terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vem aí o Encontro Conselhos da Comunidade


Nos dias 30 e 31 de agosto, Vitória da Conquista vai sediar o Encontro Conselhos da Comunidade. O objetivo do encontro é a troca de experiências e intercâmbio de atividades, conforme disposições da Lei de Execução Penal. O evento deverá ser realizado no auditório do Cemae e Uesb, sendo uma realização do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais de Vitória da Conquista – BA , com o apoio da Vara do Júri e Execuções Penais e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Como nasceu a iniciativa do Encontro Regional



O projeto foi desenvolvido a partir dos elogios que o Conselho Penal de Vitória da Conquista – BA recebeu no I Encontro Nacional dos Conselhos da Comunidade realizado em Brasília – DF, em dezembro de 2012, evento promovido pelo Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional (Depen / MJ), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, dentre outras instituições. Na oportunidade, foi sugerido que a bem sucedida experiência de Vitória da Conquista fosse compartilhada com outras cidades baianas, com a realização de um Encontro Regional, que seria apoiado pelos mesmos promotores do I Encontro Nacional.

Serão diretamente beneficiados por este projeto as pessoas encarceradas e seus familiares, na área de sua abrangência. Vale ressaltar que, de acordo com a Lei de Execução Penal, o Conselho da Comunidade visa justamente possibilitar a participação da sociedade no processo de cumprimento da pena e na ressocialização dos egressos do sistema prisional, tarefa que pressupõe também o devido apoio aos familiares das pessoas presas. Assim, o Conselho da Comunidade tem entre suas atribuições inspecionar as unidades prisionais, realizando entrevistas com detentos e apresentando relatórios mensais às autoridades competentes, buscando a captação de recursos materiais e humanos para assistir aos presos, contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade de vida e consequentemente para sua ressocialização, através da sua reinserção familiar, comunitária e profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário