segunda-feira, 10 de março de 2014

PM quer retirada de películas dos táxis de Conquista

*Blog do Nildo Freitas


Nos últimos tempos tem se tornado comum a utilização de táxis, por parte de assaltantes de Vitória da Conquista, pois este acaba se tornando um elemento facilitador durante a fuga, já que o bandido não precisa estar com um veículo próprio para cometer o crime, e em se tratando de um táxi não levanta suspeita.
Segundo o comandante da 77ª CIPM, Major Marcelo Souza Lima, outro agente facilitador tem sido as películas utilizadas nos vidros dos veículos, para isso ele vem desde o ano passado solicitando junto ao Sindicado dos Taxistas de Vitória da Conquista, a retirada dessas películas, pois o uso destas dificulta a visualização dos policiais ao interior dos táxis.  

Inscrições para 50 mil vagas remanescentes do ProUni começam nesta segunda


Cerca de 50 mil bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ainda estão disponíveis, segundo estimativa do Ministério da Educação. As inscrições para ocupar as vagas remanescentes começam, nesta segunda-feira (10), pela primeira vez, por meio do site do projeto. Até o ano passado, os postos eram ocupados a partir de processo seletivo organizado pela instituição de ensino que oferece a bolsa. Por enquanto, podem se candidatar os que se inscreveram em turmas que não foram formadas, além de professores da rede pública. A partir da quarta-feira (12), as vagas remanescentes serão colocadas à disposição para todos os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, sem ter zerado a redação. Além do preenchimento dos postos, os estudantes já matriculados nos cursos, que cumpram os requisitos do programa, mas ainda não possuam bolsa, poderão pleitear o benefício. Após a inscrição online, os postulantes terão dois dias úteis para comprovar as informações na instituição de ensino em que pretendem ingressar.
*Bahia Notícias

Governador empossa novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Governador empossa novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
O governador Jaques Wagner empossou nesta segunda-feira (10), na sede da Associação Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador, os 45 novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes). O objetivo do colegiado é promover a articulação entre o governo e representantes da sociedade civil, com a proposição de políticas públicas e ações para promoção do desenvolvimento sustentável da Bahia. De caráter consultivo, o órgão é formado por representantes dos segmentos empresarial, acadêmico, movimentos sociais, terceiro setor e juventude. Esteve presente à solenidade de posse o secretário estadual para Assuntos Estratégicos, Edvaldo Brito, cuja pasta gerencia o conselho.
*Informações do Bahia Notícias

sexta-feira, 7 de março de 2014

2º Campeonato Baiano de Futebol do Nilton Gonçalves recebe reconhecimento da Câmara Municipal

Na sessão desta sexta-feira (7), foram homenageados pela Câmara Municipal, com a entrega de Moções de Aplauso, os responsáveis pela realização do 2º Campeonato Baiano de Futebol no Presídio Nilton Gonçalves. A iniciativa foi do mandato da vereadora Irma Lemos (PTB). De acordo com os organizadores, o objetivo do Campeonato é incentivar cada vez mais práticas alternativas à reinserção social dos presos, através de atividades que os mantenham ocupados, melhorando sua autoestima e resgatando a sua dignidade, além de oferecer qualidade de vida através da prática de esporte.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Receita Federal começa a receber declarações

*Blog do Nildo Freitas

ReceitafederalA partir desta quinta feira (06), a Receita Federal estará recebendo, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 27 milhões de contribuintes em todo o país. No estado da Bahia são esperados 1,12 milhão de declarações.
O contribuinte deve ficar atento para não perder o prazo, que termina no dia 30 de abril. As declarações podem ser enviadas através do site da Receita:  http://www.receita.fazenda.gov.br/

Começam os preparativos para a Expoconquista 2014

*Blog do Rodrigo Ferraz
DSC_0008
Acontece de 21 a 30 de março mais uma edição da Expoconquista. O evento é considerado um dos mais importantes do interior da baiana. Segundo a organização, a expectativa é que esse ano a iniciativa movimente mais de R$100 milhões em negócios.
Na manhã de hoje (quinta-feira) o Blog do Rodrigo Ferraz esteve no Parque de Exposições Teopompo de Almeida e acompanhou a estrutura que já começa a ser montada.
Uma equipe da secretaria de serviços públicos deu início a limpeza dos stands e uma equipe de trabalhadores está viabilizando a estrutura da Feira Coopmac Sebrae.

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue


Manter você e sua família longe da dengue é objetivo das ações de combate à dengue realizadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Programa Municipal de Controle de Endemias. Nessa perspectiva, o Governo Municipal vem intensificando as visitas aos imóveis, por meio da realização de mutirões aos sábados, coleta de pneus e orientação à comunidade quanto à importância de evitar o acúmulo de água em reservatórios destampados.

Mais de 20 mil alunos retornam as aulas na próxima segunda (10)

*Blog da Resenha Geral

Instituto-de-Educação-Euclides-Dantas

Mais de um milhão de estudantes, das mais de 1.300 unidades escolares da rede estadual de ensino da Bahia voltam as aulas na próxima segunda-feira (10). Em Vitória da Conquista, mais de 20 mil alunos devem retornar para as mais de 30 escolas que fazem parte da rede em todo o município.
Em toda 20ª Diretoria Regional de Educação, cerca de 40 mil estudantes voltam às salas de aula.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Seis em cada dez pessoas traficadas no Brasil são mulheres, diz agência da ONU

*Agência Brasil
Mulher
Agências da ONU lançaram nesta quarta feira (5) uma campanha global para combater vários tipos de tráfico. O evento ocorreu durante uma feira do setor de turismo em Berlim, na Alemanha. Participam da iniciativa a Organização Mundial do Turismo (OMT), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Escritório sobre Drogas e Crime (Unodc). Segundo o Unodc, as mulheres representam 60% das vítimas de tráfico humano, 27% são crianças – na maioria, meninas.

Conquista: missa de cinzas marca o lançamento da Campanha da Fraternidade e início da Quaresma

*Blog do Rodrigo Ferraz
DSC_0452
Na manhã desta quarta feira (05) na Catedral de Vitória da Conquista foi realizada a tradicional missa da quarta-feira de cinzas, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luiz Gonzaga Pepeu.
A missa ainda foi marcada pelo início do período da Quaresma e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2014, que esse ano traz o tema ‘ Fraternidade e Tráfico Humano’ e o Lema ‘É para a liberdade que Cristo nos libertou’ (Gl 5,1).
Milhares de fiéis lotaram a catedral durante a celebração. Já no domingo (09), a partir das 07h acontecerá uma caminhada de louvor que irá marcar o pontapé inicial da campanha.
DSC_0435
A concentração da caminhada será realizada no Seminário dos Capuchinhos (Av.Brumado) em direção  a Paróquia Rainha da Paz (Av.Frei Benjamim ), onde às 9h haverá a Celebração Eucarística presidida por Dom Pepeu.

Adolescente morre afogado em Anagé

*Blog do Nildo Freitas

barragem de anagé
Um jovem de 19 anos morreu afogado na terça feira (04) na barragem do município de Anagé.
Segundo informações, Diego Nascimento Lima, estava tomando banho na localidade conhecida como Baixinha, na barragem do Rio Gavião, quando por volta das 16h se afogou.
O jovem morava na Rua Lícia Pedra, bairro Panorama.

Após o feriado de carnaval, Conquista começa a retomar a rotina

DSC_0109
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Após o feriadão de carnaval, o comércio de Vitória da Conquista voltou a funcionar normalmente nesta quarta-feira de cinzas (05).
Muitas pessoas estão retornando para a capital do Sudoeste e retomando a rotina durante o período da tarde.
As agências bancárias retornaram ao trabalho a partir do meio-dia, porém o movimento foi considerado ainda tímido nesse primeiro dia de expediente pós carnaval. As agências esperam um movimento maior nesta quinta-feira(06)

terça-feira, 4 de março de 2014

CECPM e MCMP querem agilidade na convocação do concurso PM-BA 2012

ASCOM/CECPM
Foto: Carlos Ferreira
19-20140302_122230A Comissão de Excedentes do Concurso da Policia Militar- CECPM e o Movimento Contra a Morte Prematura – MCMP, se reuniram domingo (02) para mais uma vez discutir sobre a convocação dos habilitados do concurso realizado em 2012, com 9.404 candidatos aprovados para toda a Bahia, sendo 10% para Vitória da Conquista e Região.
Durante o encontro ficou definido que será realizada na próxima quinta feira (06), uma manifestação pacífica na Praça 9 de Novembro, às 10h. Os manifestantes pretendem exibir faixas, cartazes, e distribuir folders e folhetos para a população, mostrando a necessidade do governo da Bahia chamar os excedentes para diminuir o déficit de policiais atualmente no estado.

Remédios ficarão mais caros a partir do dia 31 deste mês

Agora São Paulo
medicamentos1Os remédios poderão ficar 3,47% mais caros,  a partir do próximo dia 31 deste mês, segundo previsão do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos de São Paulo).
O governo publicou sábado (01), no “Diário Oficial da União”, a data em que o aumento nos preços estará liberado.
Na publicação oficial, a Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) também divulgou um dos índices usados para o cálculo do reajuste, que é o fator de produtividade dos fabricantes, fixado em 4,66%.
O Sindusfarma utilizou esse índice e a previsão da inflação acumulada em 12 meses para calcular o valor do reajuste.

Vacina contra o HPV começa na próxima semana


O Ministério da Saúde inicia na próxima segunda-feira (10) a vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. Meninas de 11 anos a 13 anos devem ser imunizadas em três momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada seis meses após a primeira. A terceira deve ocorrer cinco anos depois. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Equipe de enfermagem do Município participa de capacitação sobre a vacina contra o HPV

*Secom/PMVC


Enfermeiros e técnicos de enfermagem das zonas urbana e rural de Vitória da Conquista participaram nesta quinta-feira, 27, de uma capacitação sobre a implantação da vacina que combate ao Papilomavírus Humano (HPV). A vacina é quadrivalente e estará disponível no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do dia 10 de março de 2014 para meninas de 11 a 13 anos de idade.
O objetivo do Governo Federal, ao disponibilizar essa vacina, é proteger as adolescentes contra o vírus que causa o câncer de colo de útero nesta faixa etária. Essa é uma fase da vida em que as mulheres ainda estão pouco expostas ao vírus.

MCMP protesta nesta sexta-feira(28) na praça 9 de novembro contra mau cheiro

MadameNesta sexta feira (28), as 10h o Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP) vai realizar um protesto contra o mau cheiro insuportável, exalado pelas  bocas de lobo, que  há anos tem incomodado comerciantes e consumidores na Praça 9 de Novembro, em Vitória da Conquista. O protesto vai contar com a Madame Jamorri.
*Blog do Nildo Freitas

Conquista: jovem de 22 anos é estuprada por dois homens no Bairro Nova Cidade


DSC_0419Uma jovem de 22 anos foi raptada por volta das 18h30 de ontem (quinta-feira) no Bairro Nova Cidade, em Vitória da Conquista. Dois homens que ainda não foram identificados e que estavam a bordo de um carro Brasília, cor vermelha, estupraram a jovem.

Após o ato, a dupla fugiu. A vítima foi atendida pela Polícia Militar e a ocorrência registrada no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
O nome da jovem não foi revelado.
*Informações e foto: Blog do Rodrigo Ferraz

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Vestibular Quilombola segue com inscrições até o 7 de março

*Blog do Nildo Freitas

O cursinho Pré-Vestibular Quilombola uma das ações que integra a Política de Promoção da Igualdade Racial desenvolvida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, está com as inscrições abertas até o dia 7 de março.
Para se inscrever, basta se dirigir, em horário comercial, à Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 744.
Este ano, o projeto contará com Orientação Profissional, aulas de artes (teatro) e de informática e visitas pedagógicas nas comunidades quilombolas.

Vitória da Conquista tem Centro de Referência em Cirurgias Reparadoras das Anomalias Faciais

Cristiano, acompanhado por seu pai, o agricultor José Batista Gomes
Aos 14 anos, Cristiano espera começar uma nova vida. Desde que entrou para a escola, o garoto sofria com os apelidos depreciativos e a implicância dos colegas. Isso porque, diferentemente de seus oito irmãos, Cristiano nasceu com uma pequena alteração na face, o lábio leporino. A família moradora do município de Tanhaçu sofria com a situação do garoto, mas não encontrava solução, até procurar ajuda no Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista.
“Ele sofria demais com os colegas criticando, por causa disso as notas dele na escola ficaram baixas. Ele perdeu de ano duas vezes. Nós queríamos dar uma solução pra ele, mas não tínhamos condições”, conta o agricultor José Batista Gomes.
O Centro de Referência em Cirurgias Reparadoras das Anomalias Faciais funciona no Hospital Municipal Esaú Matos
Quando chegou ao Esaú Matos, seu José percebeu que a vida de seu filho melhoraria. “Nós fomos muito bem recebidos. Eles nos tratam muito bem e rapidinho ele fez a cirurgia e já está bom. Foi um milagre”, comenta o pai emocionado. O garoto foi atendido pela equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Cirurgias Reparadoras das Anomalias Faciais.

O Centro de Referência em Cirurgias Reparadoras das Anomalias Faciais funciona no Hospital Municipal Esaú Matos
O Centro oferece atendimento gratuito a centenas de pessoas, considerando a especificidade do problema e garantindo tratamento adequado a cada paciente. Além da intervenção cirúrgica, os pacientes passam por atendimento odontológico especializado, tratamento fonoaudiológico e, a depender do caso, fisioterapia motora.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Concurso Público: Prefeitura divulga homologação do resultado final e classificação dos candidatos

A Prefeitura de Vitória da Conquista torna pública nesta quarta-feira, 26, a homologação do resultado final e a classificação dos candidatos do Concurso Público aberto pelo Edital nº 01/2013, destinado ao preenchimento de 1.148 vagas do quadro de servidores públicos municipais. O candidato poderá consultar individualmente a resposta do recurso contra o resultado final e classificação no endereço eletrônico www.aocp.com.br, no link “Consultar resposta do recurso contra o resultado final e classificação dos candidatos”.

*Secom/PMVC

Feriado de Carnaval altera o expediente bancário nas agências de Conquista e região


O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região informa que devido ao feriado de Carnaval, não haverá atendimento nas agências bancárias nos dias 3 e 4 de março, segunda e terça-feira. Na quarta-feira de cinzas, dia 5, as agências abrem para atendimento ao público ao meio-dia.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês que tiverem marcados para essas datas de vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.

Durante o recesso, a população pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking e banco por telefone. Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las – caso possua código de barras – nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA). Texto: Erick Reis – Ascom Sindicato dos Bancários

Binário da Avenida Brumado: tolerância do Simtrans aos motoristas terá prazo de 20 dias

DSC_1002Agentes de trânsito de Vitória da Conquista estão de plantão desde o início da manhã de hoje (quarta-feira) na Avenida Brumado. Isso porque começou a entrar em vigor o binário da referida via, que envolve, também, as Avenidas Maranhão, Pará e outras vias importantes da Zona Oeste da cidade.
Segundo o secretário de mobilidade urbana, Luís Albero Selmann, a tolerência do órgão para que os motoristas e motociclistas se acostumem com as mudanças terá o prazo máximo de 20 dias.
“Olha só, a gente sabe que toda mudança gera uma certa acomodação e estranheza no início. Por isso tomamos essa decisão que é sensata no intuito de trazer tranquilidade para as pessoas que transitam por aqui. Os agentes de trânsito vão ficar de plantão, orientando e instruindo às pessoas”, disse o chefe da pasta.

*Informações e foto: Blog do Rodrigo Ferraz

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Binário da Avenida Brumado começa a entrar em vigor nesta quarta-feira(26)

Panfleto-Ascedino-Melo-559x399A partir das 8h dessa quarta-feira, 26, estará em funcionamento o novo sistema binário de Vitória da Conquista, que abrange as avenidas Brumado, Pará e Maranhão. Essa é mais uma intervenção promovida pela Prefeitura Municipal com o objetivo de garantir a melhoria da mobilidade urbana da cidade.

Com isso, motoristas e pedestres devem ficar atentos às mudanças no trânsito nessas vias:

• A Avenida Pará será mão única no sentido centro-bairro;
• A Avenida Brumado será mão única no sentido bairro-centro;
• A Avenida Maranhão será mão única no sentido centro-bairro.

Toda obra foi executada com recursos próprios do Município e abrangeu, além de serviços de recapeamento asfáltico, implantação e ampliação da sinalização semafórica das vias envolvidas e aumento da ciclovia que começava na Urbis II até a Avenida da Integração.

Com o binário, a configuração da Avenida Brumado ficou da seguinte maneira: um lado será destinado ao estacionamento; no centro haverá a pista de tráfego; e do outro lado, a ciclofaixa para permitir o tráfego dos ciclistas com mais segurança. Com informações da Secom – PMVC

Policiais Federais cruzam os braços por dois dias


PFAgentes da Polícia Federal vão cruzar os braços novamente nesta terça (25) e quarta-feira (26). Os policiais federais protestam contra a queda de produtividade. Durante a mobilização os serviços essenciais serão mantidos.
O sindicato que representa a categoria espera uma participação maior dos agentes. Na última mobilização 70% dos 13.300 profissionais em 24 estados e no Distrito Federal aderiram ao movimento.
*Informações Blog do Nildo Freitas

Vitória da Conquista sedia Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

foto 1Ontem, 24, aconteceu a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Território de Vitória da Conquista. O evento foi promovido no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae).
Na ocasião, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual. A 1ª Conferência Intermunicipal, cujo tema é “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, acontece com o objetivo de promover a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Corpo de estudante morto em acidente após formatura será enterrado hoje

*Blog do Rodrigo Ferraz
jovem
Um jovem de 26 anos identificado como Antônio Carlos Cunha morreu em acidente de carro no início da manhã deste domingo (23) após sair da própria formatura no curso de fisioterapia da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié. Segundo a polícia, o acidente aconteceu por volta das 5h da manhã. O rapaz morreu na hora.

Familiares informaram que Antônio estava acompanhado da namorada, de um primo e um colega.
Antônio era natural de Vitória da Conquista. No início da manhã de hoje (segunda-feira) o corpo começou a ser velado na casa da sua avó, no Bairro Ibirapuera.

“Um menino maravilhoso criado pela mãe e pela vó. Filho primogênito, neto primogênito, sobrinho primogênito. Aquele menino que todo mundo gostava”, disse Neide santos, parente de Antônio.

A Uesb emitiu nota de pesar na tarde deste domingo. Confira na íntegra:

É com pesar que a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia informa o falecimento do fisioterapeuta Antônio Carlos Cunha Junior, que aconteceu na madrugada desse domingo (23), em virtude de um acidente automobilístico, na cidade de Jequié. O jovem colou grau no curso de Fisioterapia da Universidade na noite do último sábado (22).

jovem

O velório será realizado na Avenida Rondônia, nº 532, Bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista. O enterro será realizado nesta segunda-feira (24), à tarde. A Uesb manifesta a sua solidariedade a todos os familiares e amigos.

O sepultamento deverá acontecer às 16h, no Cemitério das Acácias.

Corpo de adolescente é encontrado às margens do Anel Viário

Untitled-1
O adolescente JEFFERSON SANTOS SILVA, 14 anos, desaparecido desde o dia 15 de fevereiro, foi encontrado morto na manhã do último sábado, 21, nas proximidades do Anel Rodoviário de Vitória da Conquista.
Segundo o site Blitz Conquista, o corpo do jovem foi localizado na região conhecida como “Bebedouro da Onça”, acima das Vilas Serranas e Senhorinha Cairo. Parentes da vítima, residentes no Miro Cairo, observaram urubus na região e foram até o local observar se poderia ser o corpo do garoto. Eles constataram o fato e chamaram a polícia.
De acordo com a polícia, Jeferson foi morto a tiros e o corpo já estava em estado de decomposição. A polícia investiga as motivações do crime.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sindicato dos Bancários promete protesto na porta do Santander

Ascom/Sindicato dos Bancários
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região denunciará o desrespeito praticado pelo Santander contra seus funcionários e clientes através de uma intervenção na porta do banco, na manhã da próxima Segunda-feira (24).
O banco espanhol é nacionalmente conhecido pela falta de ética nas relações trabalhistas, prática que afeta também os funcionários da agência de Conquista. O Santander vem reagindo à luta legítima dos trabalhadores e tenta intimidar a entidade sindical insistindo na não liberação do dirigente eleito democraticamente, o que é garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho Aditiva. Além disso, empregados denunciam que são vítimas de assédio moral devido às situações humilhantes e vexatórias a que são submetidos durante o expediente.

PRF inicia operação para controle de acidentes no carnaval

A Tarde
A Polícia Rodoviária Federal na Bahia dará início à “Operação Carnaval 2014″ na próxima segunda-feira, 24. A ação vai até o dia 5 de março, com o objetivo de coibir o uso de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade nas rodovias federais.
Segundo informações da PRF, no período será montado um esquema de fiscalização, com reforço nos trechos onde há intensa movimentação em função do carnaval. Entre os pontos especificados pela polícia, estão Eunápolis e Porto Seguro, BRs 135, 242 e 020, onde ficam respectivamente Correntina, Santa Maria da Vitória e Barreiras; e nas BRs 324, 101 e 116, que dão acesso a Salvador.
O patrulhamento terá o reforço de duas aeronaves e equipes de Operações Especiais e Motopoliciamento. Além de agentes de Grupos de Operações Especiais de outros estados, que usarão todas as viaturas operacionais, incluindo resgates, postos móveis, motocicletas e equipamentos como etilômetros e radares portáteis e fotográficos, conforme divulgado pela PRF.

Mais de 5 mil cães e gatos estão abandonados em Conquista

Foto: Mário BittencourtDe autoria do vereador Sidney Oliveira (PRB), foi encaminhado à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei que dispõe sobre o controle populacional de cães e gatos em Vitória da Conquista, através da criação de uma unidade Móvel de Esterilização no município, o castramóvel.

Segundo o autor, o projeto foi inspirado em dados da Associação Amiga dos Animais (AMA), entidade que recolhe e cuida de bichos abandonados, que apontam para a existência de aproximadamente cinco mil gatos e cachorros abandonados e se reproduzindo de forma indiscriminada na capital do Sudoeste. Em entrevista a nossa reportagem, a presidente da AMA, Leonice Araújo, revelou que não tem mais condições de receber novos cachorros,  gatos e outros animais.

Conquista: Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Uesb se reúne com Conselho Tutelar

988793_678535458836670_1394278916_nSempre em busca do desenvolvimento nas ações de atendimento infanto-juvenil no município de Vitória da Conquista, o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) da Uesb começa a executar o Projeto Integrar. A proposta é fortalecer o vínculo com os órgãos municipais que atuam na defesa dos direitos desse público, por meio de visitas e um constante diálogo.

Na tarde dessa quinta, 20, a equipe multidisciplinar do Núcleo se reuniu com o Conselho Tutelar Oeste da cidade, com a proposta de estreitar os laços e conversar sobre os desafios do órgão em sua atuação. “O Núcleo quer ir até as instituições, conhecer a realidade delas, apresentar o próprio Núcleo, o seu funcionamento e o de toda a nossa equipe. Além disso, é uma possibilidade de estabelecer um diálogo permanente com as instituições de maneira a criar o estreitamento, e cumprir o papel primordial da Universidade, que é se aproximar da comunidade e desenvolver sua função social”, explica Michael Farias, gerente do Núcleo.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Funcionários terceirizados da Uesb paralisam as atividades

1922983_712228345464571_671687612_nFuncionários terceirizados dos três campi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) paralisaram as atividades na manhã desta quinta-feira (20).

Em Vitória da Conquista, a categoria alega que os salários atrasados já chegam a 3 meses. Na capital do Sudoeste os vigilantes são os mais prejudicados. Agentes de portaria, manutenção e serviços gerais também aderiram ao movimento.

Vale-transporte e ticket alimentação também não estão sendo pagos.

Em nota, a assessoria de comunicação da Uesb revela que está tomando todas as providências administrativas cabíveis no sentido de regularizar os pagamentos atrasados dos prestadores de serviço terceirizados da Instituição.  ‘No momento, a Universidade busca que seja cumprido o que está estabelecido em contrato com as empresas responsáveis’, finaliza a nota. *Informações do Blog do Rodrigo Ferraz

Mudanças na Polícia Civil de Vitória da Conquista


O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 20, surpreendeu com as exonerações e nomeações no quadro das policias Civil e Militar. Principalmente pelas mudanças ocorrerem antes do carnaval.
Em Vitória da Conquista, o Delegado Odilson Pereira Silva deixa a 10ª Coorpin . Quem assume a cadeira é João Rodrigo de Souza Uzzum, da região de Itaberaba.
Outra surpresa é a saída da Delegada da Deam – Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Vitória da Conquista, Rosilene Moreira Correia, para ficar a frente da 21ª Coorpin, em Itapetinga.
*Informações do Blitz Conquista

Uesb convocado aprovados em 3ª chamada do SISU

A Uesb convoca para a matrícula os candidatos classificados em terceira chamada, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A lista dos aprovados para o ingresso no primeiro período letivo de 2014 pode ser conferida no Anexo Único do Edital 024/2014.
Para efetivar a matrícula, os selecionados devem comparecer, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, às Secretarias de Cursos dos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. É necessário observar o campus, o curso, os horários e a documentação exigida no Edital.
Em caso de dúvidas entre em contato com as Secretarias pelos telefones: (77) 3261-8612, em Itapetinga; (73) 3528-9654, em Jequié; e (77) 3424-8654, em Vitória da Conquista.
*Ascom/Uesb

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Escolas Municipais paralisadas nesta quarta-feira(19)

Categoria esteve na manhã de hoje, na Câmara de Vereadores para discutir a campanha salarial com o legislativo municipal
DSC_0778
Nesta quarta feira (19), as escolas da rede municipal de ensino em Vitória da Conquista estarão com as atividades suspensas nos três turnos, em virtude de uma paralisação aprovada pelos professores em assembleia.
A paralisação marca o início da campanha Salarial 2014, que tem como eixo central a reestruturação imediata do plano de carreira dos docentes, o cumprimento integral da lei do piso e o investimento em infraestrutura, além do aumento salarial de 2014.

Operação da Polícia Federal: Detidos deixam o presídio

*Blog do Rodrigo Ferraz
Na noite desta terça-feira (18) todos os detidos da operação da Polícia Federal intitulada ‘Granfaloon’ foram liberados e deixaram o presídio Nilton Gonçalves.
Isso inclui os ex-prefeitos de Anagé (Elbson Soares), Bom Jesus da Serra (Edinaldo Meira), José Bahia (Tremedal), além do ex-vice-prefeito de Belo Campo, Henrique Tigre, e o presidente do PSB de Conquista, Elve Cardoso.
Todos conseguiram habeas corpus. Segundo o delegado da Polícia Federal, Rodrigo Kolbe, as investigações estavam sendo realizadas desde o ano de 2009.
Ainda de acordo com Kolbe, a operação constatou fraudes de contratos de prestação de serviços de transporte escolar e transportes diversos na região sudoeste, assim como contratos de prestação de serviços de gestão dos serviços de saúde municipais.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Comerciantes fecham as portas em protesto contra violência

DSC_0688Nesta terça-feira, um fato chamou a atenção de quem passava pelo centro comercial de Vitória da Conquista. Na manhã de hoje, mais de 20 lojas fecharam as suas portas em protesto aos assaltos que vem ocorrendo aos estabelecimentos comerciais da cidade. O protesto contou com o apoio do Movimento Contra Morte Prematura- MCMP e também dos policiais militares que foram aprovados no último concurso público e ainda não foram convocados. Durante o período de uma hora as lojas ficaram fechadas. Os empresários, utilizando faixas e cartazes, chamaram a atenção das autoridades ligadas a segurança pública do Estado.

Desvios de recursos variam entre 7 e 14 milhões por cidade, diz PF

*Blog da Resenha Geral

DSC_0880



Segundo os dados fornecidos pela Controladoria-Geral da União (CGU), através da Polícia Federal, os recursos desviados através de empresas terceirizadas de transporte escolar, coleta de lixo e serviços médicos, são exatamente R$60.879.949,00 (sessenta milhões, oitocentos e setenta e nove mil, novecentos e quarenta e nove reais).
Desse montante, a cidade que teve mais recursos desviados do SUS e FNDE foi Anagé, no governo do ex-prefeito Bibi. Confira a lista com os valores referentes a cada cidade:
Anagé —————— R$14 milhões
Tremedal ————– R$ 13 Milhões
Bom Jesus da Serra — R$12 milhões
Caraíbas ————— R$8 milhões
Belo Campo ———– R$7 milhões

Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana inicia vistorias anuais de transporte


deserg 006A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana vai dar início na próxima segunda-feira, 24, as vistorias anuais de transporte. A inspeção será feita no Deserg – localizado na Avenida Santa Catarina, s/n, Patagônia – das 8h às 11h e das 14h às 17h.
O objetivo é garantir a segurança e o conforto de passageiros e motoristas dos automóveis. Antes de se dirigirem ao Deserg, os condutores devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana munidos do documento do veículo, Carteira de Habilitação do motorista, comprovante de aferição do tacógrafo, emitido pelo Inmetro, e demais documentos necessários.
A secretaria fica na Praça Joaquim Correia, nº 55, Centro. Além da documentação, a vistoria contempla as partes física, mecânica, estrutural e elétrica de todos os veículos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3424-8991. *Com informações do Blog da Resenha Geral

Operação da Polícia Federal em Conquista e região busca prender ex-prefeitos e empresários por fraudes de R$ 60 milhões

Uma operação em Vitória da Conquista e outras nove cidades no sudoeste da Bahia cumpre 13 mandados de prisão temporária e 36 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (18). Realizada pela Polícia Federal da região, a Operação Granfaloon busca prender ex-prefeitos, empresários, ex-secretários municipais e ex-vice-prefeitos acusados de fraudarem licitações e desviarem recursos federais para as áreas de saúde, educação e transporte.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Obras do novo presídio de Vitória da Conquista está em fase de terraplanagem

*Blog da Resenha Geral
obras


Cerca de quarenta operários estão trabalhando na construção do novo presídio de Vitória da Conquista. Atualmente, a obra está na fase de terraplanagem. As atividades desse empreendimento foram retomadas no início desse mês.
O espaço onde vai funcionar a unidade prisional está localizado na estrada que liga Vitória da Conquista ao município de Barra do Choça. Até agora, a expectativa é de que cerca de 300 pessoas sejam contratadas para trabalhar na construção da penitenciária. As contratações serão intermediadas pelo Sine-Bahia.
A obra tem o prazo de 8 meses para ficar pronta e a expectativa é que os trabalhadores sejam chamados na medida em que a obra for crescendo.

Prorrogadas matrículas do Vestibular 2014 da Uesb


Se você foi aprovado no Vestibular 2014 e perdeu o processo para efetivação de matrícula, a Uesb informa que o prazo foi estendido até o dia 18 de fevereiro. Os convocados devem comparecer à Secretaria de Cursos do seu campus, das 14h30 às 17h30.
Em caso de dúvidas, acesse a Portaria 0287/14 ou entre em contato com o setor responsável pelo telefone (77) 3424-8654, em Vitória da Conquista; (73) 3528-9654, em Jequié; e (77) 3261-8618, em Itapetinga.
*Ascom/UESB

Sac tem 200 mil documentos abandonados

*A Tarde - Via Blog da Resenha Geral
sac


Cerca de 200 mil documentos, entre carteiras de trabalho (CTPS), identidade (RG) e habilitação (CNH), estão abandonados em postos do Seviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador e no interior da Bahia. Somente de carteiras de trabalho, são 168 mil unidades não retiradas pelos cidadãos.
No ranking de documentos desprezados vêm, em seguida, as carteiras de identidade (20.526 documentos) e de habilitação (7.313 mil).
O diretor operacional do SAC, Dário Silva, afirma que o armazenamento desses documentos gera ônus para o estado e prejudica os cidadãos.

Homens furtam retroescavadeira de morador do Bairro Bruno Bacelar

*Via Blog do Rodrigo Ferraz

Poinwg1328538126retroescavadeira
Um assalto no mínimo curioso foi registrado neste fim de semana em Vitória da Conquista. O fato aconteceu no último sábado (15), por volta das 08h, no Bairro Bruno Bacelar.

Zenilton Moreira teve furtada uma retroescavadeira. A ocorrência foi registrada no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

A vítima não contou detalhes de como foi realizada a ação dos bandidos. A notícia foi divulgada pelo repórter policial da Rádio Clube FM, Vilson Marcílio.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Horário de verão propiciou ao país economia de R$ 405 milhões

* Agência Brasil


Com o final do horário de verão à meia-noite deste sábado (15), quando os relógios terão que ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o país terá economizado R$ 405 milhões nos 120 dias da vigência da medida, instituída pela primeira vez no verão de 1931/1932.
A medida começou a valer no dia 20 de outubro do ano passado e propiciou uma redução de aproximadamente 4,1% da demanda por energia de ponta dos dois sistemas. Desse percentual, 4,3% foi economizado no Subsistema Sul, e 4,1% no Sudeste/Centro-Oeste.

Após incêndio em ônibus, sindicato orienta suspensão das linhas Alto Maron-Cruzeiro

DSC_0401
O clima continua tenso no Bairro Cruzeiro, em Vitória da Conquista. Após a ação de manifestantes que resultou na queima de um ônibus da Cidade Verde na tarde de hoje (sexta-feira), o sindicato dos rodoviários da cidade decidiu que as linhas que realizam o itinerário Alto Maron-Cruzeiro estão suspensas.
Quem confirmou a informação é o presidente da entidade, Álvaro Silva.
“Precisamos garantir a integridade física dos motoristas e cobradores das empresas. Vamos aguardar a posição da polícia para que possamos retornar com os veículos circulando normalmente”, disse.

*Informações e foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Mais um ônibus incendiado em Vitória da Conquista

*Informações blog do Nildo Freitas
Foto: Blog da Resenha Geral


A ação da Policia Militar nesta sexta feira (14) no bairro Pedrinhas que resultou na morte de duas pessoas acusadas de envolvimento no tráfico de drogas, pode ter sido o motivo de um ônibus da empresa Cidade Verde ter sido incendiado no próprio bairro, logo após a saída dos policiais da localidade. A autoria do incêndio está sendo atribuída aos traficantes da área em protesto a ação policial.