terça-feira, 21 de julho de 2015

*Ascom/UESB


Facilitar e melhorar a vida das pessoas por meio dos avanços da tecnologia móvel têm sido um dos grandes objetivos de quatro rapazes que desenvolveram o “TheLivery”, aplicativo para o sistema Android que permite aos usuários utilizar o serviço online de delivery de alguns restaurantes e lanchonetes de Vitória da Conquista.
A ideia de criar essa plataforma surgiu numa conversa entre dois amigos, Érico Rodrigues e Vitor Deodato, ambos estudantes do primeiro semestre do curso de Administração da Uesb, que viram a necessidade de desenvolver um recurso que permitisse a união entre o consumo e a prestação de serviço, de forma rápida e eficiente.

Para colocar em prática, os estudantes buscaram o apoio dos amigos Marcelo Aires, egresso do curso de Ciências da Computação da Uesb, e Vinícius Guimarães, estudante do curso de Sistemas da Informação na Faculdade Tecnologia e Ciências (FTC), para desenvolver tecnicamente a ideia do aplicativo. Inicialmente, os estudantes buscaram fazer uma leitura do mercado conquistense para viabilizar esse projeto, além de analisar aplicativos similares que já foram desenvolvidos por outras empresas “para pegar o que há de melhor neles e fazer algo superior a isso, porque o nosso projeto visual foi baseado em alguns preceitos de desenvolvimento web de facilidade. Até porque o nosso foco é sempre facilitar para o usuário”, como esclarece Marcelo.
O trabalho em equipe foi essencial no momento de tirar as ideias do papel e por em prática, como analisa Rodrigues: “A gente crer muito na questão de agregar valores. Onde eu sou fraco, algum deles tem uma característica que me ajuda, um complementando o outro”.

Nesse sentido, eles ainda ressaltam que a experiência adquirida em sala de aula auxiliou em todo o processo de criação. “Justamente, em uma das matérias que eu me foquei bastante, foi em Interface Humano Computador (IHC), que é a usabilidade dos usuários em questão do design, além da linguagem de programação, que eu aprendi aqui e isso serviu muito para me ajudar a fazer esse aplicativo”, salienta Marcelo.
“Nosso objetivo é reunir todos os restaurantes em um só lugar para que as pessoas possam ter acesso aos cardápios e fazer todo o pedido online através do aplicativo”, explica Rodrigues, que completa: “A gente vê uma tendência mobile no contexto atual, porque sempre vemos a maioria das pessoas conectadas a esses aplicativos, mas ainda não vemos um que ofereça esse recurso que estaremos disponibilizando de unir vários restaurantes em um só lugar”.
Vinícius Guimarães salienta também a necessidade de tornar a comunicação entre o consumidor e o vendedor ainda mais eficaz. “Às vezes você tem o número de contato do estabelecimento, mas você não tem acesso ao cardápio. Então é uma praticidade de colocar nas mãos do usuário o cardápio, para oferecer as opções e preços dos produtos de cada lugar cadastrado”. Dessa forma, o software propõe um novo modelo de negócio e facilita também o uso do sistema para as empresas que podem proporcionar aos seus clientes melhoramento de seus serviços de delivery.
A princípio o download do aplicativo será gratuito e tem previsão de lançamento para o fim do mês de agosto. Enquanto isso, os criadores ainda buscam parcerias com estabelecimentos comerciais da cidade e já liberaram um sistema de pré-cadastro no site do TheLivery para que alguns usuários sejam os primeiros experimentar o aplicativo pouco antes do lançamento oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário