sexta-feira, 18 de março de 2016

UESB e Coopmac promovem 2ª Semana de Atualização de caprinos e ovinos

*Ascom/UESB


Desde 2015, a Caprino-Ovinocultura tem ganhado espaço na Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista. Neste ano, as ações sobre a criação de cabras e ovelhas já podem ser consideradas como um dos destaques do evento. A iniciativa de promover essa culutura dentro da Exposição Conquista se deu por meio do projeto de extensão Procriar da Uesb, cooordedado pelo professor Jurandir Ferreira da Cruz, em parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac).
"Nós queríamos trazer para o foco de discussão a criação de cabra e ovelha aqui na região, que tem sido a pauta do nosso projeto Procriar. Então, nós acabamos fechando uma parceria com a Coopmac e resolvemos de mãos juntas fazer esse evento, que é um misto de feira e transferência de informação", explica o professor Jurandir Ferreira da Cruz sobre a Semana de Atualização de caprino-ovinocultura, que está em sua segunda edição.

Ainda segundo o professor, no que se refere à exposição de animais, o evento está sendo grandioso. Estão sendo expostos aproximadamente 600 animais de alta qualidade genética e os produtores participantes, que têm suas cabras e ovelhas bem avaliados, estão recebendo prêmios em dinheiro."Isso atrai bons produtores, para trazer excelentes reprodutores para ser comercializados aqui na feira. Isso permite que essa cultura seja disseminada, melhorando os rebanhos locais", comemora Cruz.
Além disso, outro ponto importante do evento é a troca de de experiências, que é realizada por de oficinas e palestras. Por meio dessas atividades os pequenos produtores, especialmente da agricultura familiar, recebem informações e orientações técnicas, que vão desde à alimentação do animal até a comercialização da carne. Esta iniciativa tem como objetivo fazer com que os produtores conheçam as potencialidades da caprino-ovinocultura e enxerguem na produção desse animais uma fonte de renda.
É o caso da produtora Maria Isaura da Silva. Há 15 anos, depois do conhecimento técnico que aprendeu com projeto Procriar, ela investe na criação de cabras e ovelhas e na produção da carne desses animais. "A primeira vez que ouvimos falar sobre as possibilidades da criação de cabras foi através da Uesb. Então, a partir desse momento que entendemos o que é esse animal e como fazer esse animal se tornar meio de sobrevivência, nós passamos a investir. Hoje, nós já realizamos o processamento e a comercialização da carne do animal", conta a produtora.
Para Jaymilton Gusmão, presidente da Coopmac, essa parceria com a Uesb é fundamental tanto na pesquisa quanto na extensão. "Podemos dizer que a 2ª Semana de Atualização de caprino-ovinocultura é a cereja do bolo da Exposição, que é nacional e se consolida como a mais importante do estado. Essa parceria com a Uesb nos deixa muito honrosos, pois valoriza e muito a nossa Exposição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário