*Secom/PMVC
De 14 a 18 de maio, será realizada em Vitória da Conquista a Semana de Luta Antimanicomial, que discutirá o tema “Loucura: Qual o meu lugar na sociedade?”. O evento é uma realização da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental de Vitória da Conquista (SEMCID) com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Saúde Mental, e do Conselho Regional de Psicologia (3ª CRP-BA), dos estudantes de Psicologia e de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e da Faculdade Maurício de Nassau.
A programação conta com diversas atividades, que incluem palestras, rodas de conversas, exibição de curtas, apresentações artísticas, passeata (II Parada Louca) e exposição de obras. O objetivo principal é lembrar o Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Luta Antimanicomial e a reafirmação da Reforma Psiquiátrica – Lei nº 10.216/2001, que redireciona o modelo assistencial em saúde mental e propõe o enfoque nos direitos humanos.
Em Vitória da Conquista, os pacientes que apresentam transtornos psíquicos graves e fazem uso abusivo de substâncias psicoativas contam com uma Rede Municipal de Saúde Mental, composta por um Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), um Caps AD (Álcool e outras Drogas) e um Caps IA (Infantil e Adolescente), que atendem a comunidade de segunda à sexta-feira, oferecendo tratamento terapêutico para pacientes e familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário