segunda-feira, 17 de março de 2014

Prefeitura realiza campanha municipal “Tuberculose tem Cura”

*Secom/PMVC


Com o tema “Tuberculose tem cura”, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, até o dia 28 de março, a Campanha Municipal de Combate à Tuberculose 2014. O objetivo é aproveitar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, para informar a população sobre a doença. Durante a campanha, será realizada uma programação diversificada com capacitações de profissionais da rede municipal de saúde e do Presídio Nilton Gonçalves; palestras na Secretaria de Desenvolvimento Social, no Abrigo Nosso Lar, no Centro de Referência em Assistência Social para a População em situação de rua (Creas Pop), nas unidades de saúde; e avaliação com pneumologista. Em Vitória da Conquista, o diagnóstico e o tratamento da doença são realizados no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária por uma equipe formada por médica pneumologista, enfermeira, farmacêutica e técnica de enfermagem. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser realizado durante seis meses.
O abandono leva à resistência aos medicamentos. Na tuberculose multirresistente, o tratamento se estende por dois anos ou mais. Em 2013, o serviço notificou 92 novos casos da doença. O Centro Municipal fica na Praça João Gonçalves, s/n, Centro, ao lado do CAAV. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Fique atento aos sintomas! – Entre os sintomas da tuberculose, destacam-se tosse persistente há mais de três semanas, com presença ou não de catarro ou sangue, perda de apetite, emagrecimento, febre baixa no fim do dia e suor noturno. Quando apresentado um desses sintomas, é aconselhável procurar o serviço de saúde para que seja feito um exame de escarro.

Programação: 18, 19, 24 e 25 – (17h) Capacitação dos Agentes do Presídio Nilton Gonçalves 20 a 24/03/2014 –  (8h e 14h) Palestra e panfletagem na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social 21 a 30/03/2014 – Ação na Expoconquista. 17 a 24/03/2014 – (8h e 14h) Atividades nas Unidades de Saúde 19 a 21 e 26 a 28/03/2014 – (manhã) Avaliação com Pneumologista no Centro Municipal Manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário