De 8 a 21 de junho, os pais de crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos devem levá-los à unidade de saúde mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para vacinarem contra poliomielite (paralisia infantil). A meta é vacinar 22.595 crianças nessa faixa etária no município de Vitória da Conquista.
No sábado, 8 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o dia “D” de vacinação, com a abertura das unidades de saúde e disponibilização de postos de vacina em praças, igrejas, supermercados, shopping, feiras livres e escolas.
O Brasil está há vinte e quatro anos livre da paralisia infantil, doença infectocontagiosa causada pelo poliovírus que atinge principalmente crianças. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes ou secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.
A maior parte das infecções é assintomática. Quando ocorrem, os sinais são parecidos com os de outras doenças virais, como gripe, febre e dor de garganta, náusea, vômito, constipação, dor abdominal e, raramente, diarreia. Cerca de 1% dos infectados pode apresentar paralisia nos membros inferiores, cuja principal característica é a perda de força muscular e dos reflexos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário