Folhapress
O tempo de espera dos segurados por atendimento no INSS aumentou nos últimos dois anos, segundo relatório do TCU sobre as contas do governo em 2012. A avaliação do tribunal constatou que o resultado das ações voltadas para melhorar a qualidade dos serviços do INSS ficou abaixo das metas no ano passado.
O pior desempenho foi o da espera pela perícia médica, que saltou de 19 para 35 dias entre janeiro de 2011 e de 2013. Já o atendimento agendado -quando o segurado marca pela internet ou pela Central 135 para ir ao posto- está em 20 dias, um a mais do que há dois anos e cinco dias acima da meta estipulada pela Previdência. O relatório mostra ainda que as concessões de benefícios estão demorando mais para sair. Em janeiro de 2011, o segurado que pedia um benefício esperava, em média, 26 dias pela resposta.
Segundo o INSS, a espera maior deve-se, principalmente, “pelo aumento na quantidade de atendimentos” agendados, que foi de 6% entre 2011 e 2012, bem como pela transição dos sistemas por outros mais modernos.
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