De acordo com o Sistema Municipal de Transporte e Trânsito (Simtrans), só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 4.804 infrações deste tipo no perímetro urbano de Vitória da Conquista. O número corresponde a 26,83% de todos os registros de infrações na cidade.
Uma mudança no Código Nacional de Trânsito pode coibir mais essa prática. A partir de novembro, o motorista que dirigir falando ou mexendo no celular poderá perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois a infração, que hoje é média, passará a ser considerada gravíssima. A multa também vai ficar mais cara: vai passar de R$ 85 para R$ 293,47.
Segundo especialistas, o uso do telefone no trânsito pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. O motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora. *Blog da Resenha Geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário