quarta-feira, 26 de março de 2014

Governo Municipal apresenta novo Sistema Integrado de Transporte

*Secom/PMVC

O Governo Municipal realizou uma apresentação pública na tarde dessa terça-feira, 25, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, sobre a operacionalização do Sistema Integrado de Transporte/SIT de Vitória da Conquista. O sistema, que já está em funcionamento para as empresas desde o dia 23 de março, é responsável pela integração tarifária e por reestruturar o transporte coletivo urbano.
Representantes das empresas Cittati e Prodata apresentaram à imprensa, autoridades municipais e sociedade civil organizada como será o funcionamento do SIT. A partir do dia 30 de março, o usuário poderá fazer o deslocamento em um único sentido de viagem (ida ou volta) com a utilização de um ou mais ônibus e com o pagamento de apenas uma única tarifa. O sistema também será dotado de Bilhetagem Eletrônica, o que significa que o usuário poderá usar o cartão eletrônico que já possui para realizar a integração tarifária. Para que os passageiros que pagam a tarifa em dinheiro participem do novo sistema, é necessária a aquisição de um cartão eletrônico avulso disponibilizado na Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista.

A integração tarifária que será possibilitada a partir da implantação do SIT constitui a última etapa do sistema de Bilhetagem Eletrônica que foi implantado em Vitória da Conquista em 2007. “Hoje é um dia de prestação de contas e podemos dizer que foi um processo vitorioso porque não deixamos nenhuma etapa para trás. Sempre buscamos as condições necessárias para cumprir nossas obrigações enquanto poder público e parabenizo as empresas de transporte pelo cuidado que estão tendo em investir em tecnologia comprovada para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Guilherme Menezes.

Sérgio Hubner, representante da Cidade Verde Transporte Rodoviário Ltda., destacou a importância do momento para Vitória da Conquista. “Esse é um marco para a cidade. Militamos na área do transporte coletivo em vários lugares do país e diversas medidas vem sendo tomadas para a melhoria do trasporte. Em Vitória da Conquista temos visto o vigor e o compromisso com que o Governo Municipal tem feito para a implantação da bilhetagem eletrônica que irá beneficiar a diversas vida à bordo e promover a inclusão social”, disse.

O representante da Viação Vitória Ltda., Cláudio Vinícius do Nascimento, também partilha da mesma opinião. “Estamos há sete anos aqui na cidade e temos acompanhado de perto a evolução do sistema de transporte. Temos aqui o que há de melhor em todo o Brasil para unir a população e trazer grandes benefícios”, declarou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, enfatizou a parceria do legislativo no processo de melhoria do transporte coletivo na cidade. “A Câmara é a casa da sociedade e celebra esse momento de conquistas para todos nós. Temos o papel de fiscalizar e acompanhar as ações no município, sendo também parceira do governo. Vitória da Conquista é referência em todo o país e estamos muito orgulhosos por ter participado de todo o processo até a chegada desse dia”.

Líder do Governo na Câmara, Florisvaldo Bittencourt, salientou: “Vitória da Conquista é uma cidade cada vez mais próspera, que cresce com equilíbrio e respeito aos seus cidadãos, e hoje nos deparamos com o cumprimento de mais uma etapa do processo do sistema de transporte, graças a perseverança desse Governo”.

Representante da sociedade civil e membro do Movimento Unificado de Moradores, Idelzito Rocha, demonstrou grande satisfação e alegria com o momento. “Diversos esforços foram feitos para que isso acontecesse e evidenciou a minha alegria com essa conquista para toda a sociedade. Essa nova mudança mostra aspectos de uma cidade mais democratizada, que respeita o direito de ir e vir da sociedade, e simboliza um sonho aguardado por todos os cidadãos”.

Nesse sentido de garantir o direito de ir e vir, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, destacou as obras que tem contribuído para a integração física dos bairros, o conforto e a fluidez do tráfego. “Temos investido na mobilidade de nossa cidade com a pavimentação, drenagem e construção de passeios com acessibilidade nos bairros e loteamentos da cidade. Também estamos construindo um sistema cicloviário, além do PAC Mobilidade Urbana, que será implantado na cidade, com a reestruturação de todos os corredores de ônibus, incluindo passeios com pisos táteis”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário