A Polícia Militar divulgou a lista dos sorteados para preencher as vagas dos Colégios Militares da Bahia. Em Vitória da Conquista foram oferecidas 86 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental e 50 para o 1º ano do Ensino Médio.
Metade das vagas foi destinada aos filhos de policiais militares, servidores públicos civis da PM, professores e demais servidores públicos civis colocados à disposição das unidades do CPM/BA e as demais vagas ficam à disposição dos filhos de outros cidadãos. A lista completa pode ser encontrada no site pm.ba.gov.br/homepmbacpmsorteio.html.
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
Viáfara chega ao Vitória da Conquista
Logo após desembarcar em Vitória da Conquista, o novo goleiro do Conquista, Viáfara, foi apresentado oficialmente aos torcedores. Numa coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira(13, o goleiro disse está feliz no Vitória da Conquista e pretende ajudar o time a conquistar o campeonato baiano :"Tive a oportunidade de conhecer a cidade, quando atuava pelo Vitória e me encantou a cidade, além do trabalho feito pelo presidente Ederlane Amorim", disse o arqueiro. Logo após a coletiva, Viáfara integrou a equipe na Toca do Bode, já participando do trabalho em grupo.
UESB disponibiliza vagas por meio do SiSU
A Uesb – Universidadee Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Edital 001/15, informa sobre as vagas oferecidas dos cursos de graduação para ingresso no 1º Período Letivo de 2015, que são oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os interessados em concorrer a uma dessas vagas, recomenda o Edital que devem observar o cronograma de inscrição, seleção e matrícula, que foi publicado no Diário Oficial da União no dia 5 de janeiro de 2015, e encontra-se disponível no site do SiSU.A Seleção é efetuada com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2014. São apenas esses os critérios da seleção. Informações sobre as vagas oferecidas pela Uesb, por meio do SiSU, estão disponíveis no Termo de Adesão, firmado entre a Universidade
e o Sistema.Outras informações pelo telefone (77) 3424-8721.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
PF faz apreensão de maconha em Conquista
A Polícia Federal, com apoio da CIPE/CAESG/PM, de Vitória da Conquista/BA, prendeu na segunda-feira (12/01), em flagrante, nas imediações do bairro Terras do Remanso, localizado na cidade de Vitória da Conquista, uma mulher de iniciais APSS, que tinha consigo pouco mais de 28 kg de maconha. O entorpecente estava escondido no interior de sua residência.
A presa infringiu o art.33 da lei 11.343/2006, que estabelece normas para a repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, sendo encaminhada para o presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, onde ficará à disposição da justiça.
A presa infringiu o art.33 da lei 11.343/2006, que estabelece normas para a repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, sendo encaminhada para o presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, onde ficará à disposição da justiça.
MEC divulga resultados do Enem serão disponibilizados amanhã
O Ministério da Educação divulgará nesta 3ª feira (13) as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados serão disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos poderão disputar vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com a nota obtida desde que não tenha tirado zero em redação.
São 205.514 vagas pelo Sisu, nos 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino superior. As inscrições vão até o dia 22 de janeiro. As notas do Enem também podem ser utilizadas para o Prouni, com inscrições de 26 de janeiro ao dia 29.
São 205.514 vagas pelo Sisu, nos 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino superior. As inscrições vão até o dia 22 de janeiro. As notas do Enem também podem ser utilizadas para o Prouni, com inscrições de 26 de janeiro ao dia 29.
Goleiro Viáfara será apresentado ao Vitória da Conquista nesta terça-feira(13)
Viáfara será recepcionado pela torcida no aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo e em seguida seguirá para a AABB onde concederá uma entrevista coletiva a imprensa local.
A boa noticia é que o torcedor poderá também acompanhar a coletiva e tirar fotos com o novo goleiro do alviverde. Logo após, Viáfara será incorporado ao elenco.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
Falha técnica da operadora OI gera interrupção temporária de serviços prestados pelo Detran-BA
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) informa que devido a uma falha técnica nos links de dados e voz da operadora OI, desde às 14h30 desta sexta-feira (9), não está sendo possível receber ou realizar chamadas.
De acordo com o órgão, o problema também atingiu a prestação de serviços referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e aos veículos - oferecidos em todo o estado - que estão temporariamente suspensos.
A equipe de tecnologia do Detran-BA está aguardando posicionamento da instituição para o restabelecer o atendimento. O órgão se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas quanto ao assunto. *Informações da Agecom-Ba
Alterações nos horários das linhas de ônibus que atendem a UESB
Secom/Pmvc
Para atendimento aos usuários que seguirão viagem até a Uesb, foi implantada uma linha especial: a E09. Assim, os passageiros poderão fazer a integração tarifária, não pagando outra tarifa. Também poderão usufruir da integração, os usuários que possuem o Bilhete Eletrônico Municipal. Para facilitar a mobilidade dos passageiros cadeirantes, os ônibus que estiverem transportando os mesmos farão o percurso até a Universidade.
Prefeitura realiza intervenções no trânsito da avenida Luis Eduardo Magalhães
Em alguns pontos da cidade a prefeitura através da Secretaria de Mobilidade Urbana vem trabalhando na implantação de semáforos, um dos trechos é a Avenida Luís Eduardo Magalhães com a Avenida Jorge Teixeira. Além da instalação do semáforo, estão sendo feitos também serviços de terraplanagem para implantação de um novo retorno.
Outros locais como, os cruzamentos das avenidas Presidente Vargas e São Geraldo e na Avenida Lauro de Feitas com a Praça Vitor Brito também estão sendo implantadas novas sinalizações.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
Prorrogado prazo para a renovação dos estudantes da rede estadual de ensino
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou até o dia 15 de janeiro o prazo para a renovação da matrícula dos estudantes nas unidades escolares da rede estadual de ensino. A novidade do processo é que, além de renovar a matrícula presencialmente na escola, os pais e estudantes podem optar por fazer a renovação on-line. O estudante que não renovar a matrícula terá a vaga cancelada para o ano letivo de 2015.
O processo garante ao estudante a renovação da matrícula no mesmo turno e escola em que cursou o ano letivo 2014. “Esta fase é muito importante porque oportuniza às escolas fazerem o planejamento do ano seguinte. Além disso, é o momento que o estudante tem para sinalizar se deseja mudar de curso ou de turno na própria escola”, contou a diretora de atendimento à rede escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Eliana Carvalho. A expectativa é de que 680 mil estudantes renovem a matrícula.
Morre funcionário da Câmara Municipal
quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
Termo de posse é assinado por nova Mesa Diretora
O termo de posse passa a produzir efeitos a partir do dia 1º de janeiro, e a cerimônia oficial de posse acontecerá na primeira sessão legislativa de 2015.
A nova Mesa ficou assim constituída: Gilzete Moreira, do PSB (Presidente); Juvêncio Amaral, do PV (Vice-Presidente); Edjaime Rosa Bibia, do PSDB (Segundo Vice-Presidente); Nelson de Vivi, do PCdoB (Primeiro-Secretário), e Hermínio Oliveira, do SDD (Segundo Secretário).
*Ascom/CV
Homem é encontrado morto dentro de casa
Blitz Conquista
A polícia foi chamada pelo proprietário do imóvel que percebeu um mau cheiro que vinha de dentro da casa. Segundo ele há dias o inquilino não era visto. Ao entrar no local, os militares encontraram o senhor, conhecido por Marivaldo, morto sobre a cama.
O corpo da vítima já estava em estado de decomposição. Acredita-se que a morte foi por causas naturais, provavelmente infarto.
Viáfara é novo goleiro do Vitória da Conquista
Com o objetivo de fazer um time forte para brigar pelo título do Baianão 2015, o Vitória da Conquista vem reforçando cada vez mais o seu elenco. O mais novo contratado é um velho conhecido do torcedor baiano, trata-se do goleiro colombiano Viáfara, de 36 anos de idade, que já atuou pelo E.C Vitória. Viáfara não sabe apenas defender, ele também é bom com os pés e sabe fazer gols. Quando vestia a camisa do rubro negro baiano, marcou 16 gols, nas 497 partidas que disputou em menos de três anos. O experiente Viáfara chega a Conquista no próximo final de semana para integrar ao grupo.
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
Abertas as inscrições para o CPM-BA
A seleção dos inscritos será por meio de sorteio eletrônico, marcado para o dia 13 de janeiro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Já a matrícula dos estudantes contemplados no sorteio acontece entre os dias 14 e 16 de janeiro, e deverá ser feita na unidade escolhida pelo candidato.
Confira o quadro de vagas destinadas para o CPM de Conquista:
- 6º Ano/5ª série do Ensino Fundamental
43 Vagas para Filhos de Policiais Militares
43 Vagas para outras filiações - 1º Ano do Ensino Médio
25 Vagas para Filhos de Policiais Militares
25 Vagas para outras filiações
Ciclista sofre queda e morre durante trilha na zona rural de Conquista
Edmundo Nunes Araújo, de 55 anos, mas conhecido como “Dija” caiu da bicicleta em que estava e morreu na hora. Um ciclista que vinha logo atrás disse que ao se aproximar de uma curva, a vítima na teria esboçado nenhuma reação para fazer a manobra e logo em seguida caiu. Uma equipe do Samu 192 foi chamada, mas ao chegar no local constatou a morte do ciclista.
“Era como se ele já estivesse desacordado na bicicleta, contou o amigo”, que ficou desesperado com a morte do companheiro.
Edmundo era sargento aposentado da Policia Militar, durante muitos anos atuou no Corpo de Bombeiros. Ele morava na Avenida Caitité, bairro Brasil, e já participava desse grupo de ciclistas há muitos anos.*Blog do Nildo Freitas.
Prefeitura implanta semáforo entre a Avenida Cuiabá e a Rua Santos Dumont
segunda-feira, 5 de janeiro de 2015
Período de matrículas para novos alunos na Rede Municipal de Educação começa nessa terça(06)
A Secretaria Municipal de Educação, informa que o processo de matrícula para os alunos que vão ingressar, (os novos alunos), na Rede Municipal de Ensino, será realizada entre os dias 6 e 19 de janeiro de 2015. Para efetuar as matrículas, os pais deverão ir à escola portando o requerimento de matrícula, uma cópia da certidão de nascimento ou do RG do aluno, além do atestado ou do histórico escolar original e devidamente legalizado e a cópia do comprovante de residência. O Secretário interino de Educação, Gustavo Leão, ressalta que a matrícula será feita no horário comercial: "Os pais ou responsáveis não precisam dormir nas filas para poder matricular seus filhos. O município garante que todas as crianças em idade escolar e que os pais procurarem a rede para a matrícula, terão suas vagas garantidas", diz. Outras informações, pelo telefone (77) 3429-7750.
Revisão cadastral do Bolsa Família é realizada até 16 de janeiro
Beneficiários do Bolsa Família, que receberam aviso no extrato de pagamento do benefício, devem atualizar os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A informações é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A atualização deve ser feita até o 16 de janeiro. A atualização do cadastro é feita a cada dois anos ou a cada vez que nascer um filho, houver mudança de escola, alteração no endereço residencial ou qualquer informação relevante.Em Vitória da Conquista, a atualização acontece das 7h às 19h (sem intervalo para almoço), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Juracy Magalhães, nº 182, bairro Jurema. No momento, os beneficiários devem estar munidos dos documentos pessoais e também devem ter em mãos os documentos dos demais integrantes da família.
As famílias que não renovarem as informações do Cadastro Único até o dia 16 de janeiro poderão ter seus benefícios bloqueados em fevereiro de 2015.
Contribuintes já podem pagar IPVA 2015 com 10% de desconto
Os valores podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) – sefaz.ba.gov.br –, canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Base de Cálculo dos Veículos Automotores. Vale lembrar que o desconto não inclui o licenciamento e o seguro obrigatório, que são de responsabilidade do Detran-Ba.
Para efetuar o pagamento, o proprietário do veículo deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.
sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
Homem assassinado a tiros na BA 263
A vítima identificada como George, mas conhecido como “Nem Muranga” foi assassinado á tiros dentro do próprio carro, próximo a uma churrascaria que fica as margens da rodovia.
Testemunhas contaram a policia que os disparos foram efetuados por dois homens que estavam em uma motocicleta.
Segundo informações, George trabalhava com transporte de passageiros, inclusive um deles foi ferido de raspão durante o atentado.
A partir da próxima segunda feira (5), a policia de Anagé vai começar a ouvir as pessoas que presenciaram o crime e tentar com esses depoimentos localizar os criminosos e saber qual foi a motivação desse crime. *Blog do Nildo Freitas.
PM da Bahia tem novo comandante
Foto: Elói Corrêa/ SECOM
O governador da Bahia, Rui Costa, definiu, nesta sexta-feira (2), o coronel Anselmo Alves Brandão, de 52 anos, como o novo comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).
Nascido em Juazeiro (BA), Anselmo ingressou na PM há 32 anos. No período, foi comandante da Academia de Polícia Militar, atuando na formação de oficiais; comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Centro Histórico. Coordenou a implantação do programa federal Território de Paz na 23ª Companhia Tancredo Neves, em Salvador, onde também comandou a equipe. Ele comandou ainda a 11ª Companhia Independente da Barra e a 10ª Companhia Independente de Candeias. Por seis anos, assumiu o posto de ajudante de ordem do presidente do Tribunal de Justiça. Em 2014, dedicou-se ao trabalho como comandante do Policiamento Regional Atlântico de Salvador.
O secretário de Segurança, Maurício Barbosa, destacou a experiência de Anselmo no fortalecimento das ações de policiamento comunitário e de aproximação da sociedade com a polícia, itens que o novo governador da Bahia quer fortalecer e ampliar.
Após receber a notícia, o novo comandante disse que está entusiasmado com a missão: “Acredito na polícia cidadã e vamos contar com cada policial militar para garantir a segurança da população da Bahia”. A transmissão de cargo do atual comandante, coronel Alfredo Castro, para o coronel Anselmo deve acontecer até a próxima sexta-feira (9).
Cursos de autoescolas vão ficar até R$ 600 mais caros
A partir do próximo dia 12, tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ficar até R$ 600 mais caro. Por conta do aumento da carga horária para a categoria B (carros) de 20 para 25 horas/aulas, as autoescolas da capital baiana irão reajustar o valor do curso. A mudança é uma determinação da Resolução 493, de 5 de julho de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Quem comprar o laudo e se matricular em um centro de formação até o dia 10 ainda vai pagar o valor atual, que varia entre R$ 800 e R$ 1.000, pelo curso teórico e prático.
Depois desta data, o custo deverá ficar entre R$ 1.200 e R$ 1.600, segundo o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado (Sindauto).
As pessoas ainda têm gastos com a compra do laudo, que também ficará mais caro a partir do dia 23 de março, além dos exames médicos e psicoteste. Desta forma, para tirar a CNH, o interessado terá que desembolsar cerca de R$ 2.100.
Quem comprar o laudo e se matricular em um centro de formação até o dia 10 ainda vai pagar o valor atual, que varia entre R$ 800 e R$ 1.000, pelo curso teórico e prático.
Depois desta data, o custo deverá ficar entre R$ 1.200 e R$ 1.600, segundo o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado (Sindauto).
As pessoas ainda têm gastos com a compra do laudo, que também ficará mais caro a partir do dia 23 de março, além dos exames médicos e psicoteste. Desta forma, para tirar a CNH, o interessado terá que desembolsar cerca de R$ 2.100.
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
Cursos da UFBA de Conquista recebem nota máxima do Enade
Os cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, receberam nota máxima (5,0) na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2013) realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi publicado na edição do dia 18 de dezembro do Diário Oficial da União. É possível conferir o nome da instituição, a nota e a sua localização. Já é a segunda vez que os cursos da UFBA-Conquista recebem nota máxima no Enade. Na avaliação de 2010, os cursos de Enfermagem e Farmácia obtiveram a nota 5. Na época, o curso Nutrição não foi avaliado, pois não teve concluintes inscritos. De acordo com a Direção da unidade, os resultados positivos em cada avaliação do MEC são fruto de muito trabalho e empenho da comunidade universitária.
Prefeitura informa sobre coleta de lixo nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Atenção! A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informa à comunidade que não haverá coleta de lixo no período noturno nessa quarta-feira, 31 de dezembro. Já no dia 1º de janeiro, a coleta estará suspensa no período diurno. A interrupção se dá em decorrência da confraternização de Ano Novo. *Secom/PMVC
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Conselho Penal de luto: Morre seu Raimundo Vieira
O Conselho Penal de Vitória da Conquista, encerra o ano de 2015 de luto. No último domingo(28), faleceu seu Raimundo Vieira Carvalho, carinhosamente conhecido como "Comandante". Há mais de 15 anos ele servia ao Conselho Penal de Vitória da Conquista. O sepultamento aconteceu na tarde desta segunda-feira(29). Todo o Conselho Penal se solidariza com a família do "Comandante".
Expediente alterado nesta quarta-feira(31) em Conquista
A Prefeitura informa ainda que fica decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta-feira, dia 2 de janeiro de 2015. Os serviços públicos essenciais serão mantidos normalmente.
*Secom/Pmvc
Agências bancárias só funcionam até esta terça(30)
Quem quiser pagar contas ou boletos ainda este ano só tem até esta terça-feira (30), para ir as agências bancárias. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no dia 31 de dezembro não haverá atendimento ao público nos bancos, só serão feitas operações entre instituições financeiras e serviços de compensação de cheques e outros papéis. Os caixas eletrônicos e os serviços de internet banking serão mantidos normalmente todos os dias.
As contas com vencimento nesses dias podem ser pagas no primeiro dia útil de 2015, sexta-feira (2),quando as agências voltam a funcionar normalmente, sem cobrança de juros ou multas.
*Blog do Nildo Freitas
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Natal da Cidade: Rapaz pede namorada em noivado
Em seus 18 anos de existência, o Natal da Cidade certamente sediou momentos de grande intensidade, que ficaram marcados na memória das pessoas que os protagonizaram. Nada se compara, porém, ao que ocorreu na noite de segunda-feira, 22, quando Éderson, 25 anos, subiu ao palco do evento não para cantar, mas para pedir em noivado sua namorada, Bruna Oliveira, 20, diante de quase 20 mil testemunhas. Os dois namoram a sério há apenas dois meses, embora se conheçam há quase um ano. O noivo, que trabalha como empacotador num supermercado, recusou a autoria da ideia do pedido público, preferindo atribuí-la a um conhecido . Bruna, que é depiladora, demorou a se dar conta do que estava acontecendo – afinal, ela viu seu namorado subir ao palco diante de milhares de desconhecidos, para pedi-la em noivado. Não é algo que aconteça todos os dias. “Meu Deus, não estou acreditando”, dizia, ainda em êxtase, momentos depois de descer do palco, junto com o namorado – agora, noivo, já que o pedido foi aceito. “Para ser sincera, eu nem senti o chão. Estou num sonho”, explicou. Mas, a depender das torcidas, o relacionamento tem grandes chances de prosseguir rumo ao inevitável enlace matrimonial. O noivo pareceu estar consciente da responsabilidade que lhe caiu sobre as costas ao fazer o pedido de noivado de forma tão pouco ortodoxa. A audácia chegou a merecer um elogio do cantor e compositor Zeca Baleiro, que se preparava para subir ao palco no momento em que Éderson punha a aliança no anelar direito de Bruna. “Que responsa, hein”, disse Zeca, enquanto cumprimentava os noivos. *Secom/PMVC
PF e CAESG de Conquista apreende 90k de maconha
Justiça proíbe Vivo de habilitar novos celulares e internet no DDD 77 na BA
A Justiça decidiu proibir a empresa de telefonia Vivo de realizar habilitação de novas linhas de aparelhos celulares com DDD 77 na Bahia, em atendimento a um pedido liminar apresentado pelo Ministério Público Estadual (MP-BA) que aponta diversos problemas com os serviços prestados pela operadora no município de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste o estado.
A decisão foi proferida na última sexta-feira (19), mas só vale a partir do próximo dia 7 de janeiro, quando termina o recesso do Poder Judiciário baiano. A habilitação de novas linhas de serviços de internet móvel 3G e 4G pela operadora também serão suspensas. A Vivo informou ao G1, por meio da assessoria de comunicação, que não irá se pronunciar sobre o caso.
A decisão foi proferida na última sexta-feira (19), mas só vale a partir do próximo dia 7 de janeiro, quando termina o recesso do Poder Judiciário baiano. A habilitação de novas linhas de serviços de internet móvel 3G e 4G pela operadora também serão suspensas. A Vivo informou ao G1, por meio da assessoria de comunicação, que não irá se pronunciar sobre o caso.
Dilma sanciona lei que estabelece guarda compartilhada de filhos
*Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou na manhã desta terça-feira, 23, a Lei 13.058, que determina a guarda compartilhada dos filhos de pais divorciados, ainda que haja desacordo ou conflitos entre o ex-casal. Segundo a lei, na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos.
O texto ainda diz que, para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar, que deverá visar à divisão equilibrada do tempo com o pai e com a mãe. A nova lei está publicada no Diário Oficial da União.
A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou na manhã desta terça-feira, 23, a Lei 13.058, que determina a guarda compartilhada dos filhos de pais divorciados, ainda que haja desacordo ou conflitos entre o ex-casal. Segundo a lei, na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos.
O texto ainda diz que, para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar, que deverá visar à divisão equilibrada do tempo com o pai e com a mãe. A nova lei está publicada no Diário Oficial da União.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Câmara empossa novos servidores
Foi realizada nesta segunda-feira, 22, a solenidade de posse dos novos servidores da Câmara Municipal. Esta é a primeira convocação, empossando 22 servidores. Para o atual presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos (PT), é uma honra para o Legislativo receber os concursados. “Essa foi a primeira chamada, e a partir de fevereiro a nova Mesa Diretora vai fazer a próxima convocação. Tivemos o orgulho, através da decisão de todos os vereadores, de fazer o concurso público. Parabéns a todos que, por merecimento, passaram”.
A Câmara Municipal entrou em recesso na última sexta-feira. As férias dizem respeito apenas as sessões pois, os gabinetes continuam funcionando normalmente. As sessões retornam no início de fevereiro de 2015, já com a nova mesa diretora, encabeçada pelo vereador Gilzete Moreira, que deve tomar posse no dia 30 de dezembro.
A Câmara Municipal entrou em recesso na última sexta-feira. As férias dizem respeito apenas as sessões pois, os gabinetes continuam funcionando normalmente. As sessões retornam no início de fevereiro de 2015, já com a nova mesa diretora, encabeçada pelo vereador Gilzete Moreira, que deve tomar posse no dia 30 de dezembro.
CPM é mais uma vez o melhor colégio público da Bahia
E pelo sexto ano consecutivo o Colégio da Policia Militar – CPM de Vitória da Conquista conseguiu o melhor índice entre os colégios públicos (estaduais e municipais) do estado da Bahia.
A direção do colégio atribui esse bom resultado obtido ao esforço de toda equipe, que inclui professores, alunos e funcionários.
O sistema de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por Escola 2013 já está disponível no site: http://portal.inep.gov.br/
Natal da Cidade pode ser acompanhado pelas redes sociais
Por meio das páginas no Facebook, Twitter e Instagram, o público acompanha informações sobre os shows e sobre toda a programação da 18ª edição do Natal da Cidade, além de poder enviar perguntas, ver as fotos e assistir a vídeos – tudo em tempo real.
Para acompanhar a cobertura do Natal da Cidade, basta acessar as nossas páginas oficiais no Twitter, Facebook, Instagram, Flickr e Youtube. E, ao compartilhar informações sobre o evento, utilize a hashtag #NatalDaCidade.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
Gilzete Moreira é o novo presidente da Câmara
Na ultima sessão ordinária de 2014 realizada nesta sexta feira (19), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista também escolheu o novo presidente da casa.Apenas uma chapa encabeçada pelo vereador Gilzete Moreira (PSB) foi inscrita. Sendo assim o parlamentar teve 14 votos á favor e 7 votos contra.
A nova mesa diretora que tomará posse no dia 30 de dezembro, e estará a frente do legislativo municipal no biênio 2015/2016 ficou assim:
Gilzete Moreira – Presidente
Juvêncio Amaral – Vice-Presidente
Edijaime Rosa (Bibia) – 2º vice-presidente
Nelson de Vivi – 1º secretário
Hermínio Oliveira – 2º secretário
Juvêncio Amaral – Vice-Presidente
Edijaime Rosa (Bibia) – 2º vice-presidente
Nelson de Vivi – 1º secretário
Hermínio Oliveira – 2º secretário
Prefeitura modifica trânsito para a festa para o Natal da Cidade
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Uesb promove Cantata de Natal no Presídio Nilton Gonçalves
A Uesb vai realizar na próxima quarta-feira(24), uma Cantata de Natal, no presídio Nilton Gonçalves. O evento está marcado para acontecer as 20:30h e deve contar com outras atividades festivas. O evento faz parte das ações de extenção, promovidas pela instituição, que buscam atender demandas e carências sociais das comunidades assistidas por seus projetos. A Cantata de Natal a ser realizada no Nilton Gonçalves, encerra essas atividades de 2014.
Eleição da Mesa Diretora acontece nesta sexta(19)
Na última sessão ordinária do ano, que acontece nesta sexta-feira (19), às 8h30, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista vai realizar eleição para compor sua nova Mesa Diretora para o biênio 2015/2016.
A eleição da Mesa será realizada com a presença da maioria absoluta dos membros da Câmara, através do voto secreto. As chapas podem se inscrever até o momento inicial da sessão ordinária dessa sexta-feira. O termo de posse dos eleitos ocorrerá em 31 de dezembro, produzindo seus efeitos a partir de 1º de dezembro.
A Mesa Diretora é composta pelo presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Dentre as funções previstas no Regimento Interno da Câmara, a Mesa Diretora é responsável por propor projetos que disponham sobre sua organização, funcionamento, segurança e serviços, bem como criação, transformação ou extinção de cargos e funções de seu quadro. Também é atribuição da Mesa a publicação das leis, resoluções e decretos legislativos promulgados e elaborar o orçamento da Câmara para o exercício seguinte.
A eleição da Mesa será realizada com a presença da maioria absoluta dos membros da Câmara, através do voto secreto. As chapas podem se inscrever até o momento inicial da sessão ordinária dessa sexta-feira. O termo de posse dos eleitos ocorrerá em 31 de dezembro, produzindo seus efeitos a partir de 1º de dezembro.
A Mesa Diretora é composta pelo presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Dentre as funções previstas no Regimento Interno da Câmara, a Mesa Diretora é responsável por propor projetos que disponham sobre sua organização, funcionamento, segurança e serviços, bem como criação, transformação ou extinção de cargos e funções de seu quadro. Também é atribuição da Mesa a publicação das leis, resoluções e decretos legislativos promulgados e elaborar o orçamento da Câmara para o exercício seguinte.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Presidente do Conselho Penal destaca ações de 2014
“Podemos destacar a nossa luta de muitos anos, em relação novo presídio”. Assim o atual presidente do Conselho Penal, Marcos Rocha, inicia sua avaliação a respeito das ações da instituição neste ano de 2014. A previsão é que a unidade seja inaugurada em março do próximo ano. O presidente aproveita a oportunidade para informa a respeito dos próximos passos para 2015. Em fevereiro deverá ser entregue a nova Sala do Conselho Penal, além da inauguração do serviço de assistência social e de psicologia, principalmente para atender familiares de presos do Nilton Gonçalves:” Isso vem cumprir o papel do conselho de ser essa ponte entre comunidade, justiça e os internos, visando o apoio a esses familiares de internos”, diz.
Vara do Juri de Conquista recebe prêmio nacional
Na última semana a Vara do Júri de Vitória da Conquista recebeu o prêmio do Conselho Nacional de Justiça-CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público, o prêmio Selo Bronze, concedido por estas instituições, às cidades que se destacaram na Semana Nacional do Júri de 2014. O destaque ficou por conta do desempenho da comarca no julgamento dos crimes dolosos neste ano de 2014. “Nos orgulha, evidentemente, mas estamos dividindo este premio com os nossos colaboradores, jurados e ministério publico”, afirma o Juiz da Vara do Júri, Reno Viana. Vitória da Conquista foi uma das 14 cidades do estado da Bahia, contempladas com o prêmio.
Trabalho temporário no comércio de Conquista
Fim de ano, significa movimento maior no comércio e na expectativa de atender a demanda, as lojas contratam temporariamente. E está época é uma boa oportunidade para quem procura um emprego pois, existe a expectativa de ser efetivado, passado este período. De acordo com o o vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Vitória da Conquista, Guimarães Viana, até o fim do ano devem ser contratados mais de 1000 profissionais para as vagas temporárias. Ainda de acordo com vice-presidente, o comércio local atrai compradores de cidades da região. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), estes novos profissionais estão distribuídos em seis setores: vestuário, eletroeletrônico, perfumaria e cosméticos, joias e bijuterias, artigos para o lar e calçados. A expectativa é de que desses 1.000 que devem ser contratados, 25% seja efetivado.*Com informações da Brasil Fm
Comunidade Anuncia-Me recebe
Na manhã desta quarta-feira(17), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com o Executivo Municipal, entregaram um veículo no valor de R$ 30 mil à Comunidade de Aliança Anuncia-me. O veículo foi entregue por meio da assinatura de um termo de cessão.
A Comunidade de Aliança Anuncia-me é vinculada a Igreja Católica, tendo à frente o Diácono José Dias do Nascimento e Julieta Duarte. A instituição conta com um albergue, a Casa de Idosos Maria Mãe dos Pobres, onde abriga 20 internos. Ainda é oferecida orientação religiosa, todos os dias, e psicológica para pessoas que necessitam de atenção especial.
A Comunidade de Aliança Anuncia-me é vinculada a Igreja Católica, tendo à frente o Diácono José Dias do Nascimento e Julieta Duarte. A instituição conta com um albergue, a Casa de Idosos Maria Mãe dos Pobres, onde abriga 20 internos. Ainda é oferecida orientação religiosa, todos os dias, e psicológica para pessoas que necessitam de atenção especial.
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
PM apreende menores envolvidos em homicídio na rua da Corrente
As armas foram localizadas e os adolescentes apreendidos após um dos menores ser encontrado com pólvora, espoleta e chumbo para carregamento de cartuchos calibre 12. O adolescente foi abordado no loteamento Nova Esperança e ao ser questionado sobre o material levou os militares até a casa onde estaria escondida a arma. Dentro do imóvel os militares encontraram quatro adolescentes, sendo três mulheres. Com o grupo localizaram uma escopeta, uma pistola 380 e 60 munições.
Um dos adolescentes assumiu a propriedade do material e afirmou que a pistola foi utilizada no assassinato ocorrido no dia 5 de dezembro na Rua da Corrente. Ele confessou ter cometido o crime e afirmou que se enganou ao matar a vítima no lugar do irmão.
O grupo foi apresentado no DISEP, onde o menor confirmou a autoria do crime e disse participar de um grupo criminoso envolvido no tráfico de drogas e homicídios. Investigações da 77ª CIPM apontam que os adolescentes apreendidos são alguns dos responsáveis pelos constantes tiroteios ocorridos na parte alta das Pedrinhas. *Via blog do Nildo Freitas.
Morre o gerente da Coelba de Vitória da Conquista
Faleceu nesta terça-feira (16), em Salvador, Janilson Bomfim de Andrade, gerente geral da Coelba em Vitória da Conquista. Janilson sofria de problemas cardíacos e estava na capital fazendo tratamento. De acordo com informações de amigos, ele acabou sofrendo algumas complicações e faleceu hoje. O local e horário de velório e sepultamento ainda não foram divulgados.
Coelba fará desligamento no Alto Maron e Povoado do Mamão nesta quarta(17)
A Coelba informa à população dos bairros Alto Maron e Povoado do Mamão, que realizará desligamentos programados no fornecimento de energia elétrica na próxima quarta-feira (17).
Entre as 8h30 e 13h30, o desligamento será realizado na Av. Presidente Vargas; Entroncamento Barra do Rocha; Rua 08 de Maio; Rua Ana Nery; Rua José Bonifacio; Rua José Patrocínio; Rua Monte Castelo e Rua Vasco Da Gama, no Alto Maron. Já no Povoado de Mamão, o desligamento será realizado entre às 8h a 14h.
A Coelba pede que seja desligada a chave geral e que os aparelhos estejam fora das tomadas, mesmo durante o período de interrupção do fornecimento de energia. A empresa comunica que o desligamento é necessário para que técnicos possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na Rede Elétrica.
Entre as 8h30 e 13h30, o desligamento será realizado na Av. Presidente Vargas; Entroncamento Barra do Rocha; Rua 08 de Maio; Rua Ana Nery; Rua José Bonifacio; Rua José Patrocínio; Rua Monte Castelo e Rua Vasco Da Gama, no Alto Maron. Já no Povoado de Mamão, o desligamento será realizado entre às 8h a 14h.
A Coelba pede que seja desligada a chave geral e que os aparelhos estejam fora das tomadas, mesmo durante o período de interrupção do fornecimento de energia. A empresa comunica que o desligamento é necessário para que técnicos possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na Rede Elétrica.
Vitória da Conquista vai enfrentar o Palmeiras na Copa do Brasil
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Homem encontrado morto dentro de sua residência no Borracha Queimada
Segundo populares, o homem, que não teve o nome revelado, foi visto com sinais de enforcamento.
O caso está sendo investigado pela polícia. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). *Do blog do Rodrigo Ferraz.
Prefeito faz balanço de 2014 em coletiva na próxima quinta(18)
Assinar:
Postagens (Atom)




















