sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Obra poética de Camillo de Jesus Lima é lançada na Câmara Municipal

*Informações e foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
A obra poética de Camillo de Jesus Lima foi lançada pela Assembleia Legislativa da Bahia na noite desta sexta-feira(11), na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. São dois volumes de obras reeditadas deste poeta e escritor da região Sudoeste, um projeto resultante de convênio celebrado em 2011, durante a realização da Assembleia Itinerante, assinado pelos presidentes da Assembleia, deputado Marcelo Nilo, e da Casa de Cultura de Vitória da Conquista, Carlos Jeovah, como também o deputado Zé Raimundo, na condição de testemunha, por suas gestões junto ao legislativo para valorizar o grande literário regional.



Participaram do lançamento os deputados José Raimundo e Waldenor Pereira, apoiadores da iniciativa, o historiador Ruy Medeiros, os vereadores Fernando Vasconcelos, Irma Lemos, Florisvaldo Bittencourt, Arlindo Rebouças, Ademir Abreu, Coriolano Moraes e Álvaro Pithon, o secretário municipal de cultura, Nagib Barroso, os filhos de Camillo de Jesus Lima, Albion e Luiz Lima, dentre outras autoridades.

Dentre os entusiastas e incentivadores da publicação que sai agora, Waldenor Pereira foi um dos que fez gestões neste sentido junto à ALBA, quando exercia mandato de deputado estadual e comandava a Liderança do Governo na Casa. Prefeito de Vitória da Conquista, à época, Zé Raimundo, estimulado pelas professoras do Departamento de Letras da UESB, Ester Figueiredo e Ana Isabel, firmou convênio com a Universidade e a Casa de Cultura, que viabilizou a digitalização da obra completa, coligida e organizada pelos admiradores e pesquisadores de Camillo, Ruy Medeiros, José Mozart Tanajura e Carlos Jeovah.

No volume I, constam as obras: Poemas, Viola Quebrada, Novos Poemas e As trevas da Noite estão Passando. E no volume II vem com Cantiga da Tarde Nevoenta – poemas, Di-Versos, A Mão Nevada e Fria da Saudade e O Livro de Miriam. “Neste primeiro momento, estão sendo reeditados poemas de Camillo, mas isto faz parte de um projeto maior para publicação de toda a sua obra, que tem poemas inéditos, romances e crônicas”, entusiasma-se o deputado Zé Raimundo.
Camillo de Jesus Lima nasceu em  Caetité, Bahia, em 08 de setembro de 1912, filho de Francisco Fagundes de Lima e de Esther Fagundes da Silva. Da família herdou o hábito da leitura e a tendência literária, tornou-se um grande poeta da Região, que participou ativamente da roda literária, no século XX, principalmente entre as décadas de 40 a 50. Além de poesias, escreveu crônicas, contos e romances, com publicações em jornais e revistas da Bahia e de outros estados brasileiros. Também atuou como tradutor de Garcia Lorca, Charles Baudelaire, W.Whitman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário