sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Mais de 5 mil cães e gatos estão abandonados em Conquista

Foto: Mário BittencourtDe autoria do vereador Sidney Oliveira (PRB), foi encaminhado à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei que dispõe sobre o controle populacional de cães e gatos em Vitória da Conquista, através da criação de uma unidade Móvel de Esterilização no município, o castramóvel.

Segundo o autor, o projeto foi inspirado em dados da Associação Amiga dos Animais (AMA), entidade que recolhe e cuida de bichos abandonados, que apontam para a existência de aproximadamente cinco mil gatos e cachorros abandonados e se reproduzindo de forma indiscriminada na capital do Sudoeste. Em entrevista a nossa reportagem, a presidente da AMA, Leonice Araújo, revelou que não tem mais condições de receber novos cachorros,  gatos e outros animais.



“A situação é muito complicada. Por isso decidimos colocar cartazes na frente da sede da entidade, pois não tem ninguém para cuidar. Tenho que me virar”, explica.

A implantação do castramóvel tem o objetivo de evitar a reprodução indiscriminada de cães e gatos e reduzir os casos de abandono, maus tratos e zoonoses. A medida, conforme o parlamentar, beneficiará os animais e a população, tendo em vista a transmissão de algumas doenças aos humanos, como raiva e leptospirose.

Conforme o projeto, a unidade móvel consistirá em um veiculo itinerante que melhor se adeque ao projeto, que circulará por comunidades do município e contará com mesas de cirurgia, materiais cirúrgicos e outros equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade do projeto. Para tanto, contará com apoio de veterinários, anestesistas, assistentes, motoristas e tantos quantos se fizerem necessários para atingir a meta do projeto. *Blog do Rodrigo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário