove viagem de parentes de apenados na Lemos de Brito
Na última sexta-feira(08), parentes de internos que cumprem pena no Presídio Lemos de Brito em Salvador, viajaram de Vitória da Conquista para a capital baiana. A intenção é a visitação dos parentes desses apenados da cidade e região, que se encontram naquela unidade. A viagem aconteceu, graças a parceria entre Conselho Penal e Pastoral Carcerária. Segundo o presidente do Conselho Penal, Marcos Rocha, " se já tivéssemos o novo presídio aqui, não seria necessário estas viagens. Sabemos das dificuldades desses parentes para visitar seus entes queridos e conselho está aqui para contribuir. Mas esse sofrimento seria menor se a nova unidade prisional já estivesse em pleno funcionamento, como tantas vezes já acompanhamos promessas de retomadas dessas obras e até agora, nada", conclui o presidente.
22 CELULARES SÃO APREENDIDOS DENTRO DO NILTON GONÇALVES
*Blog do Nildo Freitas
A direção do presidio Nilton Gonçalves realizou no último sábado (09) uma operação pente fino nas celas da unidade, e o resultado não foi diferente de operações anteriores.
Com o apoio de policiais da CIPE/Sudoeste (CAESG) foram apreendidos 22 celulares, 22 petecas de maconha, carregadores de baterias e fones de ouvido .
Nesta operação um dos internos que não teve o nome divulgado foi autuado em flagrante no DISEP por tráfico de drogas.
Apreensões de celulares e drogas dentro da unidade prisional em Vitória da Conquista tem se tornado rotina, e o que tem colaborado é o fato do presidio está dentro de uma área residencial, o que facilita o arremesso desses objetos para dentro da unidade.
Fotos/Rodrigo Ferraz
Imagem reforça suspeita de padrasto ter envolvimento com morte de Joaquim
*Agencia Estado
RIBEIRÃO PRETO - Imagens de duas câmeras de segurança, o rastro seguido por um cão farejador e os depoimentos da mãe do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, encontrado morto em um rio neste domingo, 10, após seis dias de desaparecimento, reforçam as suspeitas da Polícia Civil de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, sobre o envolvimento do padrasto Guilherme Rayme Longo, de 28 anos, no crime. Longo e a mãe de Joaquim, a psicóloga Natália Mingone Ponte, de 29 anos, estão presos.
A principal suspeita da polícia é uma possível superdosagem de insulina na criança, que era diabética. Em depoimento prestado após a prisão, no domingo, a mãe mudou a versão sobre o relacionamento com Longo e revelou ameaças e conflitos envolvendo a criança. De acordo com o que Natália afirmou ao delegado Paulo de Castro, o companheiro disse que chegou a autoaplicar duas doses da insulina usada pelo menino.
RIBEIRÃO PRETO - Imagens de duas câmeras de segurança, o rastro seguido por um cão farejador e os depoimentos da mãe do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, encontrado morto em um rio neste domingo, 10, após seis dias de desaparecimento, reforçam as suspeitas da Polícia Civil de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, sobre o envolvimento do padrasto Guilherme Rayme Longo, de 28 anos, no crime. Longo e a mãe de Joaquim, a psicóloga Natália Mingone Ponte, de 29 anos, estão presos.
A principal suspeita da polícia é uma possível superdosagem de insulina na criança, que era diabética. Em depoimento prestado após a prisão, no domingo, a mãe mudou a versão sobre o relacionamento com Longo e revelou ameaças e conflitos envolvendo a criança. De acordo com o que Natália afirmou ao delegado Paulo de Castro, o companheiro disse que chegou a autoaplicar duas doses da insulina usada pelo menino.
Mais dois ônibus foram apedrejados no Bairro Miro Cairo
*Blog do Rodrigo Ferraz
O clima foi tenso durante protesto de moradores no Bairro Miro Cairo, na noite de ontem (segunda-feira).
Além do incêndio de um ônibus dentro das unidades habitacionais inauguradas recentemente, mais dois veículos que operam no transporte coletivo da cidade foram apedrejados.
Desde o fim de semana a população tem realizado inúmeras manifestações pela falta de água na localidade.
A Polícia Militar já deu início as investigações do caso. Ninguém foi preso.
O clima foi tenso durante protesto de moradores no Bairro Miro Cairo, na noite de ontem (segunda-feira).
Além do incêndio de um ônibus dentro das unidades habitacionais inauguradas recentemente, mais dois veículos que operam no transporte coletivo da cidade foram apedrejados.
Desde o fim de semana a população tem realizado inúmeras manifestações pela falta de água na localidade.
A Polícia Militar já deu início as investigações do caso. Ninguém foi preso.
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Novos medicamentos contra câncer e hipertensão estarão disponíveis no SUS
*Blog da Resenha Geral
Os pacientes que sofrem de hipertensão arterial pulmonar ou câncer de pulmão poderão obter medicamentos para tratamento das doenças na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8), e abrange os seguintes medicamentos: ambrisentana e a bosentana (usadas no combate à hipertensão arterial pulmonar) e oerlotinibe e o gefitinibe (contra o câncer de pulmão).
Até então, para que as pessoas em tratamento conseguissem os remédios, era necessário apelar para demandas judiciais. As portarias entram em vigor hoje e os medicamentos devem estar disponíveis em breve na rede pública de saúde.
Os pacientes que sofrem de hipertensão arterial pulmonar ou câncer de pulmão poderão obter medicamentos para tratamento das doenças na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8), e abrange os seguintes medicamentos: ambrisentana e a bosentana (usadas no combate à hipertensão arterial pulmonar) e oerlotinibe e o gefitinibe (contra o câncer de pulmão).
Até então, para que as pessoas em tratamento conseguissem os remédios, era necessário apelar para demandas judiciais. As portarias entram em vigor hoje e os medicamentos devem estar disponíveis em breve na rede pública de saúde.
Aniversário da cidade: Prefeitura modifica trânsito no centro
*Blog do Rodrigo Ferraz

Neste sábado (09) é aniversário de Vitória da Conquista. O município completa 173 anos de emancipação política.
Uma programação especial foi programada para o dia. A solenidade oficial acontece em frente a Casa Memorial Régis Pacheco, nas proximidades da catedral.
Por causa disso, o trânsito foi modificado na Praça Tancredo Neves. Os motoristas que transitam em frente a Catedral terão que desviar os veículos para a Rua Frei Egídio, ao lado do Supermercado Santo Antônio.
Na próxima semana o fluxo de veículos será normalizado.
Neste sábado (09) é aniversário de Vitória da Conquista. O município completa 173 anos de emancipação política.
Uma programação especial foi programada para o dia. A solenidade oficial acontece em frente a Casa Memorial Régis Pacheco, nas proximidades da catedral.
Por causa disso, o trânsito foi modificado na Praça Tancredo Neves. Os motoristas que transitam em frente a Catedral terão que desviar os veículos para a Rua Frei Egídio, ao lado do Supermercado Santo Antônio.
Na próxima semana o fluxo de veículos será normalizado.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Câmara homenageia trabalho realizado no Presídio Nilton Gonçalves
ASCOM/CV

Na sessão desta quarta-feira (6), a Câmara de Vereadores homenageou o diretor do Presídio Nilton Gonçalves, Alexsandro de Oliveira Silva, pelo destaque na gestão da instituição. Também foi homenageado o juiz de Direito, Reno Viana Soares, pelo relevante trabalho na presidência do Comitê Gestor do presídio. A iniciativa foi do Bloco Parlamentar, composto pelos vereadores Joaquim Libarino (PCdoB), Nelson de Vivi (PCdoB), Andreson Ribeiro (PCdoB), Hermínio Oliveira (SDD) e Sidney Oliveira (PRB).
A assessora de magistrado, Janine Ferraz, representou o juiz de Direito Reno Soares e agradeceu a homenagem, ressaltando que o juiz tem destaque em nível nacional, com o modelo de gestão prisional. “Essa homenagem vem coroar um trabalho que não é individual, é coletivo, de autoridades de pessoas comprometidas, que todas as vezes que foram convocadas se comprometeram a gerir as situações de crise, e em tempos de normalidade, a realizar propostas para a melhoria do sistema carcerário”
A assessora de magistrado, Janine Ferraz, representou o juiz de Direito Reno Soares e agradeceu a homenagem, ressaltando que o juiz tem destaque em nível nacional, com o modelo de gestão prisional. “Essa homenagem vem coroar um trabalho que não é individual, é coletivo, de autoridades de pessoas comprometidas, que todas as vezes que foram convocadas se comprometeram a gerir as situações de crise, e em tempos de normalidade, a realizar propostas para a melhoria do sistema carcerário”
Após protesto, empresa se compromete a pagar salários de terceirizados da Uesb
*Via Blog do Rodrigo Ferraz

Após protesto dos trabalhadores terceirizados da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista, uma reunião foi realizada entre os funcionários, representantes da empresa e da reitoria da instituição.
O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (06). Depois do encontro, a empresa se comprometeu a realizar o pagamento referente aos meses de outubro e setembro até amanhã (quinta-feira).
Com isso, a categoria decidiu retornar as atividades e reabrir os portões da Uesb.
Após protesto dos trabalhadores terceirizados da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista, uma reunião foi realizada entre os funcionários, representantes da empresa e da reitoria da instituição.
O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (06). Depois do encontro, a empresa se comprometeu a realizar o pagamento referente aos meses de outubro e setembro até amanhã (quinta-feira).
Com isso, a categoria decidiu retornar as atividades e reabrir os portões da Uesb.
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Termina prazo para inscrição de detentos no Enem
Da Agência Brasil
Brasília - Termina hoje (5) o prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para detentos e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet por um coordenador pedagógico da instituição. Ele deve informar o número da instituição e o CPF do participante.
As provas estão marcadas para 3 e 4 de dezembro e serão aplicadas nas próprias unidades onde estão os inscritos. No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática, além da redação. A duração chegará a cinco horas e meia.
Brasília - Termina hoje (5) o prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para detentos e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet por um coordenador pedagógico da instituição. Ele deve informar o número da instituição e o CPF do participante.
As provas estão marcadas para 3 e 4 de dezembro e serão aplicadas nas próprias unidades onde estão os inscritos. No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática, além da redação. A duração chegará a cinco horas e meia.
Prefeitura pavimenta Avenida Ascendino Melo
Para a execução da obra nessa manhã, foi necessária a interdição do trecho da Avenida, situado em frente ao Hospital Unimec. A via permaneceu fechada durante o período das 10h às 13h e já teve o seu acesso liberado.
Exatamente nesse trecho da via – em frente ao hospital – a Administração Municipal investirá em obras de acessibilidade e de aumento da fluidez do tráfego. No espaço, será criado um retorno, bem como serão implantadas vagas específicas para ambulâncias que transportam pacientes para atendimento no hospital.
Uma dessas vagas, inclusive, vai priorizar a acessibilidade, com rampas para as macas e para a locomoção de pessoas com cadeira de rodas. Além disso, a pracinha em frente ao hospital será totalmente recuperada e urbanizada, com ações de paisagismo e criação de rampas nas calçadas, e a iluminação do local receberá melhorias.
Governo Municipal promove intervenções no trânsito do bairro Urbis V
Na manhã de ontem, 4, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, deu início a intervenções no trânsito de duas vias no bairro Urbis V. O trecho da via local G, continuação da Avenida Pará, e a via local E, onde fica o Colégio Estadual Padre Palmeira, passarão a ser mão única.
Com a mudança, o tráfego de veículos na via local G será apenas no sentido leste-oeste, enquanto o da via local E se dará no sentido contrário. Além disso, a equipe está trabalhando na implantação de quatro redutores de velocidade no bairro, dois em cada uma das referidas ruas.
Com a mudança, o tráfego de veículos na via local G será apenas no sentido leste-oeste, enquanto o da via local E se dará no sentido contrário. Além disso, a equipe está trabalhando na implantação de quatro redutores de velocidade no bairro, dois em cada uma das referidas ruas.
Tem início a 9ª Semana da Cultura Evangélica
A 9ª Semana da Cultura Evangélica de Vitória da Conquista começou nesse final de semana levando bem-estar físico, mental e espiritual para os participantes. Logo cedo, mais de 20 pessoas enfrentaram a garoa fina que caía na cidade e participaram do 3º Corridão Cristão, na Avenida Olívia Flores.
Mais tarde, ocorreu a abertura do 4º Congresso de Adolescentes na Igreja Batista Getsêmani. Cerca de 120 adolescentes participaram dessa atividade. O preletor do evento foi o pastor da 2ª Igreja Batista Nacional de Itapetinga, Odinei Ferreira, que também ministrou nesse domingo, 3, na Ceia entre as Igrejas – outra atividade da Semana.
“Eu quero parabenizar o Poder Público pelo apoio e os colegas pela ceia reunida, pois é o anseio de Deus, está nas Escrituras. Quando o povo de Deus se reúne não restam dúvidas de que coisas maravilhosas vão acontecer. É uma benção poder compartilhar este momento”, comentou o pastor.
Além das igrejas da cidade, um grupo veio de Itapetinga para o evento. “Vim para poder aprender mais de Deus e seus ensinamentos e com isso ajudar outras pessoas a saberem mais sobre ele. Espero aprender coisas novas e evoluir com esse congresso”, declarou Emile Santos, 12. Fotos: Secom – PMVC
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Filho de empresários conquistenses morre em acidente
A vítima estava de moto. Fabinho, como era conhecido pelos amigos, era filho dos empresários Francisco e Suzana Andrade, da Doces Andrade.
Fábio é de uma família tradicional da cidade. O local do velório e do sepultamento ainda não foram divulgados.
*Informações e foto via Blog do Rodrigo Ferraz
Feto é encontrado no alto da serra em Conquista
Um feto foi encontrado no início da noite de ontem (domingo), às margens da estrada da usina de asfalto, no alto da serra, em Vitória da Conquista.
De acordo com a polícia, um popular passava no local quando observou tecidos manchados de sangue, juntos a uma árvore. Ao se aproximar, ele percebeu que se tratava de um feto.
Aparentando ter mais de três meses, o feto pode ter sido fruto de um aborto provocado. O feto foi recolhido pelo rabecão e encaminhado para o Instituto Médico Legal de Conquista
sábado, 2 de novembro de 2013
Conselho Penal realiza mais uma viagem de familiares de internos em Salvador
No próximo dia 07 de novembro, o Conselho da Comunidade para Assuntos Penais realiza, em parceria com a pastoral carcerária, mais uma viagem de parentes de internos do presídio Lemos de Brito, em Salvador. Segundo o vice-presidente do Conselho Penal, Ronaldo Novais, o objetivo é proporcionar a estes parentes a possibilidade de visitar seu entes queridos, que cumprem pena em outras cidades. O Conselho, promove viagens desse tipo, sem custo nenhum para os familiares de presos.Ainda de acordo com Ronaldo Novaes, aquelas pessoas que têm parentes internos no presídio Lemos de Brito em Salvador e deseja fazer a viagem para visitá-los, deve se dirigir a sala do Conselho Penal, a partir de 14h desta segunda-feira(04) até a próxima quarta-feira(06), a fim de saber todos os tramites para poder realizar a viagem.
Conquistense desaparecido é encontrado em São Paulo
*Blog do Nildo Freitas
Desaparecido desde o dia 12 de outubro, Aldo Viana foi encontrado. Segundo a família ele teve um problema de saúde, e acabou indo parar em São Paulo – SP onde se encontra aos cuidados de outros familiares que residem na capital paulista. A família informa ainda que Aldo se encontra bem e que em breve estará voltando a Vitória da Conquista.
Dia de Finados em Conquista
Nos cemitérios da Saudade e do Bairro Kadija um grande fluxo de pessoas foi registrado desde o início da manhã.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já eram realizadas missas em memória dos mortos. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
*Informações do Blog do Rodrigo Ferraz
Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima poderá voltar a funcionar em março do ano que vem
*Informações do Blog do Rodrigo Ferraz

Desde o dia 12 de setembro o teatro e a concha acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, estão interditados.
Segundo a direção da unidade, cerca de 30 espetáculos foram suspensos em virtude da falta de funcionamento dos espaços.
Desde o dia 12 de setembro o teatro e a concha acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, estão interditados.
Segundo a direção da unidade, cerca de 30 espetáculos foram suspensos em virtude da falta de funcionamento dos espaços.
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Inscrições para Corrida da Cidade 2013 estão abertas
Como parte da programação do aniversário de Vitória da Conquista será realizada a tradicional Corrida da Cidade – uma competição esportiva que integra atletas amadores e profissionais. Para participar, é necessário se inscrever, de forma gratuita, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, até o dia 7 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A corrida é aberta a competidores nas categorias masculino e feminino, residentes em Vitória da Conquista e em qualquer outra cidade do sudoeste da Bahia. No ato da inscrição, o atleta deverá entregar o formulário de inscrição devidamente preenchido e anexar, encadernados, todos os documentos exigidos no Edital 07/2013.
A corrida é aberta a competidores nas categorias masculino e feminino, residentes em Vitória da Conquista e em qualquer outra cidade do sudoeste da Bahia. No ato da inscrição, o atleta deverá entregar o formulário de inscrição devidamente preenchido e anexar, encadernados, todos os documentos exigidos no Edital 07/2013.
Estão abertas inscrições para a IV Gincana “Todos Contra Dengue”
*Secom/PMVC

Com o objetivo de despertar o interesse da população – de uma maneira participativa e envolvente – em manter os seus quintais limpos e impróprios à procriação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Vitória da Conquista promove a IV Gincana Municipal “Todos Contra Dengue”, que terá suas inscrições abertas até o dia 14 de novembro.
As provas ocorrerão no período de 25 de novembro a 27 de dezembro de 2013, com atividades educativas com a comunidade, prova surpresa, retirada de depósitos e trabalhos em pontos críticos da cidade.
A composição das equipes poderá ser feita por quaisquer cidadãos residentes em Vitória da Conquista; instituições de ensino da rede pública ou particular; associações de bairros; instituições religiosas e conselhos locais de saúde do Município. O número de pessoas por equipe é de, no mínimo, 15 e de, no máximo, 50 pessoas.
Inscrições: O responsável pela equipe deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site (www.pmvc.ba.gov.br), no link conquistasemdengue. Para efetivar a inscrição, ele deverá entregar a relação nominal dos membros da equipe com cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência de todos os membros da equipe, na Secretária Municipal de Saúde, situada na Rua Coronel Gugé, nº 211, sala 203, Centro, no período de 1º a 14 de novembro de 2013
Com o objetivo de despertar o interesse da população – de uma maneira participativa e envolvente – em manter os seus quintais limpos e impróprios à procriação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Vitória da Conquista promove a IV Gincana Municipal “Todos Contra Dengue”, que terá suas inscrições abertas até o dia 14 de novembro.
As provas ocorrerão no período de 25 de novembro a 27 de dezembro de 2013, com atividades educativas com a comunidade, prova surpresa, retirada de depósitos e trabalhos em pontos críticos da cidade.
A composição das equipes poderá ser feita por quaisquer cidadãos residentes em Vitória da Conquista; instituições de ensino da rede pública ou particular; associações de bairros; instituições religiosas e conselhos locais de saúde do Município. O número de pessoas por equipe é de, no mínimo, 15 e de, no máximo, 50 pessoas.
Inscrições: O responsável pela equipe deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site (www.pmvc.ba.gov.br), no link conquistasemdengue. Para efetivar a inscrição, ele deverá entregar a relação nominal dos membros da equipe com cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência de todos os membros da equipe, na Secretária Municipal de Saúde, situada na Rua Coronel Gugé, nº 211, sala 203, Centro, no período de 1º a 14 de novembro de 2013
Quatro empresas podem concorrer na licitação do aeroporto de Conquista
* Bahia Notícias
O Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba) divulgou nesta quinta-feira (31), no Diário Oficial do Estado, as empresas e consórcios habilitados para participar da concorrência de preço para construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
Dentre os quatro licitantes que apresentaram a documentação foram habilitados os consórcios Paviservice LTDA e o Conserva/TORC, além da empresa Torre Empreendimento e Construção LTDA. Segundo o coordenador de Licitação do Derba, Roberto Barreto Pereira, o prazo para eventuais questionamentos termina no próximo dia 7 de novembro.
O Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba) divulgou nesta quinta-feira (31), no Diário Oficial do Estado, as empresas e consórcios habilitados para participar da concorrência de preço para construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
Dentre os quatro licitantes que apresentaram a documentação foram habilitados os consórcios Paviservice LTDA e o Conserva/TORC, além da empresa Torre Empreendimento e Construção LTDA. Segundo o coordenador de Licitação do Derba, Roberto Barreto Pereira, o prazo para eventuais questionamentos termina no próximo dia 7 de novembro.
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Terminam amanhã (31) as inscrições para o Vestibular Uesb 2014
As inscrições devem ser feitas pelo site www.uesb.br/vestibular e a indicação da instituição é que seja usado o navegador Mozilla Firefox para isso. A taxa paga pela inscrição é de R$ 85,00.
As provas serão realizadas entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2013. Para saber mais, confira o site da Universidade, acesse o edital 211/2013 ou entre em contato com o Disk Vestibular, pelo telefone (77) 3424-8757.
Mais de 42 mil pessoas vão realizar o concurso da Prefeitura no próximo fim de semana
para candidatos aos cargos 103.1 (Auxiliar de Serviços Gerais – Apoio Administrativo), 103.2 (Auxiliar de Serviços Gerais – Higienização e Suporte Operacional) e 103.3 (Auxiliar de Serviços Gerais – Manipulação de Alimentos). Os candidatos aos demais cargos farão provas no dia 3 de novembro, domingo, nos períodos da manhã e/ou tarde, de acordo com as disposições da tabela 2.1 do Edital de Abertura nº 01/2013.
O candidato deverá estar munido de caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, documento oficial de identificação com foto e o cartão de informação impresso através do endereço eletrônico www.aocp.com.br. “Mais de 60 mil pessoas se inscreveram e foram homologadas mais de 42 mil inscrições, superando todas as nossas expectativas. Essa grande procura deve-se ao fato de a Prefeitura de Vitória da Conquista ser um local bom para trabalhar, bom pra fazer carreira”, comentou o secretário de Administração, Valdemir Dias.
Todos os candidatos deverão comparecer com antecedência mínima de 45 minutos do horário fixado para o fechamento do portão de acesso ao local de realização da prova. O horário de início da aplicação será o horário local, não sofrendo influência do horário de verão. Mais informações no site http://www.aocp.com.br/ .
Com informações da Secom – PMVC
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Reunião busca solução para problema carcerário em Conquista
Na tarde da última segunda-feira (28), autoridades e representantes da sociedade civil se reuniram no plenário Vereadora Carmem Lúcia, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, com o objetivo de encontrar soluções para a situação carcerária de Vitória da Conquista.
O evento foi articulado pela pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com o Conselho Penal e outras entidades ligadas à Justiça, como profissionais da segurança pública da cidade, advogados, Promotores, estudantes do curso de Direito, Defensores Públicos, dentre outras autoridades.
O evento foi articulado pela pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com o Conselho Penal e outras entidades ligadas à Justiça, como profissionais da segurança pública da cidade, advogados, Promotores, estudantes do curso de Direito, Defensores Públicos, dentre outras autoridades.
UESB implanta Núcleo de Defesa dos Direitos dos Consumidores
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, deve lançar no próximo ano o Núcleo de Defesa dos Direitos dos Consumidores nos municípios de Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Justiça, e a previsão é que a implantação tenha início em março de 2014. O projeto do Núcleo de Defesa dos Direitos dos Consumidores foi elaborado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e Assessoria na Gestão de Projetos e Convênios Institucionais (Agespi) da Uesb, em parceria com a Associação das Donas de Casa da Bahia (ADCB).
O objetivo dos Núcleos é oferecer ações educativas, jurídicas, políticas e sociais, voltadas para a conscientização, orientação e proteção dos direitos da população consumidora. Esse objetivo deve ser alcançado através de ações, como palestras, oficinas, capacitações, treinamentos e seminários; serviços de assessoria e assistência; além de articulação dos atores sociais para atuarem em rede na proteção desses direitos.
*Com informações da Ascom/UESB
O objetivo dos Núcleos é oferecer ações educativas, jurídicas, políticas e sociais, voltadas para a conscientização, orientação e proteção dos direitos da população consumidora. Esse objetivo deve ser alcançado através de ações, como palestras, oficinas, capacitações, treinamentos e seminários; serviços de assessoria e assistência; além de articulação dos atores sociais para atuarem em rede na proteção desses direitos.
*Com informações da Ascom/UESB
SINDICATO COMEMORA DIA DO COMERCIÁRIO OFERECENDO SERVIÇOS GRATUITOS AO TRABALHADOR
No próximo dia 30, quarta-feira, será celebrado o Dia do Comerciário. A data representa os milhões de trabalhadores do comércio, que este ano em especial, tem mais um motivo para comemorar: a aprovação do projeto de lei 12.790, em março, que regulamenta a atividade profissional dos comerciários.
Para comemorar a data, o Sindicato dos Comerciários de Vitória da Conquista vai oferecer, na sede da entidade, serviços gratuitos de assistência médica ao trabalhador, além de apresentar a comunidade o trabalho realizado pela entidade em prol dos funcionários do comércio.
Para comemorar a data, o Sindicato dos Comerciários de Vitória da Conquista vai oferecer, na sede da entidade, serviços gratuitos de assistência médica ao trabalhador, além de apresentar a comunidade o trabalho realizado pela entidade em prol dos funcionários do comércio.
Sebrae e CDL oferecem cursos gratuitos com foco nas vendas de fim de ano
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista (CDL), em parceria com o Sebrae,
vai oferecer seminários GRATUITOS de Capacitação Profissional para Empresários e colaboradores de micro e pequenas empresas da cidade, a partir do dia 18 de novembro, no auditório da CDL. A temática dos cursos terá foco nas vendas do período natalino. A inscrições podem ser feitas na CDL – Rua do Triunfo, 176, Centro.
Horário: 18h: 30min
Duração: 4 horas
Confira a programação:
vai oferecer seminários GRATUITOS de Capacitação Profissional para Empresários e colaboradores de micro e pequenas empresas da cidade, a partir do dia 18 de novembro, no auditório da CDL. A temática dos cursos terá foco nas vendas do período natalino. A inscrições podem ser feitas na CDL – Rua do Triunfo, 176, Centro.
Horário: 18h: 30min
Duração: 4 horas
Confira a programação:
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Sistema de esgotamento sanitário de Vitória da Conquista será ampliado
*Secom/PMVC
Vitória da Conquista está entre os 13 municípios baianos contemplados com investimentos para obras de saneamento básico, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. Com isso, o sistema de esgotamento sanitário da cidade será ampliado com mais de três mil ligações domiciliares. O investimento é de R$ 25,3 milhões e o serviço será concluído em até 18 meses após o início das obras.
Vitória da Conquista está entre os 13 municípios baianos contemplados com investimentos para obras de saneamento básico, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. Com isso, o sistema de esgotamento sanitário da cidade será ampliado com mais de três mil ligações domiciliares. O investimento é de R$ 25,3 milhões e o serviço será concluído em até 18 meses após o início das obras.
PREFEITURA DIZ EM NOTA QUE NÃO FOI COMUNICADA SOBRE SUSPENSÃO DE CONTRATO COM A CIDADE VERDE
Em nota a prefeitura explica que ainda não foi citada no processo, e que só vai pronunciar após verificar as denúncias que constam no mesmo.
Leia a nota:
FILME VALOR DE UM SONHO GANHA 7 DOS 10 PRÊMIOS NO PRIMEIRO FESTIVAL DE CINEMA CRISTÃO
Saiba como tudo aconteceu:
Após dois anos de gravação e muito trabalho (sem os recursos necessários), o primeiro filme longa metragem gravado em Vitória da Conquista, com a participação de voluntários, foi apresentado ao público conquistense nos dias 15, 16 e 17 de Maio de 2013 no Centro de Cultura, com a casa lotada durante todas as noites.
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Transporte coletivo de Conquista atenderá estudantes do ENEM
*Via Blog do Rodrigo Ferraz

Nesse final de semana será realizada a prova do Enen (Exame Nacional do Ensino Médio). Esse ano 21 mil 968 estudantes se inscreveram para o exame, 498 deles são estudantes portadores de necessidades especiais. Esses números correspondem aos candidatos em Vitória da Conquista.
Para atender os candidatos Adventistas (sabadistas) em horário especial, a Direc-20 vai disponibilizar 17 salas no Instituto de Educação Euclides Dantas – (IEED). Esses candidatos entram em horário normal e permanecem em sala aguardando para só iniciarem as provas a partir das 18h.
É importante ficar atento ao local do exame para evitar imprevistos no dia da prova Os portões serão fechados, pontualmente, às 12h. Por isso, recomenda-se que os candidatos compareçam ao local da avaliação com uma hora de antecedência.
Para atender a grande demanda de alunos, as empresas que operam no transporte coletivo da cidade vão disponibilizar linhas especiais. Confira a programação no quadro abaixo:
Nesse final de semana será realizada a prova do Enen (Exame Nacional do Ensino Médio). Esse ano 21 mil 968 estudantes se inscreveram para o exame, 498 deles são estudantes portadores de necessidades especiais. Esses números correspondem aos candidatos em Vitória da Conquista.
Para atender os candidatos Adventistas (sabadistas) em horário especial, a Direc-20 vai disponibilizar 17 salas no Instituto de Educação Euclides Dantas – (IEED). Esses candidatos entram em horário normal e permanecem em sala aguardando para só iniciarem as provas a partir das 18h.
É importante ficar atento ao local do exame para evitar imprevistos no dia da prova Os portões serão fechados, pontualmente, às 12h. Por isso, recomenda-se que os candidatos compareçam ao local da avaliação com uma hora de antecedência.
Para atender a grande demanda de alunos, as empresas que operam no transporte coletivo da cidade vão disponibilizar linhas especiais. Confira a programação no quadro abaixo:
IFBA, campus de Vitória da Conquista, abre Chamada Pública para Agricultores Locais
Atenção agricultor: IFBA Campus Vitória da Conquista abre opção de venda direta ao Instituto O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Vitória da Conquista convida os agricultores familiares da região a participarem da CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E/OU EMPREENDEDOR FAMILIAR RURAL 001/2013.
Para participar, o agricultor precisa ler atentamente o Edital da Chamada Pública. Nele, constam as datas de inscrição, documentação necessária e gêneros alimentícios requeridos pelo Instituto.
Para participar, o agricultor precisa ler atentamente o Edital da Chamada Pública. Nele, constam as datas de inscrição, documentação necessária e gêneros alimentícios requeridos pelo Instituto.
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Conselho Penal e OAB-BA prometem ato para cobrar celeridade das obras do novo presídio
A novela do novo presídio regional de Vitória da Conquista, já é antiga: há mais de 3 anos as obras estão paradas. Iniciada em 2009, a construção tinha previsão de término para 2010.
A obra é uma reivindicação da população local para, ao menos, amenizar o caos no sistema carcerário. O atual presídio com capacidade para 180 internos vive superlotado. A estrutura também tem deixado a desejar, com paredes rachadas, esgoto entupido e tantos outros problemas que saõ relatados por internos e parentes. Diante do impasse do não retorno as obras, o Conselho Penal, juntamente com a OAB-BA, prometem realizar um ato no próximo dia 28 de outubro, as 14h, na Câmara de vereadores, afim de que uma solução seja, definitivamente tomada.
"A intenção é mobilizar a comunidade e convocar as autoridades competentes, afim e que uma iniciativa seja, de fato, tomada. Não aguentamos mais tantas promessas e poucas ações", conclui o presidente do Conselho Penal, Marcos Rocha.
A obra é uma reivindicação da população local para, ao menos, amenizar o caos no sistema carcerário. O atual presídio com capacidade para 180 internos vive superlotado. A estrutura também tem deixado a desejar, com paredes rachadas, esgoto entupido e tantos outros problemas que saõ relatados por internos e parentes. Diante do impasse do não retorno as obras, o Conselho Penal, juntamente com a OAB-BA, prometem realizar um ato no próximo dia 28 de outubro, as 14h, na Câmara de vereadores, afim de que uma solução seja, definitivamente tomada.
"A intenção é mobilizar a comunidade e convocar as autoridades competentes, afim e que uma iniciativa seja, de fato, tomada. Não aguentamos mais tantas promessas e poucas ações", conclui o presidente do Conselho Penal, Marcos Rocha.
Sexta edição do “Conquista Florescendo” começa nessa quinta
Vitória da Conquista sedia a partir dessa quinta-feira, 24, a sexta edição do “Conquista Florescendo – Feira de Flores de Holambra”. O evento traz para a cidade flores e plantas ornamentais nas suas mais variadas cores e espécies. O espaço será montado na Praça do Gil, no centro da cidade, com visitação das 9h às 21h. A feira segue até o dia 3 de novembro com apresentações artísticas no Espaço “FloreCultura”. A Feira de Flores de Holambra é realizada pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – Pré-Núcleo Vitória e tem o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista.
Caminhada encerra Outubro Rosa
No próximo domingo (27), a partir das 07:30h vai acontecer o encerramento do projeto “Conquista Rosa”, com a realização de uma caminhada, organizada pela Base Comunitária de Segurança/ 77ª CIPM em parcerias com entidades públicas e privadas. O percurso será de 3 km, com saída da Praça da Juventude no bairro Guarani.
O evento deve contar ainda com oficinas de embelezamento, massoterapia desportiva e relaxante, oficinas de saúde, apresentações culturais, distribuição do laço rosa e sorteios de brindes. Os interessados em participar do evento podem fazer suas inscrições gratuitamente no Disep, Uesb, academia Grisi Fitness, Base Comunitária de Segurança (Bairro Nova Cidade)e Projeta Cursos profissionalizantes (Rua Monsenhor Olímpio, nº 22, 2º andar). No ato da inscrição a pessoa vai receber uma senha para que no dia do evento possa pegar a sua camiseta.
O evento deve contar ainda com oficinas de embelezamento, massoterapia desportiva e relaxante, oficinas de saúde, apresentações culturais, distribuição do laço rosa e sorteios de brindes. Os interessados em participar do evento podem fazer suas inscrições gratuitamente no Disep, Uesb, academia Grisi Fitness, Base Comunitária de Segurança (Bairro Nova Cidade)e Projeta Cursos profissionalizantes (Rua Monsenhor Olímpio, nº 22, 2º andar). No ato da inscrição a pessoa vai receber uma senha para que no dia do evento possa pegar a sua camiseta.
ENCONTRO DE COORDENADORES DO DETRAN SERÁ REALIZADO EM CONQUISTA
Será realizado nesta quinta feira (24), o “1º Encontro de Coordenadores do DETRAN” do interior do estado, o evento acontecerá no Espaço Rafik, a partir das 9h.
Durante o encontro serão realizadas mesas redondas e oficinas para discutir sobre o trânsito e suas implicações.
O evento vai contar com diretores do DETRAN da Bahia, fabricantes de placas, despachantes e proprietários de CFCs.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Bom exemplo: Colégio Sacramentinas campeão nacional de Robótica
O time do Colégio Sacramentinas ganhou nas seguintes modalidades: Futebol de Robôs, Bicampeonato no Resgate A – Nível I e no Resgate B e conquistou o vice-campeonato na modalidade Resgate A – Nível II.
O colégio agora representará o Brasil na Robocup 2014 (Copa do Mundo dos Robôs). A direção do colégio, alunado e os pais estão orgulhosos. O Colégio Sacramentinas divulga e representa a cidade de forma positiva.
*Via Blog da Resenha Geral
Sine Conquista: mais de 80 vagas disponíveis nesta terça-feira, 22
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Vitória da Conquista está intermediando 87 novas vagas no mercado profissional da cidade, nesta terça-feira, 22. Os interessados podem se cadastrar no sistema, se dirigindo à Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, bairro Jurema.
Para realizar o cadastro, a pessoa deve ter idade mínima de 16 anos e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e currículo comprovado. O Sine Conquista funciona das 7h às 19h, sem intervalo para almoço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3429-3150. Confira as vagas no site: www.pmvc.com.br
Para realizar o cadastro, a pessoa deve ter idade mínima de 16 anos e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e currículo comprovado. O Sine Conquista funciona das 7h às 19h, sem intervalo para almoço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3429-3150. Confira as vagas no site: www.pmvc.com.br
Vitória da Conquista sedia III Congresso Nacional do Cangaço
Começa hoje, o III Congresso Nacional do Cangaço, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), com a parceria da Prefeitura de Vitória da Conquista. A conferência de abertura ocorrerá nesta terça-feira, 22, às 20h no Teatro Glauber Rocha. O evento tem o objetivo de discutir as questões que envolvem o processo de construção das representações sobre o universo sertanejo. Com uma ampla programação, o evento acontece de 22 a 25 de outubro, no campus de Vitória da Conquista, e conta com mesas redondas, simpósios temáticos, minicursos, lançamentos de livros, entre outros.
Posse do novo presidente do sindicato dos rodoviários acontece na Câmara de Conquista
*Do Blog do Rodrigo Ferraz
Após a vitória confirmada na noite de sexta-feira (18), na eleição do sindicato dos rodoviários de Vitória da Conquista, o vencedor, Álvaro Silva, ficou na expectativa para saber o local e a data da posse.
A solenidade acontece na próxima quinta-feira (24), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores.Álvaro venceu o atual presidente, Carlos Fernandes, por um placar de 759 votos contra 28.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Conselheiros se reúnem em Conquista
O evento foi presidido pelo vice presidente do órgão, Ronaldo Novais.
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
4ª CIRETRAN: serviços com hora marcada
A vistoria de veículos na 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) começou a operar desde a última semana com hora marcada. O sistema permite agendamento através da Central de Atendimento ao cliente, pelos telefones (77) 3422- 6257 e 3422-6893. Os serviços para agendamento de vistoria são: 2ª via de D documento único de transferência (DUT) por extravio; Mudança de proprietário; Mudança de município; Alteração de categoria; Regravação do Número de Identificação do Veículo/Chassi; Substituição de bloco de motor; Licenciamento anual; Portaria 2045 (p/ veículos utilitários). A 4ª CIRTERAN inovando para melhor atender a população conquistense acaba com as filas para alegria de muita gente.
Assaltos a lotéricas: Polícia vai intensificar rondas em Conquista
*Blog do Rodrigo Ferraz
Na tarde da última quarta-feira(16) representantes da segurança pública de Vitória da Conquista se reuniram com diretores da Caixa Econômica Federal. O assunto em debate foi a onda de assaltos a agências lotéricas da cidade.
No período de 1 mês e meio, oito estabelecimentos foram roubados.
O comandante da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Medeiros, revelou que as rondas serão intensificadas nas localidades que existem as agências.
“Recentemente prendemos alguns homens acusados de alguns assaltos a lotéricas na cidade, mas infelizmente algumas ocorrências continuaram. Vamos mobilizar os policiais no intuito de deixar a população com sensação de segurança”, explica.
Na tarde da última quarta-feira(16) representantes da segurança pública de Vitória da Conquista se reuniram com diretores da Caixa Econômica Federal. O assunto em debate foi a onda de assaltos a agências lotéricas da cidade.
No período de 1 mês e meio, oito estabelecimentos foram roubados.
O comandante da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Medeiros, revelou que as rondas serão intensificadas nas localidades que existem as agências.
“Recentemente prendemos alguns homens acusados de alguns assaltos a lotéricas na cidade, mas infelizmente algumas ocorrências continuaram. Vamos mobilizar os policiais no intuito de deixar a população com sensação de segurança”, explica.
População de Conquista comemora 80 anos de Dom Celso José
Na noite de ontem(16) a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias ficou lotada para celebrar os 80 anos de Dom Celso José Pinto da Silva.
A celebração contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Conquista, Dom Luiz Gonzaga Pepeu, o Bispo diocesano de São Mateus (ES) Dom Zanoni Demettino Castro, dentre outras autoridades da Igreja Católica.
Dom Celso foi Bispo da cidade de Conquista por 20 anos e é muito querido pela comunidade católica.
O Arcebispo foi transferido para Teresina, no Piauí, em 21 de fevereiro de 2001. Retirou-se, por limite de idade, em 3 de setembro de 2008, mas ainda continua prestigiando os principais festejos do catolicismo no Brasil.
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Conquista e região: funcionários do BNB decidem manter a greve
*Ascom/Sindicato dos Bancários
Os funcionários do Banco do Nordeste de Conquista e região decidiram, em assembleia, manter a greve iniciada no último dia 19.
Na reunião, finalizada às 8h40, os bancários avaliaram que a direção do banco não apresentou avanços na proposta entregue durante a última negociação realizada em 11 de outubro.
Além disso, o Banco do Nordeste segue sem retomar as negociações e age com postura antisindical, ferindo o direito legal de greve dos trabalhadores.
Os funcionários do Banco do Nordeste de Conquista e região decidiram, em assembleia, manter a greve iniciada no último dia 19.
Na reunião, finalizada às 8h40, os bancários avaliaram que a direção do banco não apresentou avanços na proposta entregue durante a última negociação realizada em 11 de outubro.
Além disso, o Banco do Nordeste segue sem retomar as negociações e age com postura antisindical, ferindo o direito legal de greve dos trabalhadores.
Exposição “As bonecas de Vó Lula”
*Ascom/UESB
Entre os mais tradicionais brinquedos de infância, as bonecas estão presentes nas histórias de inúmeras crianças. Com uma coleção que reúne os mais diferentes tipos, as bonecas de Vó Lula estarão expostas no dia 19 de outubro, a partir das 14h30, no Museu Regional de Vitória da Conquista.
Lindaura de Brito Nogueira, mais conhecida como Vó Lula, tem mais de 200 bonecas guardadas, com séries de profissões, países, entre outras características. A primeira, batizada de Flordinice, foi presente do pai, quando tinha quatro anos de idade. Guardadas com muito cuidado, cada boneca tem histórias especiais.
Na abertura da exposição, o vídeo “A Guardiã das Bonecas” será exibido, contando um pouco da história de Vó Lula. A exposição fica aberta até o dia 19 de novembro e é aberta a toda comunidade. Visite!
Entre os mais tradicionais brinquedos de infância, as bonecas estão presentes nas histórias de inúmeras crianças. Com uma coleção que reúne os mais diferentes tipos, as bonecas de Vó Lula estarão expostas no dia 19 de outubro, a partir das 14h30, no Museu Regional de Vitória da Conquista.
Lindaura de Brito Nogueira, mais conhecida como Vó Lula, tem mais de 200 bonecas guardadas, com séries de profissões, países, entre outras características. A primeira, batizada de Flordinice, foi presente do pai, quando tinha quatro anos de idade. Guardadas com muito cuidado, cada boneca tem histórias especiais.
Na abertura da exposição, o vídeo “A Guardiã das Bonecas” será exibido, contando um pouco da história de Vó Lula. A exposição fica aberta até o dia 19 de novembro e é aberta a toda comunidade. Visite!
DEPRESSÃP PÓS-PARTO: Especialistas chamam a atenção para consequências
Agência Brasil

Estudo da Universidade de São Paulo (USP) com 257 mulheres que deram à luz em um hospital público mostra uma prevalência de 28% de depressão pós-parto. O índice é pelo menos duas vezes maior do que o descrito pela literatura mundial, que varia de 10% a 15%. A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto de Psicologia e pela Faculdade de Medicina com gestantes que fizeram o pré-natal em unidades básicas de Saúde, no bairro do Butantã, e o parto no Hospital Universitário da USP. Foram avaliadas também a ocorrência do transtorno em 268 mulheres que tiveram filhos em um hospital privado e a taxa ficou abaixo até mesmo da média mundial, com 8% de prevalência. A análise das estatísticas dos dois hospitais mostrou um conjunto de fatores considerados de risco para a depressão pós-parto.
Assinar:
Postagens (Atom)





