terça-feira, 11 de março de 2014

Unidades de Saúde de Vitória da Conquista já estão vacinando contra o HPV

*Secom/PMVC


Meninas de 11 a 13 anos têm até o dia 10 de abril para garantir a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV). A vacina começou a ser oferecida em todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista nesta segunda-feira, 10.
Em Vitória da Conquista, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, existem 8.288 adolescente entre o público-alvo da campanha. A meta para o município é a imunização de 80% deste público. Para tanto, a Secretaria de Saúde conta com 40 equipes de vacinação espalhadas em 40 unidades de saúde das zonas rural e urbana.

“Todas as unidades já estão ofertando a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os pais que tiverem filhas nesta faixa etária devem garantir esta proteção a mais para elas”, ressaltou a coordenadora municipal de Imunização, Elba Sampaio, ressaltando que o papiloma vírus humano (HPV) é responsável pelo câncer do colo do útero.
Ernisa Pereira aproveitou o primeiro dia de vacinação para levar a neta, Alessandra Pereira Barbosa, de 11 anos, para se proteger contra o HPV. “Minha preocupação em trazer ela logo foi para que ela cresça protegida deste vírus, para que não tenha câncer do colo do útero”, explicou dona Ernisa.
Já Railane Daltro, 13 anos, foi acompanhada de sua amiga, tomar a primeira dose contra o HPV. “Fiquei sabendo da vacina pela ginecologista que me orientou a procurar a unidade”, informou Railane.
O esquema de vacina está dividido em três doses: a primeira, até o dia 10 de abril; a segunda, seis meses após a primeira; e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Além da disponibilização da vacina nas unidades, a coordenação de Imunização do Município está organizando a visita às escolas da rede pública e privada para facilitar o acesso das adolescentes a esta proteção.
É importante destacar que a vacina não substitui a realização do exame preventivo, o papanicolau ou o uso de preservativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário