*Agência Brasil
A menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos podem tirar dúvidas sobre a realização das provas pelo telefone 0800-616161, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das 8h às 20h (horário de Brasília), diariamente. O serviço funcionará normalmente no fim de semana e no feriado de Finados, na próxima quarta-feira (2).
Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. No total, 8.627.195 brasileiros farão as provas – é a edição com segundo maior número de inscrições confirmadas, superada apenas pela de 2014, que registrou 8,7 milhões de inscritos.
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
Urnas começam a serem testadas para segundo turno em Conquista
Desde essa quarta-feira (26), as urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições de Vitória da Conquista estão sendo testadas e lacradas para o dia da votação. As primeiras urnas lacradas foram da 40ª zona eleitoral, que atende 165 seções a zona rural da cidade. O processo continua nesta quinta-feira (27) e deve ser concluído até sexta.
Antes de serem lacradas, os equipamentos passam por diversos testes, que verificam o teclado, áudio, imagem, biometria e impressão. O procedimento demora em média 20 minutos. Caso alguma urna apresente defeito, os técnicos encaminham o equipamento para a unidade de trabalho intensivo, para tentar resolver o problema. Persistindo o problema, a urna defeituosa é substituída.
No primeiro turno das eleições em Vitória da Conquista, 19 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Segundo a Justiça Eleitoral, mesmo assim, a votação foi considerada tranquila. *Via Blog da Resenha Geral.
Justiça Eleitoral volta atrás e ocupação do IFBA e UESB por estudantes continua mesmo durante as eleições
A Justiça Eleitoral decidiu, em reunião na manhã desta quinta-feira (27), autorizar a permanência dos estudantes que ocupam o campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e o IFBA (Instituto Federal da Bahia) mesmo durante o processo eleitoral. A nova decisão da justiça é vista como uma vitória do movimento estudantil que protesta contra a PEC 241 que congela gastos da saúde, educação e segurança pública pelos próximos 20 anos. Os estudantes vão ficar de forma isolada nos prédios das instituições.
No início da semana, também numa outra reunião, a Justiça Eleitoral havia decidido que os estudantes deveriam desocupar voluntariamente o campus até esta quinta-feira, ou após o vencimento desse prazo a desocupação deveria ser feita por força policial.
Ainda na quarta-feira (26) ao chegar da UESB e IFBA, a mando da Justiça Eleitoral, para tentativa de negociação, a Polícia Federal teria chegado a um acordo com os estudantes, que se comprometeram a não atrapalhar o processo eleitoral e ainda auxiliar no que fosse preciso.
Participaram da reunião na manhã de hoje, no Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista, Juízes, as Polícias Federal, Militar a Civil, Ministério Público, estudantes e representantes da UESB e IFBA. *Via Blog do Rodrigo Ferraz,
No início da semana, também numa outra reunião, a Justiça Eleitoral havia decidido que os estudantes deveriam desocupar voluntariamente o campus até esta quinta-feira, ou após o vencimento desse prazo a desocupação deveria ser feita por força policial.
Ainda na quarta-feira (26) ao chegar da UESB e IFBA, a mando da Justiça Eleitoral, para tentativa de negociação, a Polícia Federal teria chegado a um acordo com os estudantes, que se comprometeram a não atrapalhar o processo eleitoral e ainda auxiliar no que fosse preciso.
Participaram da reunião na manhã de hoje, no Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista, Juízes, as Polícias Federal, Militar a Civil, Ministério Público, estudantes e representantes da UESB e IFBA. *Via Blog do Rodrigo Ferraz,
terça-feira, 25 de outubro de 2016
Conselho Penal tem reunião com familiares de apenados
Foi realizada esta semana uma reunião com familiares de pessoas que se encontram custodiados no Conjunto Penal de Vitória da Conquista-Ba. O conselho ouviu um grupo de 20 mulheres. Essa reunião aconteceu no Fórum, na sala de atendimento do Conselho da Comunidade "Conselho Penal". Familiares relataram problemáticas na administração das visitas aos presos ocorridos na nova unidade prisional de nossa cidade. Os familiares deixaram um lista de reivindicações que serão averiguadas e discutidas com as autoridades da Execução Penal. Diante do que foi exposto pelos familiares, o psicólogo do Conselho Penal, Ronaldo Novais, ressalta o seguinte: " Acreditamos na pena como forma de punir quem não respeita as normas sociais, sendo assim, não podemos nos calar diante a não observância da Lei de Execução Penal. Não podemos tolerar uma justiça covarde, que alcança somente aos fracos".
.
.
Uma luta Glauberiana contra o Dragão Imobiliário:
Texto - Jeremias Macário
Foto - J.C.D'almeida
A ingratidão de uma mãe para com seu filho que sempre reconheceu e engrandeceu suas origens é imperdoável perante a sociedade e aos olhos de outros mais distantes da sua terra, ou até diante de um tribunal de julgamento. Esta ingratidão está por ser materializada através de uma placa de “VENDE-SE” afixada na casa onde nasceu e morou até os nove anos o cineasta conquistense baiano Glauber Rocha, um dos ícones do Cinema Novo no Brasil.
Logo ao amanhecer da última segunda-feira, após as eleições de domingo (dia 02/10), os conquistenses foram surpreendidos com o aviso comercial imobiliário, mas de imediato um coletivo de resistência glauberiana, formado por cinéfilos, intelectuais, escritores, professores e estudantes, reagiu e decidiu fazer nesta semana uma representação junto ao Ministério Público Estadual em defesa do tombamento da casa, situada na rua Dois de Julho, de modo a impedir a demolição ou descaracterização da sua arquitetura original. A placa foi retirada, mas a ameaça continua.
Foto - J.C.D'almeida
A ingratidão de uma mãe para com seu filho que sempre reconheceu e engrandeceu suas origens é imperdoável perante a sociedade e aos olhos de outros mais distantes da sua terra, ou até diante de um tribunal de julgamento. Esta ingratidão está por ser materializada através de uma placa de “VENDE-SE” afixada na casa onde nasceu e morou até os nove anos o cineasta conquistense baiano Glauber Rocha, um dos ícones do Cinema Novo no Brasil.
Logo ao amanhecer da última segunda-feira, após as eleições de domingo (dia 02/10), os conquistenses foram surpreendidos com o aviso comercial imobiliário, mas de imediato um coletivo de resistência glauberiana, formado por cinéfilos, intelectuais, escritores, professores e estudantes, reagiu e decidiu fazer nesta semana uma representação junto ao Ministério Público Estadual em defesa do tombamento da casa, situada na rua Dois de Julho, de modo a impedir a demolição ou descaracterização da sua arquitetura original. A placa foi retirada, mas a ameaça continua.
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Lei do farol baixo volta a valer nas rodovias
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou que as multas para motoristas que trafegarem por rodovias com o farol desligado voltarão a valer. A punição pode ser aplicada desde que a estrada tenha sinalização clara sobre o assunto.
A cobrança das multas tinha sido suspensa pela Justiça em 2 de setembro com o argumento de que, muitas vezes, os motoristas confundiam as rodovias com ruas e avenidas que fazem parte da malha urbana. Contudo, as multas que já tinham sido aplicadas não foram anuladas.
A lei federal, que determina o uso do farol ligado nas rodovias mesmo durante o dia, entrou em vigor em 8 julho, prevendo infração média em caso de descumprimento e pagamento de multa de R$ 85,13. Esse valor deve subir para R$ 130,16 em novembro.
A cobrança das multas tinha sido suspensa pela Justiça em 2 de setembro com o argumento de que, muitas vezes, os motoristas confundiam as rodovias com ruas e avenidas que fazem parte da malha urbana. Contudo, as multas que já tinham sido aplicadas não foram anuladas.
A lei federal, que determina o uso do farol ligado nas rodovias mesmo durante o dia, entrou em vigor em 8 julho, prevendo infração média em caso de descumprimento e pagamento de multa de R$ 85,13. Esse valor deve subir para R$ 130,16 em novembro.
“Super+Ação em Vendas” será tema do Ciclo de Palestras do Comerciário
Próximo dia 25 de outubro, o Ciclo de Palestras do Comerciário realizará o 8º encontro deste ano, e terá a palestra “Super+Ação em Vendas”, que será ministrada pela consultora do Senac, Aiana Santos.
Para a consultora, toda venda é um processo motivacional. “O que impulsiona é a coragem e determinação, uma ação diferenciada de mercado. Assim, a habilidade em criar estratégias, visando ampliar os conhecimentos na área, aperfeiçoamento e troca de experiências é fundamental”, ressaltou a Aiana.
A palestra acontecerá na sede do Sindicato dos Comerciários, às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Sindicato (WWW.OCOMERCIARIO.COM.BR). Vale ressaltar que os participantes ainda recebem certificado.
Para a consultora, toda venda é um processo motivacional. “O que impulsiona é a coragem e determinação, uma ação diferenciada de mercado. Assim, a habilidade em criar estratégias, visando ampliar os conhecimentos na área, aperfeiçoamento e troca de experiências é fundamental”, ressaltou a Aiana.
A palestra acontecerá na sede do Sindicato dos Comerciários, às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Sindicato (WWW.OCOMERCIARIO.COM.BR). Vale ressaltar que os participantes ainda recebem certificado.
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
Vestibular UESB 2017: Inscrições prorrogadas
Se você deseja concorrer a uma das 1.186 vagas oferecidas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb por meio do Vestibular 2017, fique atento: a Universidade informa que estão prorrogadas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para o Vestibular, conforme a Portaria 1718/2016.
Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente no site do Vestibular. Para obter mais informações do processo seletivo clique aqui ou contate a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) por meio dos telefones (77) 3424-8757/3424-8607, em Vitória da Conquista; (73) 3526-9695, em Jequié; e (77) 3261-8604, em Itapetinga. *Ascom/UESB.
Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente no site do Vestibular. Para obter mais informações do processo seletivo clique aqui ou contate a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) por meio dos telefones (77) 3424-8757/3424-8607, em Vitória da Conquista; (73) 3526-9695, em Jequié; e (77) 3261-8604, em Itapetinga. *Ascom/UESB.
Acusado é condenado a 30 anos de prisão
Terminou por volta das 21h30 desta quarta-feira(19) o julgamento de Adriano Silva dos Santos, um dos acusados da morte da pastora Marcilene Oliveira Sampaio e da prima dela, Ana Cristina Santos Sampaio, em Vitória da Conquista.O crime ocorreu em janeiro deste ano. Um pastor é acusado de ser o mandante dos assassinatos por conta de vingança. Com o fim do júri, Adriano foi condenado a 30 anos de reclusão em regime fechado.
Segundo a acusação, Adriano e outro suspeito, Fábio de Jesus Santos, teriam executado as vítimas a mando do pastor Edimar Brito. Fábio e Edimar também foram presos, mas recorreram à Justiça e serão julgados separadamente.
Segundo a acusação, Adriano e outro suspeito, Fábio de Jesus Santos, teriam executado as vítimas a mando do pastor Edimar Brito. Fábio e Edimar também foram presos, mas recorreram à Justiça e serão julgados separadamente.
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
Caso "pastor"Edimar: Primeiro júri acontece hoje:
Acontece durante todo o dia de hoje no Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista, o primeiro júri dos acusados do assassinato da pastora Marcilene Oliveira Sampaio e sua prima, Cristina Sampaio. Os crimes aconteceram no mês de janeiro deste ano, às margens da estrada que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça. Apenas um, dos três acusados, vai a júri hoje.Trata-se de Adriano Silva dos Santos. A data do julgamento dos outros dois acusados, Edmar Silva Brito e Fabio de Jesus Santos, será anunciada posteriormente.
Homem que testemunharia contra esquema de roubo de carros é sequestrado
Um jovem conquistense foi sequestrado na tarde desta segunda-feira (17), no local de trabalho por homens encapuzados. Aldo Pereira Silva, de 22 anos, é apontado como testemunha-chave de um esquema de roubo de carros que envolve criminosos de alta periculosidade de Itabuna e Vitória da Conquista.
A polícia já iniciou as investigações e disponibilizou o número de whatsapp (77) 99204-0007 para denúncias anônimas. Há a suspeita que Aldo tenha sido levado pelo bando para não testemunhar na audiência marcada para o próximo dia 25.
Ao tomar conhecimento do fato, a mãe e a irmã de Aldo foram até a delegacia, onde registraram queixa e foram ouvidas pela delegada titular da 1ª Delegacia. *Via Blog da Resenha Geral.
A polícia já iniciou as investigações e disponibilizou o número de whatsapp (77) 99204-0007 para denúncias anônimas. Há a suspeita que Aldo tenha sido levado pelo bando para não testemunhar na audiência marcada para o próximo dia 25.
Ao tomar conhecimento do fato, a mãe e a irmã de Aldo foram até a delegacia, onde registraram queixa e foram ouvidas pela delegada titular da 1ª Delegacia. *Via Blog da Resenha Geral.
Inscrições pra o vestibular Uesb 2017 terminam hoje
Termina hoje, 19 de outubro, o período de inscrições para o vestibular Uesb 2017. Serão disponibilizadas 1.186 vagas: 727 para o primeiro período letivo e 459 para o segundo período, distribuídas nos três campi. Os candidatos se inscreverão exclusivamente no site (http://www2.uesb.br/vestibular/) do Vestibular.
Nesta edição, a novidade está voltada aos dias de provas, que serão dois: 4 e 5 de dezembro. O exame é constituído de questões objetivas e de uma subjetiva (a redação).
Se houver dúvida, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) por meio dos telefones (77) 3424-8757/3424-8607, em Vitória da Conquista; (73) 3526-9695, em Jequié; e (77) 3261-8604, em Itapetinga.
Nesta edição, a novidade está voltada aos dias de provas, que serão dois: 4 e 5 de dezembro. O exame é constituído de questões objetivas e de uma subjetiva (a redação).
Se houver dúvida, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) por meio dos telefones (77) 3424-8757/3424-8607, em Vitória da Conquista; (73) 3526-9695, em Jequié; e (77) 3261-8604, em Itapetinga.
terça-feira, 18 de outubro de 2016
Marcos Rocha já retornou ao Conselho Penal
Depois de alguns meses afastado do Conselho Penal, enquanto pleiteava uma vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Marcos Rocha já está de volta a instituição. Na última semana por exemplo, ele esteve na nova unidade prisional, onde visitou o local e solicitou uma reunião entre a empresa que administra o órgão, a direção do novo presídio e o próprio Conselho Penal. Nos próximos dias deve ser anunciada a data para a referida reunião.
Ifba quer colocar planetário pra funcionar
Na manhã da última segunda-feira (17), a professora Selma Rosane Vieira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba) de Vitória da Conquista, procurou a Prefeitura Municipal propondo uma parceria para colocar o Planetário para funcionar. O segundo Planetário da Bahia deveria estar pronto no fim do primeiro semestre de 2012 – o primeiro já está em funcionamento em Feira de Santana desde 2008. No entanto, as obras avançaram muito pouco.
O planetário deveria estar funcionando na área interna do Centro Glauber Rocha. Segundo a Prefeitura, os equipamentos já foram adquiridos e o Governo Municipal aguarda que a empresa fabricante envie técnicos para instalá-los.
“Quem sabe possamos ajudar, principalmente na parte de qualificar monitores para fazer o atendimento. E, em especial, o atendimento voltado para a divulgação de ciências na área de astronomia”, disse Selma, que é ligada à física e dá aulas nos cursos de engenharia do Ifba.
*Via Blog da Resenha Geral.
O planetário deveria estar funcionando na área interna do Centro Glauber Rocha. Segundo a Prefeitura, os equipamentos já foram adquiridos e o Governo Municipal aguarda que a empresa fabricante envie técnicos para instalá-los.
“Quem sabe possamos ajudar, principalmente na parte de qualificar monitores para fazer o atendimento. E, em especial, o atendimento voltado para a divulgação de ciências na área de astronomia”, disse Selma, que é ligada à física e dá aulas nos cursos de engenharia do Ifba.
*Via Blog da Resenha Geral.
UESB: 59º Fórum Nacional de Reitores da Abruem
No próximo dia 19 de outubro, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em parceria com a Uesb e as outras universidades estaduais do Estado da Bahia, dá início ao 59º Fórum Nacional de Reitores da Abruem. O evento acontece no Auditório Paulo Souto, localizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.
A abertura do Fórum trará como tema central “Universidade: trajetória, dilemas e desafios” e acontece às 20 horas. Durante os dias 20, 21 e 22 de outubro, o evento segue com outros debates, envolvendo temáticas como: pós-graduação, ensino a distância, evasão e mecanismos de acompanhamento do egresso, mobilidade nacional e internacional, entre outras.
A programação completa pode ser conferida aqui. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail abruem@abruem.org.br. *Informações Acom/UESB.
A abertura do Fórum trará como tema central “Universidade: trajetória, dilemas e desafios” e acontece às 20 horas. Durante os dias 20, 21 e 22 de outubro, o evento segue com outros debates, envolvendo temáticas como: pós-graduação, ensino a distância, evasão e mecanismos de acompanhamento do egresso, mobilidade nacional e internacional, entre outras.
A programação completa pode ser conferida aqui. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail abruem@abruem.org.br. *Informações Acom/UESB.
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
"Casa do Julgamento" está de volta a Conquista
Vem ai a Casa do Julgamento , com o tema : A eternidade a Menos de uma Hora – 59 minutos.
Dias :
08/11 Terça ás 20h 12/11 Sábado ás 18h
09/11 quarta ás 18h 14/11 Segunda ás 20h
11/11 Sexta ás 20h 15/11 Terça ás 18h
Local – Rua Olavo Bilac -94 Centro
Ingressos 5,00 + 1 kg de alimento não perecível .
Maiores Informações – acesse www.ibatistapeniel.com.br
Dias :
08/11 Terça ás 20h 12/11 Sábado ás 18h
09/11 quarta ás 18h 14/11 Segunda ás 20h
11/11 Sexta ás 20h 15/11 Terça ás 18h
Local – Rua Olavo Bilac -94 Centro
Ingressos 5,00 + 1 kg de alimento não perecível .
Maiores Informações – acesse www.ibatistapeniel.com.br
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
UESB:Especialização em Saúde Coletiva abre seleção
A Uesb, por meio do Edital 147/2016, informa que as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Saúde Coletiva estarão abertas no período de 24 a 28 de outubro. O processo seletivo tem como objetivo o preenchimento de vagas remanescentes do Edital 105/2016, oferecido pelo Departamento de Saúde (DS-1), no campus de Jequié.
Os candidatos interessados têm até às 23h59 do dia 28 de outubro para realizarem a inscrição pelo site do Programa. Toda a documentação, bem como os requisitos necessários à seleção podem ser conferidas em Edital. Em caso de dúvidas, entre em contato com o DS-1 pelo telefone (73) 3528-9655. *Ascom/UESB.
Os candidatos interessados têm até às 23h59 do dia 28 de outubro para realizarem a inscrição pelo site do Programa. Toda a documentação, bem como os requisitos necessários à seleção podem ser conferidas em Edital. Em caso de dúvidas, entre em contato com o DS-1 pelo telefone (73) 3528-9655. *Ascom/UESB.
Bancos alteram funcionamento no interior devido ao horário de verão
A partir da próxima semana, os bancos irão alterar o horário de funcionamento na Bahia. Isso porque neste domingo (16) terá início o horário de verão em diversos estados do Brasil. A Bahi, mais uma vez, não terá mudança no relógio, mas alguns serviços no estado terão o horário alterado.
De acordo com o Sindicato dos Bancos da Bahia, a categoria ainda aguarda um posicionamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mas acredita que as instituições financeiras devem seguir modelo dos anos anteriores, quando as agências de Salvador e Região Metropolitana não alteram horário e as do interior antecipam o atendimento em uma hora. Assim, as agências abrirão às 9h30 e serão fechadas às 14h30.
De acordo com o Sindicato dos Bancos da Bahia, a categoria ainda aguarda um posicionamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mas acredita que as instituições financeiras devem seguir modelo dos anos anteriores, quando as agências de Salvador e Região Metropolitana não alteram horário e as do interior antecipam o atendimento em uma hora. Assim, as agências abrirão às 9h30 e serão fechadas às 14h30.
Operação Barba Negra: PF combate sites ilegais de filmes
A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular organização que disponibilizava filmes na internet sem pagamento de direitos autorais. Cinco pessoas foram presas e um homem está foragido. Esta é a segunda fase da Operação Barba Negra. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Sorocaba, em São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. Com a ajuda da Interpol, os sites Armagedomfilmes.biz, Filmesonlinegratis.net e Megafilmeshd20.org foram retirados do ar. Juntos, eles disponibilizavam 11 mil títulos em streaming, ou seja, para assistir online. Os três sites recebiam 768 milhões de visitas por ano, com acessos partindo do Brasil, Portugal, Japão e outros países. Segundo a PF, os sites conseguiam receita com propaganda “comparável a grandes portais legítimos”. Os investigados responderão por crimes de constituição de organização criminosa, com pena de três a oito anos e multa, e de violação de direitos autorais, com pena de dois a quatro anos e multa. Na primeira fase da operação Barba Negra, em novembro de 2015, o site Mega Filmes HD foi tirado do ar por também operar ilegalmente no país.
quinta-feira, 13 de outubro de 2016
Simulado do Enem estará disponível até domingo
*A Tarde
Os estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em novembro próximo, podem aproveitar o feriado desta quarta-feira, 12, para dar uma reforçada nos estudos e testar seus conhecimentos no simulado online da plataforma Hora do Enem, que ficará disponível até domingo (16). Nesta semana, muitas escolas emendam o feriado de Nossa Senhora Aparecida com o Dia dos Professores, que fica conhecida como “semana do saco cheio”.
Este é o quarto e último simulado antes das provas do Enem. O teste está dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. É obrigatório fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia.
Os estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em novembro próximo, podem aproveitar o feriado desta quarta-feira, 12, para dar uma reforçada nos estudos e testar seus conhecimentos no simulado online da plataforma Hora do Enem, que ficará disponível até domingo (16). Nesta semana, muitas escolas emendam o feriado de Nossa Senhora Aparecida com o Dia dos Professores, que fica conhecida como “semana do saco cheio”.
Este é o quarto e último simulado antes das provas do Enem. O teste está dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. É obrigatório fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia.
Ministério da Saúde anuncia vacinação contra HPV para meninos
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (11), que a vacinação contra HPV será estendida para os meninos. A partir de janeiro 2017, garotos de 12 a 13 anos também poderão receber a vacina. A faixa etária será ampliada gradualmente até 2020, quando a vacina estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.
A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que protege principalmente contra o câncer de colo do útero, já faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014, indicada para meninas de 9 a 13 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.
A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que protege principalmente contra o câncer de colo do útero, já faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014, indicada para meninas de 9 a 13 anos.
Adusb promove Festival em comemoração ao Dia do Professor
A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) realizará, no dia 15 de outubro, em Vitória da Conquista, o "Festival Cultural Próxima Estação". O evento, que é gratuito, faz parte das comemorações do Dia do Professor.
O Festival, que acontecerá a partir das 14 horas, na Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, será marcado por diferentes linguagens artísticas e políticas. O evento também terá espaço para crianças, expressões da cultura popular e variedades culinárias. A
A Adusb informa que para os professores dos campi de Itapetinga e Jequié será disponibilizado transporte para o Festival. Os interessados em participar devem entrar em contato com a secretaria do seu campus até às 17 horas do dia 13 de outubro.
Para mais informações, entre em contato com a Adusb, por meio do telefone (77) 3424-8713.
O Festival, que acontecerá a partir das 14 horas, na Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, será marcado por diferentes linguagens artísticas e políticas. O evento também terá espaço para crianças, expressões da cultura popular e variedades culinárias. A
A Adusb informa que para os professores dos campi de Itapetinga e Jequié será disponibilizado transporte para o Festival. Os interessados em participar devem entrar em contato com a secretaria do seu campus até às 17 horas do dia 13 de outubro.
Para mais informações, entre em contato com a Adusb, por meio do telefone (77) 3424-8713.
*Informações Adusb
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Senac oferece diversos cursos na cidade; confira a programação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC em Vitória da Conquista está com inscrições abertas, a partir do dia 11 de Outubro, para os Cursos de Capacitação, Aperfeiçoamento e Palestras nas áreas de Beleza, Comércio, Gastronomia, Comunicação, Gestão, Hospitalidade, Informática, Moda, Turismo e Saúde.
A Unidade conta com laboratórios modernos, professores especializados, biblioteca com amplo acervo bibliográfico, encaminhamento para o mercado de trabalho e cursos reconhecidos pelo MEC.
Para maiores informações, acesse o portal www.ba.senac.br ou ligue para (77) 3429-2300/2317/2328.
A Unidade conta com laboratórios modernos, professores especializados, biblioteca com amplo acervo bibliográfico, encaminhamento para o mercado de trabalho e cursos reconhecidos pelo MEC.
Para maiores informações, acesse o portal www.ba.senac.br ou ligue para (77) 3429-2300/2317/2328.
UESB: Assessoria de Comunicação abre seleção de estágio
Por meio do Edital 008/16 de seleção de estágio, a Assessoria de Comunicação da Uesb, campus de Vitória da Conquista, abre duas vagas nas áreas de Jornalismo e Design. Os interessados devem se inscrever de 13 a 21 de outubro, no próprio setor, das 9 às 18 horas. A vaga de Jornalismo é voltada para estudantes do curso de Comunicação Social, enquanto que a vaga de Design pode ser preenchida por graduando de qualquer curso da Universidade.
Os requisitos necessários para cada vaga podem ser conferidos no Edital, bem como outros detalhes da seleção. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição (disponível no Anexo I ou no próprio setor) e entregar junto aos documentos listados no Edital.
A seleção para vaga de Jornalismo acontece no dia 24 de outubro e para vaga de Design de 25 a 27 do mesmo mês, de acordo com o cronograma que será divulgado após o período de inscrição pelo setor. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Assessoria por meio do telefone (77) 3424-8645 ou pelo e-mail ascom@uesb.edu.br.
*Informações da Ascom/UESB.
Os requisitos necessários para cada vaga podem ser conferidos no Edital, bem como outros detalhes da seleção. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição (disponível no Anexo I ou no próprio setor) e entregar junto aos documentos listados no Edital.
A seleção para vaga de Jornalismo acontece no dia 24 de outubro e para vaga de Design de 25 a 27 do mesmo mês, de acordo com o cronograma que será divulgado após o período de inscrição pelo setor. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Assessoria por meio do telefone (77) 3424-8645 ou pelo e-mail ascom@uesb.edu.br.
*Informações da Ascom/UESB.
Acidente na Serra dos Pombos deixa uma pessoa morta
Um grave acidente foi registrado na noite deste domingo (9) na BA 262, trecho da Serra dos Pombos, em Anagé-BA.
Dois veículos bateram de frente, e em decorrência da colisão cinco pessoas ficaram feridas e uma infelizmente morreu no local.
As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista e encaminhadas ao Hospital de Base.
A Polícia Rodoviária Estadual ainda não divulgou quais foram as causas desse acidente.
Dois veículos bateram de frente, e em decorrência da colisão cinco pessoas ficaram feridas e uma infelizmente morreu no local.
As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista e encaminhadas ao Hospital de Base.
A Polícia Rodoviária Estadual ainda não divulgou quais foram as causas desse acidente.
Mutirão de cirurgias começa nesta segunda(10) em Conquista
Começa hoje, em Vitória da Conquista, o Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que irá atender a pacientes de 19 municípios da região. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, fará o lançamento da ação às 10h, na Praça Sá Barreto, no centro da cidade, mesmo local onde se encontram as unidades móveis para a realização dos exames e consultas.
De acordo com o secretário, a meta é alcançar 1.200 cirurgias. “Serão atendidos pacientes que necessitem da retirada de útero e de vesícula, além de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical”, afirma Vilas-Boas. O pré-operatório acontece entre os dias 10 e 16 de outubro, com a realização dos exames de ultrassonografia (USG), raio x e eletrocardiograma (ECG), enquanto que as cirurgias terão início no dia 17 no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).
O cadastramento dos pacientes está sendo feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Mais informações: 0800-071-4000 ou junto à secretaria da saúde da sua cidade.
Além de Vitória da Conquista, podem ser atendidos os pacientes de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Maetinga, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo e Tremedal.
De acordo com o secretário, a meta é alcançar 1.200 cirurgias. “Serão atendidos pacientes que necessitem da retirada de útero e de vesícula, além de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical”, afirma Vilas-Boas. O pré-operatório acontece entre os dias 10 e 16 de outubro, com a realização dos exames de ultrassonografia (USG), raio x e eletrocardiograma (ECG), enquanto que as cirurgias terão início no dia 17 no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).
O cadastramento dos pacientes está sendo feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Mais informações: 0800-071-4000 ou junto à secretaria da saúde da sua cidade.
Além de Vitória da Conquista, podem ser atendidos os pacientes de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Maetinga, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo e Tremedal.
sexta-feira, 7 de outubro de 2016
Fim da greve dos bancários: Categoria segue mobilizada
Na noite desta quinta-feira (6), os bancários de Vitória da Conquista e região aprovaram em assembleia o fim da greve em todos os bancos das 45 cidades da base territorial.
Já nesta manhã(07), as agências da cidade funcionaram normalmente, registrando um grande fluxo de clientes.
Mesmo compreendendo que os bancos não atenderam as reivindicações em sua totalidade, a categoria aceitou a proposta de um acordo bianual, com reajuste salarial de 8% mais abono de R$3.500, 15% de aumento no vale-alimentação e 10% no vale-refeição e auxílio creche/babá em 2016. Para 2017 já está acordado reposição da inflação e 1% de aumento real.
A negociação também garantiu o abono total sobre os dias não trabalhados no período da greve. Foram 31 dias de paralisação, com, em média, 80% das agências da base do SEEB/VCR fechadas. Em todo o país foram mais de 13 mil agências paralisadas.
Apesar do fim da greve, a categoria continuará mobilizada por melhorias nas condições de trabalho, pelo fim do assédio e das metas abusivas, e reivindicando mais contratações para que a população também deixe de ser explorada e tenha um atendimento digno.
Já nesta manhã(07), as agências da cidade funcionaram normalmente, registrando um grande fluxo de clientes.
Mesmo compreendendo que os bancos não atenderam as reivindicações em sua totalidade, a categoria aceitou a proposta de um acordo bianual, com reajuste salarial de 8% mais abono de R$3.500, 15% de aumento no vale-alimentação e 10% no vale-refeição e auxílio creche/babá em 2016. Para 2017 já está acordado reposição da inflação e 1% de aumento real.
A negociação também garantiu o abono total sobre os dias não trabalhados no período da greve. Foram 31 dias de paralisação, com, em média, 80% das agências da base do SEEB/VCR fechadas. Em todo o país foram mais de 13 mil agências paralisadas.
Apesar do fim da greve, a categoria continuará mobilizada por melhorias nas condições de trabalho, pelo fim do assédio e das metas abusivas, e reivindicando mais contratações para que a população também deixe de ser explorada e tenha um atendimento digno.
Outubro Rosa: Vitória da Conquista sedia campanha da Secretaria de Saúde do Estado
A partir do próximo sábado, 8, Vitória da Conquista sediará a etapa regional da campanha do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O lançamento será às 10h, na Praça Barão do Rio Branco.
Durante toda a semana, a unidade móvel da Sesab estará na praça Barão do Rio Branco. Nesses dias, mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer mamografias de forma gratuita e sem a necessidade de solicitação médica.
Para atendimento, as interessadas devem comparecer ao local de exame munidas de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso alguma alteração seja verificada na mamografia, as pacientes serão encaminhadas para exames complementares em unidades de referência.
A unidade móvel tem a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia e a previsão da Sesab é atender 20 mil mulheres em toda a Bahia.
Durante toda a semana, a unidade móvel da Sesab estará na praça Barão do Rio Branco. Nesses dias, mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer mamografias de forma gratuita e sem a necessidade de solicitação médica.
Para atendimento, as interessadas devem comparecer ao local de exame munidas de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso alguma alteração seja verificada na mamografia, as pacientes serão encaminhadas para exames complementares em unidades de referência.
A unidade móvel tem a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia e a previsão da Sesab é atender 20 mil mulheres em toda a Bahia.
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Propaganda eleitoral para o segundo turno começa na próxima quarta(12)
Em reunião realizada na manhã desta quinta feira (6), a Justiça Eleitoral definiu que a propaganda eleitoral gratuita no Rádio e TV recomeça na próxima segunda feira (12), em Vitória da Conquista. O município é o único do estado onde haverá segundo turno.
A data foi definida em acordo com as duas coligações majoritárias que disputam o Executivo Municipal, ‘Uma Conquista Melhor’, encabeçada por Herzem Gusmão (PMDB), e ‘Conquista Quer Mais’, que tem a frente José Raimundo Fonte (PT).
O tempo total da propaganda ainda não foi definido. Ambas coligações deverão peticionar, até nesta sexta (7), a sugestão de tempo – 10 ou 20 minutos. Lembrando que o tempo total será dividido igualmente pelas duas chapas.
A data foi definida em acordo com as duas coligações majoritárias que disputam o Executivo Municipal, ‘Uma Conquista Melhor’, encabeçada por Herzem Gusmão (PMDB), e ‘Conquista Quer Mais’, que tem a frente José Raimundo Fonte (PT).
O tempo total da propaganda ainda não foi definido. Ambas coligações deverão peticionar, até nesta sexta (7), a sugestão de tempo – 10 ou 20 minutos. Lembrando que o tempo total será dividido igualmente pelas duas chapas.
Capacidade das barragens Água Fria sobe para 47%
O nível de armazenamento das barragens que abastecem Vitória da Conquista e Belo Campo subiu. Segundo o último levantamento divulgado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), as barragens Água Fria 1 e 2 contam atualmente com 47% da capacidade total.
Mesmo que em um volume ainda pequeno, as últimas chuvas têm contribuído para a recuperação das barragens. Desde o dia 1° de outubro, foram registradas precipitações na região das barragens que acumulam 89 milímetros.
No início do racionamento, dia 23 de maio, as barragens contavam com 39% do total da capacidade. Com informações do Blog da Resenha Geral
Mesmo que em um volume ainda pequeno, as últimas chuvas têm contribuído para a recuperação das barragens. Desde o dia 1° de outubro, foram registradas precipitações na região das barragens que acumulam 89 milímetros.
No início do racionamento, dia 23 de maio, as barragens contavam com 39% do total da capacidade. Com informações do Blog da Resenha Geral
Faltosos deverão justificar ausência até dia 1º de dezembro nos cartórios eleitorais
Eleitores que não votaram no último dia 2 de outubro, têm até o dia 1º de dezembro de 2016 para apresentar o requerimento de justificativa nos cartórios eleitorais.
Além de preencher o requerimento de justificativa, o eleitor deverá reunir documentação que comprove a impossibilidade do comparecimento. São aceitos, por exemplo, atestados médicos e comprovantes de passagens.
A justificativa só será aceita no protocolo dos cartórios eleitorais. No entanto, o formulário pode ser obtido gratuitamente nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral nos SAC’s, na sede do Tribunal ou pela internet, no site do TRE-BA.
O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. No entanto, a regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental.
Além de preencher o requerimento de justificativa, o eleitor deverá reunir documentação que comprove a impossibilidade do comparecimento. São aceitos, por exemplo, atestados médicos e comprovantes de passagens.
A justificativa só será aceita no protocolo dos cartórios eleitorais. No entanto, o formulário pode ser obtido gratuitamente nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral nos SAC’s, na sede do Tribunal ou pela internet, no site do TRE-BA.
O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. No entanto, a regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental.
terça-feira, 4 de outubro de 2016
Câncer de mama: vamos falar sobre isso?
*Ascom/UESB
Esse mês é marcado por várias ações da campanha “Outubro Rosa” em todo país. A intenção é conscientizar a população a respeito da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que segundo o Ministério da Saúde, responde por 25% dos novos casos de câncer a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Esse mês é marcado por várias ações da campanha “Outubro Rosa” em todo país. A intenção é conscientizar a população a respeito da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que segundo o Ministério da Saúde, responde por 25% dos novos casos de câncer a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Última edição do simulado Hora do ENEM em 2016 começa no sábado (8)
A um mês da realização do Enem, prova é gratuita e aberta a todos os interessados, e pode ser feita até o dia 16
Faltando um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos de todo o Brasil terão mais uma oportunidade de testarem seus conhecimentos e sua preparação. A quarta e última etapa do simulado Hora do Enem em 2016 será aplicada entre os dias 8 e 16 de outubro. A prova será a mais completa entre as que foram realizadas neste ano – contará com 180 questões, o mesmo número do Enem, e com perguntas sobre língua estrangeira. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.
Faltando um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos de todo o Brasil terão mais uma oportunidade de testarem seus conhecimentos e sua preparação. A quarta e última etapa do simulado Hora do Enem em 2016 será aplicada entre os dias 8 e 16 de outubro. A prova será a mais completa entre as que foram realizadas neste ano – contará com 180 questões, o mesmo número do Enem, e com perguntas sobre língua estrangeira. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
Projeto KIBUTZ promete contribuir para a agricultura familiar de Conquista
Uma alternativa para as areas improdutivas de Vitória da Conquista. Foi assim que nasceu o projeto Kibutz, que visa fortalecer e intensificar a agricultura familiar na região de Vitória da Conquista, através do cultivo da Mamona para a produção do Biodiesel.A intenção é que o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), seja implantado na região por meio de cooperativas, para gerar a viabilidade do projeto. Inicialmente os agricultores familiares cadastrados no programa, serão capacitados para o desenvolvimento do programa."Chegamos a conclusão de que nossa região tem um forte potencial para a produção do biodiesel. E este projeto pode contribuir de forma significativa para a agricultura familiar na nossa região", afirma Zezito Francisco Nazaré, idelaizador do projeto.
Polícia Federal detecta esquema de compra de voto na cidade
A Polícia Federal de Vitória da Conquista, através do Serviço de Inteligência, detectou um suposto esquema de compra de voto para as eleições de 2016.
Segundo o delegado Emerson Fonseca, a ‘corrupção eleitoral’ iria utilizar motoristas de vans para transportar eleitores com santinhos, após receberem uma quantia em dinheiro.
“O valor, distribuído em pequenas quantidades, iria ser entregue juntamente com santinhos. A gente faz esse alerta para que os motoristas de vans não se envolvam nesse crime, já que a polícia está vigilante e, caso alguma irregularidade seja descoberta, iremos encaminhá-los para que sejam prestados os devidos esclarecimentos”.
O delegado ainda revelou que o esquema está sendo feito por candidatos a cargos em Conquista, mas não disse se é a vereador ou prefeito. “Se a gente revelar acaba contribuindo para o pleito e atrapalhando as investigações”, finaliza.
Segundo o delegado Emerson Fonseca, a ‘corrupção eleitoral’ iria utilizar motoristas de vans para transportar eleitores com santinhos, após receberem uma quantia em dinheiro.
“O valor, distribuído em pequenas quantidades, iria ser entregue juntamente com santinhos. A gente faz esse alerta para que os motoristas de vans não se envolvam nesse crime, já que a polícia está vigilante e, caso alguma irregularidade seja descoberta, iremos encaminhá-los para que sejam prestados os devidos esclarecimentos”.
O delegado ainda revelou que o esquema está sendo feito por candidatos a cargos em Conquista, mas não disse se é a vereador ou prefeito. “Se a gente revelar acaba contribuindo para o pleito e atrapalhando as investigações”, finaliza.
*Com informações do Blog do Rodrigo Ferraz.
Transporte coletivo será ampliado no domingo de eleição
A Coordenação Municipal de Trânsito informa que, devido à realização das eleições municipais, os ônibus que executam o transporte coletivo em Vitória da Conquista circularão com uma ampliação de 25,3% em sua frota neste domingo, 2. No total, serão 22 veículos reforçando o quantitativo regular dos domingos. As linhas vão circular nos mesmos horários em que são distribuídas aos sábados.
Confira a baixo as linhas que irão participar da operação especial:
Confira a baixo as linhas que irão participar da operação especial:
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Cartório Eleitoral de Conquista promove ação de incentivo ao ‘Voto Consciente’
A 39ª zona eleitoral (ZE), que atende o município de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, promove nesta quinta-feira (29/09), uma ação de incentivo ao ‘Voto Consciente’. Os trabalhos serão realizados no espaço do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, que fica na Rua Rotary Club – Centro.
Na região, o evento acontece nos dois turnos, pela manhã (das 9 às 12 horas) e à tarde (das 14 às 18 horas). Em ambos os períodos a Justiça Eleitoral deixará à disposição uma urna eletrônica e os cidadãos serão convidados a ‘votar’ respondendo duas perguntas: o que gostaria que fosse melhor na cidade, e, se sabe quem pode qualificar o serviço. Após a votação, um boletim de urna será gerado e os resultados poderão ser consultados.
Segundo Zélia Alves, chefe de cartório da 39ª ZE, a ação oportuniza o exercício da reflexão. “A iniciativa está alinhada à proposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e visa estimular os cidadãos a pensar na escolha dos representantes e na consequência do voto”, destacou a servidora.
Na região, o evento acontece nos dois turnos, pela manhã (das 9 às 12 horas) e à tarde (das 14 às 18 horas). Em ambos os períodos a Justiça Eleitoral deixará à disposição uma urna eletrônica e os cidadãos serão convidados a ‘votar’ respondendo duas perguntas: o que gostaria que fosse melhor na cidade, e, se sabe quem pode qualificar o serviço. Após a votação, um boletim de urna será gerado e os resultados poderão ser consultados.
Segundo Zélia Alves, chefe de cartório da 39ª ZE, a ação oportuniza o exercício da reflexão. “A iniciativa está alinhada à proposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e visa estimular os cidadãos a pensar na escolha dos representantes e na consequência do voto”, destacou a servidora.
Mais uma negociação entre bancários e patrões nesta quarta-feira(28)
Na tarde desta terça-feira (27), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) voltou à mesa de negociação com o Comando Nacional de Greve. Os representantes da Fenaban apresentaram uma proposta de novo modelo de acordo, com validade de dois anos (2016 e 2017).
Como a proposição ainda não contempla pautas como emprego, saúde, vales, creche, piso, igualdade de oportunidades e segurança, o Comando indica que o movimento grevista continue forte em todo o país.
Um novo encontro entre os trabalhadores e os bancos acontece nesta quarta-feira (28), às 15h.
Neste 22º dia de greve, 13.449 agências e 36 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas em todo Brasil. O número representa 57,5% agências do país, um recorde para a categoria. Na base de Vitória da Conquista e região, 80% das agências estão sem funcionamento.
Como a proposição ainda não contempla pautas como emprego, saúde, vales, creche, piso, igualdade de oportunidades e segurança, o Comando indica que o movimento grevista continue forte em todo o país.
Um novo encontro entre os trabalhadores e os bancos acontece nesta quarta-feira (28), às 15h.
Neste 22º dia de greve, 13.449 agências e 36 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas em todo Brasil. O número representa 57,5% agências do país, um recorde para a categoria. Na base de Vitória da Conquista e região, 80% das agências estão sem funcionamento.
Desconto de 5% no IPVA para placas de final zero vai até 28 de setembro
Os contribuintes que possuem veículos com placas de final zero têm até esta quarta-feira (28) para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. O alerta é da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), que dá ainda a opção de pagar o IPVA em três vezes.
Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito na mesma data do vencimento do desconto de 5%, isto é, até quarta-feira (28). As demais parcelas vencem nos dias 28 de outubro e 30 de novembro. Outra possibilidade é quitar o valor integral do tributo, sem desconto, até 30 de novembro.
As datas de pagamento das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2016, disponível no site da Sefaz. Para quitar o imposto, o contribuinte deve se dirigir a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos.
A Sefaz-BA ressalta ainda que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do IPVA. Em caso de dúvida, o contribuinte deve entrar em contato com o call center, pelo 0800 071 0071.
Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito na mesma data do vencimento do desconto de 5%, isto é, até quarta-feira (28). As demais parcelas vencem nos dias 28 de outubro e 30 de novembro. Outra possibilidade é quitar o valor integral do tributo, sem desconto, até 30 de novembro.
As datas de pagamento das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2016, disponível no site da Sefaz. Para quitar o imposto, o contribuinte deve se dirigir a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos.
A Sefaz-BA ressalta ainda que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do IPVA. Em caso de dúvida, o contribuinte deve entrar em contato com o call center, pelo 0800 071 0071.
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Detenção de eleitores tem restrições a partir desta terça-feira (27)
O dia das eleições para eleger prefeitos e vereadores dos municípios já se aproxima. Faltam apenas A medida também deixa claro que o eleitor poderá ser encaminhado à delegacia apenas em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.
Caso haja eleição em 2º turno, a proibição da prisão de eleitor passará a valer a partir do dia 25 de outubro e também vigorará até 48 horas depois do encerramento da votação, que ocorrerá – nos municípios que tenham 2º turno – em 30 de outubro.
Para os candidatos, as restrições de prisão entraram em vigor desde o último dia 17 de setembro (sábado). No caso dos concorrentes às vagas de prefeitos e vereadores, a detenção somente poderá ocorrer em flagrante delito.
cinco dias. E, a partir de hoje (27/9), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. A determinação segue até 48 horas após o encerramento da votação e obedece ao Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).
Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado nesta terça-feira (27)
FAINOR e Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) realizam nesta terça-feira, 27, ação para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Na entrada e saída de estudantes da faculdade, serão distribuídos panfletos e o Laço Verde, símbolo da campanha.
A ação visa conscientizar as pessoas para a importância da doação, já que é a família quem autoriza a retirada de órgãos e tecidos, em casos confirmados de morte cerebral. Cada doador pode salvar até sete vidas.
A ação visa conscientizar as pessoas para a importância da doação, já que é a família quem autoriza a retirada de órgãos e tecidos, em casos confirmados de morte cerebral. Cada doador pode salvar até sete vidas.
Ceuas divulga ações do "Setembro Amarelo"
Em nome da Campanha de Prevenção ao Suicídio promovida neste mês de Setembro, a Uesb, por meio do Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), divulga algumas ações do “Setembro Amarelo”. No dia 28, serão realizadas palestras e atividades lúdicas no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito. Já no dia 29, o tema será abordado a partir de diversas atividades no Presídio Nilton Gonçalves, das 08 às 12 horas.
As ações do “Setembro Amarelo” busca firmar o compromisso com a vida e tem como objetivo estimular a discussão sobre o suicídio e sensibilizar a comunidade a respeito de sua prevenção. Para mais informações, entre em contato com o Ceuas, campus de Vitória da Conquista, pelo telefone (77) 3424-8689 ou (77) 3424-8702.
*Ascom/UESB.
As ações do “Setembro Amarelo” busca firmar o compromisso com a vida e tem como objetivo estimular a discussão sobre o suicídio e sensibilizar a comunidade a respeito de sua prevenção. Para mais informações, entre em contato com o Ceuas, campus de Vitória da Conquista, pelo telefone (77) 3424-8689 ou (77) 3424-8702.
*Ascom/UESB.
Nova sede da 2ª Defensoria Pública será inaugurada na sexta-feira(30)
Na próxima sexta-feira (30),será inaugurada a nova sede da 2ª Defensoria Pública Regional em Vitória da Conquista. A partir dessa data, os atendimentos que são realizados na Casa de Acesso à Justiça, localizada na Praça Estevão Santos, nº 95, Centro, passarão a ser feitos no novo endereço, na Rua Men de Sá, Lote 12, Quadra O, no bairro Flamengo.
Para o subcoordenador da Regional de Vitória da Conquista, Lúdio Rodrigues Bonfim, “a inauguração da nova sede representa a conquista de um espaço mais adequado e digno para o atendimento aos assistidos”.
Atualmente, Vitória da Conquista conta com dez defensores públicos que atuam nas áreas: Cível, Família, Fazenda Pública, Infância e Juventude e Criminal.
Para o subcoordenador da Regional de Vitória da Conquista, Lúdio Rodrigues Bonfim, “a inauguração da nova sede representa a conquista de um espaço mais adequado e digno para o atendimento aos assistidos”.
Atualmente, Vitória da Conquista conta com dez defensores públicos que atuam nas áreas: Cível, Família, Fazenda Pública, Infância e Juventude e Criminal.
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
Começa 2º Encontro da Prograd com Diretores de Departamento
*Ascom/UESB
Teve início, na manhã desta segunda, 26 de setembro, no auditório da Biofábrica, campus de Vitória da Conquista, o 2º Encontro de Diretores de Departamento. A ação, que se baseia no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é promovida pela da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e objetiva renovar as ações de trabalho junto aos departamentos, no intuito de ajudá-los; avaliar as práticas desenvolvidas pela Prograd; e elencar demandas departamentais para o Fórum de Graduação.
“A proposta desse Encontro vem como desdobramento do que nós fizemos no primeiro. Que a gente consiga fazer uma avaliação das atividades que a Prograd vem desenvolvendo, ações e metas do próprio PDI, porque nosso planejamento é todo voltado para atender a demanda do PDI; como os diretores de departamento percebem isso, e quais são as outras questões que precisam ser colocadas no nosso plano de ação”, explica a professora Talamira Taita Rodrigues Brito, pró-reitora de Graduação.
Teve início, na manhã desta segunda, 26 de setembro, no auditório da Biofábrica, campus de Vitória da Conquista, o 2º Encontro de Diretores de Departamento. A ação, que se baseia no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é promovida pela da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e objetiva renovar as ações de trabalho junto aos departamentos, no intuito de ajudá-los; avaliar as práticas desenvolvidas pela Prograd; e elencar demandas departamentais para o Fórum de Graduação.
“A proposta desse Encontro vem como desdobramento do que nós fizemos no primeiro. Que a gente consiga fazer uma avaliação das atividades que a Prograd vem desenvolvendo, ações e metas do próprio PDI, porque nosso planejamento é todo voltado para atender a demanda do PDI; como os diretores de departamento percebem isso, e quais são as outras questões que precisam ser colocadas no nosso plano de ação”, explica a professora Talamira Taita Rodrigues Brito, pró-reitora de Graduação.
Balcão Previdenciário leva atendimento para Vitória da Conquista
Unidade itinerante da Previdência Estadual, o Balcão Previdenciário vai levar seus serviços para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, nestas terça e quarta-feira (27 e 28). O atendimento acontece na sede da unidade de saúde, localizada na Avenida Filipinas, s/n, bairro Jardim Guanabara, das 8h30 às 18h, sem interrupção para almoço. No local, os servidores podem tirar dúvidas e buscar esclarecimentos sobre diversos assuntos que impactem no tempo de serviço dos servidores efetivos do Estado.
Intermunicipal: Conquista 1 x 0 Dom Basílio
Jogando na tarde deste domingo (25), a Seleção de Conquista, representada pelo Bodinho, venceu a equipe de Dom Basílio pelo placar de 1 x 0. O jogo é válido pelo Torneio Intermunicipal de 2016 promovido pela FBF,
Conquista segue bem na competição e o treinador Guilhermino Lima deverá apontar quais os jogadores que irão integrar a equipe principal do E.C Vitória da Conquista para a Copa Governador que terá início no mês de outubro. O time comandado por Lima venceu 4 partidas e empatou uma, marcando 10 gols e sofrendo apenas um. “Os garotos estão 100% focados na competição e vão continuar com a mesma pegada, buscando o resultado, até porque quanto mais pontos, mais possibilidade de vantagens nas fases seguintes do Intermunicipal”, disse Lima ao site do time.
Com a vitória da Seleção de Conquista, confira a classificação no Grupo 12:
É um prato típico da culinária baiana, originário da culinária africana. É utilizado como comida ritual do candomblé. Foi, provavelmente, trazido para o Brasil pelos escravos africanos.
Conquista segue bem na competição e o treinador Guilhermino Lima deverá apontar quais os jogadores que irão integrar a equipe principal do E.C Vitória da Conquista para a Copa Governador que terá início no mês de outubro. O time comandado por Lima venceu 4 partidas e empatou uma, marcando 10 gols e sofrendo apenas um. “Os garotos estão 100% focados na competição e vão continuar com a mesma pegada, buscando o resultado, até porque quanto mais pontos, mais possibilidade de vantagens nas fases seguintes do Intermunicipal”, disse Lima ao site do time.
Com a vitória da Seleção de Conquista, confira a classificação no Grupo 12:
É um prato típico da culinária baiana, originário da culinária africana. É utilizado como comida ritual do candomblé. Foi, provavelmente, trazido para o Brasil pelos escravos africanos.
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
Urnas eleitorais começam a receber dados na Bahia
A dez dias das eleições municipais, as urnas que estavam lacradas começaram a receber, nesta quinta-feira (22), as informações sobre os candidatos e eleitores na Bahia. O processo vai até o dia 27 de setembro.
As urnas que chegam ao Centro de Apoio Técnico do Tribunal Regional Eleitoral vazias recebem um tipo de cartão de memória com programa específico da Justiça Eleitoral e informações de eleitores e candidatos. Juízes eleitorais acompanham o processo e, ao final da carga da urna, é emitido o comprovante de que não tem nenhum voto computado.
Os equipamentos ainda passam por vistoria técnica para saber se tem algum defeito. O procedimento ainda será repetido até o dia da eleição, justamente para evitar intercorrências no dia da eleição.
As urnas que chegam ao Centro de Apoio Técnico do Tribunal Regional Eleitoral vazias recebem um tipo de cartão de memória com programa específico da Justiça Eleitoral e informações de eleitores e candidatos. Juízes eleitorais acompanham o processo e, ao final da carga da urna, é emitido o comprovante de que não tem nenhum voto computado.
Os equipamentos ainda passam por vistoria técnica para saber se tem algum defeito. O procedimento ainda será repetido até o dia da eleição, justamente para evitar intercorrências no dia da eleição.
UESB participa de evento literário na Suécia
Desta quinta (22) até o dia 25 de setembro, a Edições Uesb, a editora da Universidade, participa da Feira Internacional do Livro de Gotemburgo, na Suécia. O evento é um espaço de construção do diálogo e de pontes culturais por meio da literatura.
Nesta edição, quatro títulos do catálogo da Universidade estão sendo expostos: “Memória e expressões culturais: tessituras entre tempos e fazeres”, de Milene de Cássia Silveira Gusmão e Maria Salete Nery; “Fotografia e memória: a criação de passados”, de Rogério Luiz Oliveira; “Realidades )In(contadas”, de Luiz Vicente Costa; e “A Educação em Kierkegaard e Paulo Freire”, de Jorge Miranda de Almeida.
A Feira Internacional do Livro de Gotemburgo terá cerca de 400 seminários. Escritores, acadêmicos, nobéis da literatura e pensadores de toda parte do mundo participarão do evento através de debates, leituras e conversas.
Nesta edição, quatro títulos do catálogo da Universidade estão sendo expostos: “Memória e expressões culturais: tessituras entre tempos e fazeres”, de Milene de Cássia Silveira Gusmão e Maria Salete Nery; “Fotografia e memória: a criação de passados”, de Rogério Luiz Oliveira; “Realidades )In(contadas”, de Luiz Vicente Costa; e “A Educação em Kierkegaard e Paulo Freire”, de Jorge Miranda de Almeida.
A Feira Internacional do Livro de Gotemburgo terá cerca de 400 seminários. Escritores, acadêmicos, nobéis da literatura e pensadores de toda parte do mundo participarão do evento através de debates, leituras e conversas.
Assinar:
Postagens (Atom)














































