segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Campanha pelo fim da violência contra as mulheres

O mês de novembro é marcado, no calendário temático das Celebrações das Lutas das Mulheres, pelos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, um momento de mobilização global pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres.
Desde o ano passado, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) iniciou a programação global ‘Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres’ (OrangeurWorld), campanha realizada no Brasil e em outros 70 países, que tem o objetivo de estimular a utilização da cor laranja em roupas, monumentos, prédios e iluminações.

A cor laranja remete a solidariedade às mulheres e meninas vítimas de violência e a energia necessária para que superem as situações violentas e recebam apoio em sua trajetória libertadora. Na Bahia, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) fortalecerá a campanha - iniciada antecipadamente, no Brasil, no domingo (20), em decorrência do Dia Nacional da Consciência Negra -, incentivando instituições, órgãos e movimentos de mulheres a aderirem ao uso da cor laranja durante o período da ação.

Apesar do início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e encerramento no dia 10 de dezembro próximo, Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Brasil , a campanha teve começo antecipado para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.

Fonte: Ascom/Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário