A diminuição no número de casos é resultado da realização de faxinaços, mutirões de tratamento, coleta diária de pneus, campanhas educativas e da mobilização social – feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), por meio da Fundação Luís Eduardo Magalhães. A Gincana Todos Contra a Dengue é uma iniciativa, do Município, que também vem incentivando a população, ao longo de quatro edições, aos cuidados para a não proliferação do mosquito transmissor da dengue.
“Ou seja, isso é resultado do trabalho de um Governo comprometido, que conta com agentes de endemias que acreditam no trabalho em equipe, e da colaboração da população que tem feito a diferença no combate à doença”, avaliou a coordenadora municipal de Endemias, Polyana Gonçalves. “Os casos diminuíram, mas é importante a população estar atenta à água acumulada nas residências, sem a devida cobertura do recipiente”, observou a coordenadora.
Sintomas e Cuidados - Aos primeiros sintomas da dengue – febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos-, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar.
Para diminuir a proliferação do mosquito é importante que a população tenha cuidado com o armazenamento de água e o acondicionamento do lixo. O Ministério orienta ainda a eliminação de todos os recipientes, sem uso, que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.
* Com informações Secom/PMVC
Nenhum comentário:
Postar um comentário