segunda-feira, 14 de novembro de 2016
Lançamento do "Remição pela Leitura", será na quinta-feira
Será lançada na próxima quinta-feira, as 14h, no complexo penitenciário de Vitória da Conquista, o projeto "Remição pela Leitura". O objetivo é contribuir e incentivar apenados do sistema carcerário de Vitória da Conquista a prática da leitura e a produção de conteúdo crítico sobre a mesma, tendo como benefício a remição de pena. O ato consiste no abatimento dos dias de leitura do preso que cumpre pena em regime fechado ou semi-aberto, diminuindo, dessa forma, a condenação que o mesmo foi sentenciado. Esse tempo remido contará para seu livramento condicional. Vários Conselheiros, autoridades e responsáveis pela execução do projeto estarão presentes ao lançamento.
Mudança no horário do transporte coletivo de Conquista nesta segunda(14)
A Coordenação Municipal de Transporte Público informa que na próxima segunda-feira, 14, algumas linhas vão sofrer alteração na quantidade e no horário dos ônibus. Na terça-feira, 15, os quadros de horário voltam para a programação normal (dia útil).
Veja quais as linhas e como elas funcionarão no dia 14 (segunda-feira):
D30 (VILA SERRANA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D31 (BAIRRO BRASIL/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D32 (NSA.APARECIDA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D34 (PATAGÔNIA/UESB) – vai operar sem o reforço;
D37 (VILA SERRANA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
R01 (VILA SERRANA/CENTRO) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
R09 (CENTRO/UESB)– vai operar somente com as tabelas 01-03, ou seja, com dois veículos;
P50 (Conquista VI/ Vila Serrana)- vai operar com os 4 veículos, mas com o quadro de horário de domingo;
P52 (Conquista VI/ UESB (via Av. LEM) –vai operar com 1 veículo, mas com o quadro de horário de sábado.
Veja quais as linhas e como elas funcionarão no dia 14 (segunda-feira):
D30 (VILA SERRANA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D31 (BAIRRO BRASIL/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D32 (NSA.APARECIDA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
D34 (PATAGÔNIA/UESB) – vai operar sem o reforço;
D37 (VILA SERRANA/UESB) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
R01 (VILA SERRANA/CENTRO) – vai operar com o quadro de horário de sábado;
R09 (CENTRO/UESB)– vai operar somente com as tabelas 01-03, ou seja, com dois veículos;
P50 (Conquista VI/ Vila Serrana)- vai operar com os 4 veículos, mas com o quadro de horário de domingo;
P52 (Conquista VI/ UESB (via Av. LEM) –vai operar com 1 veículo, mas com o quadro de horário de sábado.
Copa Governador: Vitória da Conquista coloca uma mão na Taça
O Vitória da Conquista não teve dificuldades para vencer, fora de casa, a equipe do Jacobina no primeiro jogo da final da Copa Governador do Estado, na tarde deste domingo(13) pelo placar de 2 a 0
Os gols do ‘bode’ foram marcados por Carlos Magno e Dionisio.
Com o placar, o Vitória da Conquista coloca uma mão na taça da competição, já que tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.
O alviverde pode até perder por dois gols de diferença que fatura mais um título da competição. O jogo de volta acontece no próximo domingo (20), às 16h, no estádio Lomanto Júnior.
Os gols do ‘bode’ foram marcados por Carlos Magno e Dionisio.
Com o placar, o Vitória da Conquista coloca uma mão na taça da competição, já que tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.
O alviverde pode até perder por dois gols de diferença que fatura mais um título da competição. O jogo de volta acontece no próximo domingo (20), às 16h, no estádio Lomanto Júnior.
terça-feira, 8 de novembro de 2016
Reinserção Social: Portaria determina remissão da pena pelo incentivo a leitura
Contribuir e incentivar apenados do sistema carcerário de Vitória da Conquista a prática da leitura e a produção de conteúdo crítico sobre a mesma, tendo como benefício a remição de pena. O ato consiste no abatimento dos dias de leitura do preso que cumpre pena em regime fechado ou semi-aberto, diminuindo, dessa forma, a condenação que o mesmo foi sentenciado. Esse tempo remido contará para seu livramento condicional. A decisão foi publicada nesta terça-feira(08) pelo Juiz da Vara de Execuções Penais de Vitória da Conquista, Dr. Reno Viana, por meio da portaria Nº 04/2016. Marcos Rocha, do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais, aproveita para parabenizar o Dr. Reno pela iniciativa da portaria: "É uma atitude muito sábia do Dr. Reno. Uma bonita forma de reinserir estes apenados na sociedade", diz.
Como funciona?
Como funciona?
Herzem divulga os nomes da equipe de transição;
O prefeito eleito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão encaminhou nesta terça-feira (8) ofício ao atual prefeito Guilherme Menezes indicando os nomes que vão compor a Comissão de Transição de Mandato. No mesmo documento, Herzem solicita ainda que a comissão seja instalada até o próximo dia 16 de novembro.
“Insisto na antecipação da instalação da Equipe de Transição para evitar qualquer tipo de descontinuidade dos serviços essenciais no início do governo. Como tivemos segundo turno, o tempo será curto para os trabalhos”, disse Herzem.
“Da mesma forma que o atual prefeito age democraticamente, respeitando a decisão do povo conquistense e garantindo sua presença na transmissão de cargo, destaco como democrático e benéfico para os conquistenses a antecipação do trabalho da comissão de transição, que evitará qualquer tipo de prejuízo para nossa população. Espero do atual prefeito uma postura compatível com a dimensão e a importância da cidade de Vitória da Conquista, que merece essa atenção e respeito”, concluiu Herzem.
O prefeito eleito Herzem Gusmão ressalta ainda que os membros da equipe não serão remunerados e trabalharão em caráter voluntário.
Formação dos indicados
Ademir Ismerim – Advogado;
Ana Maria Gonçalves Correia Ribeiro – Arquiteta;
Diêgo Gomes Rocha – Advogado;
Esmeraldino Correia Santos – Coronel da PM RR;
Gildásio Dantas do Rosário Junior – Administrador;
Gildásio Oliveira de Carvalho – Ex-Secretário de Saúde de Condeúba;
José Antônio de Jesus Vieira – Engenheiro Civil;
Lucas de Jesus Batista – Administrador;
Marcelo Marques de Góes Guerra – Teólogo;
Marcos Antônio de Miranda Ferreira – Administrador;
Paulo Williams Rocha da Silva – Administrador;
Pedro Eduardo Pinheiro Silva – Advogado Tributarista.
Conquista completa 176 anos: confira a programação oficial
Nesta quarta-feira, 9, Vitória da Conquista completa 176 anos de emancipação política. Para comemorar este momento, mais uma vez a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista promove uma programação especial durante a manhã, aberta a toda a comunidade.
Às 8 horas, será realizada a tradicional missa em homenagem ao aniversário da cidade, na Catedral Metropolitana. A partir das 9 horas, terão início as atividades do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Nesse momento, haverá o ato cívico com o hasteamento das bandeiras, ao som do Hino à Conquista.
Às 8 horas, será realizada a tradicional missa em homenagem ao aniversário da cidade, na Catedral Metropolitana. A partir das 9 horas, terão início as atividades do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Nesse momento, haverá o ato cívico com o hasteamento das bandeiras, ao som do Hino à Conquista.
Marcha contra PEC 55, Reformas do Ensino Médio, da Previdência e Trabalhista acontece na sexta-feira (11) em Conquista
*Ascom/Adusb
Na sexta-feira (11), sindicatos, estudantes e movimentos sociais de Vitória da Conquista voltarão a ocupar as ruas contra a PEC 55 (PEC 241), PLC 54 (PLP 257), projetos do Escola Sem Partido, reformas do ensino médio, da previdência e trabalhista. A atividade é um chamado nacional das centrais sindicais rumo à greve geral no Brasil. A concentração para o ato público acontece a partir das 9h na Praça Barão do Rio Branco e seguirá em marcha até o Bairro Brasil.
Na sexta-feira (11), sindicatos, estudantes e movimentos sociais de Vitória da Conquista voltarão a ocupar as ruas contra a PEC 55 (PEC 241), PLC 54 (PLP 257), projetos do Escola Sem Partido, reformas do ensino médio, da previdência e trabalhista. A atividade é um chamado nacional das centrais sindicais rumo à greve geral no Brasil. A concentração para o ato público acontece a partir das 9h na Praça Barão do Rio Branco e seguirá em marcha até o Bairro Brasil.
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Bode vence e está em mais uma final da Copa Governador
O Vitória da Conquista derrotou na tarde deste domingo (06) a Jacuipense, pelo placar de 3×2, a partida aconteceu no estádio Lomanto Junior.
Os gols foram marcados por Dionísio duas vezes e Carlos Magno. Ebinho e Popó descontaram.
Com o resultado o Alviverde vai disputar o título da Copa Governador contra a equipe da Jacobina que empatou com o Fluminense de Feira, pelo placar de 3×3.
Como fez melhor campanha, o Vitória da Conquista jogará por dois resultados iguais e fará o segundo jogo no estádio Lomanto Junior.
Os gols foram marcados por Dionísio duas vezes e Carlos Magno. Ebinho e Popó descontaram.
Com o resultado o Alviverde vai disputar o título da Copa Governador contra a equipe da Jacobina que empatou com o Fluminense de Feira, pelo placar de 3×3.
Como fez melhor campanha, o Vitória da Conquista jogará por dois resultados iguais e fará o segundo jogo no estádio Lomanto Junior.
Outubro Rosa teve avaliação positiva como ação de prevenção do câncer de mama
* Secom-Ba
Mais de 15 mil mulheres entre 50 e 69 anos realizaram exames de mamografia durante o mês de outubro na capital e no interior, nas unidades de saúde itinerantes e fixas do estado. O número expressivo é fruto das ações das secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Políticas para as Mulheres (SPM), que estimularam a realização de exames, apostando na detecção precoce como a melhor forma de tratar e curar o câncer de mama. Além de ofertar exames para o público-alvo, a agenda do Outubro Rosa, na Bahia, contou com uma campanha educativa que envolveu palestras e outras mobilizações.
Na avaliação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a estratégia itinerante em nove municípios foi um diferencial do Outubro Rosa. “Apenas em Salvador fizemos mais de 5,4 mil mamografias para o rastreamento do câncer de mama”, pontua Vilas-Boas, que ressaltou também o trabalho do Centro Estadual de Oncologia (Cican), ao realizar 1.075 exames na capital baiana.
Mais de 15 mil mulheres entre 50 e 69 anos realizaram exames de mamografia durante o mês de outubro na capital e no interior, nas unidades de saúde itinerantes e fixas do estado. O número expressivo é fruto das ações das secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Políticas para as Mulheres (SPM), que estimularam a realização de exames, apostando na detecção precoce como a melhor forma de tratar e curar o câncer de mama. Além de ofertar exames para o público-alvo, a agenda do Outubro Rosa, na Bahia, contou com uma campanha educativa que envolveu palestras e outras mobilizações.
Na avaliação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a estratégia itinerante em nove municípios foi um diferencial do Outubro Rosa. “Apenas em Salvador fizemos mais de 5,4 mil mamografias para o rastreamento do câncer de mama”, pontua Vilas-Boas, que ressaltou também o trabalho do Centro Estadual de Oncologia (Cican), ao realizar 1.075 exames na capital baiana.
Gabarito das provas do ENEM será divulgado na quarta (09)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o garito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quarta-feira (9). O gabarito oficial será divulgado na página do próprio Instituto.
Após a divulgação do gabarito, os candidatos devem esperar a divulgação das notas, que será feita em 19 de janeiro.
O Enem 2016 foi aplicado neste sábado (5) e domingo (6) em todo o país, no entanto, os estudantes que fariam a prova nas escolas que estão ocupadas em protesto contra a proposta de reforma do ensino médio e a emenda à Constituição (PEC), que institui um teto de gastos para a União, não realizaram as provas. Para esses candidatos, o Enem será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro.
Após a divulgação do gabarito, os candidatos devem esperar a divulgação das notas, que será feita em 19 de janeiro.
O Enem 2016 foi aplicado neste sábado (5) e domingo (6) em todo o país, no entanto, os estudantes que fariam a prova nas escolas que estão ocupadas em protesto contra a proposta de reforma do ensino médio e a emenda à Constituição (PEC), que institui um teto de gastos para a União, não realizaram as provas. Para esses candidatos, o Enem será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro.
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Divulgados os nomes dos assaltantes do "Bonde do Corsa"
Após várias denúncias de indivíduos a bordo de um corsa de cor cinza cometendo assaltos em vários pontos da cidade, uma guarnição do 4º pelotão, em rondas pela Av. Bartolomeu de Gusmão, na altura da Eletec, abordou 3 elementos em um veiculo com as mesmas características passada pelas vitimas.
Com informações também de um assalto cometido pelo trio por volta das 16:00 hrs de hoje (02), na av. Jonas Hortélio, no bairro Recreio, onde um dos indivíduos teria tomado de assalto uma mochila, além de um aparelho de celular.
Já na delegacia, os infratores foram reconhecidos por mais 4 vitimas, inclusive, no último sábado uma vitima teria sido assaltada na Rua Maneca da Prata, no bairro Brasil, e foi agredida por um dos indivíduos com um soco no rosto. Foram conduzidos para o DISEP, Jarles Azevedo Santos de 24 anos, Adson Alves Tamborim de 21 anos, e um terceiro individuo que não teve o nome revelado, além de 5 celulares, uma chave de fenda e uma faca. *Informações do Blog do Léo Santos.
Com informações também de um assalto cometido pelo trio por volta das 16:00 hrs de hoje (02), na av. Jonas Hortélio, no bairro Recreio, onde um dos indivíduos teria tomado de assalto uma mochila, além de um aparelho de celular.
Já na delegacia, os infratores foram reconhecidos por mais 4 vitimas, inclusive, no último sábado uma vitima teria sido assaltada na Rua Maneca da Prata, no bairro Brasil, e foi agredida por um dos indivíduos com um soco no rosto. Foram conduzidos para o DISEP, Jarles Azevedo Santos de 24 anos, Adson Alves Tamborim de 21 anos, e um terceiro individuo que não teve o nome revelado, além de 5 celulares, uma chave de fenda e uma faca. *Informações do Blog do Léo Santos.
Procurador pede cancelamento do Enem 2016; provas diferentes ferem ‘isonomia’
*Bahia Notícias
O procurador da República Oscar Costa Filho pediu nesta quarta-feira (2) o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste sábado (5) e domingo (6). A medida ocorre após o adiamento da prova para os mais de 190 mil candidatos que terão a prova adiada, devido à ocupação nos locais onde fariam a prova.
O procurador, que atua no Ministério Público Federal no Ceará argumenta que, com provas em datas diferentes e temas de redação distintos, não há isonomia na seleção. “O MEC aplica a teoria da resposta ao item na prova objetiva, o que equilibra o nível de dificuldade da prova para todos os candidatos, mesmo os que fazem uma segunda prova, mas eles mesmos dizem que essa teoria não se aplica à redação”, afirma Costa Filho na ação.
O adiamento foi anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (1º). Os 191 mil candidatos que terão a avaliação adiada fariam prova em 304 escolas ou universidades que estão ocupadas por estudantes ou ainda estavam ocupadas na manhã de terça, em protesto contra a PEC 241 (que após ser aprovada na Câmara, se transformou, no Senado, na PEC 55). Costa Filho já havia pedido o cancelamento da prova na edição de 2011, quando ocorreu um vazamento de um pré-teste com mais de 20 questões da prova.
O procurador da República Oscar Costa Filho pediu nesta quarta-feira (2) o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste sábado (5) e domingo (6). A medida ocorre após o adiamento da prova para os mais de 190 mil candidatos que terão a prova adiada, devido à ocupação nos locais onde fariam a prova.
O procurador, que atua no Ministério Público Federal no Ceará argumenta que, com provas em datas diferentes e temas de redação distintos, não há isonomia na seleção. “O MEC aplica a teoria da resposta ao item na prova objetiva, o que equilibra o nível de dificuldade da prova para todos os candidatos, mesmo os que fazem uma segunda prova, mas eles mesmos dizem que essa teoria não se aplica à redação”, afirma Costa Filho na ação.
O adiamento foi anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (1º). Os 191 mil candidatos que terão a avaliação adiada fariam prova em 304 escolas ou universidades que estão ocupadas por estudantes ou ainda estavam ocupadas na manhã de terça, em protesto contra a PEC 241 (que após ser aprovada na Câmara, se transformou, no Senado, na PEC 55). Costa Filho já havia pedido o cancelamento da prova na edição de 2011, quando ocorreu um vazamento de um pré-teste com mais de 20 questões da prova.
Polícia prende assaltantes do "Corsa Prata"
Nos últimos dias, alguns assaltos foram registrados na Vila Serrana. Dois homens em um Corsa Prata abordavam as vítimas nas ruas do bairro, subtraindo celulares e outros pertences pessoais. A partir da publicação de um vídeo com a ação dos bandidos, a polícia intensificou as buscas e os acusados foram presos. Os nomes deles não foram divulgados, mas a polícia pede que as vítimas apareçam na delegacia e façam denúncias, a fim de possibilitar a permanência na prisão do assaltantes. Veja o vídeo da ação deles abaixo:
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
Inep faz plantão de atendimento para tirar dúvidas de participantes do Enem
*Agência Brasil
A menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos podem tirar dúvidas sobre a realização das provas pelo telefone 0800-616161, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das 8h às 20h (horário de Brasília), diariamente. O serviço funcionará normalmente no fim de semana e no feriado de Finados, na próxima quarta-feira (2).
Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. No total, 8.627.195 brasileiros farão as provas – é a edição com segundo maior número de inscrições confirmadas, superada apenas pela de 2014, que registrou 8,7 milhões de inscritos.
A menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos podem tirar dúvidas sobre a realização das provas pelo telefone 0800-616161, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das 8h às 20h (horário de Brasília), diariamente. O serviço funcionará normalmente no fim de semana e no feriado de Finados, na próxima quarta-feira (2).
Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. No total, 8.627.195 brasileiros farão as provas – é a edição com segundo maior número de inscrições confirmadas, superada apenas pela de 2014, que registrou 8,7 milhões de inscritos.
Urnas começam a serem testadas para segundo turno em Conquista
Desde essa quarta-feira (26), as urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições de Vitória da Conquista estão sendo testadas e lacradas para o dia da votação. As primeiras urnas lacradas foram da 40ª zona eleitoral, que atende 165 seções a zona rural da cidade. O processo continua nesta quinta-feira (27) e deve ser concluído até sexta.
Antes de serem lacradas, os equipamentos passam por diversos testes, que verificam o teclado, áudio, imagem, biometria e impressão. O procedimento demora em média 20 minutos. Caso alguma urna apresente defeito, os técnicos encaminham o equipamento para a unidade de trabalho intensivo, para tentar resolver o problema. Persistindo o problema, a urna defeituosa é substituída.
No primeiro turno das eleições em Vitória da Conquista, 19 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Segundo a Justiça Eleitoral, mesmo assim, a votação foi considerada tranquila. *Via Blog da Resenha Geral.
Justiça Eleitoral volta atrás e ocupação do IFBA e UESB por estudantes continua mesmo durante as eleições
A Justiça Eleitoral decidiu, em reunião na manhã desta quinta-feira (27), autorizar a permanência dos estudantes que ocupam o campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e o IFBA (Instituto Federal da Bahia) mesmo durante o processo eleitoral. A nova decisão da justiça é vista como uma vitória do movimento estudantil que protesta contra a PEC 241 que congela gastos da saúde, educação e segurança pública pelos próximos 20 anos. Os estudantes vão ficar de forma isolada nos prédios das instituições.
No início da semana, também numa outra reunião, a Justiça Eleitoral havia decidido que os estudantes deveriam desocupar voluntariamente o campus até esta quinta-feira, ou após o vencimento desse prazo a desocupação deveria ser feita por força policial.
Ainda na quarta-feira (26) ao chegar da UESB e IFBA, a mando da Justiça Eleitoral, para tentativa de negociação, a Polícia Federal teria chegado a um acordo com os estudantes, que se comprometeram a não atrapalhar o processo eleitoral e ainda auxiliar no que fosse preciso.
Participaram da reunião na manhã de hoje, no Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista, Juízes, as Polícias Federal, Militar a Civil, Ministério Público, estudantes e representantes da UESB e IFBA. *Via Blog do Rodrigo Ferraz,
No início da semana, também numa outra reunião, a Justiça Eleitoral havia decidido que os estudantes deveriam desocupar voluntariamente o campus até esta quinta-feira, ou após o vencimento desse prazo a desocupação deveria ser feita por força policial.
Ainda na quarta-feira (26) ao chegar da UESB e IFBA, a mando da Justiça Eleitoral, para tentativa de negociação, a Polícia Federal teria chegado a um acordo com os estudantes, que se comprometeram a não atrapalhar o processo eleitoral e ainda auxiliar no que fosse preciso.
Participaram da reunião na manhã de hoje, no Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista, Juízes, as Polícias Federal, Militar a Civil, Ministério Público, estudantes e representantes da UESB e IFBA. *Via Blog do Rodrigo Ferraz,
terça-feira, 25 de outubro de 2016
Conselho Penal tem reunião com familiares de apenados
Foi realizada esta semana uma reunião com familiares de pessoas que se encontram custodiados no Conjunto Penal de Vitória da Conquista-Ba. O conselho ouviu um grupo de 20 mulheres. Essa reunião aconteceu no Fórum, na sala de atendimento do Conselho da Comunidade "Conselho Penal". Familiares relataram problemáticas na administração das visitas aos presos ocorridos na nova unidade prisional de nossa cidade. Os familiares deixaram um lista de reivindicações que serão averiguadas e discutidas com as autoridades da Execução Penal. Diante do que foi exposto pelos familiares, o psicólogo do Conselho Penal, Ronaldo Novais, ressalta o seguinte: " Acreditamos na pena como forma de punir quem não respeita as normas sociais, sendo assim, não podemos nos calar diante a não observância da Lei de Execução Penal. Não podemos tolerar uma justiça covarde, que alcança somente aos fracos".
.
.
Uma luta Glauberiana contra o Dragão Imobiliário:
Texto - Jeremias Macário
Foto - J.C.D'almeida
A ingratidão de uma mãe para com seu filho que sempre reconheceu e engrandeceu suas origens é imperdoável perante a sociedade e aos olhos de outros mais distantes da sua terra, ou até diante de um tribunal de julgamento. Esta ingratidão está por ser materializada através de uma placa de “VENDE-SE” afixada na casa onde nasceu e morou até os nove anos o cineasta conquistense baiano Glauber Rocha, um dos ícones do Cinema Novo no Brasil.
Logo ao amanhecer da última segunda-feira, após as eleições de domingo (dia 02/10), os conquistenses foram surpreendidos com o aviso comercial imobiliário, mas de imediato um coletivo de resistência glauberiana, formado por cinéfilos, intelectuais, escritores, professores e estudantes, reagiu e decidiu fazer nesta semana uma representação junto ao Ministério Público Estadual em defesa do tombamento da casa, situada na rua Dois de Julho, de modo a impedir a demolição ou descaracterização da sua arquitetura original. A placa foi retirada, mas a ameaça continua.
Foto - J.C.D'almeida
A ingratidão de uma mãe para com seu filho que sempre reconheceu e engrandeceu suas origens é imperdoável perante a sociedade e aos olhos de outros mais distantes da sua terra, ou até diante de um tribunal de julgamento. Esta ingratidão está por ser materializada através de uma placa de “VENDE-SE” afixada na casa onde nasceu e morou até os nove anos o cineasta conquistense baiano Glauber Rocha, um dos ícones do Cinema Novo no Brasil.
Logo ao amanhecer da última segunda-feira, após as eleições de domingo (dia 02/10), os conquistenses foram surpreendidos com o aviso comercial imobiliário, mas de imediato um coletivo de resistência glauberiana, formado por cinéfilos, intelectuais, escritores, professores e estudantes, reagiu e decidiu fazer nesta semana uma representação junto ao Ministério Público Estadual em defesa do tombamento da casa, situada na rua Dois de Julho, de modo a impedir a demolição ou descaracterização da sua arquitetura original. A placa foi retirada, mas a ameaça continua.
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Lei do farol baixo volta a valer nas rodovias
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou que as multas para motoristas que trafegarem por rodovias com o farol desligado voltarão a valer. A punição pode ser aplicada desde que a estrada tenha sinalização clara sobre o assunto.
A cobrança das multas tinha sido suspensa pela Justiça em 2 de setembro com o argumento de que, muitas vezes, os motoristas confundiam as rodovias com ruas e avenidas que fazem parte da malha urbana. Contudo, as multas que já tinham sido aplicadas não foram anuladas.
A lei federal, que determina o uso do farol ligado nas rodovias mesmo durante o dia, entrou em vigor em 8 julho, prevendo infração média em caso de descumprimento e pagamento de multa de R$ 85,13. Esse valor deve subir para R$ 130,16 em novembro.
A cobrança das multas tinha sido suspensa pela Justiça em 2 de setembro com o argumento de que, muitas vezes, os motoristas confundiam as rodovias com ruas e avenidas que fazem parte da malha urbana. Contudo, as multas que já tinham sido aplicadas não foram anuladas.
A lei federal, que determina o uso do farol ligado nas rodovias mesmo durante o dia, entrou em vigor em 8 julho, prevendo infração média em caso de descumprimento e pagamento de multa de R$ 85,13. Esse valor deve subir para R$ 130,16 em novembro.
“Super+Ação em Vendas” será tema do Ciclo de Palestras do Comerciário
Próximo dia 25 de outubro, o Ciclo de Palestras do Comerciário realizará o 8º encontro deste ano, e terá a palestra “Super+Ação em Vendas”, que será ministrada pela consultora do Senac, Aiana Santos.
Para a consultora, toda venda é um processo motivacional. “O que impulsiona é a coragem e determinação, uma ação diferenciada de mercado. Assim, a habilidade em criar estratégias, visando ampliar os conhecimentos na área, aperfeiçoamento e troca de experiências é fundamental”, ressaltou a Aiana.
A palestra acontecerá na sede do Sindicato dos Comerciários, às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Sindicato (WWW.OCOMERCIARIO.COM.BR). Vale ressaltar que os participantes ainda recebem certificado.
Para a consultora, toda venda é um processo motivacional. “O que impulsiona é a coragem e determinação, uma ação diferenciada de mercado. Assim, a habilidade em criar estratégias, visando ampliar os conhecimentos na área, aperfeiçoamento e troca de experiências é fundamental”, ressaltou a Aiana.
A palestra acontecerá na sede do Sindicato dos Comerciários, às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Sindicato (WWW.OCOMERCIARIO.COM.BR). Vale ressaltar que os participantes ainda recebem certificado.
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
Vestibular UESB 2017: Inscrições prorrogadas
Se você deseja concorrer a uma das 1.186 vagas oferecidas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb por meio do Vestibular 2017, fique atento: a Universidade informa que estão prorrogadas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para o Vestibular, conforme a Portaria 1718/2016.
Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente no site do Vestibular. Para obter mais informações do processo seletivo clique aqui ou contate a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) por meio dos telefones (77) 3424-8757/3424-8607, em Vitória da Conquista; (73) 3526-9695, em Jequié; e (77) 3261-8604, em Itapetinga. *Ascom/UESB.
Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente no site do Vestibular. Para obter mais informações do processo seletivo clique aqui ou contate a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) por meio dos telefones (77) 3424-8757/3424-8607, em Vitória da Conquista; (73) 3526-9695, em Jequié; e (77) 3261-8604, em Itapetinga. *Ascom/UESB.
Acusado é condenado a 30 anos de prisão
Terminou por volta das 21h30 desta quarta-feira(19) o julgamento de Adriano Silva dos Santos, um dos acusados da morte da pastora Marcilene Oliveira Sampaio e da prima dela, Ana Cristina Santos Sampaio, em Vitória da Conquista.O crime ocorreu em janeiro deste ano. Um pastor é acusado de ser o mandante dos assassinatos por conta de vingança. Com o fim do júri, Adriano foi condenado a 30 anos de reclusão em regime fechado.
Segundo a acusação, Adriano e outro suspeito, Fábio de Jesus Santos, teriam executado as vítimas a mando do pastor Edimar Brito. Fábio e Edimar também foram presos, mas recorreram à Justiça e serão julgados separadamente.
Segundo a acusação, Adriano e outro suspeito, Fábio de Jesus Santos, teriam executado as vítimas a mando do pastor Edimar Brito. Fábio e Edimar também foram presos, mas recorreram à Justiça e serão julgados separadamente.
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
Caso "pastor"Edimar: Primeiro júri acontece hoje:
Acontece durante todo o dia de hoje no Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista, o primeiro júri dos acusados do assassinato da pastora Marcilene Oliveira Sampaio e sua prima, Cristina Sampaio. Os crimes aconteceram no mês de janeiro deste ano, às margens da estrada que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça. Apenas um, dos três acusados, vai a júri hoje.Trata-se de Adriano Silva dos Santos. A data do julgamento dos outros dois acusados, Edmar Silva Brito e Fabio de Jesus Santos, será anunciada posteriormente.
Homem que testemunharia contra esquema de roubo de carros é sequestrado
Um jovem conquistense foi sequestrado na tarde desta segunda-feira (17), no local de trabalho por homens encapuzados. Aldo Pereira Silva, de 22 anos, é apontado como testemunha-chave de um esquema de roubo de carros que envolve criminosos de alta periculosidade de Itabuna e Vitória da Conquista.
A polícia já iniciou as investigações e disponibilizou o número de whatsapp (77) 99204-0007 para denúncias anônimas. Há a suspeita que Aldo tenha sido levado pelo bando para não testemunhar na audiência marcada para o próximo dia 25.
Ao tomar conhecimento do fato, a mãe e a irmã de Aldo foram até a delegacia, onde registraram queixa e foram ouvidas pela delegada titular da 1ª Delegacia. *Via Blog da Resenha Geral.
A polícia já iniciou as investigações e disponibilizou o número de whatsapp (77) 99204-0007 para denúncias anônimas. Há a suspeita que Aldo tenha sido levado pelo bando para não testemunhar na audiência marcada para o próximo dia 25.
Ao tomar conhecimento do fato, a mãe e a irmã de Aldo foram até a delegacia, onde registraram queixa e foram ouvidas pela delegada titular da 1ª Delegacia. *Via Blog da Resenha Geral.
Inscrições pra o vestibular Uesb 2017 terminam hoje
Termina hoje, 19 de outubro, o período de inscrições para o vestibular Uesb 2017. Serão disponibilizadas 1.186 vagas: 727 para o primeiro período letivo e 459 para o segundo período, distribuídas nos três campi. Os candidatos se inscreverão exclusivamente no site (http://www2.uesb.br/vestibular/) do Vestibular.
Nesta edição, a novidade está voltada aos dias de provas, que serão dois: 4 e 5 de dezembro. O exame é constituído de questões objetivas e de uma subjetiva (a redação).
Se houver dúvida, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) por meio dos telefones (77) 3424-8757/3424-8607, em Vitória da Conquista; (73) 3526-9695, em Jequié; e (77) 3261-8604, em Itapetinga.
Nesta edição, a novidade está voltada aos dias de provas, que serão dois: 4 e 5 de dezembro. O exame é constituído de questões objetivas e de uma subjetiva (a redação).
Se houver dúvida, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) por meio dos telefones (77) 3424-8757/3424-8607, em Vitória da Conquista; (73) 3526-9695, em Jequié; e (77) 3261-8604, em Itapetinga.
terça-feira, 18 de outubro de 2016
Marcos Rocha já retornou ao Conselho Penal
Depois de alguns meses afastado do Conselho Penal, enquanto pleiteava uma vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Marcos Rocha já está de volta a instituição. Na última semana por exemplo, ele esteve na nova unidade prisional, onde visitou o local e solicitou uma reunião entre a empresa que administra o órgão, a direção do novo presídio e o próprio Conselho Penal. Nos próximos dias deve ser anunciada a data para a referida reunião.
Ifba quer colocar planetário pra funcionar
Na manhã da última segunda-feira (17), a professora Selma Rosane Vieira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba) de Vitória da Conquista, procurou a Prefeitura Municipal propondo uma parceria para colocar o Planetário para funcionar. O segundo Planetário da Bahia deveria estar pronto no fim do primeiro semestre de 2012 – o primeiro já está em funcionamento em Feira de Santana desde 2008. No entanto, as obras avançaram muito pouco.
O planetário deveria estar funcionando na área interna do Centro Glauber Rocha. Segundo a Prefeitura, os equipamentos já foram adquiridos e o Governo Municipal aguarda que a empresa fabricante envie técnicos para instalá-los.
“Quem sabe possamos ajudar, principalmente na parte de qualificar monitores para fazer o atendimento. E, em especial, o atendimento voltado para a divulgação de ciências na área de astronomia”, disse Selma, que é ligada à física e dá aulas nos cursos de engenharia do Ifba.
*Via Blog da Resenha Geral.
O planetário deveria estar funcionando na área interna do Centro Glauber Rocha. Segundo a Prefeitura, os equipamentos já foram adquiridos e o Governo Municipal aguarda que a empresa fabricante envie técnicos para instalá-los.
“Quem sabe possamos ajudar, principalmente na parte de qualificar monitores para fazer o atendimento. E, em especial, o atendimento voltado para a divulgação de ciências na área de astronomia”, disse Selma, que é ligada à física e dá aulas nos cursos de engenharia do Ifba.
*Via Blog da Resenha Geral.
UESB: 59º Fórum Nacional de Reitores da Abruem
No próximo dia 19 de outubro, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em parceria com a Uesb e as outras universidades estaduais do Estado da Bahia, dá início ao 59º Fórum Nacional de Reitores da Abruem. O evento acontece no Auditório Paulo Souto, localizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.
A abertura do Fórum trará como tema central “Universidade: trajetória, dilemas e desafios” e acontece às 20 horas. Durante os dias 20, 21 e 22 de outubro, o evento segue com outros debates, envolvendo temáticas como: pós-graduação, ensino a distância, evasão e mecanismos de acompanhamento do egresso, mobilidade nacional e internacional, entre outras.
A programação completa pode ser conferida aqui. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail abruem@abruem.org.br. *Informações Acom/UESB.
A abertura do Fórum trará como tema central “Universidade: trajetória, dilemas e desafios” e acontece às 20 horas. Durante os dias 20, 21 e 22 de outubro, o evento segue com outros debates, envolvendo temáticas como: pós-graduação, ensino a distância, evasão e mecanismos de acompanhamento do egresso, mobilidade nacional e internacional, entre outras.
A programação completa pode ser conferida aqui. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail abruem@abruem.org.br. *Informações Acom/UESB.
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
"Casa do Julgamento" está de volta a Conquista
Vem ai a Casa do Julgamento , com o tema : A eternidade a Menos de uma Hora – 59 minutos.
Dias :
08/11 Terça ás 20h 12/11 Sábado ás 18h
09/11 quarta ás 18h 14/11 Segunda ás 20h
11/11 Sexta ás 20h 15/11 Terça ás 18h
Local – Rua Olavo Bilac -94 Centro
Ingressos 5,00 + 1 kg de alimento não perecível .
Maiores Informações – acesse www.ibatistapeniel.com.br
Dias :
08/11 Terça ás 20h 12/11 Sábado ás 18h
09/11 quarta ás 18h 14/11 Segunda ás 20h
11/11 Sexta ás 20h 15/11 Terça ás 18h
Local – Rua Olavo Bilac -94 Centro
Ingressos 5,00 + 1 kg de alimento não perecível .
Maiores Informações – acesse www.ibatistapeniel.com.br
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
UESB:Especialização em Saúde Coletiva abre seleção
A Uesb, por meio do Edital 147/2016, informa que as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Saúde Coletiva estarão abertas no período de 24 a 28 de outubro. O processo seletivo tem como objetivo o preenchimento de vagas remanescentes do Edital 105/2016, oferecido pelo Departamento de Saúde (DS-1), no campus de Jequié.
Os candidatos interessados têm até às 23h59 do dia 28 de outubro para realizarem a inscrição pelo site do Programa. Toda a documentação, bem como os requisitos necessários à seleção podem ser conferidas em Edital. Em caso de dúvidas, entre em contato com o DS-1 pelo telefone (73) 3528-9655. *Ascom/UESB.
Os candidatos interessados têm até às 23h59 do dia 28 de outubro para realizarem a inscrição pelo site do Programa. Toda a documentação, bem como os requisitos necessários à seleção podem ser conferidas em Edital. Em caso de dúvidas, entre em contato com o DS-1 pelo telefone (73) 3528-9655. *Ascom/UESB.
Bancos alteram funcionamento no interior devido ao horário de verão
A partir da próxima semana, os bancos irão alterar o horário de funcionamento na Bahia. Isso porque neste domingo (16) terá início o horário de verão em diversos estados do Brasil. A Bahi, mais uma vez, não terá mudança no relógio, mas alguns serviços no estado terão o horário alterado.
De acordo com o Sindicato dos Bancos da Bahia, a categoria ainda aguarda um posicionamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mas acredita que as instituições financeiras devem seguir modelo dos anos anteriores, quando as agências de Salvador e Região Metropolitana não alteram horário e as do interior antecipam o atendimento em uma hora. Assim, as agências abrirão às 9h30 e serão fechadas às 14h30.
De acordo com o Sindicato dos Bancos da Bahia, a categoria ainda aguarda um posicionamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mas acredita que as instituições financeiras devem seguir modelo dos anos anteriores, quando as agências de Salvador e Região Metropolitana não alteram horário e as do interior antecipam o atendimento em uma hora. Assim, as agências abrirão às 9h30 e serão fechadas às 14h30.
Operação Barba Negra: PF combate sites ilegais de filmes
A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular organização que disponibilizava filmes na internet sem pagamento de direitos autorais. Cinco pessoas foram presas e um homem está foragido. Esta é a segunda fase da Operação Barba Negra. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Sorocaba, em São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. Com a ajuda da Interpol, os sites Armagedomfilmes.biz, Filmesonlinegratis.net e Megafilmeshd20.org foram retirados do ar. Juntos, eles disponibilizavam 11 mil títulos em streaming, ou seja, para assistir online. Os três sites recebiam 768 milhões de visitas por ano, com acessos partindo do Brasil, Portugal, Japão e outros países. Segundo a PF, os sites conseguiam receita com propaganda “comparável a grandes portais legítimos”. Os investigados responderão por crimes de constituição de organização criminosa, com pena de três a oito anos e multa, e de violação de direitos autorais, com pena de dois a quatro anos e multa. Na primeira fase da operação Barba Negra, em novembro de 2015, o site Mega Filmes HD foi tirado do ar por também operar ilegalmente no país.
quinta-feira, 13 de outubro de 2016
Simulado do Enem estará disponível até domingo
*A Tarde
Os estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em novembro próximo, podem aproveitar o feriado desta quarta-feira, 12, para dar uma reforçada nos estudos e testar seus conhecimentos no simulado online da plataforma Hora do Enem, que ficará disponível até domingo (16). Nesta semana, muitas escolas emendam o feriado de Nossa Senhora Aparecida com o Dia dos Professores, que fica conhecida como “semana do saco cheio”.
Este é o quarto e último simulado antes das provas do Enem. O teste está dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. É obrigatório fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia.
Os estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em novembro próximo, podem aproveitar o feriado desta quarta-feira, 12, para dar uma reforçada nos estudos e testar seus conhecimentos no simulado online da plataforma Hora do Enem, que ficará disponível até domingo (16). Nesta semana, muitas escolas emendam o feriado de Nossa Senhora Aparecida com o Dia dos Professores, que fica conhecida como “semana do saco cheio”.
Este é o quarto e último simulado antes das provas do Enem. O teste está dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. É obrigatório fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia.
Ministério da Saúde anuncia vacinação contra HPV para meninos
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (11), que a vacinação contra HPV será estendida para os meninos. A partir de janeiro 2017, garotos de 12 a 13 anos também poderão receber a vacina. A faixa etária será ampliada gradualmente até 2020, quando a vacina estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.
A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que protege principalmente contra o câncer de colo do útero, já faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014, indicada para meninas de 9 a 13 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.
A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que protege principalmente contra o câncer de colo do útero, já faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014, indicada para meninas de 9 a 13 anos.
Adusb promove Festival em comemoração ao Dia do Professor
A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) realizará, no dia 15 de outubro, em Vitória da Conquista, o "Festival Cultural Próxima Estação". O evento, que é gratuito, faz parte das comemorações do Dia do Professor.
O Festival, que acontecerá a partir das 14 horas, na Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, será marcado por diferentes linguagens artísticas e políticas. O evento também terá espaço para crianças, expressões da cultura popular e variedades culinárias. A
A Adusb informa que para os professores dos campi de Itapetinga e Jequié será disponibilizado transporte para o Festival. Os interessados em participar devem entrar em contato com a secretaria do seu campus até às 17 horas do dia 13 de outubro.
Para mais informações, entre em contato com a Adusb, por meio do telefone (77) 3424-8713.
O Festival, que acontecerá a partir das 14 horas, na Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, será marcado por diferentes linguagens artísticas e políticas. O evento também terá espaço para crianças, expressões da cultura popular e variedades culinárias. A
A Adusb informa que para os professores dos campi de Itapetinga e Jequié será disponibilizado transporte para o Festival. Os interessados em participar devem entrar em contato com a secretaria do seu campus até às 17 horas do dia 13 de outubro.
Para mais informações, entre em contato com a Adusb, por meio do telefone (77) 3424-8713.
*Informações Adusb
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Senac oferece diversos cursos na cidade; confira a programação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC em Vitória da Conquista está com inscrições abertas, a partir do dia 11 de Outubro, para os Cursos de Capacitação, Aperfeiçoamento e Palestras nas áreas de Beleza, Comércio, Gastronomia, Comunicação, Gestão, Hospitalidade, Informática, Moda, Turismo e Saúde.
A Unidade conta com laboratórios modernos, professores especializados, biblioteca com amplo acervo bibliográfico, encaminhamento para o mercado de trabalho e cursos reconhecidos pelo MEC.
Para maiores informações, acesse o portal www.ba.senac.br ou ligue para (77) 3429-2300/2317/2328.
A Unidade conta com laboratórios modernos, professores especializados, biblioteca com amplo acervo bibliográfico, encaminhamento para o mercado de trabalho e cursos reconhecidos pelo MEC.
Para maiores informações, acesse o portal www.ba.senac.br ou ligue para (77) 3429-2300/2317/2328.
UESB: Assessoria de Comunicação abre seleção de estágio
Por meio do Edital 008/16 de seleção de estágio, a Assessoria de Comunicação da Uesb, campus de Vitória da Conquista, abre duas vagas nas áreas de Jornalismo e Design. Os interessados devem se inscrever de 13 a 21 de outubro, no próprio setor, das 9 às 18 horas. A vaga de Jornalismo é voltada para estudantes do curso de Comunicação Social, enquanto que a vaga de Design pode ser preenchida por graduando de qualquer curso da Universidade.
Os requisitos necessários para cada vaga podem ser conferidos no Edital, bem como outros detalhes da seleção. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição (disponível no Anexo I ou no próprio setor) e entregar junto aos documentos listados no Edital.
A seleção para vaga de Jornalismo acontece no dia 24 de outubro e para vaga de Design de 25 a 27 do mesmo mês, de acordo com o cronograma que será divulgado após o período de inscrição pelo setor. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Assessoria por meio do telefone (77) 3424-8645 ou pelo e-mail ascom@uesb.edu.br.
*Informações da Ascom/UESB.
Os requisitos necessários para cada vaga podem ser conferidos no Edital, bem como outros detalhes da seleção. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição (disponível no Anexo I ou no próprio setor) e entregar junto aos documentos listados no Edital.
A seleção para vaga de Jornalismo acontece no dia 24 de outubro e para vaga de Design de 25 a 27 do mesmo mês, de acordo com o cronograma que será divulgado após o período de inscrição pelo setor. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Assessoria por meio do telefone (77) 3424-8645 ou pelo e-mail ascom@uesb.edu.br.
*Informações da Ascom/UESB.
Acidente na Serra dos Pombos deixa uma pessoa morta
Um grave acidente foi registrado na noite deste domingo (9) na BA 262, trecho da Serra dos Pombos, em Anagé-BA.
Dois veículos bateram de frente, e em decorrência da colisão cinco pessoas ficaram feridas e uma infelizmente morreu no local.
As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista e encaminhadas ao Hospital de Base.
A Polícia Rodoviária Estadual ainda não divulgou quais foram as causas desse acidente.
Dois veículos bateram de frente, e em decorrência da colisão cinco pessoas ficaram feridas e uma infelizmente morreu no local.
As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista e encaminhadas ao Hospital de Base.
A Polícia Rodoviária Estadual ainda não divulgou quais foram as causas desse acidente.
Mutirão de cirurgias começa nesta segunda(10) em Conquista
Começa hoje, em Vitória da Conquista, o Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que irá atender a pacientes de 19 municípios da região. O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, fará o lançamento da ação às 10h, na Praça Sá Barreto, no centro da cidade, mesmo local onde se encontram as unidades móveis para a realização dos exames e consultas.
De acordo com o secretário, a meta é alcançar 1.200 cirurgias. “Serão atendidos pacientes que necessitem da retirada de útero e de vesícula, além de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical”, afirma Vilas-Boas. O pré-operatório acontece entre os dias 10 e 16 de outubro, com a realização dos exames de ultrassonografia (USG), raio x e eletrocardiograma (ECG), enquanto que as cirurgias terão início no dia 17 no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).
O cadastramento dos pacientes está sendo feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Mais informações: 0800-071-4000 ou junto à secretaria da saúde da sua cidade.
Além de Vitória da Conquista, podem ser atendidos os pacientes de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Maetinga, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo e Tremedal.
De acordo com o secretário, a meta é alcançar 1.200 cirurgias. “Serão atendidos pacientes que necessitem da retirada de útero e de vesícula, além de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical”, afirma Vilas-Boas. O pré-operatório acontece entre os dias 10 e 16 de outubro, com a realização dos exames de ultrassonografia (USG), raio x e eletrocardiograma (ECG), enquanto que as cirurgias terão início no dia 17 no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).
O cadastramento dos pacientes está sendo feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Mais informações: 0800-071-4000 ou junto à secretaria da saúde da sua cidade.
Além de Vitória da Conquista, podem ser atendidos os pacientes de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Maetinga, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo e Tremedal.
sexta-feira, 7 de outubro de 2016
Fim da greve dos bancários: Categoria segue mobilizada
Na noite desta quinta-feira (6), os bancários de Vitória da Conquista e região aprovaram em assembleia o fim da greve em todos os bancos das 45 cidades da base territorial.
Já nesta manhã(07), as agências da cidade funcionaram normalmente, registrando um grande fluxo de clientes.
Mesmo compreendendo que os bancos não atenderam as reivindicações em sua totalidade, a categoria aceitou a proposta de um acordo bianual, com reajuste salarial de 8% mais abono de R$3.500, 15% de aumento no vale-alimentação e 10% no vale-refeição e auxílio creche/babá em 2016. Para 2017 já está acordado reposição da inflação e 1% de aumento real.
A negociação também garantiu o abono total sobre os dias não trabalhados no período da greve. Foram 31 dias de paralisação, com, em média, 80% das agências da base do SEEB/VCR fechadas. Em todo o país foram mais de 13 mil agências paralisadas.
Apesar do fim da greve, a categoria continuará mobilizada por melhorias nas condições de trabalho, pelo fim do assédio e das metas abusivas, e reivindicando mais contratações para que a população também deixe de ser explorada e tenha um atendimento digno.
Já nesta manhã(07), as agências da cidade funcionaram normalmente, registrando um grande fluxo de clientes.
Mesmo compreendendo que os bancos não atenderam as reivindicações em sua totalidade, a categoria aceitou a proposta de um acordo bianual, com reajuste salarial de 8% mais abono de R$3.500, 15% de aumento no vale-alimentação e 10% no vale-refeição e auxílio creche/babá em 2016. Para 2017 já está acordado reposição da inflação e 1% de aumento real.
A negociação também garantiu o abono total sobre os dias não trabalhados no período da greve. Foram 31 dias de paralisação, com, em média, 80% das agências da base do SEEB/VCR fechadas. Em todo o país foram mais de 13 mil agências paralisadas.
Apesar do fim da greve, a categoria continuará mobilizada por melhorias nas condições de trabalho, pelo fim do assédio e das metas abusivas, e reivindicando mais contratações para que a população também deixe de ser explorada e tenha um atendimento digno.
Outubro Rosa: Vitória da Conquista sedia campanha da Secretaria de Saúde do Estado
A partir do próximo sábado, 8, Vitória da Conquista sediará a etapa regional da campanha do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O lançamento será às 10h, na Praça Barão do Rio Branco.
Durante toda a semana, a unidade móvel da Sesab estará na praça Barão do Rio Branco. Nesses dias, mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer mamografias de forma gratuita e sem a necessidade de solicitação médica.
Para atendimento, as interessadas devem comparecer ao local de exame munidas de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso alguma alteração seja verificada na mamografia, as pacientes serão encaminhadas para exames complementares em unidades de referência.
A unidade móvel tem a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia e a previsão da Sesab é atender 20 mil mulheres em toda a Bahia.
Durante toda a semana, a unidade móvel da Sesab estará na praça Barão do Rio Branco. Nesses dias, mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer mamografias de forma gratuita e sem a necessidade de solicitação médica.
Para atendimento, as interessadas devem comparecer ao local de exame munidas de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso alguma alteração seja verificada na mamografia, as pacientes serão encaminhadas para exames complementares em unidades de referência.
A unidade móvel tem a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia e a previsão da Sesab é atender 20 mil mulheres em toda a Bahia.
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Propaganda eleitoral para o segundo turno começa na próxima quarta(12)
Em reunião realizada na manhã desta quinta feira (6), a Justiça Eleitoral definiu que a propaganda eleitoral gratuita no Rádio e TV recomeça na próxima segunda feira (12), em Vitória da Conquista. O município é o único do estado onde haverá segundo turno.
A data foi definida em acordo com as duas coligações majoritárias que disputam o Executivo Municipal, ‘Uma Conquista Melhor’, encabeçada por Herzem Gusmão (PMDB), e ‘Conquista Quer Mais’, que tem a frente José Raimundo Fonte (PT).
O tempo total da propaganda ainda não foi definido. Ambas coligações deverão peticionar, até nesta sexta (7), a sugestão de tempo – 10 ou 20 minutos. Lembrando que o tempo total será dividido igualmente pelas duas chapas.
A data foi definida em acordo com as duas coligações majoritárias que disputam o Executivo Municipal, ‘Uma Conquista Melhor’, encabeçada por Herzem Gusmão (PMDB), e ‘Conquista Quer Mais’, que tem a frente José Raimundo Fonte (PT).
O tempo total da propaganda ainda não foi definido. Ambas coligações deverão peticionar, até nesta sexta (7), a sugestão de tempo – 10 ou 20 minutos. Lembrando que o tempo total será dividido igualmente pelas duas chapas.
Capacidade das barragens Água Fria sobe para 47%
O nível de armazenamento das barragens que abastecem Vitória da Conquista e Belo Campo subiu. Segundo o último levantamento divulgado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), as barragens Água Fria 1 e 2 contam atualmente com 47% da capacidade total.
Mesmo que em um volume ainda pequeno, as últimas chuvas têm contribuído para a recuperação das barragens. Desde o dia 1° de outubro, foram registradas precipitações na região das barragens que acumulam 89 milímetros.
No início do racionamento, dia 23 de maio, as barragens contavam com 39% do total da capacidade. Com informações do Blog da Resenha Geral
Mesmo que em um volume ainda pequeno, as últimas chuvas têm contribuído para a recuperação das barragens. Desde o dia 1° de outubro, foram registradas precipitações na região das barragens que acumulam 89 milímetros.
No início do racionamento, dia 23 de maio, as barragens contavam com 39% do total da capacidade. Com informações do Blog da Resenha Geral
Faltosos deverão justificar ausência até dia 1º de dezembro nos cartórios eleitorais
Eleitores que não votaram no último dia 2 de outubro, têm até o dia 1º de dezembro de 2016 para apresentar o requerimento de justificativa nos cartórios eleitorais.
Além de preencher o requerimento de justificativa, o eleitor deverá reunir documentação que comprove a impossibilidade do comparecimento. São aceitos, por exemplo, atestados médicos e comprovantes de passagens.
A justificativa só será aceita no protocolo dos cartórios eleitorais. No entanto, o formulário pode ser obtido gratuitamente nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral nos SAC’s, na sede do Tribunal ou pela internet, no site do TRE-BA.
O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. No entanto, a regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental.
Além de preencher o requerimento de justificativa, o eleitor deverá reunir documentação que comprove a impossibilidade do comparecimento. São aceitos, por exemplo, atestados médicos e comprovantes de passagens.
A justificativa só será aceita no protocolo dos cartórios eleitorais. No entanto, o formulário pode ser obtido gratuitamente nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral nos SAC’s, na sede do Tribunal ou pela internet, no site do TRE-BA.
O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. No entanto, a regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental.
terça-feira, 4 de outubro de 2016
Câncer de mama: vamos falar sobre isso?
*Ascom/UESB
Esse mês é marcado por várias ações da campanha “Outubro Rosa” em todo país. A intenção é conscientizar a população a respeito da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que segundo o Ministério da Saúde, responde por 25% dos novos casos de câncer a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Esse mês é marcado por várias ações da campanha “Outubro Rosa” em todo país. A intenção é conscientizar a população a respeito da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que segundo o Ministério da Saúde, responde por 25% dos novos casos de câncer a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Última edição do simulado Hora do ENEM em 2016 começa no sábado (8)
A um mês da realização do Enem, prova é gratuita e aberta a todos os interessados, e pode ser feita até o dia 16
Faltando um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos de todo o Brasil terão mais uma oportunidade de testarem seus conhecimentos e sua preparação. A quarta e última etapa do simulado Hora do Enem em 2016 será aplicada entre os dias 8 e 16 de outubro. A prova será a mais completa entre as que foram realizadas neste ano – contará com 180 questões, o mesmo número do Enem, e com perguntas sobre língua estrangeira. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.
Faltando um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos de todo o Brasil terão mais uma oportunidade de testarem seus conhecimentos e sua preparação. A quarta e última etapa do simulado Hora do Enem em 2016 será aplicada entre os dias 8 e 16 de outubro. A prova será a mais completa entre as que foram realizadas neste ano – contará com 180 questões, o mesmo número do Enem, e com perguntas sobre língua estrangeira. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
Projeto KIBUTZ promete contribuir para a agricultura familiar de Conquista
Uma alternativa para as areas improdutivas de Vitória da Conquista. Foi assim que nasceu o projeto Kibutz, que visa fortalecer e intensificar a agricultura familiar na região de Vitória da Conquista, através do cultivo da Mamona para a produção do Biodiesel.A intenção é que o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), seja implantado na região por meio de cooperativas, para gerar a viabilidade do projeto. Inicialmente os agricultores familiares cadastrados no programa, serão capacitados para o desenvolvimento do programa."Chegamos a conclusão de que nossa região tem um forte potencial para a produção do biodiesel. E este projeto pode contribuir de forma significativa para a agricultura familiar na nossa região", afirma Zezito Francisco Nazaré, idelaizador do projeto.
Polícia Federal detecta esquema de compra de voto na cidade
A Polícia Federal de Vitória da Conquista, através do Serviço de Inteligência, detectou um suposto esquema de compra de voto para as eleições de 2016.
Segundo o delegado Emerson Fonseca, a ‘corrupção eleitoral’ iria utilizar motoristas de vans para transportar eleitores com santinhos, após receberem uma quantia em dinheiro.
“O valor, distribuído em pequenas quantidades, iria ser entregue juntamente com santinhos. A gente faz esse alerta para que os motoristas de vans não se envolvam nesse crime, já que a polícia está vigilante e, caso alguma irregularidade seja descoberta, iremos encaminhá-los para que sejam prestados os devidos esclarecimentos”.
O delegado ainda revelou que o esquema está sendo feito por candidatos a cargos em Conquista, mas não disse se é a vereador ou prefeito. “Se a gente revelar acaba contribuindo para o pleito e atrapalhando as investigações”, finaliza.
Segundo o delegado Emerson Fonseca, a ‘corrupção eleitoral’ iria utilizar motoristas de vans para transportar eleitores com santinhos, após receberem uma quantia em dinheiro.
“O valor, distribuído em pequenas quantidades, iria ser entregue juntamente com santinhos. A gente faz esse alerta para que os motoristas de vans não se envolvam nesse crime, já que a polícia está vigilante e, caso alguma irregularidade seja descoberta, iremos encaminhá-los para que sejam prestados os devidos esclarecimentos”.
O delegado ainda revelou que o esquema está sendo feito por candidatos a cargos em Conquista, mas não disse se é a vereador ou prefeito. “Se a gente revelar acaba contribuindo para o pleito e atrapalhando as investigações”, finaliza.
*Com informações do Blog do Rodrigo Ferraz.
Assinar:
Postagens (Atom)













































