sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

INSS antecipa benefícios a moradores de Lajedinho

*Com informações da Agência Brasil


Brasília – Os moradores da cidade de Lajedinho (BA), na Chapada Diamantina, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder antecipar o recebimento do benefício.

O município, que está em situação de calamidade pública, foi atingido por um temporal no último sábado (7), que causou 16 mortes e deixou mais de 800 pessoas desabrigadas.


A antecipação ocorrerá a partir do dia 23 e vale para todos os segurados que recebem benefícios previdenciários, como aposentadoria, e assistenciais. A medida anunciada hoje (13) pelo INSS valerá até quando perdurar a situação de calamidade pública, e também é válida para outros municípios que estejam na mesma situação, como Boa Esperança (ES), que decretou estado de calamidade pública em razão das chuvas.

Os segurados poderão solicitar o adiantamento do valor do benefício equivalente a um mês. Neste caso, basta se dirigir ao banco em que recebe o pagamento e formalizar o pedido. A medida não vale para quem recebe benefícios temporários, como o auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

O adiantamento deverá ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte à antecipação.

Foram criadas equipes de limpeza na cidade, de desobstrução do canal, de assistência social e psicológica e de montagem de kits de alimentos. A Defesa Civil está cadastrando as famílias para que possam retirar documentos e ter acesso a outros benefícios. Após a destruição, a previsão é que seja construído um novo centro na cidade. Uma área de 274 mil metros quadrados, na entrada da cidade, foi doada para a nova construção.

Para ajudar às vítimas do temporal, a prefeitura abriu uma conta bancária no Banco do Brasil, SOS Lajedinho, nº 40.000-9, agência 0595-9, onde os interessados podem depositar quantias para doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário