“É um momento importante, fizemos uma parceria com o Balcão de Justiça e Cidadania e convidamos Carlos Públio para tirar dúvidas em relação aos Direitos do Consumidor”, esclarece a presidente da CDL, Cláudia Dutra Melo Pereira. A assistente social do Balcão de Justiça e Cidadania, Déborah Santana, explicou a atuação do projeto, uma iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) implantada em todo o Estado em 2003 que, em Vitória da Conquista, é executado pela Uesb, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). “Espero que sejam multiplicadores da informação, levando adiante o serviço ofertado pelo Balcão”, disse a assistente social à plateia.
Sobre o foco de atuação do Balcão, a advogada conciliadora e coordenadora em exercício do projeto, Helen Fróes, explica que a maior demanda é de questões relacionadas ao Direito de Família. “São pessoas em busca de pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento de paternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, que nos procuram, e a gente convida a parte para que tentemos uma composição, um acordo, assim evitando a ação judicial”. Não significa que a atuação do Balcão de Justiça e Cidadania se restrinja ao Direito de Família, mas pode abranger, também, o Direito do Consumidor, esclarecimento que também foi feito aos participantes da palestra promovida pela CDL. “O objetivo do Balcão de Justiça e Cidadania é justamente evitar a ação judicial através da composição, através de acordos celebrados entre as partes”, salienta Helen Fróes.
Outra questão importante foi esclarecida pelo palestrante aos diretores e lojistas presentes na atividade. “O Procon é um órgão que faz a intermediação dos conflitos surgidos nas relações de consumo. O Procon entra para harmonizar e desarmar essas relações”, enfatiza Carlos Públio, desconstruindo o pensamento equivocado de que os instrumentos de defesa do consumidor se opõem aos interesses dos lojistas. “O grande patrimônio dos empresários é justamente o consumidor. O órgão de defesa do consumidor não é um inimigo do lojista. É um órgão que defende o consumo no geral, que pode, através do diálogo e do entendimento, minimizar as dúvidas e fazer com que o empresário se adeque às regras”, acrescenta a presidente da CDL.
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