Este ano, o tema local será Paisagens Culturais da Casa Candeias – 1930 a 2016 – e é organizado pela Casa Memorial Governador Régis Pacheco, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, e pelo Museu Literário Amélia Barreto de Souza Rodrigues.
Além de palestras, oficinas e exibição de filmes, haverá a Exposição Casa Candeias que acontece até o dia 30 de maio. Localizada numa colina do povoado Bem Querer, a casa pertenceu ao fazendeiro Tertuliano Gusmão Sales e tempos depois foi adquirida pelo Governo Estadual.
A exposição vai retratar o trabalho realizado pelos alunos de Administração da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), entre os anos de 2006 e 2013, sob a coordenação da gestora do comitê Proler/Uesb, Heleusa Câmara.
“Quando soubemos do tema nacional sobre paisagens culturais, pensamos em expor o trabalho realizado pelos estudantes, que envolveu registros fotográficos, projetos, poemas e vídeos, a fim de trazer a tona esta casa”, comentou Heleusa.
A finalidade do trabalho dos estudantes é criar o Museu do Trabalhador Rural, daí a importância da Semana de Museus. “De mãos dadas com a Prefeitura, vamos ter a oportunidade de discutir a necessidade de preservação arquitetônica e cultural desses bens”, concluiu Heleusa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário