Atendendo a uma solicitação da Associação de Surdos de Vitória da Conquista, a Prefeitura reativou a Central de Interpretação de Libras (CIL). O setor, que está novamente em funcionamento desde a última quinta-feira, 18, é resultado de parceria entre o município e o Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos (MDH).
A principal função da equipe é proporcionar atendimento especializado e específico aos surdos, às pessoas com deficiência auditiva e aos surdo-cegos. Pretende-se promover a comunicação entre surdos e ouvintes, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo, assim, o acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade.
“A importância da reativação desse serviço é garantir a acessibilidade comunicacional ao surdo nos espaços públicos e dar condições para que ele se sinta valorizado, respeitando sua condição de ser surdo”, explica a gerente da CIL, Jaqueline França, citando como exemplos a intermediação de relações entre surdos e ouvintes na rede pública de saúde (SUS), em escolas e repartições públicas em geral, além de entrevistas de emprego, serviços em instituições bancárias, delegacias, tribunais e espaços de retirada de documentação pessoal.
O procedimento começa pela solicitação, que também pode ser feita previamente por alguma pessoa próxima ao surdo (geralmente, amigos ou familiares). Faz-se o agendamento e a equipe disponibiliza um (a) intérprete, que se desloca até o local onde a pessoa – seja ela surda, com deficiência auditiva ou surdo-cega – vai precisar do auxílio comunicacional.
Em geral, esse contato tem sido facilitado pela atuação conjunta com a Associação de Surdos. “A gente faz essa parceria. Quando alguém precisa, solicita”, afirma Jaqueline.
A Associação informa que possui 75 pessoas surdas estão cadastradas em seus registros. No entanto, calcula-se que hoje, em Vitória da Conquista, existam 471 pessoas nessa condição.
Contato – Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e formada por intérpretes e guias-intérpretes de Libras, a equipe da CIL está disponível no primeiro andar do Mercado Municipal, na avenida Brumado, bairro Brasil. O atendimento é feito das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Quem quiser solicitar o serviço por outros meios, pode fazê-lo via internet, através do endereço eletrônico cilvcapmvc@gmail.com. Ou pelos seguintes telefones: (77) 3421-8011 e 3421-8018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário