sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
NOTA DE PESAR
É com muito pesar que o Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais, informa o falecimento da senhora, Iracema Mota Fagundes, na manhã desta segunda-feira(14). Iracema era esposa do conselheiro José Paulo. O corpo esta sendo velado no salão da PAX NACIONAL, que fica em frente ao hospital São Vicente. O sepultamento deve acontecer as 15h de hora. Todo o Conselho Penal de Vitória da Conquista se solidariza com a família e amigos neste momento de dor.
segunda-feira, 13 de setembro de 2021
Conselho Penal cumprindo o seu dever
O artigo 80 da Lei de Execução Penal dispõe que haverá, em cada Comarca, um Conselho da Comunidade, composto por diversos representantes da sociedade. Cabe ao Conselho as seguintes atribuições, baseado no Artigo 81:
I- visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na Comarca;
II- entrevistar presos;
III- apresentar relatórios mensais ao juiz da execução e ao Conselho Penitenciário;
IV- diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a direção do estabelecimento.
E ciente do seu papel e cada vez mais atuante, o Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais de Vitória da Conquista segue cumprindo o seu papel. Na última sexta-feira(10), diversos membros do órgão foram realizar visitas e levantar demandas da unidade prisional da cidade. Essas visitas fazem parte das atividades realizadas pela instituição
quarta-feira, 28 de julho de 2021
Um dia de cidadania e dignidade...
Quatro instituições se reuniram em um propósito nobre: levar um pouco de alento aos mais necessitados. Estes órgãos(78 CIPM, judiciário, Conselho Penal e igreja Batista Nova Sião), compareceram na última terça-feira(27) para entregar donativos a comunidade carente no bairro Bruno Bacelar em Conquista. As fotos registradas desse momento, mostram que as palavras pouco podem expressar a alegria de quem doa e a esperança de quem recebe. Confira na galeria abaixo:
Conselho Penal segue ativo, mesmo durante a pandemia
O
mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus, há mais de 1 ano. De lá pra cá, na tentativa de evitar a propagação do vírus, os órgãos de saúde estabeleceram protocolos de segurança sanitária. E respeitando estas orientações o Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais de Vitória da Conquista, segue realizando o seu trabalho, fazendo o acompanhamento de internos e, dentro do possível, auxiliando seus familiares. Na última sexta-feira(23), alguns integrantes da instituição realizaram mais uma visita ao Complexo Penal de Vitória da Conquista- CPVC. Na oportunidade, eles realizaram doação de itens para combater o frio: " Membros da pastoral carcerária e conselho penal esteve no CPVC, para visita de rotina. Fomos em todas as galerias, conversamos com os internos e pegamos suas reivindicações. Estaremos oficiando ao novo diretor sobre estas questões. No.mais tudo tranquilo por lá. Ainda entregamos 26 kits de frio.", diz Wallas Pinto, membro da diretoria do Conselho Penal e integrante da pastoral carcerária. A ação confirma que a instituição em todo o momento sempre esteve preocupada com suas demandas e sua missão. Parabéns a todos os conselheiros!
quarta-feira, 26 de maio de 2021
Comissão de Direitos Humanos da Câmara se reúne com direção do Conjunto Penal de Vitória da Conquista
*Por ASCOM/CV
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da Mulher da Câmara de Vereadores se reuniu com a direção do Conjunto Penal de Vitória da Conquista nesta terça-feira (25), para discutir demandas de familiares dos internos e situações relacionadas à pandemia da Covid-19.
Participaram da reunião os vereadores Viviane Sampaio (PT) e Alexandre Xandó (PT), presidente e membro da Comissão, respectivamente, a representante da Pastoral Carcerária, Maria Helena Almeida Santos, o presidente do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais, Diácono Genildo, familiares de internos, o diretor da unidade, Capitão Gilberto da Silva Filho, e o diretor-adjunto, Rômulo Ferraz.
De acordo com Xandó, a reunião é um primeiro contato da Comissão com a unidade. Além de apresentar demandas, o vereador explicou que a Câmara está à disposição para o diálogo e construção de pautas do Conjunto. Já a vereadora Viviane questionou a situação do combate e prevenção à Covid-19 no espaço e o andamento da vacinação dos presidiários.
Maria Helena ressaltou que é preciso conhecer a realidade da unidade e promover o diálogo para prevenir situação conflitantes. Segundo ela, o trabalho junto à população carcerária ainda é mal visto por parcelas da sociedade e sofre bastante preconceito. “Lá dentro tem filhos do mesmo Pai”, advertiu. Os familiares presentes cobraram respostas sobre questões como o retorno da visitação, suspensa por conta da pandemia, liberação para que as famílias possam levar alimentos para os internos, no momento só é permitido levar itens de higiene, e regularidade das ligações telefônicas entre detentos e familiares.
Capitão Gilberto disse estar aberto ao diálogo e explicou que a pandemia afetou a rotina do espaço, que tem se esforçado para reorganizar as rotinas. Em resposta aos familiares, explicou que não existe previsão de liberação da visitação por conta do agravamento da pandemia. “Só a vacinação vai resolver”, detalhou. Ele frisou que o potencial de contaminação é alto por se tratar de um espaço de reclusão. O Conjunto possui capacidade para 612 detentos, mas abriga, atualmente, 815.
Familiares reclamam que muitas famílias ficam meses sem contato telefônico com o interno. O gestor confirmou que existem dois aparelhos para chamadas de vídeo e que, em média, 50 internos acessam o benefício diariamente. Ele afirmou que muitas vezes a chamada não é completada por problemas como dificuldade de acesso à Internet por parte da família. Gilberto prometeu fazer ajustes para que haja mais regularidade nas chamadas, um dos únicos meios de comunicação entre o detento e a família, já que a visitação está suspensa.
A liberação da entrada de alimentos também não tem previsão. Gilberto explicou que se trata de um protocolo do Estado para o combate à pandemia e só deve ser relaxado com a melhoria da crise sanitária. Ele garantiu que os internos têm refeições regulares e balanceadas.
O diretor geral ainda alertou para a situação da vacinação de internos e monitores, dentro das exigências dos grupos prioritários – idade e comorbidades. De acordo com Gilberto, entre os conjuntos penais da Bahia, apenas a unidade de Vitória da Conquista não passou pela vacinação. Ele informou que enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde, data de 12 de maio, cobrando a vacinação e recebeu resposta, extraoficial, de que o conjunto não está contemplado na vacinação municipal. Gilberto disse que aguarda confirmação oficial dessa resposta para tomar providências jurídicas, já que o conjunto possui 22 detentos com idade superior aos 60 anos e 53 com comorbidades, pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19.
segunda-feira, 26 de abril de 2021
Conselho Penal atento as demandas, mesmo na pandemia
Movimentos sociais doam itens de higiene a detentas
*Sudoeste Digital
Durante o mês de março, a Consulta Popular, o Levante Popular da Juventude e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD), fizeram uma campanha de arrecadação de absorventes e materiais de higiene pessoal para as mulheres encarceradas no Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista.
"Apesar de ser obrigação do Estado fornecer esses itens, é sabido que na realidade carcerária as condições são escassas, e existe um trabalho permanente de ONGs e entidades religiosas para garantir uma dignidade mínima aos apenados", destaca a direção do movimento.
Além da doação, as mulheres dos movimentos sociais fizeram entregaram cartas com palavras de afeto, apoio e incentivo para a ressocialização no momento em que deixarem o cárcere. Para Aline Dourado, do Levante Popular da Juventude, foi um momento importante para os movimentos populares e também para as mulheres.
"Um momento de diálogo e de escuta e sororidade que não se limita ao mês março, pois os movimentos sociais seguem enfrentando o racismo, o patriarcado e o capitalismo todos os dias", frisou.
A ação, que contou com o apoio da ONG Acolher, Pastoral Carcerária e do mandato do vereador Alexandre Xandó (PT), faz parte de uma campanha maior, chamada Periferia Viva, que no ano passado alcançou mais de 800 famílias carentes em Vitória da Conquista.
segunda-feira, 3 de agosto de 2020
Conselho Penal e um olhar solidário...
sexta-feira, 6 de março de 2020
Conselho Penal realiza mais uma reunião de rotina
quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
Conselheiros em mais uma jornada de visitação
domingo, 12 de janeiro de 2020
Conselho Penal representado na posse dos Conselheiros Tutelares de Conquista
terça-feira, 12 de novembro de 2019
MÊS DO JÚRI: COMARCAS BAIANAS TRABALHAM COM FOCO NO JULGAMENTO DE CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA
Texto: Ascom TJBA / Fotos: Divulgação
Novembro é o mês dedicado ao Tribunal do Júri. Durante o período, as unidades de Comarcas com competência para o julgamento de crimes dolosos contra a vida trabalham com foco na apreciação popular desses processos, dando preferência aos relativos a réus presos.
De acordo com a Gestora Estadual das Metas ENASP, Juíza Jacqueline de Andrade Campos, foram comunicadas designações de Júri nas Comarcas de Brumado, Sobradinho, Saúde, Teixeira de Freitas, Urandi, Itororó, Pojuca, Muritiba, Carinhanha, Eunápolis, Macaúbas, Itiúba, Wenceslau Guimarães, Ruy Barbosa, Ilhéus, Ituaçu, Camaçari, São Sebastião do Passé, Camacan, Poções, Salvador, Gandu, Campo Formoso e Riachão do Jacuípe.
Em Muritiba, a sessão do Tribunal do Júri, ocorrida no dia 7 de novembro e presidida pelo Juiz Rafael Barbosa da Cunha, condenou o réu a 17 anos e oito meses de reclusão, em regime fechado, por homicídio qualificado pelo motivo fútil e ocultação de cadáver. O episódio ocorreu em julho de 2014 e causou grande repercussão no Recôncavo baiano.
Conselho Penal realiza reunião de rotina
Todo início de mês, membros do Conselho Penal de Vitória da Conquista mantém uma atividade de rotina: a reunião para a avaliação de demandas da instituição. Tem sido assim nesses últimos 30 anos de muita atividade da instituição. Na última, realizada em 05 de novembro, os conselheiros conferiram as demandas referentes ao Complexo Penal de Vitória da Conquista e também do presídio Nilton Gonçalves. A partir disto, o Conselho traça as estragégias para manter em dia as visitas as unidades. O presidente do Conselho Penal, Gendildo Galdino, segue afastado temporariamete das atribuições na instituição para cuidar da saúde.
terça-feira, 22 de outubro de 2019
Conselheiros lembram atenção dedicada por Dom Pepeu
suas contribuições com a comunidade conquistense foram esquecidas. "A exemplo da recepcionalidade que sempre teve com o Conselho Penal", afirma o ex-conselheir, hoje morando dos Estados Unidos, Ronaldo Novais. "Ele sempre nos atendia muito bem, era sempre solícito", diz. Até mesmo o ex-presidente do Conselho, Marcos Rocha, fez questão de lembrar a atenção de Dom Pepeu: "Certa vez ele chegou a nos enviar uma carta, parabenizando pelos serviços prestados pelo Conselho e desejando bençãos ao Patronato". Todo o Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais agradece a dedicação do ex-arcebispo a nossa comunidade e deseja felicidades em sua nova caminhada.
sábado, 21 de setembro de 2019
Conselho Penal: 30 anos!
Parabenizo o Conselho da Comunidade - órgão de Execução Penal, fundamentado pela lei 7.210/84, pelo seu aniversário de 30 anos de funcionamento em Vitória da Conquista-Ba. Em 19 de Setembro de 1989 essa instituição foi instalada em nossa comunidade e, de forma ininterrupta, tem colaborado com o objetivo de reduzir os danos causados pela aplicabilidade do cumprimento de pena da Justiça Brasileira.
Sinto-me lisonjeado pelo trabalho prestado nesta instituição e por ter conhecido pessoas, ao longo do tempo, que me ensinaram tanto, bem como, por ter colaborado ativamente, nesta ação social, juntamente com militantes dos Direitos Humanos de humanidade gigantesca. Hoje, nesta data tão especial, sinto-me feliz e, ainda, comemoro com muita intensidade pela dedicação disponibilizada em ter buscado meios que permitissem a Afirmação dos Direitos Humanos na realidade local.
Câmara Municipal presta homenagem a Patronato Penal
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista prestou homenagem ao senhor Antônio Marcos Rocha Silva, pelo trabalho realizado à frente do Patronato de Vitória da Conquista, através da Moção de Aplauso nº 58, de autoria do vereador Sidney Oliveira (República).
Marcos agradeceu a homenagem. “É um trabalho árduo, não é fácil trabalhar com ressocialização”, disse, ressaltando a importância de se trabalhar com o patronato penal.
A homenagem foi entregue durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira,18, na Casa do Povo.
*Ascom/CMVC
Conselheiros passam por capacitação
O mês de setembro de 2019 está sendo bastante positivo para os integrantes do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais: Isso porque a instituição celebra 30 anos de trabalhos prestados em Vitória da Conquista e também porque seus membros participaram de uma importante capacitação. Nos dias 11 e 12 de setembro, os integrantes do conselho puderam aprender um pouco mais sobre Teoria Geral dos Direitos Humanos, Dignidade da Pessoa Humana, Objetivos da Lei de Execuções Penais, Funções da Pena, Sistema Carcerária e DPF 347, Sistema Carcerário e a População LGBT, Sistem Carcerário e Mulheres em Estado Gestacional, Conselho Penal e Suas Atribuições, Informações Recentes no Âmbito do STJ e STF. Os conselheiros ainda aproveitaram para esclarecer as dúvidas sobre a atuação do órgão. Por fim, o presidente do Conselho, Genildo Galdino concluiu após o curso:
"Obrigado à todos pela participação, ajuda e dedicação. Essa instituição só tem a ganhar. Entendemos que houve alguns contra tempos, compromissos e alguns conselheiros não puderam comparecer por problemas de saúde. Mas isso é só o começo. Teremos mais capacitações", comemora. As atividades foram realizadas nas salas anexas da Catedral. Abaixo, você confere mais algumas fotos do curso:
segunda-feira, 2 de setembro de 2019
Conselho Penal acompanha casamento coletivo dos detentos do CPVC
O cenário estava perfeito: Tinha música, arranjos de flores, noivas e noivos bem alinhados. Tudo contribuía para uma cerimônia comum de celebração de casamento coletivo. Exceto por um detalhe: o local! O Conjunto de Penal de Vitória da Conquista foi pioneiro no interior da Bahia na celebração do casamento coletivo de 14 detentos, na última sexta-feira, dia 30 de agosto de 2019. Quem participou e apoiou o feito, concorda que a oportunidade contribui e muito para a ressocialização. A exemplo do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais. O evento atraiu a atenção da imprensa local, a exemplo de emissoras de Rádio, TV e blogs da cidade. Abaixo algumas fotos da solenidade:


Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Patronato Penal participa de 1º Seminário de Policiamento Comunitário
quarta-feira, 21 de agosto de 2019
Conselho Penal acompanha audiência pública na Câmara Municipal de Conquista
Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, realizou uma audiência pública para discutir a situação carcerária e a ressocialização no município. O autor do requerimento foi o vereador Coriolano Moraes (PT). O plenário Vereadora Carmen Lúcia esteve lotado de estudantes de direito, profissionais da segurança, entre representantes da sociedade em geral. Todos para acompanhar as discussões das autoridades presentes. Entre os ouvintes, o Conselho Penal e a Pastoral Carcerária foram representados pelo presidente do Conselho, Genildo Galdino: " Para que haja de fato uma ressocialização do preso é preciso inserir a sociedade. Deve ser um trabalho feito a muitas mãos", ressalta Galdino. Abaixo você confere as fotos da audiência:
sábado, 10 de agosto de 2019
Conselheiros reunidos para avaliar as demandas
Abaixo confira mais fotos da reunião e de outras atuações do conselho:
Presos de Conquista não terão "saidão" dos Dia dos Pais
Ao contrário dos demais presídios Brasil afora, as unidades prisionais de Vitória da Conquista não receberam comunicado da Justiça que autoriza o "saidão" do Dia dos Pais. De acordo com a direção das unidades, entrevistadas pelo Sudoeste Digital, nenhum dos detentos se encaixa nesse perfil.
A próxima saída temporária deve ocorrer somente em setembro, por ocasião da Semana da Pátria, entre os dias 4 e 10. A saída temporária encontra-se disciplinada nos arts. 122 a 125 da Lei n.° 7.210/84 (Lei de Execução Penal (LEP). O sistema carcerário de Conquista tem mais de 1.200 presos.
A autorização para saída temporária será concedida por ato motivado do juiz da execução, devendo este ouvir antes o Ministério Público e a administração penitenciária, que irão dizer se concordam ou não com o benefício.
De acordo com as regras gerais da LEP, cada preso terá o máximo de 5 saídas temporárias por ano (1 mais 4 renovações). Cada saída temporária tem duração máxima de 7 dias. Em outras palavras, o preso receberá a autorização para ficar 7 dias fora do estabelecimento prisional.
Como peculiaridade, no caso da saída temporária para estudo, o prazo será igual ao que for necessário para o exercício das atividades discentes (ex: pode ser autorizada a saída temporária todos os dias).
segunda-feira, 29 de julho de 2019
Rebelião deixa 52 mortos no presídio de Altamira, sudoeste do Pará
Uma briga entre organizações criminosas provocou a rebelião. Segundo a Susipe, internos do bloco A, onde estão custodiados presos de uma organização criminal, invadiram o anexo onde estão internos de um grupo rival. A Superintendência ainda não identificou os grupos.
Posteriormente, a sala foi trancada e os presos atearam fogo no local. A fumaça invadiu o anexo e alguns detentos morreram por asfixia, de acordo com a Susipe. A ação começou às 7h e terminou por volta das 12h.
Uma cúpula da Segurança Pública do Pará viaja para Altamira, para acompanhar o caso, na tarde desta segunda. A unidade prisional tem capacidade para 200 detentos, mas era ocupado por 311 presos.
Esse é o segundo maior massacre em presídios de 2019. Em maio, 55 presos foram mortos sob custódia do estado no Amazonas.
*G1
Projeto "Coração de Tinta"
O momento foi de descontração, troca de experiências, aprendizado e cidadania.
domingo, 16 de junho de 2019
Conselho Penal participa de curso sobre Liderança Disposicional
terça-feira, 4 de junho de 2019
Conselheiros reunidos para discutir demandas da instituição
Mais uma reunião do Conselho Penal foi realizada na noite da última terca-feira, dia 04 de junho, no salão da pastoral carcerária, no fundo da Catedral Nossa Senhora das Vitórias. Entre os pontos abordados, foi discutida a entrada de novos membros e também a saída de integrantes do Conselho que têm sido ausentes nas reuniões e em suas atribuições dentro da instituição.
Na oportunidade os conselheiros também conversaram sobre a capacitação dos integrantes, que deve acontecer no segundo semestre de 2019.
O conselho de ética também vai avaliar os candidatos a fazer parte do órgão. Durante 2 anos os possíveis novos integrantes serão avaliados numa espécie de estágio. O conselho é composto por:
Gilvan Fernandes
Alexandrino Salazar
Firmino Gusmão
Maria Helena Almeida
Francisco Pimentel
Veja mais fotos da reunião:
terça-feira, 21 de maio de 2019
Conselho Penal promove reunião extraordinária
Os conselheiros aproveitaram para fazer uma avaliação da atuação do órgão no sistema prisional de Vitória da Conquista, além de avaliar as principais demandas.
A próxima reunião deverá acontecer no dia 04 de junho, a partir das 18h, no salão paroquial da catedral.
Curso de Capacitação
Uma questão que foi discutida na reunião é sobre um curso de capacitação para os membros do Conselho Penal. Diversos temas relacionados a Lei de Execução Penal, estão previstos para serem abordados. O curso deverá ser ministrado no próximo semestre. Em breve, divulgaremos mais informações. Abaixo, confira algumas fotos da última reunião do Conselho Penal:
quarta-feira, 10 de abril de 2019
Câmara concede Moção de Aplauso ao juiz Reno Viana Soares
Na Sessão Ordinária desta quarta, 10, a Câmara concedeu Moção de Aplauso ao juiz de direito Reno Viana Soares pelo aniversário de 10 anos de atuação no Fórum João Mangabeira. O magistrado agradeceu a homenagem e dedicou a todos os seus colaboradores no local.
Em sua fala, Reno agradeceu a equipe da Vara do Júri e execuções penais do fórum e citou as suas conquistas nesses 10 anos, como a transferência de presos das delegacias de polícia da cidade para os presídios municipais. Segundo o juiz, a permanência desses presos nas delegacias fomentaria a violação de direitos humanos.
Também salientou que Vitoria da Conquista é a única cidade da Bahia que tem dois presídios, uma das poucas do Brasil a ter um presídio exclusivo para regime semiaberto, a criação de uma vara exclusiva para a infância e juventude na cidade e afirmou que tem muitas lutas pela frente ainda.
Por fim, agradeceu o vereador Sidney Oliveira (PRB), autor da moção, e disse que a próxima luta é introduzir o modelo APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – no sistema prisional do município, em substituição às regras atuais, e disse já contar com o apoio do clero conquistense e que precisa agora do apoio do segmento evangélico.
Nova diretoria do Conselho Penal toma posse
Em seu discurso na cerimônia, o presidente Genildo Galdino, fez questão de ressaltar alguns trabalhos dos conselheiros ao longo da história da instituição, como professora Heleusa Câmara, que faleceu no fim do ano passado.
O Cap.PM, Gilberto Silva, Dir, do CPVC, esteve presente na posse: "O Conselho presta um auxílio importantíssimo na questão de fiscalização da Lei de Execução Penal. É ainda um parceiro importante no acompanhamento dos internos e seus familiares", diz.
Representando o patronato, esteve presente o conselheiro Josenaldo Oliveira. Marcos Rocha, presidente do órgão, justificou sua ausência. Em sua fala, Josenaldo afirma que Conselho e Patronato trabalharão em harmonia
A defensora pública, Luciana Freire, representou o juiz da vara crime, Dr. Reno Viana que estava em Salvador para um procedimento de saúde, parabenizou o conselho, principalmente o trabalho desenvolvido ao longo dessas 3 décadas e que é referência nacional.
A conselheira Maria Helena fez questão de ressaltar a parceria entre Conselho e Pastoral Carcerária: "É um casamento que deu certo. A pastoral é para evangelizar e evangelizar sem ação, não dá certo. Mas a atuação junto ao Conselho tem sido muito positiva", declara. A nova diretoria do Conselho, composta pelo presidente Genildo Galdino, Vice-Presidente Gabriel Barros, 1º Secretário José Eduardo Dias de Almeida, 2º Secretário Wallas Pinto dos Santos, Tesoureira Franciele Almeida Oliveira e Tesoureiro Alexandre Garcia Araújo, comanda a instituição por 2 anos. Veja as fotos abaixo:
terça-feira, 2 de abril de 2019
Conjunto Penal de Vitória da Conquista: unidade é a primeira da Bahia a empregar internos em padaria
Desde janeiro o Conjunto Penal de Vitória da Conquista (CPVC) colocou em prática mais uma ação importante no projeto de ressocialização de internos. Uma parceria com a Padaria Requinte Pães, quatro reeducandos estão tendo a oportunidade de aprender um ofício e ainda receber um salário por esse trabalho. Esta ação surgiu através de uma parceria entre a Direção do CPVC e o proprietário da Padaria Requinte Paes, Júlio César Santos, que também presta serviços em outras Unidades Prisionais, onde através do corpo técnico do Conjunto Penal de Vitória da Conquista os reeducandos foram avaliados por uma equipe multidisciplinar e selecionados para receberem essa oportunidade.
Dentro do sistema prisional baiano, entre as Unidades que operam no modelo de cogestão, o CPVC larga na frente e põe em prática mais um projeto importante. Segundo a terapeuta ocupacional Amanda Letícia “os internos que participam desse projeto tem uma excelente oportunidade de mostrar a toda sociedade que possuem condições de retornar ao convívio com os seus iguais, além de poder ter direito a remição da pena pelo trabalho, eles recebem certificações, capacitações e um salário em consonância com a Lei de Execuções Penais”.
domingo, 31 de março de 2019
Luto: Falece esposa de antigo conselheiro
terça-feira, 26 de março de 2019
Conselho Penal segue suas atribuições
Vara do Júri e Patronato Penal recebem vereador
segunda-feira, 18 de março de 2019
Atuação do juiz Reno Viana na Vara do Júri e Execuções Penais completa 10 anos
Este mês, o juiz de Direito Reno Viana Soares completou dez anos como titular da Vara do Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista e serventuários e colaboradores da Justiça comemoraram com um bolo em homenagem a ele e a seu trabalho.
Antes de Reno Soares ser efetivado a vara era do Júri, Execuções Penais, Delitos de Imprensa e Infância e Juventude. Quando assumiu, o juiz extinguiu e arquivou todos os processos de delitos de imprensa. Em seguida, uma ação conjunta com outros juízes o Tribunal de Justiça (TJBA) decidiu pela instalação de uma vara exclusiva para Infância e Juventude, cuja titularidade foi assumida pelo juiz Juvino Brito.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2019
Ronaldo Novais segue para os EUA
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019
Samu 192 no Conjunto Penal
Segundo informações preliminares, um detento foi vítima de queimaduras dentro de uma cela.
A direção do novo presídio informou que não foi nada de grave e o preso foi conduzido consciente a uma unidade hospitalar.
*Informações do Blog do Rodrigo Ferraz
segunda-feira, 7 de janeiro de 2019
Luto: Morre professora Heleusa Câmara
Confira abaixo mais um pouco sobre a história desta extraordinária mulher:
domingo, 23 de dezembro de 2018
Patronato Penal: últimos ajustes para o pleno funcionamento
Encabeçado por Marcos Rocha, o órgão terá será um marco na contribuição da Lei de Execução Penal em Vitória da Conquista. Nos próximos dias, outras informações sobre o Patronato serão divulgadas.
terça-feira, 4 de dezembro de 2018
Genildo Galdino é o novo presidente do Conselho Penal
terça-feira, 20 de novembro de 2018
Documentário sobre a participação do Cabo Edson na Segunda Guerra Mundial será exibido em Festival
O FAVERA – Festival Audiovisual Vera Cruz é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. O Festival, de caráter competitivo e informativo, exibe filmes com duração máxima de 25 minutos. Os objetivos do FAVERA estão ligados à democratização do acesso à cultura por meio do audiovisual, a inserção de espaços alternativos e fora do eixo central de Goiânia no calendário de Festivais permanentes, além de promover e suscitar reflexão sobre os conteúdos audiovisuais de curta-metragem produzidos nas periferias brasileiras. No ano de 2018, o Festival ocorrerá de 06 a 09 de dezembro na Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral, no conjunto Vera Cruz II em Goiânia. Prestigiem!
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
Eleições da Nova Direitoria: Homologação das Chapas será no próximo dia 12
Coordenação LGBT, OAB e conjuntos penais debatem sistema prisional
Pensando no recorte LGBT dentro dos presídios brasileiros, a Coordenação Municipal de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT e a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) promoveram na última quinta-feira (25), uma reunião com os diretores do Conjunto Penal de Vitória da Conquista (CPVC) e do Presídio Nilton Gonçalves.
No Brasil, desde 2014, há a Resolução Conjunta 1 do CNCD/LGBT (Conselho Nacional de Combate à Discriminação) que confere a população LGBT o direito de ficar numa ala especial. O país tem 1.423 presídios e apenas 101 espaços de alas e celas para esse público. Em Vitória da Conquista, o Conjunto Penal, inaugurado há dois anos, conta com a cela especial.
quinta-feira, 4 de outubro de 2018
Até quando? Detento é encontrado morto no novo presídio
Tragédia se repete
Há menos de dois meses, outro preso foi morto dentro da unidade. No início do ano também houve uma morte. Tal situação preocupa as entidades ligadas aos direitos humanos.A qualquer momento mais informações.
quarta-feira, 12 de setembro de 2018
Patronato Penal realiza palestra com estudantes de direito da UESB
"O Patronato já foi registrado em cartório e, por tanto, já existe. Então já estamos dando início as atividades. E nada melhor do que falar com os futuros profissionais de direito, sobre questões ligadas a criminologia", afirma Marcos Rocha. A palestra foi realizada na sala do júri, na UESB, campus de Vitória da Conquista.














































