sexta-feira, 29 de julho de 2022

Conselho Penal realiza reunião ordinária



Um momento para avaliar as atividades e discutir as demandas do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais de Vitória da Conquista. Assim podem ser definidas as reuniões ordinárias da instituição. No fim da tarde desta sexta-feira(29), membros do Conselho estiveram reunidos na sala da instituição que fica no Fórum João Mangabeira. Entre os pontos de pauta foi apresentado o relatório de visitas, organização de documentos, entre outras questões. As reuniões acontecem a cada dia 30 dias.





sexta-feira, 8 de julho de 2022

Nota de Pesar pelo falecimento de Henrique Gusmão. Ele era irmão da conselheira Eleni Gusmão


O Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais manifesta o seu profundo pesar pelo o falecimento de Heronaldo Henrique Nogueira Gusmão. Ele estava internado no Hospital de Base de Vitória da Conquista, mas não resistiu as complicações no seu quadro de saúde. Ele era irmão da Conselheira Penal Eleni Gusmão.

Galvão Bueno, como era conhecido popularmente por imitar o apresentador e narrador da televisão brasileira, era muito querido e conhecido na cidade.

O corpo será velado a partir das 15h desta sexta-feira (08) na Câmara de Vereadores de Conquista. 

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Nova diretoria do Conselho Penal toma posse

José Eduardo é o novo presidente do Conselho Penal - VCA

Na tarde da última sexta-feira(06) na Sala do Júri, no Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais. Referência em suas atribuições há mais de 3 décadas, o Conselho elegeu como presidente José Eduardo, no mês de março de 2022. 

A eleição ocorreu com chapa única e aconteceu de forma tranquila, quando mais de 20 conselheiros estavam aptos para a votação. Na cerimônia de posse, várias autoridades se fizeram presentes. A exemplo do Dr. Rodrigo Britto, Juiz da vara de execução penais da Comarca de Vitória da Conquista Bahia: "O trabalho do conselho penal é fundamental. 

Estou muito satisfeito em poder participar dessa posse", disse durante o ato. A juiza Janine Matos fez questão de participar da cerimônia e felicitar o novo gestor do conselho: "Desejo ao presidente toda boa sorte. Contem comigo por Poções", ressaltou em seu discurso. 

O diretor do Conjunto Penal de Vitória da Conquista Paulo Hortélio, CPVC, Major Edmario Araújo, lembrou a importância da parceria com o Conselho Penal:"Nos colocamos a disposição para esta gestão que chega, no sentido que venhamos a estabelecer uma parceria forte para que os trabalhos se desenvolvam. E vamos dar o devido apoio ao trabalho que é feito pela Vara da Execução Penal", disse.

A mesma parceria foi lembrada pelo diretor da conjunto penal Nilton Gonçalves, Joir Sala: "Parabenizo a nova diretoria e as portas do Nilton Gonçalves estarão abertas para contribuir com o trabalho do Conselho".

Marcos Rocha, que foi presidente da instituição, hoje no patronato, ressaltou sua luta e demais parceiros, para a construção do novo presídio: "Nosso objetivo foi lutar e reivindicar a construção do conjunto penal. Tivemos importantes parcerias. Desejo a Eduardo boa sorte", ressaltou Marcos Rocha.

O conselheiro Gabriel Barros também aproveitou para parabenizar a nova diretoria: "Sermos instrumentos para socializar as pessoas tem sido nossa recompensa. Muito me honra fazer parte dessa instituição. Parabéns a nova diretoria."

Por fim a conselheira Maria Helena, ressaltou a importância da missão de cada conselheiro: "Deus deu a missão a cada um de nós,dentro dessa instituição. É importante que cada um não se esqueça da sua missão"

Encerrado o momento de posse, foi realizado um coffe break com os convidados. Abaixo é possível conferir as fotos:




































sexta-feira, 6 de maio de 2022

Nova diretoria do Conselho toma posse nessa sexta-feira

 


Na tarde desta sexta-feira(06), as 16:30h, será empossada a nova diretoria do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais de Vitória da Conquista. A cerimônia deve contar com conselheiros e representantes da sociedade civil, na Sala do Júri do Fórum João Mangabeira. Tendo José Eduardo como novo presidente, a nova gestão estará a frente do conselho entre 2022-2023. A eleição aconteceu no dia 04 de março de 2022, com chapa única e de forma tranquila.

José Eduardo, presidente eleito, fez questão de agradecer os conselheiros: "Agradecer a todos vocês por terem se disponibilizado a ir votar. Nosso pleito foi um sucesso e nossa Chapa alcançou o êxito esperado. Pudemos ver pessoas chegando para votar até mesmo depois do horário e embora não podendo votar por questões legais de horário, para nós é como se este voto tivesse sido computado lá na urna. Obrigado pelo apoio de todos e pedimos ao nosso bom Deus a direção para que nosso Conselho continue trilhando de vitória em vitória para a glória Dele e bem- estar daqueles que de nós necessitam"

Genildo Galdino que esteve a frente do órgão até 2022, primeiramente de forma interina em 2016, logo em seguida sendo eleito em 2018 e hoje passa o cargo ao presidente eleito em março: " Quero agradecer a todos que foram votar e quero parabenizar a nova diretoria do Conselho Penal. Desde já eu e Gabriel(conselheiro) nos colocamos a disposição para ajudar a nova diretoria e sobre todos invoco as bênçãos de Deus", conclui.


Conselho Penal e comunidade: uma parceria em nome da cidadania


No último dia 20 de abril membros do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais realizaram uma visita as internas do Conjunto Penal, Dr. Advogado Nilton Gonçalves. Mas essa não foi apenas um trabalho de rotina dos conselheiros Wallas Pinto, Francilene Almeida e Maria Helena Santos. Com o apoio da ONG ACOLHER, eles entregaram cerca de 50 kits de higiene para serem distribuídos as internas. O Conselho sempre é grato a parceria da sociedade no auxílio ao seu ofício.



Sobre a ONG ACOLHER

Representada por Naiara Alves Pereira, a ong, juntamente com o Conselho Penal, realizou a entrega dos kits no presídio. O objetivo da instituição é desenvolver trabalho de acolhimento as necessidades básicas, tais como: alimentos não-perecíveis, ítens de higiene (pessoal e geral), roupas, cobertores, e material escolar. Esses itens são oferecidos a pessoas em vulnerabilidade social dos mais diversos grupos, pessoas em situação de rua, famílias, lares de acolhimento, abrigos e pessoas em cárcere.

segunda-feira, 7 de março de 2022

CONSELHO PENAL ELEGE NOVA DIRETORIA


Durante todo o dia da última sexta-feira(04), membros do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais, compareceram a sala do órgão, no Fórum João Mangabeira em Vitória da Conquista, a fim de eleger a nova diretoria da instituição. Segundo a comissão eleitoral, a eleição  ocorreu  de forma tranquila , respeitando todos os protocolos contra a covid-19. A comissão  informou que  15 conselheiros do total de 20  aptos para eleger. compareceram a tempo para votar. O resultado  foi 14 votos a favor da chapa 1  e 1 voto contra. O pleito contou ainda com duas estagiárias que auxiliaram no processo de votação. Por fim foi lavrada a ata da votação que segue assinada , o qual proclamou a chapa 1 vencedora  para  a diretoria  do Conselho penal  para o biênio 2022 /2023.

José Eduardo, presidente eleito, fez questão de agradecer os conselheiros: "Agradecer a todos vocês por terem se disponibilizado a ir votar. Nosso pleito foi um sucesso e nossa Chapa alcançou o êxito esperado. Pudemos ver pessoas chegando para votar até mesmo depois do horário e embora não podendo votar por questões legais de horário, para nós é como se este voto tivesse sido computado lá na urna. Obrigado pelo apoio de todos e pedimos ao nosso bom Deus a direção para que nosso Conselho continue trilhando de vitória em vitória para a glória Dele e bem- estar daqueles que de nós necessitam"

Genildo Galdino que esteve a frente do órgão de forma interina, aproveitou para fazer seus agradecimentos: " Quero agradecer a todos que foram votar e quero parabenizar a nova diretoria do Conselho Penal. Desde já eu e Gabriel(conselheiro) nos colocamos a disposição para ajudar a nova diretoria e sobre todos invoco as bênçãos de Deus", encerra. Mesmo sem ainda assumir de forma oficial o cargo, os eleitos começam a semana com reuniões a fim de definir os passos da gestão. A posse da nova diretoria deve ser anunciada nos próximos dias



quinta-feira, 3 de março de 2022

COM CHAPA ÚNICA, ELEIÇÃO DO CONSELHO PENAL ESCOLHE NOVA DIRETORIA NESSA SEXTA-FEIRA(04)


Durante todo o dia desta sexta-feira(04), membros habilitados do Conselho Da Comunidade Para Assuntos Penais de Vitória da Conquista, vão eleger a nova diretoria que deve administrar a instituição pelos próximos dois anos. A Chapa única é encabeçada por José Eduardo Dias Almeida -Pres.; Wallas Pinto - Vice-pres; Francilene Almeida - 1ª Secretária; Luis Ribeiro Aranha filho - 2º Secretário; Antônio Sérgio Silva Santos - 1º Tesoureiro e Aldenor Viana filho - 2º Tesoureiro. As eleições acontecem das 8 às 17 horas na sala do Conselho penal , no primeiro andar do fórum João Mangabeira, centro.  Após o pleito os votos serão contabilizados  e divulgados  pela comissão eleitoral. Esse ano 20 conselheiros Penais titulares  devem votar. A data da posse da nova diretoria será divulgada nos próximos dias.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

NOTA DE PESAR



 É com muito pesar que o Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais, informa o falecimento da senhora, Iracema Mota Fagundes, na manhã desta segunda-feira(14). Iracema era esposa do conselheiro José Paulo. O corpo esta sendo velado no salão da PAX NACIONAL, que fica em frente ao hospital São Vicente. O sepultamento deve acontecer as 15h de hora. Todo o Conselho Penal de Vitória da Conquista se solidariza com a família e amigos neste momento de dor.

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Conselho Penal cumprindo o seu dever


O artigo 80 da Lei de Execução Penal dispõe que haverá, em cada Comarca, um Conselho da Comunidade, composto por diversos representantes da sociedade. Cabe ao Conselho as seguintes atribuições, baseado no Artigo 81:

I- visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na Comarca;

II- entrevistar presos;

III- apresentar relatórios mensais ao juiz da execução e ao Conselho Penitenciário;

IV- diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a direção do estabelecimento.

E ciente do seu papel e cada vez mais atuante, o Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais de Vitória da Conquista segue cumprindo o seu papel. Na última sexta-feira(10), diversos membros do órgão foram realizar visitas e levantar demandas da unidade prisional da cidade. Essas visitas fazem parte das atividades realizadas pela instituição

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Um dia de cidadania e dignidade...



Quatro instituições se reuniram em um propósito nobre: levar um pouco de alento aos mais necessitados.  Estes órgãos(78 CIPM, judiciário, Conselho Penal e igreja Batista Nova Sião), compareceram na última terça-feira(27) para entregar donativos a comunidade carente no bairro Bruno Bacelar em Conquista. As fotos registradas desse momento, mostram que as palavras pouco podem expressar a alegria de quem doa e a esperança de quem recebe. Confira na galeria abaixo:

Conselho Penal segue ativo, mesmo durante a pandemia

 O


mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus, há mais de 1 ano. De lá pra cá, na tentativa de evitar a propagação do vírus, os órgãos de saúde estabeleceram protocolos de segurança sanitária. E respeitando estas orientações o Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais de Vitória da Conquista, segue realizando o seu trabalho, fazendo o acompanhamento de internos e, dentro do possível, auxiliando seus familiares. Na última sexta-feira(23), alguns integrantes da instituição realizaram mais uma visita ao Complexo Penal de Vitória da Conquista- CPVC. Na oportunidade, eles realizaram doação de itens para combater o frio: " Membros da pastoral carcerária e  conselho penal  esteve no CPVC, para visita de rotina. Fomos em todas  as galerias, conversamos com os internos e pegamos suas reivindicações. Estaremos oficiando ao novo diretor sobre estas questões. No.mais tudo tranquilo  por lá. Ainda entregamos 26 kits de frio.", diz Wallas Pinto, membro da diretoria do Conselho Penal e integrante da pastoral carcerária. A ação confirma que a instituição em todo o momento sempre esteve preocupada com suas demandas e sua missão. Parabéns a todos os conselheiros!

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Comissão de Direitos Humanos da Câmara se reúne com direção do Conjunto Penal de Vitória da Conquista

 


*Por ASCOM/CV

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da Mulher da Câmara de Vereadores se reuniu com a direção do Conjunto Penal de Vitória da Conquista nesta terça-feira (25), para discutir demandas de familiares dos internos e situações relacionadas à pandemia da Covid-19. 

Participaram da reunião os vereadores Viviane Sampaio (PT) e Alexandre Xandó (PT), presidente e membro da Comissão, respectivamente, a representante da Pastoral Carcerária, Maria Helena Almeida Santos, o presidente do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais, Diácono Genildo, familiares de internos, o diretor da unidade, Capitão Gilberto da Silva Filho, e o diretor-adjunto, Rômulo Ferraz.

De acordo com Xandó, a reunião é um primeiro contato da Comissão com a unidade. Além de apresentar demandas, o vereador explicou que a Câmara está à disposição para o diálogo e construção de pautas do Conjunto. Já a vereadora Viviane questionou a situação do combate e prevenção à Covid-19 no espaço e o andamento da vacinação dos presidiários.  

Maria Helena ressaltou que é preciso conhecer a realidade da unidade e promover o diálogo para prevenir situação conflitantes. Segundo ela, o trabalho junto à população carcerária ainda é mal visto por parcelas da sociedade e sofre bastante preconceito. “Lá dentro tem filhos do mesmo Pai”, advertiu. Os familiares presentes cobraram respostas sobre questões como o retorno da visitação, suspensa por conta da pandemia, liberação para que as famílias possam levar alimentos para os internos, no momento só é permitido levar itens de higiene, e regularidade das ligações telefônicas entre detentos e familiares. 

Capitão Gilberto disse estar aberto ao diálogo e explicou que a pandemia afetou a rotina do espaço, que tem se esforçado para reorganizar as rotinas. Em resposta aos familiares, explicou que não existe previsão de liberação da visitação por conta do agravamento da pandemia. “Só a vacinação vai resolver”, detalhou. Ele frisou que o potencial de contaminação é alto por se tratar de um espaço de reclusão. O Conjunto possui capacidade para 612 detentos, mas abriga, atualmente, 815. 

Familiares reclamam que muitas famílias ficam meses sem contato telefônico com o interno. O gestor confirmou que existem dois aparelhos para chamadas de vídeo e que, em média, 50 internos acessam o benefício diariamente. Ele afirmou que muitas vezes a chamada não é completada por problemas como dificuldade de acesso à Internet por parte da família. Gilberto prometeu fazer ajustes para que haja mais regularidade nas chamadas, um dos únicos meios de comunicação entre o detento e a família, já que a visitação está suspensa.

A liberação da entrada de alimentos também não tem previsão. Gilberto explicou que se trata de um protocolo do Estado para o combate à pandemia e só deve ser relaxado com a melhoria da crise sanitária. Ele garantiu que os internos têm refeições regulares e balanceadas.   

O diretor geral ainda alertou para a situação da vacinação de internos e monitores, dentro das exigências dos grupos prioritários – idade e comorbidades. De acordo com Gilberto, entre os conjuntos penais da Bahia, apenas a unidade de Vitória da Conquista não passou pela vacinação. Ele informou que enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde, data de 12 de maio, cobrando a vacinação e recebeu resposta, extraoficial, de que o conjunto não está contemplado na vacinação municipal. Gilberto disse que aguarda confirmação oficial dessa resposta para tomar providências jurídicas, já que o conjunto possui 22 detentos com idade superior aos 60 anos e 53 com comorbidades, pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19.


segunda-feira, 26 de abril de 2021

Conselho Penal atento as demandas, mesmo na pandemia


O trabalho do conselheiro penal, em Vitória da Conquista, não pára. Mesmo com a suspensão ou redução de serviços, em virtude das medidas restritivas por conta da pandemia do Coronavírus, os conselheiros seguem atentos as demandas da instituição. Nas últimas semanas, integrantes da instituição acompanharam algumas solicitações de familiares de internos. "Conselheiros penais estiveram  no CPVC. Tais visitas teve como  objetivo  resolver  situação  informadas pelos familiares  dos internos.  Tratamos diretamente  com o diretor  da unidade  prisional , sobre o coronavírus. Atualmente presídio está com 817 internos o qual no momento  nenhum  caso de covid 19", informa o conselheir Wallas Pinto. Ainda assim o presidente do Conselho, Genildo Galdino, informa que outras demandas serão atendidas nos próximos dias. "É preciso fazer um levantamento sobre os apenados que estão com as condenações vencidas", diz.

Movimentos sociais doam itens de higiene a detentas

 *Sudoeste Digital



Durante o mês de março, a Consulta Popular, o Levante Popular da Juventude e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD), fizeram uma campanha de arrecadação de absorventes e materiais de higiene pessoal para as mulheres encarceradas no Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista.

"Apesar de ser obrigação do Estado fornecer esses itens, é sabido que na realidade carcerária as condições são escassas, e existe um trabalho permanente de ONGs e entidades religiosas para garantir uma dignidade mínima aos apenados", destaca a direção do movimento.

Além da doação, as mulheres dos movimentos sociais fizeram entregaram cartas com palavras de afeto, apoio e incentivo para a ressocialização no momento em que deixarem o cárcere. Para Aline Dourado, do Levante Popular da Juventude, foi um momento importante para os movimentos populares e também para as mulheres. 

"Um momento de diálogo e de escuta e sororidade que não se limita ao mês março, pois os movimentos sociais seguem enfrentando o racismo, o patriarcado e o capitalismo todos os dias", frisou.

A ação, que contou com o apoio da ONG Acolher, Pastoral Carcerária e do mandato do vereador Alexandre Xandó (PT),  faz parte de uma campanha maior, chamada Periferia Viva, que no ano passado alcançou mais de 800 famílias carentes em Vitória da Conquista.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Conselho Penal e um olhar solidário...




 Sábado, 1º de agosto de 2020. Dia frio em Vitória da Conquista. Mas integrantes do Conselho Penal aproveitaram para uma atividade especial. Momento de tentar amenizar o frio que tanto aflige os mais necessitados nesta época. E não me refiro aquela sensação térmica provocada pelas baixas temperaturas no inverno. Mas a ausência de compaixão pelo sofrimento do próximo. E por isso, na manhã do último sábado, membros do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais, levaram mais uma doação para a Casa do Andarilho. Foram cobertores, produtos de higiene pessoal e o mais importante: um pouco de calor humano em tempos tão difíceis.Tudo fruto do esforço de cada integrante da instituição. E a campanha ainda deve continuar pelos próximos dias. Afinal, a necessidade não espera...

Conselho Penal fiscaliza módulo que está sendo construído para receber internos com COVID-19 , no Nilton Gonçalves

*TV UESB



sexta-feira, 6 de março de 2020

Conselho Penal realiza mais uma reunião de rotina

Como sempre está previsto, toda primeira terça-feira do mês, os Conselheiros da Comunidade Para Assuntos Penais realizam uma reunião de rotina. Uma oportunidade para avaliar as ações da instituição, observar os desafios e definir metas. No último dia 03 de março, na sala do Conselho que fica no Fórum João Mangabeira, foram apontadas algumas necessidade como:  A importância das visitas nos presídios e a reiteração do compromisso com a instituição Conselho Penal. Segundo um dos membros da Diretoria do Conselho, Wallas Pinto  "a reunião foi exitosa e sempre mantemos o compromisso de abordar pautas inerentes ao órgão".

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Conselheiros em mais uma jornada de visitação

Nesta quinta-feira(16), membros do Conselho Penal de Vitória da Conquista foram realizar mais uma visita rotineira no CPVC. As visitas são realizadas pelos integrantes do órgão, a fim de averiguar as condições dos encarcerados entre outros atributos. Além dos integrantes do Conselho Penal, Maria Helena, Wallas Pinto e Gilvan Fernandes, participou da visita o representante dos Direitos Humanos da OAB de Vitória da Conquista, Romerito Oliveira Carvalho. O Conselho da Comunidade para Assuntos Penais segue firme nesse ano de 2020 na iniciativa do cumprimento da Lei de Execução Penal.

domingo, 12 de janeiro de 2020

Conselho Penal representado na posse dos Conselheiros Tutelares de Conquista



Na última sexta-feira (10) Vitória da Conquista conheceu os novos conselheiros tutelares que atuarão pelos próximos dois anos. E durante a solenidade, realizada no centro de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, pça Tancredo Neves, membros do Conselho Penal estiverem presentes acompanhando a posse dos eleitos ao cargo. Na oportunidade, desejaram felicidades aos conselheiros tutelares, em especial a jovem Isabela Almeida, filha da conselheira Maria Helena. Wallas Pinto e Gilvan Fernandes também prestigiaram a posse.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

MÊS DO JÚRI: COMARCAS BAIANAS TRABALHAM COM FOCO NO JULGAMENTO DE CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA


Texto: Ascom TJBA / Fotos: Divulgação



Novembro é o mês dedicado ao Tribunal do Júri. Durante o período, as unidades de Comarcas com competência para o julgamento de crimes dolosos contra a vida trabalham com foco na apreciação popular desses processos, dando preferência aos relativos a réus presos.

De acordo com a Gestora Estadual das Metas ENASP, Juíza Jacqueline de Andrade Campos, foram comunicadas designações de Júri nas Comarcas de Brumado, Sobradinho, Saúde, Teixeira de Freitas, Urandi, Itororó, Pojuca, Muritiba, Carinhanha, Eunápolis, Macaúbas, Itiúba, Wenceslau Guimarães, Ruy Barbosa, Ilhéus, Ituaçu, Camaçari, São Sebastião do Passé, Camacan, Poções, Salvador, Gandu, Campo Formoso e Riachão do Jacuípe.

Em Muritiba, a sessão do Tribunal do Júri, ocorrida no dia 7 de novembro e presidida pelo Juiz Rafael Barbosa da Cunha, condenou o réu a 17 anos e oito meses de reclusão, em regime fechado, por homicídio qualificado pelo motivo fútil e ocultação de cadáver. O episódio ocorreu em julho de 2014 e causou grande repercussão no Recôncavo baiano.