Para corrigir as distorções e o desabastecimento registrado em parte de alguns bairros de Vitória da Conquista, a Embasa adotou medidas corretivas na rede de abastecimento de água que vão melhorar o fornecimento durante o racionamento iniciado em maio. As principais mudanças, como a alternância de setores e a ampliação da energia elétrica para os trabalhos das estações elevatórias já estão contribuindo para a normalização do abastecimento e a redução no número de reclamações. Desde que foi iniciado o racionamento no sistema de abastecimento, problemas pontuais de
desabastecimento decorrentes da topografia acidentada da cidade, foram registrados com maior frequência pela empresa. Como o território da cidade é marcado por trechos altos e baixos, o fornecimento de água na parte mais alta dos setores se torna instável, visto que o fornecimento de água difere da distribuição de energia, uma vez que a rede tem comportamento influenciado pela gravidade, diâmetros de rede, consumos diferenciados por usuário ao longo do dia.
Segundo o gerente do Escritório Local de Vitória da Conquista, Álvaro Aguiar, desde que a medida de reduzir a oferta de água foi iniciada, a Embasa vem mapeando os locais problemáticos no abastecimento. “Após estudos promovidos pelos técnicos da empresa solicitamos à Coelba revisão no seu sistema para melhorar a qualidade da energia, além de promovermos melhorias em nossas redes de abastecimento de água tais como capeamentos, entroncamentos, dividimos setores com a criação de reforços internos, ramificação de rede com o objetivo de desafogar o sistema e acelerar a chegada da água às residências”, explica.
Um novo calendário de abastecimento será entregue aos usuários dos setores atingidos (5,8, 11 e 14) nos próximos dias. Por enquanto, basta fazer a permuta: quem estava no Setor 5 (grupo A) passa a ser abastecido conforme o Setor 8 (grupo B) e quem estava Setor 11 (grupo A) passa a ser abastecido de acordo com o Setor 14 (grupo B) e vice-versa.
Sobre os resultados do racionamento, o gerente regional revela que a Embasa está monitorando diariamente os volumes dos rios e a quantidade de água bruta retirada. Segundo Aguiar, desde o início do inverno e a chegada da garoa, o volume de armazenamento tem crescido consideravelmente – atualmente com 62% de sua capacidade – mas frisa que a situação ainda é preocupante. No final deste mês a Embasa avaliará o nível das barragens, e, em caso de resultados positivos, estudará a possibilidade de suspensão do racionamento antes da chegada do período chuvoso.
Outra medida tomada pela Embasa diz respeito à suspensão do faturamento de contas. Durante o racionamento, se for comprovado o desabastecimento no período de 15 dias ininterruptos, ou 25 dias alternados, desde que o consumo não ultrapasse 50% do mínimo (5m³abaixo= 5 mil litros), o usuário poderá solicitar a suspensão do pagamento das contas relativas a este período. A medida pode ser tomada com base em Norma Interna da Embasa, amparada pela Coresab (Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia), que prevê o cancelamento do faturamento de água de forma individual (por ligação), parcial (logradouro ou setor) ou total. De acordo com o gerente da Unidade Regional, José Olímpio da Silveira, “se algum imóvel ficou sem abastecimento durante o período de consumo especificado pela Norma Interna a conta será cancelada. O usuário deve procurar o escritório da Embasa para que os técnicos possam comprovar a veracidade da informação”, explica.
Vazamentos – A Embasa está atenta aos eventuais vazamentos com monitorando constante das redes. A população também pode contribuir no combate ao desperdício informando por meio do teleatendimento gratuito 0800-0555195, além dos telefones 3423-9720 ou 3424-1212.
Nenhum comentário:
Postar um comentário