terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Conselheiros visitam unidade prisional

Assistir os apenados e também acompanhar as solicitações feitas pelos parentes dos encarcerados. Estes são alguns dos objetivos dos conselheiros penais. Na última sexta-feira(27), os integrantes do Conselho Penal de Vitória da Conquista, por solicitação de familiares de presos, visitaram o conjunto penal da cidade. "Foi apenas uma visita de rotina", ressaltou Marcos Rocha. "Apenas atendendo a solicitação de alguns parentes de apenados, dentro das demandas já previsíveis", concluiu. Participaram ainda da visita os conselheiros Gilvan Fernandes e Francisco Pimentel.

Pagamento do IPVA com desconto de 10% pode ser feito até 7 de fevereiro

Os motoristas baianos têm até o próximo dia 7 de fevereiro para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017 com 10% de desconto. Os valores podem ser consultados no site da Secretaria do site da secretaria da fazenda (Sefaz-Ba), no canal Inspetoria Eletrônica.
De acordo com a Sefaz, o motorista pode ainda ter  5% de desconto, se fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão. A data varia de acordo com o número final da placa do veículo.
Outra opção é parcelar o IPVA em três vezes, bastando para isso observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, também de acordo com o número final da placa. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.


Veja a matéria da TV UESB sobre a estreia do Bode no Baianão 2017


No primeiro dia do retorno da linha D-38 para Viação Vitória, ônibus quebra

*Do blog do Rodrigo Ferraz

Parece até brincadeira, mas não é! A Viação Vitória voltou a operar a linha D-38 no transporte urbano de Vitória da Conquista, que liga o Bairro Alto Maron a Urbis 6.

Depois de alguns meses sendo operada pela Cidade Verde, os ônibus da Vitória retornaram ao itinerário ontem (segunda-feira).

E na sua ‘reestreia’, um dos veículos quebrou, deixando os usuários cerca de uma hora esperando por outro ônibus, irritando passageiros e deixando a comunidade ‘com saudade’ da Cidade Verde.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Diretoria provisória do Conselho Penal já estuda reestruturação do órgão

Fazer uma reestruturação do estatuto da instituição e organizar novas eleições. Esta é a função da diretoria provisória do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais em Vitória da Conquista. A afirmação foi feita pelo presidente interino, Genildo Galdino, durante entrevista ao Brasil Notícias, da rádio Brasil Fm, na manhã desta quinta-feira(26)."Não vamos destruir o que foi construído. Reconhecemos as conquistas, mas precisamos reestruturar as funções da entidade", ressaltou Galdino.
O presidente salientou ainda que o tempo de atuação da diretoria provisória, é de um ano: "Este é o período em que deve ocorrer os preparativos das eleições para a próxima gestão", diz. Ainda durante a entrevista, Galdino não descartou a possibilidade de disputar as eleições e se tornar o presidente da nova gestão.
O mandato da diretoria provisória, é válido até o dia 18 de janeiro de 2017.

Motorista de caminhão não respeita mudança no “Gancho” e quebra estrutura de concreto; veja o vídeo!

*Blog da Gente
Um caminhão foi flagrado desrespeitando o trânsito e passando por cima dos blocos de concreto na rotatória do trecho conhecido como”Gancho”, que interliga as avenidas Bartolomeu de Gusmão, Juracy Magalhães e a rua Equador. Ela foi fechada definitivamente para a circulação de veículos  nesta semana.

Agora, para fazer o retorno, os condutores devem seguir a Avenida Bartolomeu de Gusmão até a próxima rotatória, que fica a pouco mais de 200 metros. Porém, alguns motoristas não estão respeitando a mudança e acabam cometendo infrações gravíssimas.

O motorista do caminhão subiu nas pedras de concreto utilizada para fechar a rotatória e, com o peso do veículo, acabou quebrando a estrutura recém construída. O vídeo enviado ao Blog da Gente mostra exatamente como aconteceu. Veja!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Bandidos que atiraram em médico, morrem em confronto com a Policia Militar


Por volta de 1:30 hrs da madrugada de hoje (25), o CICOM (Serviço de comunicação da Policia Militar e Civil), emitiu um alerta geral, informando sobre uma tentativa de latrocínio na Av. Bartolomeu de Gusmão, tendo como vitima um médico, que foi alvejado por dois tiros.

Após informações, uma guarnição da 77º CIPM, se deparou com uma moto com as mesmas características passadas pelo CICOM, na Av. Frei Benjamim, bairro Patagônia. No momento que a guarnição tentou a abordagem, os criminosos começaram a atirar em direção dos militares, que revidaram a injusta agressão, vindo a atingir os dois suspeitos, que prontamente foram socorridos e levados ao hospital de Base, onde minutos depois, o médico plantonista constatou o óbito.

Um dos indivíduos foi identificado como Robson Teixeira do Prado de 20 anos, o outro criminoso ainda não foi identificado. A policia encontrou com os indivíduos 2 Revólveres, calibre .44 Magnum e calibre .38, com várias munições deflagradas. *Informações do Blog do Léo Santos.

Jovem de 24 anos foi assassinado em Conquista

Um rapaz de 24 anos foi executado a tiros na madrugada desta quarta feira (25), por volta das 2h em vitória da Conquista.

Segundo informações, a vítima identificada como Sérgio Patrick Lula dos Santos de 24 anos chegava em casa de carro, na Avenida Macarani, bairro Alegria e quando estava abrindo o portão foi surpreendido por dois homens em uma moto. O garupa foi quem efetuou os disparos.

Sérgio ainda tentou fugir, mas foi alcançado pelos assassinos na Avenida Cuiabá, que terminaram de matar o jovem.

Até o momento a policia não tem pistas dos autores desse crime e nem qual foi a motivação do mesmo. Esse passa a ser o 5º homicídio registrado no mês de janeiro em Vitória da Conquista. *Informações do Blog do Nildo Freitas.

Após ser fechado para a circulação de veículos, Prefeitura realiza nova intervenção no “Gancho”

*Informações PMVC

Fechada definitivamente para a circulação de veículos, a rotatória do trecho conhecido como”Gancho”, que interliga as avenidas Bartolomeu de Gusmão, Juracy Magalhães e a rua Equador,  recebe nova intervenção por parte da Prefeitura de Vitória da Conquista, que estuda projeto urbanístico para a área.

Para fazer o retorno, os condutores devem seguir a avenida Bartolomeu de Gusmão até a próxima rotatória, que fica a pouco mais de 200 metros. A mudança foi acompanhada pelo reforço nas sinalizações horizontal e vertical na área.

Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março

*Agência Brasil

Boletos bancários que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março. A medida será implantada de forma escalonada e começará com os boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a partir do dia 13 de março. Em dezembro de 2017, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor, seguindo cronograma (veja abaixo) divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A ação será possível devido a um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários criado pela Febraban em parceria com a rede bancária. O novo mecanismo deve ainda reduzir inconsistências de dados, evitar pagamento em duplicidade e permitir a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e coibindo fraudes.

Janot pede ao Supremo urgência para definir novo relator da Lava Jato

*Agencia Brasil


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ontem (24) ao Supremo Tribunal Federal (STF) urgência na decisão sobre a escolha do relator das ações da Operação Lava Jato. Com a morte do ministro Teori Zavascki, a Corte busca internamente uma solução para o impasse. Não há data para que uma decisão seja tomada. O STF está em recesso e os trabalhos devem ser retomados na semana que vem.

Na segunda-feira(23), a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, começou a fazer consultas informais em busca de uma solução consensual. Além de procurar alguns ministros informalmente, Cármen foi ao gabinete de Teori conversar com servidores e os juízes auxiliares do ministro sobre o andamento do processo de homologação das delações de executivos da empreiteira Odebrecht. Segundo os auxiliares, a análise dos depoimentos está avançada. Teori estava prestes a homologar os depoimentos. A decisão estava prevista para fevereiro.

Mais cedo, Cármen autorizou os juízes auxiliares de Zavascki a retomarem a partir de hoje os procedimentos formais para que as delações de executivos da empreiteira Odebrecht sejam homologadas.

Com a morte do ministro, o trabalho dos juízes auxiliares e dos funcionários com os documentos da Odebrecht foi suspenso, já que eles executavam as tarefas com autorização delegada por Teori. Após o trágico acidente, a delegação para executar os trabalhos cessou, o que impede a continuidade da análise.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PETO 78 realiza grande apreensão de drogas

A guarnição do  PETO 78, se descolou até uma casa no  Condomínio Residencial Lagoa Azul para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas.Ao fazer contato com o proprietário da residência, o mesmo demonstrou muito nervosismo com a presença da guarnição.

Foi então que, com a devida autorização do proprietário para verificar a casa, foi encontrado em cima do forro quebrado e do guarda roupas, 1.417 petecas de maconha, 363 pedras de crack  e 02 petecas de cocaína. O acusado e as drogas foram encaminhados para o DISEP para serem tomadas as medidas cabíveis.

Caravana promove os Direitos Humanos com diversas ações gratuitas


Com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), uma caravana que percorre mais de 100 cidades brasileiras levando diversas ações de promoção dos Direitos Humanos chega nesta quinta-feira (26) aVitória da Conquista, com muitas atividades gratuitas.

Realizado em postos de combustível, o projeto, chamado Caravana Siga Bem, tem o propósito de levar saúde, lazer, educação e cultura a populações muitas vezes marginalizadas do acesso a esses serviços no dia a dia, como motoristas profissionais – em especial, os caminhoneiros – e comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.

A parada em Vitória da Conquista acontece nesta quinta (26) e sexta-feira (27), no Posto São Jorge (Rod. BR-116, KM 840, S/N), das 13h às 22h. Todas as atividades serão gratuitas.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Empossada diretoria provisória do Conselho Penal

Com o objetivo de readequar as funções do Conselho Penal de Vitória da Conquista e também definir a futura diretoria da instituição, foi determinado pelo Juiz de Direito da Vara do Júri e de Execução Penal, Dr. Reno Viana Soares, a criação de uma diretoria provisória do órgão.
A posse aconteceu na última quarta-feira(17), com Presidente Diácono Genildo Galdino; Vice presidente Maria Helena Almeida; primeiro secretário Wallas Pinto; segundo secretário José Paulo; primeiro tesoureiro Aldenor Viana e segunda tesoureira Francilene Almeida. Ainda no dia da posse a diretoria, em exercício, visitou o presídio de Vitória da Conquista, juntamente com o juiz Reno Viana, onde foi apresentada  ao diretor da unidade, Alex Silva. Depois de uma breve vistoria, seguiram para o complexo penitenciário de Vitória da Conquista, sendo esta diretoria apresentada também ao diretor Major Sousa Júnior. “Fizemos uma visita em todos os modulos do então conjunto penal”, informa Wallas Pinto, primeiro secretário.
A justificativa para a instalação desta nova diretoria é de que o Conselho Penal precisa de uma reestruturação de suas funções, o qual estava tendo atribuições conferidas ao Patronato, quando realizava acompanhamento de egressos do sistema prisional, sendo que sua função, originalmente, compete acompanhar apenados encarcerados. Entre outras atribuições, a nova diretoria deve diligenciar a atualização do Estatuto do Conselho, além de organizar eleição para a escolha da nova diretoria. Veja mais fotos da posse abaixo:

Marcos Rocha: Uma história de luta

Durante os últimos 11 anos, o Conselho Penal foi presidido por Marcos Rocha, que se afastou no segundo semestre de 2016, com a intenção de disputar as eleições municipais como vereador. Ainda atuando como Conselheiro, Rocha deve assumir a direção do Patronato, a ser instalado em Vitória da Conquista futuramente. Os agradecimentos dos conselheiros e da sociedade pelos serviços prestados. No link abaixo, você conferir um pouco da trajetória do ex-presidente dentro do Conselho Penal:
 http://conselhopenal.blogspot.com.br/search?q=Marcos+Rocha

Ampliada vacinação para febre amarela para extremo sul da Bahia e Vitória da Conquista

Considerando a situação epidemiológica da febre amarela no país, com a ocorrência recente de óbitos em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo regiões que fazem divisa com a Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem reforçando ações de monitoramento, vigilância e controle da doença e intensificando a imunização.
Além da vacinação da população dos municípios baianos que fazem limite com municípios mineiros, a Sesab solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação da imunização para cidades com elevada circulação de pessoas oriundas de Minas Gerais, devido ao aceso a toda região litorânea, sobretudo no verão, como é o caso de Teixeira de Freitas, onde recentemente foi notificado um caso da doença em uma pessoa residente em Teófilo Otoni (MG). As outras cidades do extremo sul com recomendação de imunização são: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália e Vereda.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Embasa reduz fornecimento de água em bairros da Zona Oeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, o fornecimento de água em alguns bairros da Zona Oeste da cidade inseridos no Grupo A do calendário de abastecimento em vigor durante o racionamento, encontra-se reduzido devido a problemas elétricos ocorridos na noite desta quarta (18) nos equipamentos eletromecânicos em uma Estação de Bombeamento, localizada no bairro Cruzeiro. Como as estações trabalham em cadeia, quando ocorre qualquer paralisação em alguma delas, todas as estações subsequentes se desestabilizam e comprometem o funcionamento de todo o sistema, acarretando em interrupção na distribuição de água.

Criminosos ‘metralham’ sede da PM, explodem banco e fogem com reféns

Crime ocorreu no município de Carinhanha, no sudoeste da Bahia

 (Foto: Blog do Anderson)

Criminosos explodiram e roubaram uma agência do Banco do Brasil de Carinhanha, no sudoeste da Bahia, durante a madrugada desta quarta-feira (18).  De acordo com informações passadas ao G1 pela Polícia Militar, o caso ocorreu pouco antes das 2h, no centro da cidade. Após a ação criminosa, dezenas de moradores entraram na agência bancária e registraram imagens do local, que ficou destruído.

Segundo a PM, testemunhas contaram que o grupo chegou em cerca de quatro carros. Antes do ataque ao banco, os criminosos ainda atiraram diversas vezes contra a sede da Polícia Militar do município. Não houve registro de feridos na ação.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

4ª Ciretran realiza mutirão de selagem de veículos

Começou o mutirão de selagem dos veículos , no pátio da 4ª Ciretran de Vitória da Conquista.
Javan Rodrigues, coordenador do órgão, convocou a população da região Sudoeste da Bahia que precisam fazer a selagem em seus veículos. Em entrevista a TV UESB, o coordenador afirma que o mutirão deve durar até fevereiro. Apenas o proprietário do veículo poderá autorizar a selagem, portando a habilitação, licenciamento (CRLV) do veículo e protocolo da selagem.

Coletivo de culinária e gastronomia Sabores de Conquista realiza lançamento durante festival


Lançamento acontece no dia 21 de janeiro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

No próximo dia 21, durante a programação do evento Veraneio no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, será lançado oficialmente o Sabores de Conquista, coletivo conquistense de culinária e gastronomia. O grupo pretende desenvolver e participar de eventos, tendo como base a produção artesanal de comidas e bebidas, estimulando também o prazer de descobrir e vivenciar a gastronomia do município de Vitória da Conquista.

Dentre os principais objetivos do coletivo está a valorização da cultura gastronômica local, agregando produtores de alimentos orgânicos e naturais e proporcionando o aperfeiçoamento profissional através de cursos, oficinas e palestras ministradas por especialistas da área que contemplarão temas atuais do cenário gastronômico.

Divulgado o índice de abstenção do Vestibular 2017 da UESB

Foto: Ascom/UESB
Com o fim do Vestibular UESB 2017, a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) divulgou o número finais de abstenções. Considerando os dois dias de provas, 23,2% dos candidatos não realizaram o processo seletivo, o que significa dizer que 4.129 vestibulandos não compareceram aos locais de provas.
O maior número de abstenções foi registrado em Vitória da Conquista, onde 2.741 candidatos se ausentaram. Em Jequié, 1.151 vestibulandos não realizaram as provas. Já em Itapetinga, o quantitativo de abstenções foi de 237.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Copeve pelos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3422-3926, em Vitória da Conquista, ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.
*Ascom/UESB.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Empossada nova diretoria da CDL

Na manhã desta quinta-feira (12), foi realizada a cerimônia de posse da nova Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Vitória da Conquista, biênio 2017/2018. A partir de agora, a entidade será comandada pela empresária Sheila Andrade.
O evento, realizado no Espaço Palazzo, foi marcado por um café da manhã, quando foram apresentados formalmente os novos diretores da CDL. Durante a cerimônia, a nova presidente afirmou que o principal objetivo da sua gestão será a revitalização do centro comercial conquistense, que é uma demanda antigas dos comerciantes locais.
Além de empresários, marcaram presença no evento o prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita, Irma Lemos, vereadores e imprensa.

RU-Uesb volta a funcionar na próxima terça(17)


A Prefeitura de Campus informa que o Restaurante Universitário, em Vitória da Conquista, voltará a funcionar na próxima terça, 17 de janeiro, após a limpeza e manutenção das instalações. De acordo com a Prefeitura, estão sendo feitas algumas intervenções para atender às exigências da Vigilância Sanitária, visando a garantia do padrão de higiene, salubridade e segurança dos consumidores.

Prefeitura realiza 1ª vistoria técnica anual de veículos

A Prefeitura de Vitória da Conquista convoca todos os motoristas que prestam serviço ao município, por meio de contrato, para a realização da vistoria técnica dos veículos. Esta será a primeira vistoria de 2017.

A fiscalização começa na próxima segunda-feira, 16. Antes de comparecerem ao Deserg, local da inspeção, os proprietários dos veículos devem se dirigir à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, localizada na Rua Friburgo, nº 109 B, bairro Petrópolis, munidos de Carteira Nacional de Habilitação e Documento do Veículo.

Além das condições físicas do veículo, os técnicos analisam os documentos obrigatórios dos motoristas e automóveis; fazem exigências específicas, como faixas de identificação, registrador de velocidade e tempo,  lanternas na parte superior traseira e cinto de segurança.

A vistoria segue até o dia 10 de fevereiro.




quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Vestibular da UESB começa no próximo dia 15

*Ascom/UESB


Durante os dias 15 e 16 de janeiro, mais de 17 mil candidatos estarão participando do Vestibular Uesb 2017. Para garantir a tão sonhada vaga no curso de graduação, é necessário dedicação, concentração e atenção a todos os detalhes que antecedem os dias de prova.
O primeiro passo agora é verificar seu local de prova com atenção e, se possível, checar o caminho que o levará até ele, para que não haja problemas com tempo de deslocamento e qualquer eventual atraso. Por falar em horário de prova, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8 horas (horário local) em todas as três cidades onde as provas serão aplicadas (Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista). O candidato que chegar, em qualquer um dos dias, após o fechamento dos portões estará automaticamente eliminado.

Um bebê, uma jovem e uma mulher estão entre as vítimas fatais em acidente na BR-116

Um bebê, uma jovem e uma mulher estão entre os mortos em um acidente na BR-116, próximo ao povoado de Água Verde, na terça-feira (10).
A batida envolveu um caminhão caminhonete e um carro de passeio. Todas as vítimas são da mesma família e estavam no carro de passeio que partiu ao meio com o impacto da batida. O bebê de apenas seis meses, uma jovem de 19 anos e uma mulher de 45 anos morreram no local.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista e outra pessoa que estavam na parte da frente do carro de passeio sobreviveram e foram socorridos para o Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista. Eles são pai e filho. Um deles quebrou a clavícula e outro teve ferimentos leves.
Ainda segundo a PRF, o veículo foi atingido pelo caminhão, girou na pista e depois foi atingido pela caminhonete. As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas. Familiares das vítimas, que vinham em dois carros atrás, presenciaram tudo. Todos tinham saído do município de Paracatu, em Minas Gerais, com destino a Porto Seguro.
O motorista da caminhonete e o carona não tiveram ferimentos graves. Sobre o condutor do caminhão envolvido na batida ainda não há informações.
*Blog da Gente

Embasa realiza recadastramento da Tarifa Social

Os beneficiários da Tarifa Social da Embasa têm até 20 de fevereiro para fazer seu recadastramento junto à empresa e garantir a continuidade do benefício. Os titulares do Programa Bolsa Família devem comparecer a um dos pontos de atendimento da empresa, munidos dos seguintes documentos (cópias e originais): RG, CPF, conta da Embasa e comprovante de saque do Bolsa Família dos últimos 90 dias. Os usuários que não fizerem a atualização no prazo informado terão o benefício suspenso.

Voltada para a população de baixa renda cadastrada no programa federal Bolsa Família, a Tarifa Social beneficia atualmente mais de 250 mil usuários na Bahia. O recadastramento visa atualizar o banco de dados da Embasa e garantir a continuidade do benefício para todos que atendem aos critérios cadastrais.

Acesse http://www.embasa.ba.gov.br/centralservicos ou ligue para o telefone 0800 0555 195 e verifique a relação de pontos de atendimento.

*Ascom/EMBASA

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Atividades do campus da Uesb de Vitória da Conquista retornam nesta terça (10)


Depois de 80 dias, as portas do campus da Universidade Estadual (Uesb), em Vitória da Conquista, voltarão a abrir. A partir desta terça-feira (10), as atividades administrativas da Instituição voltam à normalidade.
Desde o dia 21 de outubro, o local estava ocupado por estudantes que protestavam contra a PEC 55, que limita os gastos públicos pelas próximas duas décadas. Desde então, as aulas e as atividades administrativas estavam suspensas na Universidade e o vestibular, que deveria ter sido realizado em dezembro e 2016, foi adiado para os dias 15 e 16 de janeiro de 2017.
Com o fim da ocupação, que foi definido em assembleia estudantil na última sexta-feira (6) e a saída dos manifestantes, nesta segunda (9), uma vistoria foi feita nas instalações do campus. Logo em seguida, foi iniciada a limpeza dos diversos prédios.
As atividades acadêmias, no entanto, só retornam no dia 1º de fevereiro, após o fim das férias. Já o novo calendário acadêmico da Uesb será definido em reunião do  do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que será realizada no dia 8 de fevereiro.

Prefeitura se manifesta sobre aumento da tarifa do transporte coletivo

Nota Oficial

As comissões representativas das empresas de ônibus, da sociedade e do poder público, encarregadas de iniciar as discussões sobre o reajuste da tarifa de ônibus, ainda não se reuniram para tratar sobre o assunto. Em novembro do ano passado, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista encaminhou um ofício à Secretária de Mobilidade Urbana solicitando aumento da passagem para recomposição de custos com o transporte público. O pedido não foi analisado pela gestão passada, restando a pauta em aberto para a atual administração municipal.

Para discutir a questão, o governo deve nomear, por meio de decreto, os integrantes do Conselho Municipal de Transportes Públicos, composto por representantes das entidades vinculadas aos movimentos populares,  aos segmentos estudantis e às entidades sindicais, além de representantes da Câmara de Vereadores, do poder público e das empresas. Essa comissão terá um papel importante na definição do novo valor da tarifa de ônibus em Vitória da Conquista. Até lá, não há que se falar em qualquer índice de reajuste.

Exposição terá seis dias de festa; confira as datas do evento

Ao contrário das edições anteriores, a Exposição de Vitória da Conquista de 2017 será mais ‘enxuta’, com redução dos dias de festa. O evento acontece de 28 de março a 02 de abril, prometendo, mais uma vez, movimentar a capital do Sudoeste baiano com expositores de todo o país.

O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Jaymilton Gusmão, já prepara o Parque de Exposições Teopompo de Almeida para a festa, com direito a shows, leilões, palestras, stands e muito mais. *Blog do Rodrigo Ferraz.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Copa do Brasil: Vitória da Conquista estreia dia 08 de fevereiro

A CBF anunciou na tarde desta quinta-feira (5), a data e horário do confronto entre Vitória da Conquista e Coritiba pela Copa do Brasil. A partida será realizada no dia 08 de fevereiro, as 18h15 (horário da Bahia), no estádio Lomanto Junior.

Segundo o novo regulamento da competição, o clube visitante precisa apenas empatar que se classifica para a outra fase.

Antes deste jogo contra o Coxa, o Bode irá enfrentar o Bahia de Feira, no próximo dia 29, às 16h, no estádio Lomanto Junior e contra o Vitória, no dia 02 de fevereiro, as 20h30, no estádio do Barradão, pelo Campeonato Baiano 201’7.

Perigo: População sofre com invasões de escorpiões

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

IPVA 2017 já pode ser pago com 10% de desconto

Os motoristas baianos já podem aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017, efetuando o pagamento em cota única até o dia 7 de fevereiro. Os valores estão disponíveis para consulta no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) , no canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Licenciamento integrado. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. A tabela do IPVA com o cronograma de pagamento para cada placa também pode ser consultada no site da Sefaz.

O IPVA teve redução média de 5% em relação a 2016, tomando-se por base os cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), feitos a partir dos valores de mercado de veículos usados. Para os automóveis, o IPVA registrou queda de 5%. Já as motos tiveram redução de 2,8%, os caminhões, de 7,4%, os ônibus e micro-ônibus, de 5,4%, e os veículos utilitários, de 4,8%.

Outras opções

Prefeitura fará recadastramento geral de servidores municipais

A Prefeitura de Vitória da Conquista já definiu, como uma de suas primeiras ações na gestão 2017-2020, o recadastramento de todos servidores públicos municipais. O procedimento está previsto para começar no início de fevereiro. O decreto municipal responsável por regulamentá-lo encontra-se em elaboração na Procuradoria de Município e deverá estar pronto nos próximos dias.

Atualmente, a Administração Municipal dispõe de quase 8,5 mil servidores, entre efetivos, comissionados e contratados. “É muito importante que a nova gestão tenha uma visão mais clara de seus gastos em todos os setores. Os gastos com a folha de pagamento representam hoje acima de 53% das receitas correntes líquidas, isso encosta no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%”, explica o secretário municipal de Administração, Paulo Williams.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

"A escrita mudou a minha vida", diz ex-detento:

Compartilhar um pouco de sua experiência com a escrita e como ela contribuiu para sua regeneração. Este foi o objetivo da visita de Hélio Teixeira, a sala do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais, de Vitória da Conquista, na manhã desta terça-feira(03).  O encontro teve a presença do conselheiro Marcos Rocha e a da professor Heleusa Câmara. "É muito bom receber em nossa comunidade, grandes e bons exemplos de superação", celebra Marcos Rocha.
Condenado no passado por ter se envolvido com furtos de carros, Hélio, hoje, não perde tempo falando sobre os erros cometidos e que o levaram a prisão por quase 10 anos. Atualmente, recuperado, gosta de expor como a arte foi um divisor de águas em sua vida. Através do apoio da professora Heleusa Câmara, desenvolveu o gosto pela leitura e descobriu na escrita a chance de reescrever sua história. E nesses últimos vinte anos enveredando pelos caminhos da arte, Hélio já escreveu nove livros e se dedica ainda a música,como cantor e compositor.
"Deus e a escrita mudou minha vida", afirma o autor, com uma indescritível emoção nos olhos. Hoje, recuperado, ele diz uma coisa que parece clichê, mas não deixa de ser uma verdade: "O crime não compensa". Por fim, faz questão de agradecer a oportunidade concedida pela sociedade, para recomeçar: "Sei que se não tivesse estas pessoas que contribuíram para meu processo de recuperação, não estaria aqui. De um nada, hoje eu sou alguém", diz.

Umbu Gigante: Um excelente negócio


segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Ex- detento e autor de vários livros visita Conselho Penal

Está marcado para a manhã desta terça-feira(03), na sala do Conselho Penal de Vitória da Conquista, uma visita do ex-detento e autor de vários livros, Hélio Teixeira. Ele escreveu pelo menos 9 livros, dentre eles "Ventaneira: Uma história sem fim" e o livro infantil "História das Matas Verdes". Hélio está de passagem por Vitória da Conquista e pretende visitar o Conselho nesta terça-feira, as 9h da manhã, afim de contar sua experiência como escritor e como o ofício contribuiu para a reabilitação de sua vida.

Elenco do Vitoria da Conquista se apresenta visando a disputa do Baiano e Copa do Brasil

O elenco do Vitória da Conquista se apresentou na tarde desta segunda (2) na sede do clube, visando à disputa do Campeonato Baiano e Copa do Brasil.
Foram apresentados os seguintes jogadores: goleiro Rodolfo – zagueiros: Silvio, Lucivaldo, Emílio, Marcos e Heitor – Laterais: Mateus, William Santos e Fieta – Volantes: João Daniel, Rodrigo, Diego Aragão, Edmar e Maicon – Meias: Dinda, Herivelton, Kleber e Tião, Dionísio, Todinho e Raylan – Atacantes: Hallef Pitbul, Tatu e Leo.
O elenco terá ainda a presença dos goleiros Abílio e Jean, do Lateral direito Ronilson e do atacante Eder Amorim que estão com a equipe Sub-29 que vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Junior.
A comissão técnica é formada pelo técnico: Eduardo Bahia, Auxiliar Tec. Lima, Preparador físico: Rafael, Preparador de goleiros, Luís Felipe, Mordomos: Charles e Talisson.
Após a apresentação foi realizado um trabalho físico no estádio Edvaldo Flores, comandado pelo preparador físico Rafael.
O Bode estreia no Baianão contra o Bahia de Feira, no próximo dia 29, às 16 horas, no estádio Lomanto Júnior. Na Copa do Brasil, o Alviverde enfrenta o Coritiba, possivelmente no dia 08 de fevereiro também no Lomantão. *Via Blog da Resenha Geral.

No seu primeiro dia, Herzem participa de reuniões e visitas aos setores municipais

Em seu primeiro dia como prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão cumpriu uma série de compromissos internos nesta segunda-feira, 2. Pela manhã, o prefeito visitou a Central de Equipamentos (Deserg) e a Secretaria Municipal de Educação. Em seguida percorreu diversos setores da Prefeitura Municipal e participou de um café da manhã com servidores.

No horário do almoço, o prefeito concedeu entrevista a uma emissora de rádio da cidade. Durante o encontro, Herzem falou sobre o novo contexto político do município. O gestor destacou ainda, entre outros temas, a redução no número de secretarias e cargos de confiança, sobre o transporte coletivo e as ações na área de esportes.

“Emitimos vários decretos e estamos deliberando para publicação”, enfatizou Herzem Gusmão, que pretende governar com transparência, diálogo e rigoroso controle. Sobre as expectativas para o mandato, o prefeito declarou serem as mais positivas. “Estou otimista, pois creio que esse ano será de crescimento, com trabalho, com boa vontade e com luta. Acredito que faremos a administração que Conquista espera”, disse.

No final da tarde, o prefeito se reuniu com os secretários municipais. Na ocasião, os presentes apresentaram informações sobre cada setor, além das primeiras providências tomadas. *Blog do Rodrigo Ferraz.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Inscrições começam no dia 02 de janeiro

Começam na próxima segunda-feira (2), a partir das 7h as inscrições do processo seletivo para admissão de 2.109 alunos no ano letivo de 2017 nas 13 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM). O edital foi publicado pela Polícia Militar da Bahia na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial do Estado.

As inscrições podem ser feitas por meio dos sites institucionais da Polícia Militar (www.pm.ba.gov.br/cpm2017) ou da Secretaria Estadual de Educação (www.educacao.ba.gov.br), até às 18h do dia 6 de janeiro.

A PM alerta a obrigatoriedade de informar, no ato do cadastro online, o CPF da mãe e do candidato, pois só assim será possível efetivar a inscrição. O objetivo é aprimorar o sistema de sorteio para as unidades de ensino da Polícia Militar.

Para Vitória da Conquista serão oferecidas 180 vagas, distribuídas entre o ensino fundamental que vai do 6º ao 9º ensino médio: 1ª Série.E as cotas de 50% destinados aos filhos de PMs e BMs da Bahia, e 50% destinados a outras filiações.

Governo divulga nome dos aprovados no concurso da Polícia Civil

A edição da última terça-feira (27) do Diário Oficial do Estado (DOE) traz os nomes dos 11 candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil para a função de escrivão. A nomeação foi assinada pelo governador Rui Costa no dia anterior e anunciada por meio de sua conta no Twitter. Os novos servidores foram aprovados no concurso público para a corporação realizado em 2013, que contemplou vagas para as carreiras de delegado, investigador e escrivão de polícia.
No começo deste mês, o Governo do Estado nomeou 51 novos profissionais para a Polícia Civil – 35 delegados e 16 escrivães. Em novembro deste ano, o Governo também nomeou aprovados no concurso para peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o preenchimento de 65 vagas. Ainda na área da segurança pública, foram 411 agentes penitenciários nomeados em 2016.

ATUV suspenderá o funcionamento no próximo sábado (31)

Em função do feriado de Ano Novo, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (ATUV), suspenderá o atendimento ao público no próximo sábado (31). O funcionamento para recarga de bilhete eletrônico e demais atendimentos na sexta-feira (30) será das 8h às 18h.
As atividades só serão retomadas na segunda feira, dia 2 de janeiro. As duas unidades da ATUV funcionam na Travessa 2 de Julho, nº 10, Centro e na Avenida Guanambi, nº 2693, próximo à Praça Murilo Mármore, no bairro Brasil.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Saque de conta inativa do FGTS só pode ser feito a partir de fevereiro

*Agência Brasil

Anunciado na última quinta-feira(22) pelo governo como medida para estimular a economia no próximo ano, o saque do saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) só poderá ser feito a partir de fevereiro. O Ministério do Planejamento anunciará um calendário de saque com base na data de nascimento dos trabalhadores.

Com potencial para injetar até R$ 30 bilhões na economia, a medida permitirá que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores retirem todo o saldo das contas inativas até 31 de dezembro de 2015. Contas inativas são aquelas contas do FGTS que não recebem mais depósito do empregador porque o trabalhador foi demitido ou saiu do emprego.

Até agora, a regra estabelecia que os trabalhadores com carteira assinada só podiam sacar até R$ 1 mil de contas inativas caso estivessem desempregados por pelo menos três anos ininterruptos.

Com a mudança, o empregado poderá retirar todo o saldo, desde que tenha saído do emprego até 31 de dezembro do ano passado. De acordo com o governo, 86% das contas inativas do FGTS têm saldo inferior a um salário mínimo, atualmente em R$ 880.

Consulta de saldo pode ser feita pela internet

Depois da divulgação da medida, a página da Caixa Econômica Federal que permite a consulta do saldo das contas do FGTS por trabalhado opera com instabilidade. Para conferir o extrato de todas as contas do FGTS, ativas e inativas, o trabalhador deve entrar na página e digitar o Número de Inscrição Social (NIS) e cadastrar uma senha.

Caso o trabalhador tenha uma senha cadastrada e a tenha esquecido, pode pedir uma nova senha. Para isso, no entanto, é necessário digitar o número do título de eleitor.

A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo FGTS Trabalhador, disponível gratuitamente para smartphones e tablets nos sistemas Andrioid, iOS (da Apple) e Windows Phone. Também é necessário digitar o NIS e a mesma senha cadastrada no site.

É possível ainda verificar pessoalmente o extrato do FGTS nas agências da Caixa Econômica Federal. Quem tem o Cartão Cidadão pode ir a um posto de atendimento, desde que tenha em mãos a senha. A consulta não pode ser feita por telefone.

Embasa aumenta abastecimento de água no Centro

O período de fim de ano é a época mais aguardada por lojistas e funcionários do comércio, pois há um acréscimo no número de consumidores nas lojas e maior movimento no comércio. Ainda, em decorrência dos horários estendidos de funcionamento das lojas, há uma maior necessidade de abastecimento de água nos estabelecimentos comerciais, apesar do consumo consciente que tem sido amplamente divulgado.

Em virtude deste aumento no movimento do comércio e visando a um melhor atendimento aos consumidores, a CDL de Vitória da Conquista solicitou à Embasa um aumento na quantidade de dias de abastecimento de água na região do Centro da cidade neste período.

A Embasa atendeu a solicitação garantido o abastecimento para os dias 22, 23, 24/12 e 28, 29 e 30/12 para a região do Centro com reforço no volume de água ofertado, visando o atendimento do público que trabalha e reside nesta região, bem como levando em consideração o aumento do fluxo de pessoas no Comércio nesta época do ano.




Radares já começam a funcionar

Começam a funcionar a partir da meia-noite desta sexta-feira (23) os radares instalados na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, conforme comunicado divulgado oficialmente pela Via Bahia, concessionária que administra a rodovia.

Nos trechos que estiverem os equipamentos, na região do Atacadão, por exemplo, o limite de velocidade é de 40 km/h. Já no trecho próximo a Pousada da Conquista a velocidade máxima permitida é de 60km.

O motorista e motociclista precisam ficar atentos com as mudanças para não ‘pesar’ no bolso e, é claro, respeitar a sinalização, sempre!

Detento foge do presídio, sequestra mulher e leva carro de assalto

O detento Renan de Jesus fugiu na manhã da última quinta-feira, 22, do presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista.
Logo depois da fuga, Renan abordou uma mulher no Centro comercial, usando uma faca, e a sequestrou a obrigando seguir até um posto de combustíveis na Av. Brumado, onde encheu o tanque. Minutos depois o bandido liberou a vítima. Ele teria dito que estava fugindo.
A polícia acredita que Renan deve seguir para o povoado de Caraíbas, município de Livramento de Nossa Senhora.
Renan ainda adolescente esfaqueou uma vítima durante uma tentativa de roubo de veículo. Quando maior, sequestrou duas mulheres, mas foi interceptado pela polícia militar na Praça da Saudade.
Fonte: Blitz Conquista

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Carteira Nacional de Habilitação muda visual para inibir falsificaçã

*Com informações do G1 Bahia

Alterações serão feitas a partir de janeiro nos documentos novos. Quem tem CNH válida não precisará trocar antecipadamente.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida a partir do próximo dia 2 janeiro terá novas cores e itens de segurança. As mudanças são válidas para todo o país e foram determinadas em uma resolução divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em maio último.
Quem tem carteira dentro da validade não precisará trocá-la pela nova antecipadamente. Os procedimentos para obter ou renovar a habilitação também permanecem os mesmos.
Uma das principais alterações para as novas CNHs será a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação do cidadão, para a cor preta.
A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do estado responsável pela emissão da habilitação, do lado direito.

Superintendente do Bradesco é preso durante Operação Mato Cerrado da Polícia Federal

Nesta quarta-feira (21), o superintendente do Banco do Bradesco foi preso em flagrante  pela Polícia Federal.
De acordo com informações, ele teria negado o acesso da polícia a informações que seriam utilizadas no Inquérito policial da Operação Mato Cerrado
A Operação já cumpriu 22 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória da Conquista, Caatiba, Planalto e Salvador a fim de desmantelar esquema instalado na prefeitura de Caatiba, na Bahia, onde foram encontradas irregularidades nas licitações de contratação cooperativas nas áreas de transporte escolar, saúde e logística.

Prefeitura realiza mudanças nas linhas do transporte coletivo

A fim de oferecer novas opções de deslocamento durante o período das festividades natalinas, a Prefeitura de Vitória da Conquista informa que, entre os dias 19 e 23 de dezembro, o horário das 23h16 da linha P50 (Conquista VI x Vilas Serranas), terá seu percurso estendido até o bairro Miro Cairo.

Nesse mesmo período, também será estendido o trajeto do horário das 22h52 da linha D33 (Conquista VI x Uesb). Em lugar de ir apenas até o centro da cidade, o veículo seguirá até o Cemae.

Além disso, também entre os dias 19 e 23 deste mês, serão disponibilizados dois horários especiais à noite, a fim de atender ao fluxo de frequentadores do Shopping Conquista Sul:

– Shopping x Centro, às 22h30

– Shopping x Cemae, às 23h20

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

PROCON-VCA funciona em horário especial6


Atenção consumidor! O Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Vitória da Conquista a partir desta semana, funciona em horário especial, das 8h às 14h, sem intervalo para o almoço. O Procon está situado na Praça Virgílio Figueira, nº 84, Centro.