Do Blog da Resenha Geral
O racionamento de água em Vitória da Conquista completa quatro meses no próximo sábado (15). Segundo informações da Embasa, o período foi fundamental para evitar que a cidade e também parte da zona rural ficasse desabastecida nesta época do ano. A Bahia vem enfrentando a pior seca dos últimos 47 anos. E com o crescimento da população de Vitória da Conquista ano a ano, a água que vem da barragem de Água Fria II, situada na cidade de Barra do Choça, corria o risco de esgotar.
Através da medida, a Embasa informou que conseguiu recuperar durante esses meses o equivalente 1,300 milhões de metros cúbicos de água nas barragens de Água Fria I e II, melhorando a situação registrada logo no início do racionamento, que era de 49% da capacidade de armazenamento no mês de maio. Atualmente, Água Fria II está com 77% da capacidade. Esse percentual representa 1,450 milhões de metros cúbicos de água armazenada.
Apesar da melhora, a população deve colaborar. O racionamento continua até que cheguem as chuvas. Enquanto isso, as altas temperaturas contribuem com a evaporação e redução da vazão do Rio dos Monos e Água Fria, que abastecem a bacia das barragens. Com os dias mais quentes, aumenta também o consumo. Por isso é preciso que a comunidade contribua, fazendo uso racional da água, até que o ciclo das chuvas, previsto para o mês de outubro, chegue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário