Termina nesta quarta-feira (28) o prazo para os proprietários de veículos com placa de final 2 quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. Esses contribuintes podem ainda optar pelo parcelamento do tributo em três vezes, sem desconto, bastando pagar a primeira prestação também no dia 28 de março e acompanhar as outras datas previstas na tabela de pagamento. Outra opção para os contribuintes que possuem veículos com placa de final 2 é quitar o valor integral, também sem abatimento, até 30 de maio.
No dia 28 deste mês também ocorre o vencimento da segunda cota para os proprietários de veículos com placa de final 1 que optaram pelo parcelamento. Todas as datas de pagamento do IPVA estão escalonadas em tabela disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.
quarta-feira, 28 de março de 2018
Abertas as inscrições para Seleção do Projovem Urbano
Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado a fim de prover o quadro de pessoal técnico e apoio para execução do Programa Nacional de Inclusão de Jovens na modalidade do PROJOVEM URBANO/EJA em Vitória da Conquista, conforme o Edital nº 01/2018 lançado nesta terça-feira (27).
As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 2 de abril de 2018, no endereço eletrônico: http://selecao.pmvc.ba.gov.br/candidato/. O valor da inscrição será de R$ 30,00 (trinta reais) para os candidatos aos cargos de nível fundamental e médio, e de R$ 50,00 (cinquenta reais) para os candidatos aos cargos de nível superior.
Para solicitar a isenção do pagamento da inscrição, o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição somente nesta quarta-feira (28), das 8h às 18h, no mesmo site (http://selecao.pmvc.ba.gov.br/candidato/) .
quarta-feira, 21 de março de 2018
FSM: Conselho Penal presente em um dos mais importantes eventos sociais do mundo
O Fórum Social Mundial 2018 cujo tema foi “Resistir é criar, resistir é transformar!” foi realizado na última semana, em Salvador e reuniu atividade em temáticas, desde a “Comunicação e Mídia Livre”, passando por “Migrações”, até “Vidas Negras Importam”. Os debates uniram os eixos temáticos, lemas e bandeiras com o intuito de contribuir ao processo de mobilização e articulação das resistências entre si. Diante da importância do evento e do que foi discutido, o Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais da cidade, popularmente conhecido como Conselho Penal, esteve presente ao evento. Durante as atividades, a instituição participou ativamente dos debates e volta a cidade de Vitória da Conquista com uma bagagem mais enriquecida para o cumprimento do papel do órgão na região.
Produção Artesanal: Conjunto Penal de Vitória da Conquista marca presença na última Exposição realizada na cidade
Nos dias 16, 17 e 18/03 o Conjunto Penal de Vitória da Conquista participou da 52ª EXPOCONQUISTA, uma das maiores feiras de agronegócios do país, sendo um evento que conta com cursos, palestras e capacitações, além da presença de grandes bancos, concessionárias, construtoras e imobiliárias, sendo que diversas marcas são conhecidas na Indústria e no comércio local.
Nesse viés, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista que é uma unidade prisional de que é administrada no modelo de cogestão, entre o Governo de Estado e a Empresa Socializa, estará participando do evento promovendo uma exposição de produtos que são confeccionados pelos próprios reeducandos nas diversas oficinas que funcionam naquele estabelecimento penal, com a participação de diversos colaboradores da Unidade.
Nesse viés, o Conjunto Penal de Vitória da Conquista que é uma unidade prisional de que é administrada no modelo de cogestão, entre o Governo de Estado e a Empresa Socializa, estará participando do evento promovendo uma exposição de produtos que são confeccionados pelos próprios reeducandos nas diversas oficinas que funcionam naquele estabelecimento penal, com a participação de diversos colaboradores da Unidade.
Remição pela Leitura: Uma nova oportunidade de valorização do ser humano
Em 2017, o juiz da Vara de Execuções Penais, Dr.Reno Viana, observando as orientações do CNJ, baixou a portaria de Remição pela Leitura na Comarca de Vitória da Conquista.
Pela portaria local o conselho ficou responsável pelo processo administrativo, bem como, sistematizar a correção das produções. Ficou estipulado que deveria ser avaliadas mensalmente.
Como o ano estava concluindo, os internos cobrando respostas e os resumos produzidos estavam alguns já protocolados na vara do júri, alguns remanescentes em ambas as unidades prisionais e, ainda, outros em posse da professora Marcia, que não mais trabalhava na unidade...
Resolvi convocar um grupo de professores e formar uma comissão, objetivando um mutirão de avaliações de todo esse material do ano 2017.
Graças a Deus tivemos êxito na realização do trabalho e ontem fizemos uma reunião para avaliar a nossa ação, bem como, concedemos a cada um dos colaboradores um certificado de participação.
Também no dia 02 de março, foi realizada uma reunião com o Professor Raimundo, mantenedor da Fainor, o diretor do Conjunto Penal - CPVC, a coordenadora de educação do CPVC e o conselho penal, representado por mim.
Discutindo projetos referente a educação prisional. Temos relato de internos do CPVC que conseguiram bons resultados nas avaliações do ENEM.
Conclusão do mutirão de avaliações, das redações produzidas pelas pessoas presas de nossa Comarca do ano 2017 referente portaria local, com certificação dos professores colaboradores do projeto Remição pela Leitura.
Pela portaria local o conselho ficou responsável pelo processo administrativo, bem como, sistematizar a correção das produções. Ficou estipulado que deveria ser avaliadas mensalmente.
Como o ano estava concluindo, os internos cobrando respostas e os resumos produzidos estavam alguns já protocolados na vara do júri, alguns remanescentes em ambas as unidades prisionais e, ainda, outros em posse da professora Marcia, que não mais trabalhava na unidade...
Resolvi convocar um grupo de professores e formar uma comissão, objetivando um mutirão de avaliações de todo esse material do ano 2017.
Graças a Deus tivemos êxito na realização do trabalho e ontem fizemos uma reunião para avaliar a nossa ação, bem como, concedemos a cada um dos colaboradores um certificado de participação.
Também no dia 02 de março, foi realizada uma reunião com o Professor Raimundo, mantenedor da Fainor, o diretor do Conjunto Penal - CPVC, a coordenadora de educação do CPVC e o conselho penal, representado por mim.
Discutindo projetos referente a educação prisional. Temos relato de internos do CPVC que conseguiram bons resultados nas avaliações do ENEM.
Conclusão do mutirão de avaliações, das redações produzidas pelas pessoas presas de nossa Comarca do ano 2017 referente portaria local, com certificação dos professores colaboradores do projeto Remição pela Leitura.
segunda-feira, 12 de março de 2018
Reeducandos do Conjunto Penal de Vitória da Conquista recebem certificação profissional
O Conjunto Penal de Vitória da Conquista realizou na última sexta-feira, 09/03, a cerimônia de certificação da primeira turma de curso profissionalizante, ofertado por meio do Projeto de ressocialização da empresa Socializa, Liberdade Sustentável.
No Projeto Liberdade Sustentável estão inseridos os módulos de Corte e Costura: vestuário e modelagem; Fabricação de chinelos e Serigrafia. Seguindo, assim, o conceito de auto sustentabilidade da Unidade prisional, os internos adquirem o conhecimento técnico e produzem itens usados dentro da própria unidade.
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
Recadastramento do Bilhete Eletrônico Municipal segue até o dia 28 de março
O período para cadastro e recadastro do cartão de Bilhete Eletrônico Municipal (BEM) está aberto. E o estudante que tem o cadastro referente ao período letivo de 2017, deve ficar atento: a maioria bilhetes eletrônicos que estão em circulação tem validade até o dia 28 de março!
A Associação dos Operadores de Transporte Coletivo Urbano (Atuv) informa que os cartões que não forem atualizados até a data limite serão suspensos. A validade do BEM pode ser consultada em todos os postos de venda de créditos do bilhete eletrônico. Além disso, ela pode ser visualizada pelo estudante no visor dos validadores instalados nos ônibus, no momento em que utilizar o cartão Bem Escolar.
A Associação dos Operadores de Transporte Coletivo Urbano (Atuv) informa que os cartões que não forem atualizados até a data limite serão suspensos. A validade do BEM pode ser consultada em todos os postos de venda de créditos do bilhete eletrônico. Além disso, ela pode ser visualizada pelo estudante no visor dos validadores instalados nos ônibus, no momento em que utilizar o cartão Bem Escolar.
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
Conselho Penal segue traçando diretrizes para 2018
No último dia 16 de fevereiro, o Conselho Penal de Vitória da Conquista realizou mais uma reunião, a fim de tratar das atribuições da instituição. Além das demandas apresentadas, os conselheiros discutiram sobre o Fórum Mundial que deve acontecer agora em março, em Salvador, evento, o qual o Conselho Penal tem a intenção de participar. A instituição fez uma avaliação sobre as visitas realizadas nas unidades prisionais de Vitória da Conquista e traçou novas metas para as atribuições do órgão.Novas reuniões e outras atividades, bem como a eleição da nova diretoria, estão previstas para acontecer nos próximos meses. Abaixo, segue algumas fotos da reunião:OAB Conquista participa de operação em combate ao exercício ilegal da advocacia
A Subseção de Vitória da Conquista, através do Grupo Especial de Combate ao Exercício Ilegal da Profissão, capitaneado pela advogada Naiara Marques Braga, participou na manhã desta segunda (26) de uma operação que culminou com a prisão de duas pessoas em Barra do Choça.
Segundo informações da Polícia Civil, após inúmeras denúncias registradas naquela Delegacia, que noticiavam a possível ocorrência do crime de estelionato contra idosos naquele Município, a Polícia Civil iniciou investigações.
A Delegada Gabriela de Diego Garrido comandou a operação que culminou com realização de busca e apreensão em um estabelecimento comercial situado na cidade, com apoio da DRACO – Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, e no local foram recolhidos diversos equipamentos e documentos por ordem do Juízo da Comarca de Barra do Choça – BA.
Conforme aponta a Polícia Civil, pessoas que não são habilitadas junto a OAB estavam atendendo clientes no local, ao passo que a Subseção acompanhou toda operação.
Ressaltou a advogada Naiara Marques Braga que “a OAB tem sido rigorosa no combate ao exercício da advocacia por pessoas que não são habilitadas, sendo importante neste contexto a atuação da Polícia, ao passo que esse tipo de atuação da nossa Subseção valoriza e dignifica os advogados inscritos na Ordem, os únicos que estão legitimados a atuarem na profissão.
Segundo informações da Polícia Civil, após inúmeras denúncias registradas naquela Delegacia, que noticiavam a possível ocorrência do crime de estelionato contra idosos naquele Município, a Polícia Civil iniciou investigações.
A Delegada Gabriela de Diego Garrido comandou a operação que culminou com realização de busca e apreensão em um estabelecimento comercial situado na cidade, com apoio da DRACO – Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, e no local foram recolhidos diversos equipamentos e documentos por ordem do Juízo da Comarca de Barra do Choça – BA.
Conforme aponta a Polícia Civil, pessoas que não são habilitadas junto a OAB estavam atendendo clientes no local, ao passo que a Subseção acompanhou toda operação.
Ressaltou a advogada Naiara Marques Braga que “a OAB tem sido rigorosa no combate ao exercício da advocacia por pessoas que não são habilitadas, sendo importante neste contexto a atuação da Polícia, ao passo que esse tipo de atuação da nossa Subseção valoriza e dignifica os advogados inscritos na Ordem, os únicos que estão legitimados a atuarem na profissão.
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Mudança no trânsito da Vivaldo Mendes
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informa que, desde a última sexta-feira (23), não é mais permitido o estacionamento na via.
Durante os próximos quinze dias, a contar desta segunda-feira (26), a Semob realizará orientação na via por meio de ações educativas promovidas pelos agentes de trânsito.
Além disso, a Secretaria já deu início a um estudo para implantação de vias para carga e descarga de mercadorias em vias próximas à Avenida, para atender os comerciantes do local.
Durante os próximos quinze dias, a contar desta segunda-feira (26), a Semob realizará orientação na via por meio de ações educativas promovidas pelos agentes de trânsito.
Além disso, a Secretaria já deu início a um estudo para implantação de vias para carga e descarga de mercadorias em vias próximas à Avenida, para atender os comerciantes do local.
Começou o mutirão de mamografia em Conquista
Foi iniciado nesta segunda feira (26), em Vitória da Conquista o mutirão das mamografias. Sendo a 1ª fase do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante, incorporada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceira com Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.
As mulheres que desejam participar do mutirão devem ficar atentas aos requisitos: estar entre a faixa etária de 50 à 60 anos, ser residente do Município e que não tenha realizado exame de mama. Após se encaixar nos requisitos as pacientes devem se dirigir até a Unidade de Saúde do seu bairro e preencher um formulário de atendimento, que será encaminhado para o Mutirão da Mamografia, “essa forma de distribuição de vagas é um modo de deixar mais organizado o mutirão, para essas mulheres não aguardarem em grandes filas “ relata Elba Sampaio apoiadora institucional da atenção básica.
Os atendimentos estão sendo realizados por uma unidade móvel localizada no espaço do centro cultural Gláuber Rocha. E tem a Expectativa de atender 140 mulheres por dia, e até o fim do projeto atender cerca de 2100 mulheres. De acordo com Elba Sampaio, o objetivo é atingir as mulheres que ainda não realizaram nenhum exame, detectando assim, precocemente a doença.
As mulheres que desejam participar do mutirão devem ficar atentas aos requisitos: estar entre a faixa etária de 50 à 60 anos, ser residente do Município e que não tenha realizado exame de mama. Após se encaixar nos requisitos as pacientes devem se dirigir até a Unidade de Saúde do seu bairro e preencher um formulário de atendimento, que será encaminhado para o Mutirão da Mamografia, “essa forma de distribuição de vagas é um modo de deixar mais organizado o mutirão, para essas mulheres não aguardarem em grandes filas “ relata Elba Sampaio apoiadora institucional da atenção básica.
Os atendimentos estão sendo realizados por uma unidade móvel localizada no espaço do centro cultural Gláuber Rocha. E tem a Expectativa de atender 140 mulheres por dia, e até o fim do projeto atender cerca de 2100 mulheres. De acordo com Elba Sampaio, o objetivo é atingir as mulheres que ainda não realizaram nenhum exame, detectando assim, precocemente a doença.
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018
Caav realiza ação de incentivo ao uso de preservativos no carnaval
Com a proximidade do carnaval, o Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) desenvolve uma programação de orientação e incentivo ao uso de preservativos. A ideia é levar informação e conscientização às pessoas que vão participar da festa sobre a importância de se proteger e evitar a propagação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
A iniciativa envolve orientação profissional, entrega de folders educativos e distribuição de preservativos masculinos e femininos, em locais onde existe circulação ou fluxo de entrada e de saída de pessoas para a festa carnavalesca. A partir desta terça (5), equipes do Centro vão levar a ação a bares noturnos da cidade. Na quinta e sexta, os profissionais estão nas rodovias e no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Além disso, o Caav também está presente na 7ª edição do Carnaval Cultural de Conquista. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e reúne foliões no período de 10 e 13 de fevereiro. Durante todos os dias, o público da festa será orientado sobre a importância do sexo seguro e ter acesso a preservativos. *Scom/PMVC.
A iniciativa envolve orientação profissional, entrega de folders educativos e distribuição de preservativos masculinos e femininos, em locais onde existe circulação ou fluxo de entrada e de saída de pessoas para a festa carnavalesca. A partir desta terça (5), equipes do Centro vão levar a ação a bares noturnos da cidade. Na quinta e sexta, os profissionais estão nas rodovias e no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Além disso, o Caav também está presente na 7ª edição do Carnaval Cultural de Conquista. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e reúne foliões no período de 10 e 13 de fevereiro. Durante todos os dias, o público da festa será orientado sobre a importância do sexo seguro e ter acesso a preservativos. *Scom/PMVC.
Secretário comanda mutirão de limpeza na Feirinha do Bairro Brasil
Após a desordem e vandalismo praticados na Feirinha do Bairro Brasil, com lixo deliberadamente espalhado, numa tentativa de enfraquecer o Governo Municipal sobre a correta medida da Prefeitura em abolir da folha as horas extras, o secretário Ivan Cordeiro (Serviços Públicos), iniciou desde às 6h, um grande mutirão de limpeza na Feirinha.
Segundo informações, o secretário montará esquema de vigilância para evitar que as feiras sejam vandalizadas. Escala será elaborada já a partir de hoje para cuidar da limpeza do local.
Segundo informações, o secretário montará esquema de vigilância para evitar que as feiras sejam vandalizadas. Escala será elaborada já a partir de hoje para cuidar da limpeza do local.
Receita abre dia 8 consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda
A Receita Federal irá restituir este mês mais de R$ 210 milhões para 102.361 contribuintes referentes ao Imposto de Renda de 2008 a 2017. Segundo o órgão, o lote multiexercício de restituição estará disponível para consulta a partir das 9h de quinta-feira (8). O crédito bancário será realizado no dia 15 de fevereiro. Os valores serão corrigidos pela Selic, a taxa básica de juros da economia.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso haja, o contribuinte poderá fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. As consultas podem ser feitas pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Segundo a Receita, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
*(Agência Brasil)
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso haja, o contribuinte poderá fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. As consultas podem ser feitas pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Segundo a Receita, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
*(Agência Brasil)
terça-feira, 30 de janeiro de 2018
Seleção da Educação: divulgada lista de classificação; próximas etapas acontecem nesta quarta (31) e quinta (1º)
A Prefeitura de Vitória da Conquista torna público o resultado parcial da Seleção Temporária para Profissionais da Educação, realizada no dia 14 de janeiro de 2018.
Ao mesmo tempo, publica os locais de recebimento de títulos, experiência e prova prática dos candidatos classificados, que acontecem nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Ao mesmo tempo, publica os locais de recebimento de títulos, experiência e prova prática dos candidatos classificados, que acontecem nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
quinta-feira, 25 de janeiro de 2018
UESB divulga concorrência do Vestibular 2018; Medicina continua a ser o curso mais procurado
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou a concorrência do Vestibular 2018, cujas provas serão realizadas nos dias 4 e 5 de março. De acordo com os dados informados, o curso de Medicina continua sendo o mais procurado entre os candidatos.
Para a graduação em Medicina, em Vitória da Conquista, a concorrência é de 228.9 candidatos para uma vaga. Já para o campus de Jequié, 160.1 concorrem a uma vaga. Em seguida, entre os cursos mais concorridos, estão Direito (39.0), Odontologia (37.7), Psicologia (31.7) e Fisioterapia (22.7).
Ao todo, foram 15.587 inscritos, que concorrerão a 1.186 vagas distribuídas nos três campi da Universidade.
Márcio Matos, líder do MST, filho do ex-prefeito Jadiel Matos, é assassinado em Iramaia
O ex-dirigente nacional do MST, o conquistense Márcio Matos, filho do ex-prefeito de Vitória da Conquista, Jadiel Matos, foi assassinado nesta quarta-feira (24) na cidade de Iramaia na região da Chapada Diamantina.
Segundo informações do Jornal da Chapada, Matos foi morto na presença do filho em sua fazenda. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o militante não resistiu ao ferimento. Não há informações sobre a motivação ou autoria do crime.
Márcio ou Marcinho como era conhecido no MST na região da Chapada Diamantina, era ligado à tendência interna do PT, Esquerda Popular Socialista (EPS), e lutava por igualdade social e reforma agrária na Bahia, atualmente ocupava o cargo de secretário de Administração da prefeitura de Itaetê.
Sepultamento
O líder assassinado, Márcio, tinha 33 anos. O corpo foi levado para Jequié e em seguida para Vitória da Conquista onde mora a sua família. O local e data do sepultamento ainda não foram divulgados.
Apuração
O governador Rui Costa (PT), divulgou nota sobre o assassinato do líder do MST e determinou rigorosa apuração da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. Confira a nota:
Lamento a morte de Márcio Oliveira Matos, mais conhecido como Marcio do MST. Conhecido pela firme luta em defesa da igualdade social, ele foi assassinado no município de Iramaia. Tão logo soube da triste notícia, determinei à Secretaria de Segurança Pública a imediata e rigorosa apuração do crime. Meus sentimentos de pesar aos amigos e familiares neste momento de profunda dor.
Segundo informações do Jornal da Chapada, Matos foi morto na presença do filho em sua fazenda. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o militante não resistiu ao ferimento. Não há informações sobre a motivação ou autoria do crime.
Márcio ou Marcinho como era conhecido no MST na região da Chapada Diamantina, era ligado à tendência interna do PT, Esquerda Popular Socialista (EPS), e lutava por igualdade social e reforma agrária na Bahia, atualmente ocupava o cargo de secretário de Administração da prefeitura de Itaetê.
Sepultamento
O líder assassinado, Márcio, tinha 33 anos. O corpo foi levado para Jequié e em seguida para Vitória da Conquista onde mora a sua família. O local e data do sepultamento ainda não foram divulgados.
Apuração
O governador Rui Costa (PT), divulgou nota sobre o assassinato do líder do MST e determinou rigorosa apuração da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. Confira a nota:
Lamento a morte de Márcio Oliveira Matos, mais conhecido como Marcio do MST. Conhecido pela firme luta em defesa da igualdade social, ele foi assassinado no município de Iramaia. Tão logo soube da triste notícia, determinei à Secretaria de Segurança Pública a imediata e rigorosa apuração do crime. Meus sentimentos de pesar aos amigos e familiares neste momento de profunda dor.
quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam na próxima segunda-feira (29)
O processo de matrículas para os alunos que vão ingressar, pela primeira vez, na Rede Municipal de Ensino, começa na próxima segunda-feira (29). O prazo segue até o dia 3 de fevereiro,conforme informou a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista.
Para a realização da matrícula, os pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos deverão ir à escola munidos dos seguintes documentos: cópias da certidão de nascimento ou do RG do aluno e comprovante de residência, além do atestado ou histórico escolar original e devidamente legalizado. O requerimento de matrícula deverá ser preenchido no local.
Em 2018, o ano letivo para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos começa em 28 de fevereiro. De acordo com o calendário, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, a Jornada Pedagógica e organização do planejamento acontecerão nos dias 26 e 27 de fevereiro.
Para a realização da matrícula, os pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos deverão ir à escola munidos dos seguintes documentos: cópias da certidão de nascimento ou do RG do aluno e comprovante de residência, além do atestado ou histórico escolar original e devidamente legalizado. O requerimento de matrícula deverá ser preenchido no local.
Em 2018, o ano letivo para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos começa em 28 de fevereiro. De acordo com o calendário, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, a Jornada Pedagógica e organização do planejamento acontecerão nos dias 26 e 27 de fevereiro.
Pessoas com 60 anos ou mais sem conta bancária já podem sacar o PIS/Pasep
A partir desta quarta feira (24), trabalhadores a partir de 60 anos de idade sem conta bancária poderão sacar as cotas dos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Os pagamentos serão feitos a pessoas dessa faixa etária que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988, cadastrados no PIS/Pasep entre 1971 e 4 de outubro de 1988. Eles foram beneficiados pela Medida Provisória nº 813, que reduziu a idade exigida para saque, que antes era de 62 anos para mulheres e 65 para homens.
Os beneficiários que têm conta corrente ou poupança individual na Caixa Econômica Federal (Caixa) ou no Banco do Brasil (BB) tiveram as cotas creditadas nas contas bancárias na noite de segunda-feira (22). Para mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais, o dinheiro já havia sido liberado no dia 8 de janeiro.
No total, a previsão é de que 4,5 milhões pessoas tenham direito a um total de R$ 7,8 bilhões referentes a essas cotas, sendo 2,7 milhões de cotistas do PIS e 1,8 milhão do Pasep.
Saque
Nos sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep é possível consultar se há saldo disponível para saque. Nas páginas, o trabalhador pode visualizar a data de início do pagamento e os canais disponíveis, além da melhor opção de pagamento. (Agência Brasil)
Os pagamentos serão feitos a pessoas dessa faixa etária que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988, cadastrados no PIS/Pasep entre 1971 e 4 de outubro de 1988. Eles foram beneficiados pela Medida Provisória nº 813, que reduziu a idade exigida para saque, que antes era de 62 anos para mulheres e 65 para homens.
Os beneficiários que têm conta corrente ou poupança individual na Caixa Econômica Federal (Caixa) ou no Banco do Brasil (BB) tiveram as cotas creditadas nas contas bancárias na noite de segunda-feira (22). Para mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais, o dinheiro já havia sido liberado no dia 8 de janeiro.
No total, a previsão é de que 4,5 milhões pessoas tenham direito a um total de R$ 7,8 bilhões referentes a essas cotas, sendo 2,7 milhões de cotistas do PIS e 1,8 milhão do Pasep.
Saque
Nos sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep é possível consultar se há saldo disponível para saque. Nas páginas, o trabalhador pode visualizar a data de início do pagamento e os canais disponíveis, além da melhor opção de pagamento. (Agência Brasil)
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Mais um interno é encontrado morto no CPVC
Na madrugada desta segunda-feira (22 um detento foi encontrado morto no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. O fato ocorreu por volta das 4 horas, segundo o Blog do Léo Santos.
Uma equipe Instituto Médico Legal foi acionada para realizar o levantamento cadavérico. Peterson Renato da Silva Lima, de 34 anos, foi encontrado morto dentro do novo presídio de Vitória da Conquista, no início da manhã desta segunda-feira (22).
Até o momento a polícia não informou a causa da morte do detento, mas informações extra-oficiais dão conta de que o jovem pode ter sofrido um mal súbito.
Esse é o terceiro caso de morte de presidiário na unidade em menos de um ano. No dia 12 de fevereiro do ano passado, o detento Luiz Augusto de Figueiredo Colombini também veio a óbito dentro do Conjunto Penal. Na oportunidade, a direção do presídio chegou a afirmar que a morte do interno aconteceu depois que o mesmo caiu do beliche onde dormia. Porém, após abertura de um inquérito, ficou constatado que Luiz Augusto foi assassinado.
Em maio de 2016, outro detento, identificado como Tarcisio Amorim de Souza, foi encontrado morto. Segundo as informações divulgadas, a suspeita seria de suicídio. No entanto, na época, foi aberta uma investigação para confirmar a causa da morte do interno.
sábado, 20 de janeiro de 2018
Luto: Faleceu dona Amanda Silva, tia do conselheiro penal Marcos Rocha
É com profundo pesar que informamos o falecimento de dona Amanda Oliveira Silva, no início da manhã deste sábado(20). Dona Amanda tinha 85 anos e era tia do conselheiro penal, Marcos Rocha. O corpo, assim bem como o sepultamento, será velado em Salvador, onde residia dona Amanda. O Blog do Conselho Penal deseja que Deus conforte os corações enlutados.
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
Fórum eleitoral vai funcionar aos sábados para fazer recadastramento biométrico
Mais uma oportunidade para quem ainda não realizou o recadastramento biométrico em Vitória da Conquista. Os dois postos de atendimento, o Fórum Eleitoral e o Centro Cultural Glauber Rocha que já estão funcionamento em regime de plantão desde o início do ano, das 08 às 19 horas, agora vai ter o serviço estendido.
O Fórum eleitoral vai funcionar também aos sábados, começando já neste próximo dia 20 de janeiro. Até o momento cerca de 170 mil eleitores já fizeram o recadastramento, ainda faltam aí cerca de 70 mil eleitores, já que o total em Vitória da Conquista é de 240 mil.
Quem não fizer o recadastramento além de ser impedido de votar nas Eleições 2018, poderá ficar impossibilitado de obter passaporte, tomar posse em concurso público e receber auxílios do governo, a exemplo do Bolsa Família.
O Fórum eleitoral vai funcionar também aos sábados, começando já neste próximo dia 20 de janeiro. Até o momento cerca de 170 mil eleitores já fizeram o recadastramento, ainda faltam aí cerca de 70 mil eleitores, já que o total em Vitória da Conquista é de 240 mil.
Quem não fizer o recadastramento além de ser impedido de votar nas Eleições 2018, poderá ficar impossibilitado de obter passaporte, tomar posse em concurso público e receber auxílios do governo, a exemplo do Bolsa Família.
Conquista: monitores de ressocialização são presos ao tentarem entrar em presídio com drogas
Quatro monitores de ressocialização que trabalhavam no Conjunto Penal de Vitória da Conquista foram presos em flagrante após tentarem entrar com drogas no presídio. O fato ocorreu na última quarta (17).
Nesta quinta (18), a informação foi confirmada pela Polícia Civil e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap). De acordo com a polícia, os suspeitos, que são de uma empresa terceirizada, foram capturados depois que dois deles foram filmados com parte da droga pelas câmeras de segurança do conjunto penal.
Segundo a Polícia, após o flagrante, uma vistoria foi realizada na unidade e mais drogas, além de uma arma e algumas munições, foram encontradas com os homens, em dois carros. Os homens foram identificados como Fabio Vieira Batista, Carlos Demetrius Gonçalves Emídio, Gustavo da Silva Oliveira e Edvaldo Batista Fontes Júnior.
Eles foram encaminhados para o a Delegacia de Vitória da Conquista, onde estão à disposição da Justiça.
Nesta quinta (18), a informação foi confirmada pela Polícia Civil e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap). De acordo com a polícia, os suspeitos, que são de uma empresa terceirizada, foram capturados depois que dois deles foram filmados com parte da droga pelas câmeras de segurança do conjunto penal.
Segundo a Polícia, após o flagrante, uma vistoria foi realizada na unidade e mais drogas, além de uma arma e algumas munições, foram encontradas com os homens, em dois carros. Os homens foram identificados como Fabio Vieira Batista, Carlos Demetrius Gonçalves Emídio, Gustavo da Silva Oliveira e Edvaldo Batista Fontes Júnior.
Eles foram encaminhados para o a Delegacia de Vitória da Conquista, onde estão à disposição da Justiça.
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
Sorteio de vagas para o colégio da PM acontece nesta sexta (12)
Na próxima sexta (12), será realizado o sorteio das vagas para as 14 unidades do Colégio da Polícia Militar espalhadas pelo estado, entre elas a de Vitória da Conquista. O sorteio acontecerá às 9 horas, no Instituto Anísio Teixeira, no Vale das Muriçocas, no bairro de São Marcos, em Salvador.
Devem acompanhar o processo pais e responsáveis dos candidatos inscritos; e representantes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público Estadual, da Procuradoria-Geral do Estado, da Defensoria Pública e de associações de classe.
Ao todo, foram 38.129 inscritos, que disputam as 2.698 que são oferecidas. Destas, 40 vagas são para o ensino fundamental I, 2.068 para o ensino fundamental 2 e 590 vagas para o ensino médio. Em Vitória da Conquista, 50% das oportunidades são para filhos de servidores militares estaduais e servidores públicos civis da PM e do Corpo de Bombeiros, professores e servidores públicos civis da Secretaria da Educação. A outra metade é para a população civil.
Devem acompanhar o processo pais e responsáveis dos candidatos inscritos; e representantes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público Estadual, da Procuradoria-Geral do Estado, da Defensoria Pública e de associações de classe.
Ao todo, foram 38.129 inscritos, que disputam as 2.698 que são oferecidas. Destas, 40 vagas são para o ensino fundamental I, 2.068 para o ensino fundamental 2 e 590 vagas para o ensino médio. Em Vitória da Conquista, 50% das oportunidades são para filhos de servidores militares estaduais e servidores públicos civis da PM e do Corpo de Bombeiros, professores e servidores públicos civis da Secretaria da Educação. A outra metade é para a população civil.
quarta-feira, 10 de janeiro de 2018
Exposição de Vitória da Conquista já tem data.
A 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Vitória da Conquista acontecerá entre os próximos dias 13 e 18 de março. De acordo com o presidente da promovida pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC )Jaymilton Gusmão Cunha Filho, esse ano será de retomada de investimentos. O evento é realizado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida e contará com uma ampla programação musical e milhares de novidades nos estandes e feira de negócios.
segunda-feira, 8 de janeiro de 2018
Receita libera nesta segunda consulta a lote de restituições da malha fina
A Receita Federal abrirá na segunda-feira (8), às 9h, a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física.
A consulta contemplará as restituições residuais –declarações que estavam presas na malha fina– referentes aos anos de 2008 a 2017. As declarações estavam presas devido a incorreções ou inconsistências nas informações prestadas pelos contribuintes, com a retificação, o dinheiro é liberado. As restituições serão corrigidas pela Selic.
Mais de 165 mil contribuintes serão contemplados. Os depósitos, que somam R$ 310 milhões, serão feitos no dia 15 de janeiro.
Os montantes para cada exercício e taxa Selic aplicada podem ser consultados no site da Receita Federal.
Para saber se sua declaração foi liberada, o contribuinte pode fazer uma consulta no site ou aplicativo da Receita ou ligar para o Receitafone (146).
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Fonte: Bocão News / Folhapress
A consulta contemplará as restituições residuais –declarações que estavam presas na malha fina– referentes aos anos de 2008 a 2017. As declarações estavam presas devido a incorreções ou inconsistências nas informações prestadas pelos contribuintes, com a retificação, o dinheiro é liberado. As restituições serão corrigidas pela Selic.
Mais de 165 mil contribuintes serão contemplados. Os depósitos, que somam R$ 310 milhões, serão feitos no dia 15 de janeiro.
Os montantes para cada exercício e taxa Selic aplicada podem ser consultados no site da Receita Federal.
Para saber se sua declaração foi liberada, o contribuinte pode fazer uma consulta no site ou aplicativo da Receita ou ligar para o Receitafone (146).
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Fonte: Bocão News / Folhapress
Reabertura de linha de crédito mais barata anima o mercado imobiliário baiano
O anúncio da reabertura do programa Pró-Cotista destinada a trabalhadores com conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela Caixa Econômica Federal trouxe expectativas positivas para o mercado imobiliário, embora o montante este ano seja de R$ 4 bilhões para emprestar aos cotistas, menos que os R$ 6,1 bilhões contratados na linha em 2017. A linha de crédito é a mais barata depois do Minha Casa Minha Vida, com taxas de juros que variam de 7,85% (clientes com débito em conta ou conta-salário) a 8,85% ao ano.
Entre os critérios definidos pelo Conselho Curador do FGTS, está o de que o saldo em conta vinculada dever ser de no mínimo 10% do valor da avaliação do imóvel ou 36 meses de trabalho sob o regime do FGTS (não necessariamente consecutivos). O interessado não pode ser proprietário de imóvel no município (ou região metropolitana) onde mora ou trabalha, nem ser detentores de financiamento no Sistema Financeiro de Habitação em qualquer parte do país, para imóvel novo ou usado.
Entre os critérios definidos pelo Conselho Curador do FGTS, está o de que o saldo em conta vinculada dever ser de no mínimo 10% do valor da avaliação do imóvel ou 36 meses de trabalho sob o regime do FGTS (não necessariamente consecutivos). O interessado não pode ser proprietário de imóvel no município (ou região metropolitana) onde mora ou trabalha, nem ser detentores de financiamento no Sistema Financeiro de Habitação em qualquer parte do país, para imóvel novo ou usado.
quinta-feira, 4 de janeiro de 2018
Grande volume de água na Lagoa das Bateias
Circulam pelos blogs da cidade e nas redes sociais, um vídeo que registrou um grande volume de água na Lagoa das Bateias:
Temporal de ontem foi o equivalente a 95% do total da média prevista para o mês
O temporal que atingiu Vitória da Conquista acumulou quase 100 milímetros de água durante os dois períodos de precipitação da quarta-feira (03), já que houve uma pancada rápida de chuva no início da tarde em pontos isolados da cidade e depois a tempestade de verão no fim da tarde.
Os dados são da Estação de meteorologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É como se num período de 24 horas atingisse toda a média comum do mês de janeiro, que se aproxima de 100 mm.
Dizer se choveu muito ou pouco depende da quantidade de milímetros, do período em que essa chuva aconteceu e ainda de um terceiro fator: a média histórica do lugar. Aqui em Vitória da Conquista podemos dizer então que choveu muito forte já que de acordo com as medidas oficiais chuva muito forte é quando taxa é igual ou superior a 50 mm/h. *Blog do Rodrigo Ferraz.
Os dados são da Estação de meteorologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É como se num período de 24 horas atingisse toda a média comum do mês de janeiro, que se aproxima de 100 mm.
Dizer se choveu muito ou pouco depende da quantidade de milímetros, do período em que essa chuva aconteceu e ainda de um terceiro fator: a média histórica do lugar. Aqui em Vitória da Conquista podemos dizer então que choveu muito forte já que de acordo com as medidas oficiais chuva muito forte é quando taxa é igual ou superior a 50 mm/h. *Blog do Rodrigo Ferraz.
UESB altera expediente durante as férias
A Prefeitura do campus de Vitória da Conquista informa que durante o período de férias acadêmicas, alguns serviços da Universidade terão o seu horário alterado.
O Restaurante Universitário (RU) estará fechado durante toda esta semana para a realização de alguns reparos estruturais. As atividades do RU serão retomadas no dia 8 de janeiro, próxima segunda-feira, porém, apenas no horário de almoço. Durantes as férias, o Restaurante não funcionará à noite.
Já o serviço de reprografia funcionará em horário comercial, das 8 às 18 horas, mas somente no Módulo Acadêmico. O serviço de transporte dos funcionários, por sua vez, funcionará normalmente durante o dia, no entanto, no período noturno, só será realizado às 18 horas.
A Prefeitura de Campus informa que com o fim do recesso, ou seja, a partir do dia 1º de fevereiro, os referidos serviços voltarão a ser oferecidos em seus horários normais. Em caso de dúvidas, entre em contato com setor por meio do telefone (77) 3424-8617.*Ascom/UESB.
O Restaurante Universitário (RU) estará fechado durante toda esta semana para a realização de alguns reparos estruturais. As atividades do RU serão retomadas no dia 8 de janeiro, próxima segunda-feira, porém, apenas no horário de almoço. Durantes as férias, o Restaurante não funcionará à noite.
Já o serviço de reprografia funcionará em horário comercial, das 8 às 18 horas, mas somente no Módulo Acadêmico. O serviço de transporte dos funcionários, por sua vez, funcionará normalmente durante o dia, no entanto, no período noturno, só será realizado às 18 horas.
A Prefeitura de Campus informa que com o fim do recesso, ou seja, a partir do dia 1º de fevereiro, os referidos serviços voltarão a ser oferecidos em seus horários normais. Em caso de dúvidas, entre em contato com setor por meio do telefone (77) 3424-8617.*Ascom/UESB.
quarta-feira, 3 de janeiro de 2018
Preços da gasolina e do diesel terão a primeira variação de 2018 nesta quarta feira (03)
O preço da gasolina comercializada nas refinarias terá uma redução de 0,1% nesta quarta-feira (3), de acordo com informação divulgada pela Petrobras. O diesel, por sua vez, terá um aumento de 0,6%. É a primeira variação de preço dos dois combustíveis em 2018. A última oscilação ocorreu no sábado (30 de dezembro), quando a gasolina aumentou 1,9% e o diesel 0,4%.
As variações de preço fazem parte do modelo de reajustes frequentes praticados pela Petrobras, “em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional”, segundo a estatal.“Ana
Analisamos nossa participação no mercado interno e avaliamos frequentemente se haverá manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias. Sendo assim, os ajustes nos preços podem ser realizados a qualquer momento, inclusive diariamente”, acrescenta a empresa.
O preço final ao consumidor, nas bombas, dependerá de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis. O histórico das últimas variações praticadas pela Petrobras está disponível na página da estatal na internet.
Fonte: Agência Brasil
As variações de preço fazem parte do modelo de reajustes frequentes praticados pela Petrobras, “em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional”, segundo a estatal.“Ana
Analisamos nossa participação no mercado interno e avaliamos frequentemente se haverá manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias. Sendo assim, os ajustes nos preços podem ser realizados a qualquer momento, inclusive diariamente”, acrescenta a empresa.
O preço final ao consumidor, nas bombas, dependerá de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis. O histórico das últimas variações praticadas pela Petrobras está disponível na página da estatal na internet.
Fonte: Agência Brasil
Duplo homicídio na porta de bar no bairro Santa Cruz; idoso é vitima de bala perdida
No final da manhã desta quarta feira (03), no bairro Santa cruz dois homens foram mortos a tiros na porta de um bar, e um idoso que estava no local no momento do crime acabou sendo vitima de bala perdida.
Guarnições da Rondesp Sudoeste e 78ª CIPM estão no local. A Policia Civil já está nesse momento realizando o levantamento cadavérico para posteriormente encaminhar os corpos ao Instituto Médico Legal – IML. Em menos de 24 horas, foram registrados 3 homicídios em Vitória da Conquista. A policia acredita que os crimes tenham relação com a disputa de tráfico de drogas na localidade.
O ano novo nem bem começou e Conquista já soma 5 homicídios nesse mês de janeiro.
*Blog do Léo Santos.
Guarnições da Rondesp Sudoeste e 78ª CIPM estão no local. A Policia Civil já está nesse momento realizando o levantamento cadavérico para posteriormente encaminhar os corpos ao Instituto Médico Legal – IML. Em menos de 24 horas, foram registrados 3 homicídios em Vitória da Conquista. A policia acredita que os crimes tenham relação com a disputa de tráfico de drogas na localidade.
O ano novo nem bem começou e Conquista já soma 5 homicídios nesse mês de janeiro.
*Blog do Léo Santos.
sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
Vendedor de carros é morto a tiros na “Pedra”
Um homem foi morto com três tiros no final da tarde desta sexta feira (29), após uma discussão no local conhecido como “Pedra”, onde se comercializa carros usados em Vitória da Conquista, próximo ao Ginásio de Esportes. A vítima foi o vendedor identificado como José Lucio Vieira Soares Freitas de 60 anos.Segundo colegas da vitima o autor dos disparos teria discutido mais cedo com José Lucio, minutos depois saiu, e retornou armado para matar o vendedor de carros. Colegas e amigos relataram que a vitima era uma pessoa muito tranquila.
Uma equipe da policia militar esteve no local isolando a cena do crime, e com a chegada de uma equipe do Departamento de Policia Técnica – DPT, foi feito o levantamento cadavérico e em seguida o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal – IML.
A policia ainda não tem pistas do homem que efetuou os disparos.
Uma equipe da policia militar esteve no local isolando a cena do crime, e com a chegada de uma equipe do Departamento de Policia Técnica – DPT, foi feito o levantamento cadavérico e em seguida o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal – IML.
A policia ainda não tem pistas do homem que efetuou os disparos.
Salário mínimo sobe R$ 17 e será de R$ 954 em 2018
O presidente Michel Temer editou nesta sexta-feira (29) decreto determinando em R$ 954 o valor do salário mínimo no país a partir de 1º de janeiro de 2018, contra os atuais R$ 937 , um reajuste de R$ 17. O decreto publicado por Temer nesta sexta-feira estabelece ainda o valor diário do salário mínimo em R$ 31,80.
sexta-feira, 22 de dezembro de 2017
Patronato Penal de Vitória da Conquista inicia as atividades em janeiro
A documentação para funcionamento do Patronato Penal Padre Benedito Soares da Costa já está finalizada, e a expectativa é que as atividades sejam iniciadas já em janeiro. A instituição prestará assistência jurídica, social e psicológica aos internos e egressos dos presídios conquistenses, buscando garantir o cumprimento dos direitos dos mesmos, assim como sua reinserção na sociedade. O foco principal do Patronato é o atendimento àqueles que não possuem condições financeiras de pagar pelos serviços de um advogado.
Sebrae Bahia retoma atendimento no dia 15 de janeiro
A sede e as unidades regionais do Sebrae em toda a Bahia estarão em férias coletivas de 23 de dezembro de 2017 a 14 de janeiro de 2018. O atendimento ao público retornará no dia 15 de janeiro, no horário normal, das 9h às 17h, em todas as unidades. Já a Central de Relacionamento Sebrae, disponível no telefone 0800 570 0800, retorna ao atendimento no dia 2 de janeiro, quando já será possível entrar em contato para esclarecer dúvidas e agendar atendimento a partir do dia 15 de janeiro.
quarta-feira, 20 de dezembro de 2017
IFBA divulga o resultado final do processo seletivo 2018 para cursos técnicos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou nesta terça-feira (19), o resultado final do Processo Seletivo 2018, para cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente em 19 campi do estado, inclusive, Vitória da Conquista. O resultado pode ser conferido aqui.
Os candidatos aprovados devem consultar o calendário de matrículas, que começam em janeiro do próximo ano e devem ser feitas no seu respectivo campus. Em Vitória da Conquista, as matrículas serão realizadas de 22 a 26 de janeiro de 2018, das 9 às 12 horas e das 16 às 20 horas, no Auditório do Campus.
No site do IFBA está disponível a lista de documentos necessários para a matrícula, que varia de acordo com os códigos de reservas, disponibilizado no resultado final.
Os candidatos aprovados devem consultar o calendário de matrículas, que começam em janeiro do próximo ano e devem ser feitas no seu respectivo campus. Em Vitória da Conquista, as matrículas serão realizadas de 22 a 26 de janeiro de 2018, das 9 às 12 horas e das 16 às 20 horas, no Auditório do Campus.
No site do IFBA está disponível a lista de documentos necessários para a matrícula, que varia de acordo com os códigos de reservas, disponibilizado no resultado final.
Em clima de celebração, Natal Conquista de Luz inicia programação na Nove de Novembro
“Esse tipo de ação da Prefeitura ajuda a valorizar o nosso trabalho”, declarou Consuelo
Ao som do violão e com trilhas clássicas da música popular brasileira, a programação do Natal Conquista de Luz começou na tarde dessa terça-feira, 19. Muita gente que passou pela Praça Nove de Novembro pôde apreciar a musicalidade e o carisma dos artistas Consuelo Fonseca e Dinho Moraes, que assim como outros músicos da cidade, fazem parte da programação deste ano.
Para o coordenador de Cultura, Ricardo Benedicts, esta ação de valorizar o trabalho da própria comunidade é algo que caracteriza a atual gestão. “É a gestão fazendo jus ao slogan que usa, quando diz que este é um governo ‘mais perto de você’. Isso é nítido quando presenciamos um momento como este, com praça revitalizada, artistas locais tendo a oportunidade de mostrar a sua arte e toda a população em clima de comunhão”, destacou.
A programação do Natal Conquista de Luz vai até o dia 23, com shows marcados para acontecer nas praças 9 de Novembro, Tancredo Neves e Mármore Neto. A estudante Ingrid Amaral, que passou para conferir o início da festividade, já abriu espaço na agenda para não ficar de fora do evento. “Quero muito ir para os shows que vão acontecer na Praça Mármore Neto. Além de poder ter o Natal Conquista de Luz mais perto da minha casa, as atrações este ano estão imperdíveis”, comentou a jovem de 20 anos. *Com informações da Secom/PMVC.
Ao som do violão e com trilhas clássicas da música popular brasileira, a programação do Natal Conquista de Luz começou na tarde dessa terça-feira, 19. Muita gente que passou pela Praça Nove de Novembro pôde apreciar a musicalidade e o carisma dos artistas Consuelo Fonseca e Dinho Moraes, que assim como outros músicos da cidade, fazem parte da programação deste ano.
Para o coordenador de Cultura, Ricardo Benedicts, esta ação de valorizar o trabalho da própria comunidade é algo que caracteriza a atual gestão. “É a gestão fazendo jus ao slogan que usa, quando diz que este é um governo ‘mais perto de você’. Isso é nítido quando presenciamos um momento como este, com praça revitalizada, artistas locais tendo a oportunidade de mostrar a sua arte e toda a população em clima de comunhão”, destacou.
A programação do Natal Conquista de Luz vai até o dia 23, com shows marcados para acontecer nas praças 9 de Novembro, Tancredo Neves e Mármore Neto. A estudante Ingrid Amaral, que passou para conferir o início da festividade, já abriu espaço na agenda para não ficar de fora do evento. “Quero muito ir para os shows que vão acontecer na Praça Mármore Neto. Além de poder ter o Natal Conquista de Luz mais perto da minha casa, as atrações este ano estão imperdíveis”, comentou a jovem de 20 anos. *Com informações da Secom/PMVC.
sábado, 16 de dezembro de 2017
Últimos ajustes para instalação do patronato
Foi liberado a documentação do Patronato. A expectativa é de que a partir do início de 2018 a instituição já comece a atuar em Vitória da Conquista. A iniciativa para a instalação do órgão, surgiu em virtude da chegada do complexo penitenciário na cidade. Nas fotos, ao lado de Marcos Rocha aparecem Drª. Paula, Drª Vitória, Drª Agnes Lara do Núcleo de Práticas Jurídicas da FTC-Conquista e Cap.PM Gilberto, diretor do Complexo Penal, os quais dão apoio à instalação do Patronato. Em breve maiores informações sobre a instituição:
Como funciona o Patronato?
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
O Ministério da Saúde promove o Dia D de Vacinação contra a gripe em postos de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (12) pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O serviço já era regulamentado em alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Com a decisão, que será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias, ela será estendida às demais unidades da federação.
A resolução também estabelece exigências para estabelecimentos de saúde que vão oferecer o serviço. Esses devem estar inscritos no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), disponibilizar o calendário nacional de vacinação e os tipos de medicamentos disponíveis aos clientes.
Em cada local é obrigatória a designação de um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas, com a realização de capacitações constantes. As instalações precisam ser adequadas e seguir parâmetros estabelecidos nas normas do setor, como ambiente refrigerado para armazenar as vacinas e cuidados no transporte dos materiais para não prejudicar a qualidade.
As regras aprovadas pela Anvisa também preveem obrigatoriedade de registro das informações nos cartões de vacinação e de erros ou problemas no sistema da agência e liberdade para emitir Certificados Internacionais de Vacinação.
Agência Brasil
O serviço já era regulamentado em alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Com a decisão, que será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias, ela será estendida às demais unidades da federação.
A resolução também estabelece exigências para estabelecimentos de saúde que vão oferecer o serviço. Esses devem estar inscritos no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), disponibilizar o calendário nacional de vacinação e os tipos de medicamentos disponíveis aos clientes.
Em cada local é obrigatória a designação de um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas, com a realização de capacitações constantes. As instalações precisam ser adequadas e seguir parâmetros estabelecidos nas normas do setor, como ambiente refrigerado para armazenar as vacinas e cuidados no transporte dos materiais para não prejudicar a qualidade.
As regras aprovadas pela Anvisa também preveem obrigatoriedade de registro das informações nos cartões de vacinação e de erros ou problemas no sistema da agência e liberdade para emitir Certificados Internacionais de Vacinação.
Agência Brasil
Inscrições para concurso na Educação são prorrogadas até sexta-feira (15)
As inscrições para o concurso público para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e da Administração, foram prorrogadas até às 14h (horário de Brasília), da próxima sexta-feira (15). A prorrogação foi anunciada durante o #PapoCorreria, uma conversa do governador Rui Costa com os internautas pelo Facebook. São ofertadas 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos. As inscrições, no valor de R$ 100 para ambos os cargos, estão sendo feitas exclusivamente, via internet, pelo site da Fundação Carlos Chagas, empresa responsável pela aplicação das provas.
O secretário Walter Pinheiro disse que o concurso será para 40 horas semanais e representa uma das ações estratégias que vêm sendo adotadas pelo Estado para fortalecer o eixo pedagógico nas escolas estaduais. “Este concurso vem sendo esperado há muito tempo pelos educadores e o governador Rui Costa, mesmo diante da situação econômica do país, tomou esta decisão que fortalece o eixo pedagógico das escolas e, consequentemente, a nossa qualidade do ensino”, afirmou Pinheiro.
segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Resolução do Cotran torna obrigatória inspeção veicular no Brasil a partir de 2020
A partir de 2020, a inspeção veicular passará a ser obrigatória em todo o Brasil. A medida resulta de uma regulamentação publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), nessa sexta-feira (8).
A vistoria já estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde 1998, no entanto, não possuía regulamentação, e não havia sido implementada em âmbito nacional. Cabia a cada município estabelecer ou não uma lei para isso.
De acordo com a nova resolução, a responsabilidade pela implantação do sistema de inspeção passa a ser de órgãos de trânsito estaduais, ou seja, caberá ao Detran de cada Estado garantir acesso a inspeção a todos os municípios até o dia 31 de dezembro de 2019.
A vistoria já estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde 1998, no entanto, não possuía regulamentação, e não havia sido implementada em âmbito nacional. Cabia a cada município estabelecer ou não uma lei para isso.
De acordo com a nova resolução, a responsabilidade pela implantação do sistema de inspeção passa a ser de órgãos de trânsito estaduais, ou seja, caberá ao Detran de cada Estado garantir acesso a inspeção a todos os municípios até o dia 31 de dezembro de 2019.
Curso de Medicina da Uesb promove "Campanha Natal Quilombola"
Com o objetivo de ajudar as comunidades quilombolas Maria Clemência e Oiteiro, em Vitória da Conquista, está sendo realizada mais uma edição da “Campanha de Natal Quilombola”. A ação, desta vez, é promovida pelo projeto de extensão "Identificação de fatores de risco para doenças cardiovasculares em moradores de quilombolas: da prevenção ao tratamento”.
Alimentos, brinquedos, roupas, produtos de higiene e/ou dinheiro são os itens a serem arrecadados. Os interessados em doar podem entregar os donativos no Colegiado de Medicina, de segunda a sexta, das 8 às 19 horas. A campanha segue até o dia 14 de dezembro.
Para saber mais, contate os organizadores pelos telefones (77) 3425-9352, (77) 99191-2420, (77) 99182-3973 ou (77) 99700-8811.
*Ascom/UESB
Alimentos, brinquedos, roupas, produtos de higiene e/ou dinheiro são os itens a serem arrecadados. Os interessados em doar podem entregar os donativos no Colegiado de Medicina, de segunda a sexta, das 8 às 19 horas. A campanha segue até o dia 14 de dezembro.
Para saber mais, contate os organizadores pelos telefones (77) 3425-9352, (77) 99191-2420, (77) 99182-3973 ou (77) 99700-8811.
*Ascom/UESB
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Dezenas de casais oficializam união em casamento coletivo
O dia de quarta-feira, 05 de dezembro de 2017, foi muito especial para dezenas de casais em Vitória da Conquista. O motivo? É a celebração da união civil, promovida pela coordenação do Núcleo de Prátias Jurídicas da FTC da cidade, conhecido popularmente como casamento coletivo. O evento contou com bolo, decoração, buquê, música ao vivo e muito romantismo, como todo casamento deve ser. A coordenadora do núcleo, doutora Maria Vitória, se diz satisfeita com a 5ª Edição do casamento coletivo promovido pela instituição. O momento beneficia, principalmente, casais que já vivem juntos e têm o desejo de oficializar a união, mas por diversas circunstâncias, encontram dificuldades. Abaixo algumas fotos da cerimônia:
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Tribunal de Justiça emite nota à imprensa
NOTA À IMPRENSA
A respeito da veiculação de notícias relativas a uma eventual
privatização do estacionamento localizado em sua sede, o Tribunal
de Justiça do Estado da Bahia informa e esclarece que convive com
um problema crônico de falta de espaço e vagas que atinge
indistintamente os usuários, muitas vezes culminando em multas e
remoção de veículos estacionados em local proibido.
Diante dessa situação antiga e persistente, mostra-se improrrogável
a realização de investimento para a ampliação do número de vagas,
sobretudo ante o crescimento constante da demanda. Tratando-se
de estacionamento, há a possibilidade jurídica da concessão do
direito de exploração comercial por tempo determinado, como
contrapartida a um investimento a ser realizado por particular
selecionado mediante Concorrência Pública. Tal modalidade é prática
comum em diversos tribunais pátrios, assim como em outros órgãos
públicos do Estado e da Federação.
A par disso, a concessão para exploração do estacionamento se
mostra vantajosa, na medida em que o investimento público que
seria direcionado para a duplicação ou triplicação do número de
vagas de estacionamento poderá ser aplicado em outras obras ou
prioridades da atividade jurisdicional do TJBA, sem perder de vista a
redução no custo de guarda, conservação e manutenção do local,
aumentando a proteção e segurança dos usuários e do seu
patrimônio.
Ainda assim, a decisão a ser tomada resultará de um estudo técnico
especializado que considerará as diversas variáveis envolvidas e
apresentará a solução que melhor resguarde o interesse público.
Durante sua realização, este Tribunal se manterá, como de resto tem
se mantido, aberto à participação dos cidadãos, dos meios de
comunicação, da OAB, do Ministério Público, da Defensoria Pública e
demais órgãos públicos e/ou privados que desejem de alguma forma
contribuir para que possamos acolher os juridicionados com conforto e segurança.
A respeito da veiculação de notícias relativas a uma eventual
privatização do estacionamento localizado em sua sede, o Tribunal
de Justiça do Estado da Bahia informa e esclarece que convive com
um problema crônico de falta de espaço e vagas que atinge
indistintamente os usuários, muitas vezes culminando em multas e
remoção de veículos estacionados em local proibido.
Diante dessa situação antiga e persistente, mostra-se improrrogável
a realização de investimento para a ampliação do número de vagas,
sobretudo ante o crescimento constante da demanda. Tratando-se
de estacionamento, há a possibilidade jurídica da concessão do
direito de exploração comercial por tempo determinado, como
contrapartida a um investimento a ser realizado por particular
selecionado mediante Concorrência Pública. Tal modalidade é prática
comum em diversos tribunais pátrios, assim como em outros órgãos
públicos do Estado e da Federação.
A par disso, a concessão para exploração do estacionamento se
mostra vantajosa, na medida em que o investimento público que
seria direcionado para a duplicação ou triplicação do número de
vagas de estacionamento poderá ser aplicado em outras obras ou
prioridades da atividade jurisdicional do TJBA, sem perder de vista a
redução no custo de guarda, conservação e manutenção do local,
aumentando a proteção e segurança dos usuários e do seu
patrimônio.
Ainda assim, a decisão a ser tomada resultará de um estudo técnico
especializado que considerará as diversas variáveis envolvidas e
apresentará a solução que melhor resguarde o interesse público.
Durante sua realização, este Tribunal se manterá, como de resto tem
se mantido, aberto à participação dos cidadãos, dos meios de
comunicação, da OAB, do Ministério Público, da Defensoria Pública e
demais órgãos públicos e/ou privados que desejem de alguma forma
contribuir para que possamos acolher os juridicionados com conforto e segurança.
Inscrições para os cursos do Pronatec EAD/Acessuas Trabalho terminam nesta quinta, 30
*Secom/PMVC
A moradora do Loteamento Sobradinho, Darlene de Almeida, já concluiu o Ensino Médio, mas tinha o sonho de fazer o curso técnico de Auxiliar de Saúde Bucal – o que até esta semana parecia impossível. Mas na manhã desta quarta, 29, ela deu os primeiros passos para essa realização. “Sempre sonhei com este curso e não tinha condições. Agora, apareceu a oportunidade de cursá-lo de graça e eu agarrei, então pra mim é ótimo”, declarou a jovem sorrindo.
Graças ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Ensino à Distância, Darlene e tantas outras pessoas com idade entre 16 e 59 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio, podem se inscrever até esta quinta-feira, 30, nos 56 cursos oferecidos pelo sistema em Vitória da Conquista. Basta ir ao escritório do Pronatec, localizado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, Jurema (antiga Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico/Semtre) e se inscrever.
“O atendimento foi ótimo e foi rápido”, disse a já aluna Darlene, após efetivar a inscrição.
As inscrições são feitas presencialmente das 7h às 13h no segundo andar do prédio. Após essa etapa, o aluno fará o curso por meio de computador com acesso à internet de qualquer lugar em que esteja. “Para as pessoas que não têm acesso à internet, a Prefeitura Municipal oferecerá três salas de informática: no Estação da Juventude; na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente e na Fainor, que entrou como nossa parceira”, declarou a coordenadora municipal de Renda e Cidadania, Ianna Karine Carvalho.
Segundo a coordenadora, são priorizados os beneficiários dos programas sociais, mas há muitas vagas ainda a serem preenchidas. O Pronatec é uma das ferramentas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) do Governo Federal.
Para saber quais os cursos disponíveis, clique aqui. Mais informações, pelo telefone (77) 3429-3155.
A moradora do Loteamento Sobradinho, Darlene de Almeida, já concluiu o Ensino Médio, mas tinha o sonho de fazer o curso técnico de Auxiliar de Saúde Bucal – o que até esta semana parecia impossível. Mas na manhã desta quarta, 29, ela deu os primeiros passos para essa realização. “Sempre sonhei com este curso e não tinha condições. Agora, apareceu a oportunidade de cursá-lo de graça e eu agarrei, então pra mim é ótimo”, declarou a jovem sorrindo.
Graças ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Ensino à Distância, Darlene e tantas outras pessoas com idade entre 16 e 59 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio, podem se inscrever até esta quinta-feira, 30, nos 56 cursos oferecidos pelo sistema em Vitória da Conquista. Basta ir ao escritório do Pronatec, localizado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, Jurema (antiga Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico/Semtre) e se inscrever.
“O atendimento foi ótimo e foi rápido”, disse a já aluna Darlene, após efetivar a inscrição.
As inscrições são feitas presencialmente das 7h às 13h no segundo andar do prédio. Após essa etapa, o aluno fará o curso por meio de computador com acesso à internet de qualquer lugar em que esteja. “Para as pessoas que não têm acesso à internet, a Prefeitura Municipal oferecerá três salas de informática: no Estação da Juventude; na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente e na Fainor, que entrou como nossa parceira”, declarou a coordenadora municipal de Renda e Cidadania, Ianna Karine Carvalho.
Segundo a coordenadora, são priorizados os beneficiários dos programas sociais, mas há muitas vagas ainda a serem preenchidas. O Pronatec é uma das ferramentas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) do Governo Federal.
Para saber quais os cursos disponíveis, clique aqui. Mais informações, pelo telefone (77) 3429-3155.
sábado, 25 de novembro de 2017
Corregedoria Geral da Justiça inspeciona presídios de Vitória da Conquista
O juiz assessor especial da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) da Bahia, José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira, inspecionou os dois presídios de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, na tarde desta sexta-feira (24), por determinação do corregedor-geral, desembargador Osvaldo de
Almeida Bomfim.
Pela manhã, o juiz visitou o Presídio Nilton Gonçalves e, à tarde, esteve no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, um novo presídio, onde estão os presos do sexo masculino condenados a pena de detenção em regime fechado, e presos provisórios das comarcas situadas na região.
O Conjunto Penal de Vitória da Conquista tem capacidade para receber 750 apenados. “Conversei com representantes da empresa SOCIALIZA e membros da SEAP, onde ambos tem que estar alinhados de forma harmônica, onde um tem que ajudar o outro, verifiquei o cumprimento do edital, onde na ocasião, várias questões foram levantadas e explicadas por membros da unidade”, explicou o juiz, acrescentando que inspecionou toda a unidade do novo presídio, que foi auxiliado pelo juíze das Varas de Execuções Penais, Reno Viana Soares, da comarca de Vitória da Conquista,
O juiz José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira esteve acompanhado dos Diretores Adjuntos Romulo Ferraz e Wagner Ramos, Florisvaldo Bittencourt (Coordenador do CRC), Manoel Gusmão da Silveira (Coordenador de Vigilância), ambos da SEAP, ainda estiveram presentes os Senhores: Alessandro (Gerente Administrativo) e Gilmar Amurim (Gerente Operacional), ambos da SOCIALIZA, estiveram ainda: a Senhora Cleopatra Valeria Lopes da Rocha, Laura Maria Teixeira Brito, Ana Carolina Nacolas Carpes, Esdras Moreira Filho, Jeferson Santos Coutinho, Marcos Rocha e Ronaldo.
A inspeção aos dois presídios da Comarca de Vitória da Conquista foi determinada pela Corregedoria Geral da Bahia.
sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Conselheiros prestam homenagem aos antigos integrantes do CP de Vitória da Conquista
Dezenas de Conselheiros antigos e também novatos nesta caminhada, prestigiaram o evento, que contou com a presença de outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Patronato deve ser instalado em breve
Vitória da Conquista deve receber em breve o tão aguardado Patronato, Órgão da Execução Penal, sendo destinado à prestação de assistência aos albergados e aos egressos, na orientação dos condenados à pena restritiva de direitos, fiscalização do cumprimento das penas de prestação de serviço à comunidade e de limitação de fim de semana e colaboração na fiscalização do cumprimento das condições da suspensão e do livramento condicional. E depois de está há uma década á frente do Conselho Penal, Marcos Rocha deve assumir a instituição, assim que for instalada em Vitória da Conquista, com previsão para o início de 2018.
Abaixo veja as fotos da homenagem do último dia 21 de novembro:
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
Convite Especial: Conselho Penal realiza homenagem aos veteranos da instituição
Na próxima terça-feira(21), O Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais vai está realizando uma homenagem à todos os conselheiros que contribuíram para a existência e o fortalecimento do órgão. Várias autoridades também abrilhantarão o evento. Confira o convite abaixo:
Assinar:
Postagens (Atom)














































