terça-feira, 12 de maio de 2015

Presidente do Conselho Penal se recupera após cirurgia

Já está em casa, se recuperando de uma cirurgia, o presidente do Conselho da Comunidade Para Assuntos Penais de Vitória da Conquista, Marcos Rocha. Na última segunda-feira(11), na clínica Santa Clara, Marcos Rocha foi submetido a um procedimento cirúrgico para corrigir um desgaste no menisco do joelho direito: "Agradeço á todos os amigos e conselheiros demais amigos que oraram por mim. Também quero agradecer a equipe médica do Dr. Aloísio Alan Costa, responsável pela minha cirurgia. Graças a Deus estou em casa e me recuperando bem", diz o presidente. Por conta da recuperação da operação, Rocha ficará afastado das atividades do Conselho por cerca de 30 dias.

Greve dos professores da Universidades Estaduais começa nesta quarta-feira(13)

Os professores das quatro Universidades Estaduais da bahia entram em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã. O movimento foi definido em assembleia realizada no último dia 07. A greve será iniciada às 7h da manhã, com um ato público e fechamento dos portões das unidades de ensino. Os professores questionam a respeito do orçamento destinado as universidades, o déficit no quadro de vagas, entre outros pontos da pauta de reivindicações.

Ciclista morre no Anel Viário ao fazer "ponga" em carreta

Aib2NtGwWOXaozuqF0joWPdWuIpRmXtdB3Ro6EVwByNLUm grave acidente ocorrido na tarde desta terça feira (12) no anel viário em Vitória da Conquista, próximo ao bairro Miro Cairo fez uma vítima fatal.
Caique Pereira dos Santos, de 19 anos que estava em uma bicicleta morreu quando segundo informações de populares tentou ‘pongar’na carroceria de uma carreta. O ciclista teve a cabeça esmagada, a cena chocou os moradores do local.
Após ser realizado o levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

PF apreende quase 4 toneladas de maconha no oeste da Bahia

A Polícia Federal (PF) na Bahia realizou a maior apreensão de maconha no Nordeste de todos os tempos no final da tarde de segunda-feira (12), no município de Correntina, no oeste da Bahia. Os policiais encontraram cerca de 3.754 kg da droga em um caminhão, estacionado em um posto de gasolina. Quatro homens, que levavam e também escoltavam a carga, foram presos. 
O caminhão e os outros dois carros – modelos  S-10, GM, branca, e uma Ford Ranger, prata – utilizados no transporte e na escolta da carga já haviam sido identificados pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional da Bahia.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Servidores da UESB retornam ao trabalho nesta terça-feira(11)

Foto: Divulgação
Foto: DivulgaçãoDepois de uma semana de paralisação, os servidores da UESB retornam as atividades nesta terça-feira(12). Os servidores informaram que mantém a mobilização contra a proposta do Governo do Estado, mas a principio não vão deflagrar greve. A decisão tomada foi tomada pela categoria na tarde da última segunda-feira (11), durante assembleia. Ainda em estado de mobilização, uma nova paralisação está marcada para a próxima quinta-feira. A categoria é contraria ao reajuste geral aprovado pelo estado de 3,5% retroativo a março, mais dois virgula noventa e um por cento, a partir de novembro. Uma assembleia agendada para a segunda-feira, dia 18 de maio, as duas da tarde, com a categoria, deve definir os rumos do movimento.

Greve dos professores

Apesar dos portões da Universidade serem abertos nesta terça-feira(12), a greve dos professores começa, oficialmente no dia seguinte(13). A decisão foi tomada pela categoria, juntamente com os docentes das outras estaduais, na última semana.

Garota atropelada na Pça Vítor Brito deixa UTI do HGVC

ana mariaA jovem Ana Maria Cruz Fernandes, de 16 anos atropelada no dia 23 de abril deste ano na Praça Vitor Brito, centro de Vitória da Conquista recebeu alta na manhã desta segunda feira (11) do Hospital de Base, após 19 dias de internamento. A noticia alegrou toda a família e amigos da adolescente que desde o acidente estavam unidos em oração.

Funcionários da Embasa podem entrar em greve a partir de quarta-feira(13)

embasaOs trabalhadores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) podem decretar greve em todo estado, por conta da proposta feita pela empresa para o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR).
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sindae), o acordo feito com a Embasa em dezembro do ano passado previa que o benefício fosse pago em uma única parcela, até a primeira quinzena de maio, no entanto a empresa agora quer liberar o dinheiro em duas parcelas, uma em maio e outra em agosto.
A categoria estará se reunida em assembleia na próxima quarta feira (13), onde estará decidindo pela paralisação de suas atividades.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Adolescente atropelada na Vítor Brito, deixa UTI do HGVC

ana mariaA jovem Ana Maria Cruz Fernandes, de 16 anos atropelada no dia 23 de abril deste ano na Praça Vitor Brito, centro de Vitória da Conquista, deixou a UTI do Hospital de Base de nesta quinta feira (7).
A noticia alegrou toda a família e amigos da adolescente que desde o acidente estão unidos em oração. Em sua página no Face book, o primo de Ana Maria, o líder estudantil Luiz Augusto agradeceu á todos conhecidos e desconhecidos que se colocaram em oração pela vida de sua prima.
Ana Maria sai da UTI, mas vai continuar internada devido a gravidade do ferimento que ela sofreu na cabeça. Ainda não há previsão de alta.

Conquista deve amanhecer sem ônibus nesta sexta(08)

vitória garagemOs usuários do transporte coletivo em Vitória da Conquista não vão poder contar com o serviço no inicio da manhã desta sexta feira (8). Os rodoviários estarão paralisando as atividades das 5h ás 8h. O protesto é contra repasse do valor descontado para o plano de saúde.
O Sindicato dos Rodoviários também cobram da Câmara de Vereadores, que incluam uma nova emenda ao Projeto de Lei que prevê redução do Imposto Sobre Serviços (ISS). A categoria quer condicionar a redução de 5% para 2% no imposto.

PMVC abre inscrições para processo seletivo na Secretaria da Educação

PMVCA Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias municipais de Administração e Educação, informa que as inscrições do processo de Seleção Pública Simplificada para contratação de agente de serviços especiais (função cuidador), intérprete de LIBRAS, professores substitutos do ensino fundamental I e II, instrutores do Programa Escola Mais e pedagogo do Programa Mais Educação serão reabertas. As inscrições poderão ser feitas no dia 11 de maio, das 8h às 18h, no site da Prefeitura (www.pmvc.ba.gov.br). O processo seletivo visa o preenchimento temporário de vagas.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Presídio Nilton Gonçalves recebe Ação de Saúde da UESB

*ASCOM/UESB


O Centro Universirtário de Atenção à Saúde (Ceuas), realizou nessa quarta, 6, mais uma etapa do projeto Ações de Saúde, que são realizados há mais de um ano no Presídio Dr. Nilton Gonçalves, com o objetivo de trabalhar a humanização e levar serviços que melhorem as condições físicas e psicológicas dos detentos. 

A coordenadora do Ceuas, Maria da Paixão Luz, organizadora do projeto, explicou que essas ações extensionistas são sempre pensadas para levar o bem-estar para os residentes no presídio e fazer diagnósticos preventivos, neste caso, com o serviço de psicologia, enfermagem, e o serviço de genecologia da Uesb. “Sempre enfatizamos que a Universidade é uma instituição baseada nos tripés de ensino, pesquisa e extensão, então aqui podemos fazer tanto o trabalho de pesquisa, desenvolver as ações de extensão e também contribuir para o aprimoramento dos alunos de Medicina”, reforçou Luz.

Casa Renascer recebe homenagem da Câmara Municipal

Ascom/Câmara
A diretoria da Casa Renascer recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) na manhã desta quarta-feira (6), durante a Sessão Ordinária, pelos relevantes serviços prestados a portadores do vírus HIV, em Vitória da Conquista.
A diretora da Renascer, Maria Aparecida, agradeceu pela Moção que para ela significa um reconhecimento pelos serviços prestados pela Casa Renascer. A diretora contou ainda que a casa está passando por um momento difícil e pediu ajuda para que portadores do HIV possam ser atendidos pela Renascer, que nasceu em 25 de janeiro de 2002.
A entrega da moção foi uma iniciativa do mandato do vereador Juvêncio Amaral (PV).

terça-feira, 5 de maio de 2015

Inscrições para as eleições do Conselho Municipal da Juventude estão abertas

Estão abertas até o dia 5 de junho, as inscrições para entidades que têm interesse em concorrer a um assento no Conselho Municipal da Juventude (Comjuv) – mais um órgão que reforça a participação popular no município. O Comjuv é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador, de representação da população jovem. Ele é constituído de 20 membros titulares e suplentes, entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. O Comjuv atuará na defesa e promoção dos direitos da juventude e é fruto de um compromisso firmado pelo Governo Municipal, por meio do pacto pela juventude, de desenvolver ainda mais políticas públicas voltadas para essa parcela da população. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), situada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, Jurema. *Secom/PMVC.

DETRAN-BA divulga lista de motoristas proibidos de dirigir

A Tarde
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) divulgou no último dia 1º, lista com 210 nomes de motoristas que tiveram a carteira de habilitação suspensa no Estado da Bahia. Os nomes estão divulgados no Diário Oficial da União (DOU), e os motoristas tem até 60 dias para recorrer da decisão. Confira a sua situação.
Em declaração através de nota divulgada pelo Detran-Ba, o coordenador do Acompanhamento de Processos e Pontuação de Habilitação do Detran, Eduardo Bittencourt, alerta para os motoristas que continuarem dirigindo com a carteira suspensa. “Quem for flagrado dirigindo com a carteira de habilitação suspensa poderá ter o documento cassado por até dois anos”, disse.
Os motoristas que atingem 20 pontos na carteira sofrem penalidades que variam de um mês a um ano de suspensão, determinado pelo órgão ou pelo tipo de infração. Dirigir sob o efeito de álcool tem como punição um ano de suspensão.

Centro de Zoonoses será tema de audiência pública na Câmara de Vereadores

Na próxima sexta-feira, 8, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizará uma audiência pública sobre a implantação do Centro de Zoonoses em Vitória da Conquista. A audiência, de iniciativa do vereador Sidney Oliveira (PRB), acontecerá às 19 horas, no Plenário Carmen Lúcia.
Em fevereiro, a Casa aprovou a indicação de construção e ampliação de um Centro de Zoonoses Municipal. Segundo a indicação, aprovada no dia 6 de fevereiro, o Centro de Zoonoses “oferecerá serviços públicos na prevenção de zoonoses, doenças transmissíveis entre animais e seres humanos”.
A indicação aponta que o Centro de Zoonoses poderá atuar no controle de populações de animais domésticos como cães, gatos e animais de grande porte, e no controle de populações de animais sinantrópicos como morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros, além de poder promover inspeções zoosanitárias, vacinação antirrábica, castração, recolhimento de animais, controle de dengue, acompanhamento de acidentes por maus-tratos, monitoramento de zoonoses, educação para a população sobre as principais doenças e outros serviços.

Com 745 mil casos, três vezes mais que em 2014, Brasil vive epidemia de dengue

Brasil já tem 745 mil casos de dengue confirmados, em 2015. O balanço sobre a doença foi divulgado nesta segunda, pelo Ministério da Saúde. O número é mais de três vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Hoje, são em média 367 casos para cada 100 mil habitantes. O que pelos critérios da Organização Mundial da Saúde indica que o Brasil vive uma epidemia de dengue.
Destaque negativo para o Acre, onde há mais de mil casos para cada 100 mil pessoas. Em 2015, 229 pessoas já morreram de dengue em todo o País. Normalmente, os sintomas da doença, transmitida pela picada do mosquito aedes  aegypti, são febre, cansaço e dor de cabeça, por exemplo. Mas nos casos mais graves, sem o diagnóstico precoce, a dengue pode causar hemorragias que levam o paciente à morte.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Professores do IFBA deflagrama greve por tempo indeterminado


Foto: Leitor - Blog do Rodrigo FerrazProfessores do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Vitória da Conquista, deflagraram greve por tempo indeterminado no fim da tarde de hoje (segunda-feira). Vestidos de preto e com um caixão simbólico, os docentes são contra a implantação do ponto eletrônico da instituição, que chega junto com aumento da carga horária. Além disso, os professores também protestam com relação ao corte de verbas para o campus. *Informações e foto: Blog do Rodrigo Ferraz.

Mais uma convocação dos aprovados em Concurso Público da PMVC

prefeitura2
A Prefeitura de Vitória da Conquista realiza a décima terceira convocação do Concurso Público Municipal (Edital nº 01/2013). Os candidatos convocados deverão se apresentar na Coordenação de Gestão de Pessoas, localizada na Praça Joaquim Correia, 21, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no período de:

11/05 a 15/05/2015 – para agendamento de exames admissionais.  É facultado ao candidato convocado realizar os exames admissionais na rede particular ou na rede pública (neste caso, a Administração Municipal fará o encaminhamento).
11/05 a 22/05/2015 – realização dos exames;
11/05 a 29/05/2015 – recebimento do laudo médico e documentação exigida, consoante publicação no endereço eletrônico www.pmvc.ba.gov.br e no Diário Oficial Eletrônico do Município de Vitória da Conquista, nos termos do item 20 da norma editalícia.
Na data da posse, a ser divulgada posteriormente, o candidato deverá apresentar declaração de bens e valores do seu patrimônio, quanto à acumulação ou não de cargo, emprego ou função pública e de demais obrigações legais (anexo V). Aquele que não apresentar os documentos e exames até o prazo fixado ou não entregar no ato da posse a declaração exigida será considerado desistente e eliminado do certame (subitem 20.7 do Edital do Concurso), salvo se requerer o reposicionamento para o último lugar da lista dos aprovados e classificados (subitem 20.11 do Edital do Concurso).

Edital de Chamada – 13ª Convocação
Relação de convocados – 13ª Chamada – Anexo I
Formulário de cadastramento – Anexo II
Lista de documentos para a posse – Anexo III
Lista de exames – Anexo IV
Declaração de bens – Anexo V

Ponto de Equilíbrio encerrou a programação do Festival da Juventude


ponto-de-equilibrioA última noite da programação musical do Festival da Juventude, no domingo (3), teve o reggae da banda Ponto de Equilíbrio, que surgiu no bairro carioca, no final dos anos 90, e hoje faz sucesso em todo o país – especialmente na Bahia.
Saindo de uma turnê em que comemorou os 70 anos de Bob Marley, a banda fez um show autoral. E, durante sua apresentação, mostrou o porquê de seu sucesso. Um público cativo, conhecedor das letras e das bandeiras levantadas pelo grupo – amor, igualdade e justiça social, em sintonia com a cultura rastafári – esteve presente do início ao fim do show, dançando e acompanhando o vocalista Hélio Bentes em todas as músicas. A sintonia levou a que o evento fosse além de um mero show de música. Foi, na verdade, um ritual.
*Blog da Resenha Geral.

Rodovias Estaduais registram 32 acidentes durante operação do Dia do Trabalhador

Correio da Bahia
A Polícia Militar da Bahia registrou 32 acidentes nas rodovias estaduais durante a Operação Dia do Trabalhador. O número corresponde a uma redução de 66% no número de acidentes em relação ao mesmo período do ano passado. A operação, que teve início na última quinta-feira (30) e foi finalizada na manhã desta segunda (4), registrou ainda 17 feridos, dentre os quais cinco vítimas leves e 12 graves, além de uma vítima fatal.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, a única morte registrada durante a operação  foi às 23h30 de domingo (3), quando uma motocicleta tombou na BA-515, Km 50, trecho Teodoro Sampaio/Terra Nova.

Campanha de vacinação no município começa no próximo sábado

A 17ª Campanha nacional de vacinação contra a gripe terá inicio no próximo sábado (9), em Vitória da Conquista. Os grupos prioritários que serão atendidos são: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz, trabalhadores da saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (estes, independente da idade).
O sábado será o Dia “D” de vacinação. E para facilitar o acesso da população à vacina, a Secretaria Municipal de Saúde, estará com as unidades de saúde abertas das 8h às 17h. Além disso, serão disponibilizados postos de vacinação em pontos estratégicos da cidade, como praças, supermercados, igrejas e escolas. A meta é vacinar 80% do público-alvo que, no município, somam um total de 71.528 pessoas. A campanha segue até o dia 22 de maio.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Estudantes têm até hoje(30) para aderir ao Fies

sala de aula
Para obter o financiamento, os candidatos devem acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies)Arquivo/Agência Brasil
Termina hoje (30) o prazo para adesão de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para obter o financiamento, os candidatos devem acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies). De acordo com o último balanço do Ministério da Educação (MEC), foram firmados 249,9 mil contratos.

Os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não podem ter tirado 0 na redação. O MEC diz que está monitorando o sistema para garantir o pleno atendimento a quem ainda pretende fazer a inscrição. A orientação, em caso de dúvida, é entrar em contato com a central de atendimento, pelo telefone 0800 616161.

Estudante que não conseguir inscrição no Fies não poderá ser punido
Segundo os critérios divulgados pelo MEC, os estudantes que pleiteiam financiamento em cursos nota máxima nas avaliações da pasta, que é 5, têm mais chance de obter o financiamento, pois todos as vagas ofertadas pela instituição de ensino serão atendidas.*Informações e foto: Agência Brasil.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Nota de Pesar pelo falecimento do jovem Tony José

É com muito pesar que o Conselho Penal comunica o falecimento do jovem Tony José Rocha da Silva. O corpo está sendo velado na capelinha do São Vicente. O sepultamento será nesta quarta-feira(29), às 9h da manhã. O Conselho Penal manifesta solidariedade a parentes e amigos do jovem Tony.

Vitória da Conquista é referência em saneamento básico no Norte e Nordeste braileiro

Secom/Pmvc
CONQUISTAVitória da Conquista é referência em saneamento básico no norte e nordeste do Brasil é o que atesta o novo Ranking do Saneamento Básico, publicado pelo Instituto Trata Brasil, que avalia os serviços de água e esgoto dos 100 maiores municípios do país. Os dados têm como base os números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS ano 2013).
Os avanços registrados pelo terceiro maior município da Bahia, para universalizar os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, foram tão significativos que o fizeram saltar da 36ª colocação para a 14ª. Vitória da Conquista, mais uma vez, ficou à frente de capitais brasileiras, como Goiânia (28ª), Brasília (36ª), Vitória (42ª) e Recife (66ª).

Brasileiro e outros sete condenados na Indonésia por tráfico de drogas, são executados

O brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42 anos, foi executado na Indonésia na tarde desta terça-feira (28) – madrugada de quarta-feira (29) no horário local -, segundo informações da agência Reuters e da emissora local TV One.
A informação foi confirmada à rede britânica BBC pelo advogado do paranaense. Gularte havia sido condenado à morte por tráfico de drogas. A pena foi executada por um pelotão de fuzilamento.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

PMVC abre seleção para contratação de profissionais na secretaria de educação

SMED

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio das secretarias municipais de Administração e Educação, divulgou nesta segunda-feira, 27, processo de Seleção Pública Simplificada para contratação de agente de serviços especiais (função cuidador), intérprete de LIBRAS, professores substitutos do ensino fundamental I e II, e instrutor pedagogo do Programa Escola Mais.

As inscrições estarão abertas no período das 8h do dia 4 de maio às 18h do dia 6 de maio, no endereço eletrônico www.pmvc.ba.gov.br. O processo seletivo visa o preenchimento temporário de vagas.


Jovem é morto á tiros no bairro Guarani na noite desta segunda(27)

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Mais um homicídio foi registrado em Vitória da Conquista, desta vez o crime ocorreu na Praça Misael Marcílio, nas proximidades do viaduto do bairro Guarani.
Segundo testemunhas um homem aparentando ter 30 anos, identificado apenas como Toni, foi morto a tiros na noite desta segunda feira (27), por dois homens que chegaram de moto e efetuaram os disparos.
Até o momento a policia não tem pistas dos atiradores, e nem informações sobre o que teria motivado o crime. *Informações do Blog do Nildo Freitas.

PM realiza ação social no Miro Cairo

DSC_0669A praça e a Associação de Moradores do Miro Cairo foram movimentadas neste domingo (26 de abril), em Vitória da Conquista, devido a Ação Social promovida em conjunto pela 78ª Companhia Independente de Polícia Militar,  CRAS VIII Miro Cairo,  Serviço Social do Comércio (SESC) e  Associação de Moradores. O evento contou com o apoio de diversos parceiros, dentre eles: Prefeitura Municipal, Embasa, Coelba, Balcão de Justiça e Cidadania, Unidade de Saúde Miro Cairo, Serviço Social da Indústria (SESI), Escola Municipal Lisete Pimentel Mármore e o Corpo de Bombeiros.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Projeto Conquista em Movimento neste domingo

A Prefeitura de Vitória da Conquista promoverá o projeto Conquista em Movimento. A primeira edição do evento acontece nesse domingo, 26, na Lagoa das Bateias, às 8h. Na oportunidade, profissionais de educação orientarão as pessoas que forem prestigiar a atividade quanto à prática de exercícios. Na ocasião, também será realizada o 16° Circuito Corisco. Está prevista a participação de cerca de 150 pessoas, na corrida. Excepcionalmente, a primeira edição do evento será realizada nesse domingo. Depois, o evento passará a ocorrer todas as quintas do mês de maio, no mesmo local, às 17h.

Cid Moreira e Chapelin voltam à bancada em homenagem aos 50 anos do JN

Cid Moreira e Sérgio Chapelin fizeram um retorno simbólico à bancada do "Jornal Nacional" na noite desta sexta-feira (24). Ex-apresentadores do telejornal, a dupla assumiu a bancada da atração por alguns minutos no último bloco do programa.

"Eu tive a honra de inaugurar o 'JN', ao lado do colega Hilton Gomes, em 1969. E estive aqui nos primeiros 27 anos. Foi um período de construção do jornalismo da Globo", disse Moreira.

Chapelin contou que a noticia do dia é sempre a mais difícil de informar aos telespectadores e celebrou os 50 anos do canal: "Tenho mais de de 40 anos no jornalismo da Globo, quase a metade desse tempo, aqui, no 'Jornal Nacional'. O Cid e eu temos todos os motivos para sentir orgulho por esses 50 anos. Estar nessa bancada, todos esses anos, vivendo esse processo desafiador de levar os fatos a todos os telespectadores foi algo que é e sempre será inesquecível".

Novo presídio de Vitória da Conquista só daqui há 45 dias, segundo Nestor Duarte

Presídio
Construído às margens da BA 245 – Conquista/Barra do Choça, o novo presídio de Vitória da Conquista enfrenta agora a burocracia para sua liberação. Com capacidade para 800 internações, a nova unidade prisional está concluída. Para o seu pleno funcionamento – a Secretaria de Administração Penitenciária, cujo titular é o ex-deputado federal Nestor Duarte, terá que aguardar aproximadamente mais 45 dias para conclusão de licitações que viabilizarão o funcionamento daquela unidade.
As informações foram do próprio secretário que garante que está muito empenhado para que aconteça logo a inauguração. Na atualidade, o Presídio Nilton Gonçalves não mais atende a realidade de Vitória da Conquista e região. São mais de 300 presos para 180 vagas. Com o prazo de 45 dias anunciado pelo secretário,  é razoável acreditar que para a inauguração daquela unidade prisional sejam necessários pelos menos mais 4 meses.

Sessão Itinerante: Segurança Pública é discutida pela Assembleia Legislativa em Conquista

DSC_0065
A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia realizou em Vitória da Conquista uma sessão itinerante para discutir políticas públicas para a região Sudoeste. A sessão foi presidida pelo vice-presidente da comissão, através de uma solicitação do deputado e membro da comissão Herzem Gusmão (PMDB).

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Já está em vigor aumento de energia na Bahia


340x255_conta-coelba-reajuste_1407447Começou a valer ontem, o aumento médio de 11,43% nas contas de luz que foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para clientes da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A decisão da Aneel foi divulgada na terça-feira (14). A distribuidora atende a 5,5 milhões de unidades consumidoras na Bahia.
Os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam 99% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 10,45%. Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 13,34%, em média. A Coelba informou que este reajuste é realizado anualmente, sempre no mês de abril e que o consumidor só irá perceber essa variação a partir da fatura de maio.

Veredores aprovam proposta que condiciona redução de ISS à qualidade no transporte coletivo

*Blog da Resenha Geral


DSC_1000A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista deu um claro sinal de que está atenta aos problemas do transporte coletivo na cidade. Quinze parlamentares, dos 21 que compõem a Casa, assinaram a proposta de emenda ao Projeto de Lei 05/2015, que prevê a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) cobrada das empresas de transporte. A emenda atrela a redução da alíquota apenas para a empresa que cumprir todas as cláusulas do contrato de concessão, como pagamento da outorga.

MEC adia para 29 de maio o prazo de renovação de contratos do Fies

Mudanças-no-Fies-2015-02
O Ministério da Educação decidiu, nesta quinta-feira (23), prorrogar o prazo para que estudantes com contratos já vigentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possam renovar os contratos de financiamento. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, o novo prazo para estes estudantes concluírem a renovação semestral agora vai até 29 de maio.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, os estudantes que querem pedir um novo contrato de financiamento terão o prazo inicial mantido para a quinta-feira da próxima semana, dia 30 de abril.

De acordo com a pasta, até a tarde desta quinta-feira cerca de 1,6 milhão do total de 1,9 milhão de contratos vigentes já tinham sido aditados, e 242 mil novos contratos tinham sido feitos pelo site do Fies.

Árbitro de Salvador vai apitar Conquista X Bahia no Lomantão

maxi
Por meio de sorteio, a Federação Bahiana de Futebol divulgou o trio de arbitragem que irá comandar a primeira partida da final do campeonato estadual entre Vitória da Conquista e Bahia no próximo domingo (26), às 16h, no estádio Lomanto Júnior.

Contrariando os especialistas de futebol, que esperavam um juiz de outro Estado, a Federação optou por um árbitro de Salvador. Quem apita é Lúcio José Silva de Araújo, tendo como assistentes José Raimundo Dias da Hora e Jucimar dos Santos Dias, ambos também da capital baiana. *Blog do Rodrigo Ferraz.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Rede Municipal de Ensino adere a Semana a Semana Municipal em Defesa da Educação

professoresEntre os dias 27 e 30 de abril de 2015, os Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista realizarão a Semana Municipal em Defesa da Educação, em consonância com o movimento nacional que está sendo promovido pela Confederação Nacional dos Educadores em Educação (CNTE). Essa é a 16ª edição do evento, que acontece anualmente, e tem como tema: “Educação, Trabalho e Democracia”.
O objetivo do evento é usar a grande representação dos sindicatos da educação para garantir que a sociedade assuma seu papel na construção dos planos estaduais e municipais de Educação.

Novos servidores municipais são empossados

Na manhã desta quarta-feira, 22, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista empossou 51 novos servidores, entre oficial de obras, agentes de segurança patrimonial, instrutor de esportes e técnico de laboratório, convocados na sétima, oitava e nona chamadas do Concurso Público (Edital nº 01/2013). A solenidade contou com a presença de membros da Administração Municipal, que estiveram presentes para dar as boas-vindas aos novos funcionários. “O princípio do Governo Municipal é seguir à risca a Constituição, e vocês chegaram até aqui através de um direito conquistado por meio da aprovação no concurso público. Agora, vocês têm uma enorme responsabilidade pela frente que é servir bem ao cidadão conquistense. Desejo as boas vindas e muito sucesso nessa  nova empreitada”, destacou o prefeito Guilherme Menezes. *Informações e foto: Secom/PMVC.

Câmara realiza sessão especial em homenagem ao CREAME.

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza na próxima sexta-feira (24), sessão especial em homenagem aos 30 anos de existência da Comunidade Terapêutica Creame. O evento começa às 08hs30min no plenário Carmem Lúcia e foi proposto pelos vereadores Gilzete Moreira (PSB) e Adinilson Pereira (PSB). A CMVC está localizada na Rua Cel Gugé, 150, no centro de Vitória da Conquista.
A entidade surgiu em 05 de abril de 1985. A missão é promover a recuperação física, emocional e espiritual, a reinserção familiar e social, articular ações de prevenção e orientações à família direcionadas à melhoria da qualidade de vida do dependente químico, possibilitando sua transformação num cidadão com princípios cristãos. Os adultos e jovens são internados em sítio, onde recebem os cuidados necessários às suas reabilitações.
Atualmente, o Creame mantém suas atividades através de contribuições de Igrejas, Empresas, Voluntários, Taxa de Matrículas, doações e subvenções Governamentais. Durante esses 30 anos, vem demonstrando credibilidade, devendo isto, à forma séria e responsável com que trata o problema das drogas na vida do ser humano.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Uesb suspende atividades nesta segunda(20)


uesbA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) não funciona nesta segunda-feira (20). No entanto, para que houvesse essa programação houve uma compensação das horas conforme explica a Portaria 0530/2015, clique aqui para conferir.
As únicas exceções são os serviços essenciais cuja prestação não permita interrupção das atividades. O expediente volta ao normal na quarta-feira (22), após o feriado de Tiradentes.

IPVA com 5% de desconto para carros com placa de final 3 deve ser pago até o dia 27 próximo

Os proprietários de veículos –  com placa de final 3  – têm até o dia 27 próximo para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O benefício é válido apenas para o pagamento à vista. Para quem preferir, é possível parcelar o imposto em três vezes, com o vencimento da primeira cota também no dia 27. Outra opção é efetuar o pagamento integral do imposto, sem desconto, até 29 de junho.
O contribuinte que optou pelo parcelamento do IPVA também deve estar atento ao pagamento das parcelas que ocorrem em abril. Para carros com placa de final 2, o pagamento da segunda cota deve ser feito até o dia 29. Já para os carros com placa de final 1, a data limite para o pagamento da terceira cota é o dia 30.
As datas de pagamento das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2015, disponível no site da Sefaz-BA, em Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário. Para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. Com informações Secom-Ba.

Ingresso entre Conquista e Bahia na final, vai custar R$50 inteira e R$25 meia

Na estreia do Campeonato Baiano o 'bode' venceu o Bahia no Lomantão por 2 a 0. Foto: Blog do Rodrigo FerrazA diretoria do Vitória da Conquista já definiu o valor do ingresso para a primeira partida da grande final do estadual entre Vitória da Conquista e Bahia, que acontece no próximo domingo (26), às 16h, no estádio Lomanto Júnior.

Segundo um dos dirigentes do ‘bode’, José Roberto, em contato por telefone com a nossa reportagem, o valor será de R$50 inteira e R$25 meia. “Acreditamos que os bilhetes estarão à disposição do torcedor a partir de quarta-feira”, revela.

A expectativa é de que mais de 11 mil torcedores compareçam a essa grande partida. O Bahia tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.*Blog do Rodrigo Ferraz.

Vitória da Conquista está na final do Baianão

por Luciano Pina – Cidade EsportesFoto: Eliezer Oliveira
lance-02O Vitória da Conquista jogou o suficiente para empatar com o Colo Colo, pelo placar de 1 a 1, na tarde deste domingo (19), no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus pela semifinal do Campeonato Baiano.
Jussimar cobrando pênalti abriu o placar para o Tigre. Tatu também na cobrança de pênalti empatou para o Bode. Com o resultado o Vitória da Conquista conseguiu a vaga inédita na final após dez anos de existência.
A final será contra o Bahia, que derrotou a Juazeirense, pelo placar de 3 a 2.  A primeira partida acontece no próximo domingo (26), ás 16h, no estádio Lomanto Júnior e o jogo de volta no dia 03/05, no mesmo horário, na Arena Fonte Nova.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Mais comerciantes são contemplados em novo sorteio dos boxes do Centro de Comércio Popular

Mais 28 comerciantes ocuparão o Centro de Comércio Popular, em funcionamento desde o último dia 23 de março, em Vitória da Conquista. O sorteio dos boxes dos novos contemplados aconteceu na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, na Casa Memorial Governador Régis Pacheco, seguindo os mesmos procedimentos e critérios dos sorteios anteriores.
Com a posse dos números de seus boxes, agora eles deverão ir à Secretaria Municipal de Finanças para obter seus termos de permissão – documento que lhes confere oficialmente a condição de permissionários, além de garantir as chaves dos estabelecimentos.
Com 302 boxes, o Centro de Comércio Popular foi construído numa área com mais de 2 mil metros quadrados, na Praça Arlindo Rodrigues. Possui áreas de circulação, sanitários, escadarias e rampas de acesso. Além de proporcionar melhores condições de trabalho, conforto e segurança tanto para comerciantes quanto para clientes, o local vai fomentar e formalizar o trabalho dos permissionários que atuavam na antiga Feira do Paraguai e na Praça da Bandeira.
O sorteio desta quinta foi acompanhado também pelo secretário de Administração, Gildásio Silveira, pelo procurador cível, Kléber Braga, e pelos membros da Comissão de Ordenamento do Solo Público. *Com informações e fotos da Secom/PMVC.

Mostra Abril Cinema Brasil exibe curtas-metragens


O Cinema na Uesb apresenta, na próxima quarta-feira, 22, uma seleção de curtas-metragens da diretora Gabriela Amaral Almeida. Os filmes fazem parte da “Mostra Abril Cinema Brasil”, que aborda a temática “As mulheres na direção”. Os curtas “Náufragos”, “Uma primavera”, “A mão que afaga” e “Terno“ serão exibidos às 19 horas, na sala de projeção Jorge Melquisedeque (módulo da TV e Rádio Uesb). O comentário, logo após a sessão, será do professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Felipe Brito A última semana da Mostra terá o longa-metragem “Hoje" (2011), de Tata Amaral. *Ascom/UESB.

Acusado de homicídio é preso pela polícia civil no Kadja

*Blog do Nildo Freitas


DELEGACIA DE HOMICIDIOSUm rapaz de 21 anos, que já possuía antecedentes policiais por posse ilegal de arma de fogo foi preso nesta quinta feira (16) no bairro Kadija pela  Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios (DH).
Felipe dos Santos Rocha de 21 anos de idade  foi preso pelos investigadores da Homicídios, em cumprimento do mandado de prisão preventiva representada pela DH e decretada pela Justiça, através da Vara do Júri desta Comarca. Ele está sendo acusado de ter assassinado á tiros no dia 12 de dezembro de 2014 no bairro Kadija, Felipe Lima Ferreira.
Após a prisão o acusado foi apresentado na DH e encaminhado para o Presídio, onde fiacrá preso à disposição da Justiça.

Prefeitura entrega Unidade de Acolhimento Adulto e Caps AD III

*Secom/PMVC

A Rede de Atenção Psicossocial de Vitória da Conquista ganhou mais dois importantes equipamentos na tarde dessa quinta-feira, 16, a Unidade de Acolhimento Adulto e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD III). Os novos serviços foram implantados pelo Governo Municipal, por meio do programa federal “Crack, é possível vencer”.
Com a implantação destes serviços, o Município amplia o acesso ao tratamento para pessoas com dependência química. Desde 1999, a gestão municipal implantou o Centro de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Cead) para oferecer esse tipo de atendimento especializado.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Zona Azul começa a operar em Conquista

zona azulComeça a operar nesta quinta-feira (16), das 8h às 18h, nos dias úteis, e das 8h às 13h, nos sábados, a Zona Azul, sistema responsável por operar e administrar o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em ruas públicas da área central de Vitória da Conquista. A iniciativa tem como objetivo principal permitir que as vagas disponíveis no centro da cidade sejam utilizadas por mais pessoas dentro da faixa de horário de utilização do sistema.

Ligações de telefones públicos da Oi serão gratuitas na Bahia e mais 14 estados

Correio da Bahia
As ligações locais feitas para telefones fixos em orelhões da Oi na Bahia e outros 14 estados não poderão mais ser cobradas a partir da quarta-feira (15). A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) depois que a operadora não atingiu o patamar mínimo de disponibilidade nestes estados, segundo a agência.
Além de Bahia, a decisão vale para Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
A Oi informou que vai cumprir a determinação. “A medida é temporária e permanecerá em vigor até que os patamares de disponibilidade de orelhões nestes estados estejam nos níveis indicados pela Anatel”, diz a empresa.
A disponibilidade da planta de orelhões deve ser no mínimo de 90% em todas as Unidades da Federação e no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões. A medição feita pela Anatel em 31 de março descobriu que a Anatel não atingiu este patamar.