segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Caps II comemora 13 anos de implantação

*Secom/PMVC


Oferecer tratamento clínico para promover a reinserção social de pacientes maiores de 18 anos com transtornos mentais, por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e do fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É esse o compromisso do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), implantado em Vitória da Conquista pela Prefeitura Municipal, para atender a Política Nacional de Reforma Psiquiátrica, completou 13 anos.
Na última quarta-feira, 9, na Praça Tancredo Neves, foi realizada uma festa para comemorar a data, com a participação de usuários, familiares e a equipe de trabalhadores de Centro. A atividade contou com a participação de colaboradores, como o Serviço Social do Comércio (Sesc), os músicos Yuri Sanches e o Trio Aconchego, a acrobata Dessa Aquino (com acrobacias em tecido) e a professora Patrícia Bauer, com a dança circular.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, lembrou as conquistas na área de Saúde Mental do Município – obtidas desde 2000. “Graças à vontade política da gestão municipal, usuários e familiares contam com atendimento adequado em Vitória da Conquista, sem o sofrimento dos manicômios, com uma equipe multiprofissional capacitada para o atendimento clínico e reinserção social”, ressaltou.

E nesses 13 anos, o Caps fez a diferença na vida de 1.410 pacientes. Pessoas como André Velame Almeida, 30. Há mais de 10 anos ele é atendido no Centro, recebendo acompanhamento clínico e participando de oficina terapêutica de teatro e de atividades físicas. “Sinto-me muito bem, fazendo o teatro e o exercício me ajuda a emagrecer”, avaliou.
O filho de Doraci Quadros Macedo, que frequenta o serviço há cinco anos, já passou em dois vestibulares depois que iniciou o tratamento. “Este serviço é maravilhoso. O Caps é uma benção. Meu filho hoje estabilizado. Só tenho a agradecer a equipe”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário