quarta-feira, 6 de junho de 2012

PROFESSORES DISCUTEM MOBILIZAÇÕES PERMANENTES DA CAMPANHA SALARIAL


ASCOM/SIMMP
Os professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista participaram de uma assembleia ordinária na última segunda-feira, 04, no auditório do Diocesano. O encontro foi para discutir as propostas de mobilização para o segundo semestre de 2012. A intenção é realizar diversas atividades reivindicatórias durante o ano para chamar a atenção do governo quanto às necessidades da educação.

O sindicato, juntamente com os representantes sindicais, já havia preparado uma relação de ações para serem desenvolvidas a partir de julho, as quais foram referendadas pela categoria. Dentre as atividades estão:
  1. Panfletagens em grandes eventos;
  2. Uso da mídia local;
  3. Fórum de Pais e Fórum de Alunos;
  4. Uso das redes sociais;
  5. Reunião por escola, setorialmente;
  6. Reunião com diretores, vice-diretores e coordenadores;
  7. Mobilização na comunidade com panfletagem e utilização de carro de som.
Na assembleia, os dirigentes sindicais também falaram sobre a reunião com a Secretária de Educação, Niltânia Brito, que aconteceu no dia 01/06, na Secretaria Municipal de Educação (SMED). Cada ponto de pauta foi apresentado e debatido com a assembleia, sendo que um dos mais polêmicos foi referente às Atividades Complementares (ACs).
Na reunião, Niltânia Brito informou que os professores das séries iniciais cumprirão duas ACs: uma para a Secretaria e uma na unidade escolar, sendo que tais docentes serão substituídos pelos profissionais da Escola Mais.
“Ainda assim, a prefeitura permanece na ilegalidade, pois, o máximo de interação com o educando é dois terços (2/3) da carga horária. O professor da educação infantil e das séries iniciais deve planejar um dia por semana, de acordo com a Lei do Piso, e não uma vez a cada 15 dias, como propõe a SMED”, afirmou a presidente do SIMMP, Geanne Oliveira.
Quanto aos professores das séries finais, ficou definido uma AC mensal para a Secretaria e três a critério da escola. “O sindicato defende que as ACs aconteçam efetivamente e que a escola consiga reunir o seu coletivo de professores pelo menos uma vez no mês, para executar as ações de acordo com o seu projeto político pedagógico”, concluiu a presidente.
“As Atividades Complementares que ficaram a cargo da escola é para serem discutidas entre os professores e a direção, não podendo ser imposta pelos gestores”, frisou o vice-presidente, Adair Silva. É importante lembrar que estas podem ser compensadas nas janelas (horário vago entre as aulas). Ainda segundo a Secretária de Educação, quem trabalha e mora na zona rural pode pegar a passagem no setor de transporte da SMED para cumprir a AC na área urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário