sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Atleta da UESB participa de campeonato mundial


Por Ascom/Uesb

O Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd) da Uesb, campus de Jequié, estará representado pelo karateca surdo Vivaldo Gomes Santos no 14º Campeonato Mundial Lutas Marciais de Surdos. O acadêmico do primeiro semestre do curso de Matemática compete no torneio entre os dias 17 e 24 de setembro, em Margarita Island, na Venezuela.  A participação do atleta foi possibilitada pelo “Projeto de inclusão: adote um atleta surdo”, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e da Programa de Assistência Estudantil (Prae).

O Mundial contará com 15 países e cerca de 300 atletas, e Vivaldo Santos é um dos convocados pela Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS) para representar o Brasil na competição. O surdo-olímpico foi reconhecido pelo Ministério do Esporte (ME), em 2010, na III Conferência Nacional do Esporte. Entretanto, por não ser classificado como olímpico ou paralímpico no Brasil, essa modalidade desportiva não é contemplada com fundos do Governo Federal. Daí a importância da participação do Naipid com a elaboração do projeto que viabilizou a participação do atleta jequieense com a contribuição na aquisição de passagens, hospedagem, uniformes e kimono oficial.
Com a ajuda da intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Naipid, Erijane Ferreira, Vivaldo Santos relata a importância da Universidade em sua carreira de esportista: “A Uesb é muito importante em minha vida, não só pelos estudos, mas também pelo apoio na minha carreira de atleta. A Uesb tem me proporcionado toda a ajuda de custo e infraestrutura necessária para o meu desenvolvimento”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário