O material utilizado para a fuga foi apreendido e a Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência. Dois detentos apontados como envolvidos no plano de fuga foram mantidos separados.*Blog da Resenha Geral.
segunda-feira, 6 de abril de 2015
Frustrada fuga de detentos do Nilton Gonçalves
O material utilizado para a fuga foi apreendido e a Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência. Dois detentos apontados como envolvidos no plano de fuga foram mantidos separados.*Blog da Resenha Geral.
COMDICA lança edital para eleições de conselheiros tutelares
Secom/Pmvc
A primeira etapa do processo será uma prova escrita aplicada, provavelmente, no dia 7 de junho de 2015, na cidade de Vitória da Conquista/BA, no turno matutino, em horário e local a serem divulgados. Somente terão as suas candidaturas homologadas e estarão aptos a se submeter ao processo de eleição os candidatos que obtiverem uma nota mínima de 7 pontos. A segunda etapa, eleição dos 15 membros efetivos e dos 15 suplentes, será realizada na data provável de 4 de outubro de 2015. Podem votar todos os cidadãos com domicílio eleitoral em Vitória da Conquista.
Confira mais informações no Edital nº 001/2015.
Rodovias Estaduais registram redução de acidentes na Semana Santa
Correio da Bahia
No feriado prolongado deste ano, foram contabilizados 20 acidentes de trânsito, que deixaram 19 vítimas com ferimentos leves; uma com ferimento grave e três vítimas fatais, todas neste domingo (5).
PM prende cambistas com ingressos falsos na porta do Lomantão
Uma patrulha da 77ª CIPM prendeu na tarde deste domingo (05) dois cambistas que estavam vendendo ingressos falsos para a partida entre Vitória da Conquista e Colo-colo. Com os suspeitos foram apreendidos 297 bilhetes falsificados do jogo.
A prisão aconteceu em frente ao Estádio Lomanto Junior, por volta de 30 minutos antes do início da partida. Torcedores que compraram ingressos falsos indicaram Alex Cruz de Jesus, 29 anos, e Murilo Coutinho da Silva, 19 anos, como os vendedores dos ingressos.
Com a aproximação da patrulha, Alex e Murilo empreenderam fuga, mas foram detidos em seguida. Alex estava com 265 ingressos falsos e R$ 444 reais. Murilo estava com 32 ingressos e R$ 595 reais.Os dois conduzidos, oriundos de Feira de Santana, foram presos em flagrante e apresentados no DISEP. *Informações do Blog do Nildo Freitas.
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Começa o recadastramento de aposentados da educação
A terceira etapa do recadastramento anual da Previdência Estadual começou nesta quarta-feira (1º). Estão convocados para atualizar os dados cadastrais os 53,8 mil aposentados e pensionistas ligados à Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Como das vezes anteriores, os inativos da secretaria irão seguir escalonamento por ordem alfabética no período de abril a junho. Quem reside em Salvador e região metropolitana serão divididos em três grupos – em abril, os inativos com iniciais de ‘A’ a ‘I’. No mês subsequente, deverão responder ao chamado da Previdência Estadual aposentados com nomes iniciados de ‘J’ a ‘M’. Em junho, será a vez dos inativos com iniciais de ‘N’ a ‘Z’. Inativos que residem no interior, fora do estado ou em municípios ainda sem cobertura previdenciária, podem fazer o recadastramento em qualquer tempo de abril a junho. *Com Informações da Secom/ Ba
Como das vezes anteriores, os inativos da secretaria irão seguir escalonamento por ordem alfabética no período de abril a junho. Quem reside em Salvador e região metropolitana serão divididos em três grupos – em abril, os inativos com iniciais de ‘A’ a ‘I’. No mês subsequente, deverão responder ao chamado da Previdência Estadual aposentados com nomes iniciados de ‘J’ a ‘M’. Em junho, será a vez dos inativos com iniciais de ‘N’ a ‘Z’. Inativos que residem no interior, fora do estado ou em municípios ainda sem cobertura previdenciária, podem fazer o recadastramento em qualquer tempo de abril a junho. *Com Informações da Secom/ Ba
Atleta conquistense é convocada pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino
Valor da cesta básica de março é divulgado pela UESB
O valor da cesta básica em Vitória da Conquista, do mês de março, teve elevação de 1,30% comparado com o mês de fevereiro, passando a custar R$ 258,08. Dos 12 alimentos básicos, definidos por lei, que compõem a cesta, oito registraram variações positivas e quatro registraram variações negativas. Segundo a análise, o tempo de trabalho necessário para se obter os mantimentos foi de 85 horas e 26 minutos, e o trabalhador comprometeu 35,60% do salário mínimo líquido (com desconto previdenciário) para adquirir os 12 itens.
Em janeiro, a cesta custava R$ 246,56; em fevereiro obteve aumento de 3,31%, valendo R$ 254,73. Os dados são do projeto de extensão da Uesb "Indicadores Econômicos: Cálculo da Cesta Básica Mensal de Vitória da Conquista", em convênio com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-Ba).
Para mais detalhes, entre em contato com o Projeto pelos telefones (77) 3424-0970/3422-3926 ou por meio do e-mail cestabasicauesb@gmail.com. *ASCOM/UESB.
Em janeiro, a cesta custava R$ 246,56; em fevereiro obteve aumento de 3,31%, valendo R$ 254,73. Os dados são do projeto de extensão da Uesb "Indicadores Econômicos: Cálculo da Cesta Básica Mensal de Vitória da Conquista", em convênio com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-Ba).
Para mais detalhes, entre em contato com o Projeto pelos telefones (77) 3424-0970/3422-3926 ou por meio do e-mail cestabasicauesb@gmail.com. *ASCOM/UESB.
Balcão de Justiça e Cidadania participa de evento da CDL
*Ascom/UESB
Convidado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista, o Balcão de Justiça e Cidadania foi apresentado a um grupo de empresários locais na noite dessa quarta-feira, 1, na sede da entidade. Na mesma ocasião, o professor Carlos Públio (foto 2), do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Uesb, coordenador do Procon em Vitória da Conquista, palestrante convidado pela CDL, falou sobre as relações entre lojistas e consumidores. O evento foi realizado em alusão ao dia mundial do consumidor, comemorado em 15 de março.
Semáforos da Avenida Cuiabá já estão funcionando
*Secom/PMVC
Atenção motorista! Começou a operar em fase de teste, a partir dessa segunda-feira, 31, os semáforos implantados pela Avenida Cuiabá, que faz a ligação entre a Avenida Fernando Spínola e a Rua Santos Dumont. Os objetivos da instalação do semáforo são melhorar a fluidez do trânsito e garantir a segurança de pedestres e condutores.
A partir de agora, será proibida a conversão à esquerda do motorista que vai subir a Rua Santos Dumont em direção à rodoviária. Também será proibida a conversão à esquerda para o motorista que trafegar pela Avenida Integração em direção à Fernando Spínola. O retorno nesse caso, será feito na própria Rio Bahia.
Atenção motorista! Começou a operar em fase de teste, a partir dessa segunda-feira, 31, os semáforos implantados pela Avenida Cuiabá, que faz a ligação entre a Avenida Fernando Spínola e a Rua Santos Dumont. Os objetivos da instalação do semáforo são melhorar a fluidez do trânsito e garantir a segurança de pedestres e condutores.
A partir de agora, será proibida a conversão à esquerda do motorista que vai subir a Rua Santos Dumont em direção à rodoviária. Também será proibida a conversão à esquerda para o motorista que trafegar pela Avenida Integração em direção à Fernando Spínola. O retorno nesse caso, será feito na própria Rio Bahia.
quarta-feira, 1 de abril de 2015
Imposto sobre importação de vacina contra HPV é zerado
Um imposto de importação da vacina contra o HPV, que era de 2% foi reduzido a zero pela Câmara de Comércio Exterior. A isenção foi um pedido do Ministério da Saúde, já que a vacina faz parte do calendário de imunização e ainda não é produzida no Brasil. Atualmente, a vacina é disponibilizada gratuitamente pelo SUS para meninas de 9 a 11 anos de idade. A expectativa é de cerca de 5 milhões de adolescentes sejam vacinadas neste ano. *Agência Brasil.
Justiça eleitoral volta a funcionar depois da Páscoa
A interrupção no atendimento ocorrerá em virtude do previsto no artigo 62, inciso II, da Lei Federal 5.010, de 30 de maio de 1966. A Lei organiza a Justiça Federal de primeira instância e determina que, além dos feriados fixados em lei, serão feriados, entre outros, os dias da Semana Santa compreendidos entre a quarta-feira e o domingo de Páscoa.
Com o feriado, ficam suspensos os serviços prestados ao eleitor em todos os cartórios de Salvador e do interior do Estado. O expediente também será suspenso na Secretaria no Tribunal, nos postos do TRE-BA nos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SACs) em todo o Estado.
Prazos que eventualmente venham completar-se no período do feriado ficam automaticamente prorrogados para a segunda-feira (6/4). Plantão judiciário foi estabelecido entre 31/3 a 6/4, conforme Portaria 67/15, do Presidente do Regional, publicada no Diário da Justiça Eleitoral, em 26/02/15.
Com informações site TRE-BA.
Atenção para o funcionamento do comércio neste feriado
terça-feira, 31 de março de 2015
Governo se une a partidos de oposição para barrar maioridade
*Estadão
BRASÍLIA - As bancadas de PT, PSOL, PPS e a liderança do governo na Câmara se uniram nesta terça-feira, 31, para tentar obstruir a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que deve votar a admissibilidade da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A manobra não está dando resultado. Por 39 votos contra 10, a ordem do dia foi invertida para priorizar a pauta. A CCJ define se o projeto é constitucional.
Se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) passar por essa etapa, será criada uma comissão especial que debaterá o tema por até 40 sessões. Em seguida irá para Plenário.
A avaliação dos líderes partidários é que o processo será rápido, pois pesquisas mostram que a medida conta com apoio popular. Os petistas tentam postergar a decisão sobre a constitucionalidade e pedem a retirada da PEC da pauta.
Contrário à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o vice líder do governo na Câmara, deputado Orlando Silva (PC do B-SP), disse na sessão da CCJ que discute o tema que o Congresso não pode agir "de forma passional". "O parlamento não pode fazer justiça com as próprias mãos", declarou.
BRASÍLIA - As bancadas de PT, PSOL, PPS e a liderança do governo na Câmara se uniram nesta terça-feira, 31, para tentar obstruir a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que deve votar a admissibilidade da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A manobra não está dando resultado. Por 39 votos contra 10, a ordem do dia foi invertida para priorizar a pauta. A CCJ define se o projeto é constitucional.
Se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) passar por essa etapa, será criada uma comissão especial que debaterá o tema por até 40 sessões. Em seguida irá para Plenário.
A avaliação dos líderes partidários é que o processo será rápido, pois pesquisas mostram que a medida conta com apoio popular. Os petistas tentam postergar a decisão sobre a constitucionalidade e pedem a retirada da PEC da pauta.
Contrário à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o vice líder do governo na Câmara, deputado Orlando Silva (PC do B-SP), disse na sessão da CCJ que discute o tema que o Congresso não pode agir "de forma passional". "O parlamento não pode fazer justiça com as próprias mãos", declarou.
Vistoria técnica anual dos táxis começa nessa segunda, 6
Com o intuito de garantir a segurança e o conforto dos passageiros e dos motoristas que atuam no município, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, iniciará no dia 6 de abril, segunda-feira, a primeira vistoria técnica anual obrigatória dos táxis.
Para participar da vistoria, os permissionários ou os procuradores (devidamente cadastrados) devem comparecer à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – Rua Friburgo, nº 109-B, Petrópolis – para atualização dos seguintes documentos: alvará de funcionamento referente ao exercício 2015 ou isenção, em caso de isento; do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado; certidão de antecedentes criminais; da Carteira Nacional de Habilitação; do comprovante de pagamento de multa de transporte, caso haja; e do exame de sanidade física e mental.
A partir de então é que o veículo será encaminhado para inspeção na Central de Equipamentos (Deserg) – Avenida Santa Catarina, s/n, Patagônia –, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Caso não possam comparecer, os permissionários do serviço de táxi devem comunicar à Secretaria com antecedência, enviando justificativa escrita.
A primeira vistoria técnica anual obrigatória dos táxis acontece até o dia 17 de abril. Devem participar do processo, 365 taxistas.
Mais informações, pelo telefone (77) 3429-7368.*Secom/PMVC.
Para participar da vistoria, os permissionários ou os procuradores (devidamente cadastrados) devem comparecer à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – Rua Friburgo, nº 109-B, Petrópolis – para atualização dos seguintes documentos: alvará de funcionamento referente ao exercício 2015 ou isenção, em caso de isento; do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado; certidão de antecedentes criminais; da Carteira Nacional de Habilitação; do comprovante de pagamento de multa de transporte, caso haja; e do exame de sanidade física e mental.
A partir de então é que o veículo será encaminhado para inspeção na Central de Equipamentos (Deserg) – Avenida Santa Catarina, s/n, Patagônia –, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Caso não possam comparecer, os permissionários do serviço de táxi devem comunicar à Secretaria com antecedência, enviando justificativa escrita.
A primeira vistoria técnica anual obrigatória dos táxis acontece até o dia 17 de abril. Devem participar do processo, 365 taxistas.
Mais informações, pelo telefone (77) 3429-7368.*Secom/PMVC.
Paralisação do transporte coletivo no início da manhã de hoje(31)
Vitória da Conquista amanheceu sem ônibus nesta,terça-feira (31). A paralisação no transporte coletivo seguiu até as 8h.
Ainda nesta terça-feira a categoria se reúne com empresários da Cidade Verde. Segundo a categoria, diretores da Vitória ainda não se pronunciaram sobre a situação.
O Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista (SINTRAVC) informou que novas paralisações, por enquanto, estão suspensas.
O sindicato informou que, as empresas não pagaram a primeira parcela do Plano de Saúde. Além disso, outros problemas, como o não pagamento do ticket refeição por parte da Viação Vitória, motivou a mobilização.
No mês de fevereiro, as empresas Viação Vitória e Viação Cidade Verde se comprometeram a pagar 25% do plano de saúde para os cobradores e 20% para os motoristas. O SINTRAVC diz que a proposta de retornar às mesas de negociações em quatro meses após o acordo motivou a categoria a aceitar a oferta dos patrões.
Vitória da Conquista começa a se preparar para enfrentar o Colo Colo
Nesta terça feira (31), a equipe trabalha nos dois turnos, pela manhã no estádio Lomanto Júnior e a tarde no CT do clube. Os ingressos para o jogo contra o Tigre estão sendo vendidos na Rede de Farmácias 24 Horas, Falcão Calçados, Tommacom Material para Construção e Paulão Esportes, pelo valor de R$20.
Informações do Cidade Esportes
Informações do Cidade Esportes
segunda-feira, 30 de março de 2015
Prefeitura altera expediente nas repartições públicas municipais nessa quinta-feira, 02
A Prefeitura de Vitória da Conquista, considerando o feriado municipal de sexta-feira da Paixão (3 de abril), altera o expediente nas repartições públicas municipais nessa quinta-feira, 2, conforme o Decreto nº 16.420/2015. Os órgãos da Administração Municipal funcionarão das 7h às 13h, com exceção dos serviços públicos essenciais, que serão mantidos normalmente.
Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto paralisam atividades nesta segunda. Embasa emite nota
Nesta segunda-feira(30), os servidores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) pararam as atividades por 24h. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto do estado (Sindae), 70% do efetivo em 364 municípios está parado. De acordo com Edmilson Barbosa, diretor de comunicação do Sindae, esta é uma paralisação de advertência, acordada após assembleia realizada na última quarta-feira (25) sobre a transição do plano de saúde.
Em Vitória da Conquista, a categoria aderiu ao movimentou e cruzou os braços. Uma estrutura foi montada em frente o escritório da empresa, na Avenida Siqueira Campos.
Sobre o movimento, a Embasa emitiu uma nota. Confira na íntegra:
A diretoria da Embasa está surpresa com a decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sindae) de paralisação de advertência por 24 horas na próxima segunda-feira (30), pois, na última quarta-feira (25), em reunião com os dirigentes do sindicato e os representantes da operadora do plano de saúde dos empregados da Embasa, a maioria das pendências e reivindicações sobre o atendimento da rede credenciada foi resolvida e se chegou a um consenso sobre a questão. O contrato com a Promédica foi assinado no dia 7 deste mês e, desde a sua vigência, a postura da Embasa e da operadora foi de comprometimento no sentido de realizar os ajustes necessários e possíveis para melhor atender os empregados.
Em Vitória da Conquista, a categoria aderiu ao movimentou e cruzou os braços. Uma estrutura foi montada em frente o escritório da empresa, na Avenida Siqueira Campos.
Sobre o movimento, a Embasa emitiu uma nota. Confira na íntegra:
Ascom/Embasa
Operação da Semana Santa da PRF começa na próxima quinta(02)
domingo, 29 de março de 2015
Carreta pega fogo após acidente na BR 116
O líquido se espalhou por toda a pista e pegou fogo. Homens do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros trabalharam no controle das chamas. O tráfego de veículos foi prejudicado, a pista ficou parcialmente interditada. O motorista da carreta ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Ele informou para a PRF que trazia a carga do estado de Minas Gerais para o estado da Bahia.
Informações do Blog da Resenha Geral
sexta-feira, 27 de março de 2015
Conselho Penal realiza mais uma reunião nesta sexta-feira(27)
Será realizada nesta sexta-feira(27), a partir das 17 horas no Salão do Júri do Fórum João Mangabeira, mais uma reunião do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais. Na oportunidade, diretoria e conselheiros estarão discutindo as demandas necessárias do ano 2015. Entre essas discussões, a situação atual do presídio, com constantes falta de água, deve ser debatido.
Companhias Independentes de Conquista contam com novos comandantes
Blog da Resenha Geral
Na noite desta quinta feira (26), os novos comandantes das duas Companhias Independentes de Polícia Militar em Vitória da Conquista tomaram posse. A troca de comando da 77ª CIPM e da 78ª CIPM ocorreu no auditório do 9º Batalhão, sob os olhares de representantes da sociedade conquistense e o comandante do recém criado Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-Sudoeste), Coronel Inácio Lira.
O Major Marcelo Souza Lima deixou o comando da 77ª CIPM e ocupará o cargo de chefe do NUGAF do CPRC – Atlântico. O Major Fernando Leite, que comandava da 79ª CIPM, em Poções, assume o comando da 77ª CIPM.
O controle da 78ª CIPM agora está nas mãos do Major Silvio Berlink Santos. Ele ocupará a vaga deixada pelo Major Selmo Luiz de Sales, que vai comandar a 8ª CIPM, em Itapetinga.
Professores da UESB aprovam estado de greve e paralisação em 8 de abril
Ascom/Adusb
Seguem obras de drenagem em Vitória da Conquista
A partir dessa obra será possível a construção de um muro no Complexo, em atendimento a demanda apresentada pela Polícia Civil e pela população local. O investimento na obra é de R$ 62 mil oriundos do Tesouro Municipal.
Outra obra que está sendo realizada é a drenagem na ponta de ala da Lagoa das Bateias. Nessa região, está sendo feita uma reconstituição com o objetivo de proteger as vias, o passeio e a ciclovia. O investimento na obra é de cerca de R$ 225 mil de recursos próprios do município.
Ainda no início desse ano, a Prefeitura realizou a manutenção do canal de drenagem das avenidas Integração e Cuiabá, colocou manilhas na Avenida Jorge Teixeira e está trabalhando na construção de um novo canal de drenagem na Rua A, do Conjunto Coelba. Neste último, o investimento é superior a R$ 740 mil do Tesouro Municipal.
quarta-feira, 25 de março de 2015
Presídio Nilton Gonçalves sem água:" O problema é mais sério do que se pensa", diz presidente do Conselho Penal
Esta semana o Conselho Penal tomou conhecimento de que a falta de água no Presídio Nilton Gonçalves continua sendo uma realidade. E o problema não é de hoje. No fim do ano passado, foi realizada uma realizada uma reunião entre representantes da Embasa e do presídio, a fim de que uma solução fosse tomada a respeito do assunto. "Mas com essa nova denúncia de que a água continua faltando, acreditamos que nada foi feito, então", diz o presidente do Conselho Penal, Marcos Rocha. "Estamos preocupados com as consequências. Tememos até uma rebelião por conta disso!", alerta.
O presidente ainda afirma que o Conselho Penal, juntamente com outras autoridades, vai buscar meios para que o problema venha a ser sanado.
O presidente ainda afirma que o Conselho Penal, juntamente com outras autoridades, vai buscar meios para que o problema venha a ser sanado.
terça-feira, 24 de março de 2015
Procon realiza operação páscoa em Conquista
Serão observados os preços dos produtos expostos à venda, a procedência, validade e composição deles; as condições pagamento; a política de troca praticada nos estabelecimentos; publicidade enganosa; descumprimento da oferta; e disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor, em local visível e de fácil acesso aos consumidores. Em caso de ovos com temáticas infantis, será observado o selo do Inmetro e a recomendação da faixa etária.
Os estabelecimentos onde forem encontradas irregularidades serão autuados e terão o prazo de 10 dias para apresentar defesa, podendo responder a processo administrativo e até mesmo serem multados. A fiscalização está programada para acontecer até a semana da Páscoa.*Informações da Secom/PMVC.
Uesb convoca técnico universitário aprovado em concurso público
A Uesb convoca mais um candidato aprovado no concurso público para o cargo de técnico universitário do quadro pessoal técnico específico da Universidade. O novo convocado deverá comparecer, no período de 25 de março a 24 de abril, na Assessoria Especial de Gestão de Pessoas (AGP), campus de Vitória da Conquista, ou na Coordenação de Recursos Humanos (CRH), nos campi de Itapetinga e Jequié, das 8 às 12 horas ou das 14 às 18 horas.
É necessário estar munido da documentação exigida, dos exames médicos e dos atestados de saúde ocupacional, relacionados no Anexo Único do Edital 061/15. Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor responsável pelo (73) 3528-9620 em Jequié; (77) 3261-8456 em Itapetinga; ou (77) 3424-8618 em Vitória da Conquista.*Ascom/Uesb
É necessário estar munido da documentação exigida, dos exames médicos e dos atestados de saúde ocupacional, relacionados no Anexo Único do Edital 061/15. Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor responsável pelo (73) 3528-9620 em Jequié; (77) 3261-8456 em Itapetinga; ou (77) 3424-8618 em Vitória da Conquista.*Ascom/Uesb
Carnê da Cidadania enviado pelos Correios é verdadeiro, diz Secretaria
Companhias Independentes recebem seus novos comandantes na próxima quinta(26)
Acontecerá nesta quinta feira (26), às 20h no auditório do 9º Batalhão da Policia Militar, em Vitória da Conquista a solenidade de passagem de comando das Companhias Independentes 77ª que terá a frente o Major Fernando Leite e 78ª que será comandada pelo Major Silvio Berlink.
*Com informações do Blog do Nildo Freitas.
segunda-feira, 23 de março de 2015
ASSAÍ Atacadista chega a Conquista com mais de 500 empregos
*Blog do Rodrigo Ferraz

Com a chegada do Assaí Atacadista, em Vitória da Conquista, a cidade ganhou cerca de 500 novos postos de trabalho, diretos e indiretos.
A terceira maior cidade do estado, com aproximadamente 350 mil habitantes, irá receber a quarta loja Assaí na Bahia. Com essa nova unidade o Assaí espera incrementar a economia da região, além de promover o desenvolvimento de carreira dos profissionais contratados.
A rede investe no treinamento dos novos colaboradores com um amplo programa de capacitação, que inclui treinamentos práticos em lojas para conhecimento dos diferenciais e padrão operacional da rede. Com esta inauguração, a rede chega ao total de 82 lojas no Brasil, contabilizando um total de mais de 14 mil colaboradores.
Com a chegada do Assaí Atacadista, em Vitória da Conquista, a cidade ganhou cerca de 500 novos postos de trabalho, diretos e indiretos.
A terceira maior cidade do estado, com aproximadamente 350 mil habitantes, irá receber a quarta loja Assaí na Bahia. Com essa nova unidade o Assaí espera incrementar a economia da região, além de promover o desenvolvimento de carreira dos profissionais contratados.
A rede investe no treinamento dos novos colaboradores com um amplo programa de capacitação, que inclui treinamentos práticos em lojas para conhecimento dos diferenciais e padrão operacional da rede. Com esta inauguração, a rede chega ao total de 82 lojas no Brasil, contabilizando um total de mais de 14 mil colaboradores.
Mais uma vez abastecimento de água é interrompido em Conquista
A Embasa informa que, após a regularização no fornecimento de água na cidade, durante o final de semana, uma nova interrupção no fornecimento de energia elétrica foi registrada na região da barragem de Água Fria I e da Estação de Tratamento de Água (ETA) na tarde de domingo (22) em decorrência do forte temporal no local. A Embasa acionou a Coelba para realizar os reparos necessários e no fim da manhã desta segunda-feira (23) o sistema voltou a operar.
Porém o sistema de abastecimento de Vitória da Conquista pode registrar nova redução de pressão em pontos da rede distribuidora de água, podendo dificultar o fornecimento em alguns bairros da cidade e em Belo Campo. A Embasa recomenda à população que consuma água de forma racional, evitando o desperdício.
PRAE prorroga inscrições para curso livre de inglês
O Programa de Assistência Estudantil (Prae) prorroga, até o dia 27, as inscrições para os “Cursos Livres em Inglês: nível 1 ou leitura e interpretação de textos”, que serão oferecidos no campus de Vitória da Conquista. Os interessados devem se dirigir à Gerência de Assistência e Assuntos Estudantis, no módulo administrativo, das 8 às 12 horas ou das 14 às 18 horas, para realizar a inscrição.
Os candidatos precisam apresentar comprovante de matrícula e residência, atualizados, e ficha de inscrição preenchida com foto 3x4. Consulte o cronograma dos cursos. Para mais informações, ligue para o Prae por meio do telefone (77) 3424-8657.*Ascom/Uesb.
Os candidatos precisam apresentar comprovante de matrícula e residência, atualizados, e ficha de inscrição preenchida com foto 3x4. Consulte o cronograma dos cursos. Para mais informações, ligue para o Prae por meio do telefone (77) 3424-8657.*Ascom/Uesb.
quinta-feira, 19 de março de 2015
Trabalhadores dos Correios em greve
Correio da Bahia
Uma medida que começa a valer em abril sobe o desconto salarial do fundo de pensão de 3.94% para 25,98%. A estimativa do sindicato é que 60% dos funcionários aderiram à paralisação. Segundo os Correios, a operação de entrega e postagem segue normalmente em todo o Brasil, com paralisação “restrita” em oito estados, incluindo a Bahia.
Falhas no fornecimento de energia afetam abastecimento de água em Conquista
Ascom/Embasa
Desde a intervenção da Coelba, a energia elétrica disponibilizada encontra-se abaixo da necessidade usual para o pleno funcionamento dos equipamentos da ETA. A Embasa já acionou a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica e aguarda a solução do problema para voltar a ofertar o volume de água necessário para atender a cidade. Enquanto o abastecimento se normaliza, de forma gradativa, a Embasa recomenda à população que consuma água de forma racional, evitando o desperdício e lembra da importância da instalação de reservatórios nos imóveis.
UESB anuncia mais uma convocação do Vestibular e do SiSU
Acaba de ser divulgada mais uma chamada do Vestibular e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Por meio do Edital 55/15, é possível conferir os nomes dos aprovados pelo Vestibular. Já a lista dos convocados pelo SiSU pode ser conferida no Edital 56/15.
Os selecionados devem efetuar a matrícula entre os dias 20 e 23 de março, na Secretaria de Cursos do seu campus, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Na orpotunidade, é necessário apresentar a documentação exigida nos respectivos editais de convocação.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Cursos pelo telefone (77) 3261-8612, em Itapetinga; (73) 3528-9654, em Jequié; e (77) 3424-8654, em Vitória da Conquista.
Mais um traficante preso em Conquista
O titular da Delegacia de Homicídio (DH), de Vitória da Conquista, delegado Neuberto Costa, divulgou nesta quinta-feira (19) a prisão do traficante Elenildo Silva Lopes Ferraz, 26 anos, acusado de mandar assassinar duas adolescentes de 14 e 15 anos, em 9 de março, por conta de uma dívida de drogas. Ele foi preso dois dias após o crime por uma equipe da DH de Conquista, num imóvel usado como ponto de tráfico, no bairro Santa Helena, onde o crime aconteceu.
quarta-feira, 18 de março de 2015
Polícia prende traficante e elucida homicídios em Vitória da Conquista
*Agecom/Ba
Investigado por vários homicídios relacionados ao tráfico de drogas, no bairro Kadija, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, o traficante e ex-presidiário Paulo Oliveira Pereira, 21 anos, foi preso novamente pela equipe da Delegacia de Homicídios (DH), de Vitória da Conquista, na Rua Lajedinho. Ele já havia sido preso no ano passado, por tráfico de drogas, quando passou cinco meses no presídio.
Investigado por vários homicídios relacionados ao tráfico de drogas, no bairro Kadija, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, o traficante e ex-presidiário Paulo Oliveira Pereira, 21 anos, foi preso novamente pela equipe da Delegacia de Homicídios (DH), de Vitória da Conquista, na Rua Lajedinho. Ele já havia sido preso no ano passado, por tráfico de drogas, quando passou cinco meses no presídio.
Mudanças na Polícia Militar em Conquista
O Major Ricardo Medeiros Santos está de volta a Vitória da Conquista para assumir a direção do Colégio da Policia Militar – CPM, substituindo o Tenente Coronel Wilson Teixeira dos Santos, que assumirá o comando do 9ª Batalhão, no lugar do também Tenente Coronel Ivanildo da Silva. *Com informações do Blog do Nildo Freitas.
Bosque da Paquera será nova praça pública
ASCOM/MCMP
Durante a reunião, André Cairo rememorou que o MCMP vem solicitando do Poder Executivo a erradicação dos eucaliptos, há mais de 20 anos, alegando iminência de perigo, entendendo os mesmos terem sido plantados na década de 60, “sete anos após o plantio, ocorre a primeira poda, com mais sete anos os eucaliptos estão prontos para comercialização; em diante, vão apodrecendo, causando iminência de perigo etc.”
Em nome do MCMP e do Meio Ambiente, “agradeço atenção do Secretário, esperando que Conquista seja referência mundial, como a cidade mais arborizada do mundo, e meio ambiente equilibrado, diferente do que aí está” Finaliza Cairo, atento e enérgico!
Escolas Municipais de Vitória da Conquista iniciam mobilização
Ascom/Simmp
O SIMMP acompanhou a discussão em algumas unidades escolares, como é o caso da Escola Maria da Conceição Meira Barros, onde a participação foi bastante positiva. Diversos pais e alunos se envolveram no debate e apresentaram as necessidades referentes a comunidade. Melhoria da infraestrutura – tendo em vista que o telhado ainda é de zinco e o ambiente é pouco ventilado; quadra poliesportiva; merenda escolar de qualidade; segurança; fardamento escolar; dentre outras reivindicações foram o tom da reunião dado pelo grupo.
terça-feira, 17 de março de 2015
Rui anuncia convocação de aprovados da Polícia Civil
A convocação de dois mil aprovados no concurso da Polícia Militar de 2012, a regionalização da saúde e as obras em rodovias da Bahia são alguns dos assuntos que Rui Costa destaca no terceiro programa ‘Diga Aí, Governador!’. “Eu vou chamar policiais civis cujo concurso está sendo concluído. Ainda neste primeiro semestre, eu também chamarei os policiais aprovados no concurso”, disse o governador.
Ainda na edição, tem destaque o depoimento da secretária de Saúde de Porto Seguro, Edna Alves, ressaltando a importância da parceria entre o Governo do Estado e prefeituras para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. Sobre o assunto, Rui Costa anuncia que vai se reunir com prefeitos para apresentar o projeto da regionalização da saúde, na próxima sexta-feira (20).
Secretarias de Segurança e Educação assinam acordo para gestão compartilhada dos colégios da PM
A parceria estabelece a continuidade do compartilhamento de responsabilidades na gestão dos colégios, garantindo a oferta dos ensinos fundamental e médio para mais de 12 mil estudantes de Salvador e das cidades de Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Escolas Municipais realizam dia D
A ação, denominada DIA D, foi definida na primeira assembleia de 2015 dos Profissionais da Educação, realizada em 10 de fevereiro, e marca o início da Campanha Salarial 2015. A síntese das discussões realizadas pelas escolas se tornará documento, pois, apresentará o espelho de cada comunidade. Dessa forma, o SIMMP solicita o empenho de todos para garantir ampla participação social.
“Essa mobilização é fundamental para promover mudanças e pontuar novas necessidades, para juntos buscarmos a melhoria da qualidade da educação na Rede Municipal de Vitória da Conquista”, destacou a presidente do sindicato, Geanne Oliveira.
segunda-feira, 16 de março de 2015
UESB realiza 5ª chamada do vestibular e do Sisu
A UESB acaba de divulgar a lista com o nome dos convocados em 5ª chamda do Vestibular 2015. A convocação pode ser conferida no Edital 052/15. Já os que aguardam pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os aprovados estão no Edital 051/15.
Todos os convocados devem efetivar a matrícula na Secretaria de Cursos do campus em que foi aprovado, nos dias 17 ou 18 de março, das 8h30 às 11h30 ou das 14h30 às 17h30. Os documentos necessários podem ser conferidos nos editais acima, bem como outros detalhes da convocação.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria pelo telefone (77) 3261-8612, em Itapetinga; (73) 3528-9654, em Jequié; e (77) 3424-8654, em Vitória da Conquista.
ZONA AZUL começa a operar nesta segunda(16) em Conquista
*Secom/PMVC

A Zona Azul, o sistema responsável por operar e administrar o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em ruas públicas da área central de Vitória da Conquista, começa a operar a partir desta segunda-feira, 16. A partir dessa data, num prazo de 30 dias, a empresa que vai operar o sistema estará realizando os ajustes necessários e orientando a população. Somente após estes 30 dias, para uso dos pontos de estacionamento urbano, o usuário pagará uma taxa de R$ 2,70 – equivalente por 2 horas. No caso de períodos menores, a partir de 20 minutos, o usuário poderá pagar de forma proporcional. Em vagas destinadas a motocicletas, a tarifa será de 30% do valor cobrado pelos motoristas. Ou seja, R$ 0,81 – também por 2 horas. Idosos e condutores de veículos de carga têm suas vagas demarcadas e também deverão efetuar o pagamento e obedecer à rotatividade. Estarão isentos da taxa os deficientes físicos.
A Zona Azul, o sistema responsável por operar e administrar o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em ruas públicas da área central de Vitória da Conquista, começa a operar a partir desta segunda-feira, 16. A partir dessa data, num prazo de 30 dias, a empresa que vai operar o sistema estará realizando os ajustes necessários e orientando a população. Somente após estes 30 dias, para uso dos pontos de estacionamento urbano, o usuário pagará uma taxa de R$ 2,70 – equivalente por 2 horas. No caso de períodos menores, a partir de 20 minutos, o usuário poderá pagar de forma proporcional. Em vagas destinadas a motocicletas, a tarifa será de 30% do valor cobrado pelos motoristas. Ou seja, R$ 0,81 – também por 2 horas. Idosos e condutores de veículos de carga têm suas vagas demarcadas e também deverão efetuar o pagamento e obedecer à rotatividade. Estarão isentos da taxa os deficientes físicos.
Publicada convocação de aprovados em concurso da PM
Secom/Bahia
Rui reafirmou o esforço para ampliar e qualificar o quadro de profissionais da área de segurança como parte das ações do programa Pacto Pela Vida. “Já temos cerca de 1.100 policiais em fase final de seleção para iniciar o treinamento e autorizei convocar mais dois mil. Esperamos que até maio consigamos superar todos os obstáculos judiciais que foram interpostos no concurso da Polícia Civil fazendo com que ainda nesse primeiro semestre possamos convocar mais policiais civis para compor e reforçar a segurança”.
O edital pode ser conferido no seguinte link: http://www.secom.ba.gov.br/arquivos/File/edital_pm.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)




