quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Mostra de robótica leva produtos da UESB para comunidade

Nesta quarta, 21, foi realizada no Instituto Federal da Bahia (Ifba), a Mostra de Robótica, uma das atividades que estão dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec), que faz parte do calendário de atividades acadêmicas voltadas pras áreas tecnológicas em todo o Brasil. Este ano, a Semana foi desenvolvida por diversas instituições de ensino públicas e privadas de Vitória da Conquista, como a Uesb.
*Ascom/UESB


Wilton Lacerda, um dos organizadores da Mostra, conta que é importante a união das forças das instituições que trabalham de alguma forma com a robótica e automação para a idealização de um evento desse porte. “A ideia era juntar todas essas pessoas em um evento onde a gente pode agregar conhecimento, colocar os nossos alunos e projetistas para trabalhar em equipe para participar não só de eventos nacionais e internacionais, mas também fazer com que essa modalidade cresça em nossa região” conclui.



Professor da Uesb, Roque Trindade explica que trabalhar com a robótica é uma forma de estímulo para os recém-chegados no curso de Ciência da Computação, e que é uma maneira de motivar o aluno a trazer à prática os conteúdos apreendidos em sala de aula. “Por serem pequenos, parecem de brinquedo, mas os algoritmos, que são quem mandam no robô, são implementados em qualquer robô industrial. A inteligência artificial é profissional e é um trabalho muito sério”, ressalta Trindade sobre a importância do desenvolvimento de trabalhos como os estes feitos pelos alunos.

Iago Pacheco, estudante do 5º semestre do curso de Ciência da Computação, explica que a rotina é de muito trabalho para que se chegue ao produto final de um desses humanóides, como são chamados os pequenos robôs feitos pelos alunos nos laboratórios da Universidade. “Ficamos durante às tardes programando, discutindo algumas teorias de programação, fazendo melhorias em alguns carrinhos para apresentações e também estudando alguns conceitos da parte de robótica”, destaca Pacheco. Ainda segundo o discente, oportunidades de levar os projetos desenvolvidos por eles para fora dos muros da Universidade são fundamentalmente importantes para o crescimento profissional e para a promoção do curso. “Há algum tempo, mostramos na Uesb nossos produtos para alunos do Ensino Médio que não tinham muito contato com essa parte da computação. Então, mostras como essa são importantes para incentivar pessoas a entrarem em nosso curso, mostrar nosso trabalho e popularizar um pouco mais essa área que a gente gosta de estudar”, observa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário